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Artigo

Lista de 10 exercícios de Língua Portuguesa com gabarito sobre o tema Artigo com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Artigo .





01. (FMU - adaptado) Analise as frases listadas e assinale a alternativa correta:

I. Nem todas as opiniões são valiosas. II. Disse-me que conhece todo o Brasil.
III. Leu todos os dez romances do escritor.
IV. Andou por todo Portugal.
V. Todas cinco, menos uma, estão corretas.

  1. Apenas I e II estão corretas.
  2. Apenas II e III estão corretas.
  3. Apenas II está correta.
  4. Todas as alternativas estão corretas.
  5. IV e V estão incorretas.

02. (UNIFESP) Em - "E correr uns bons 20 km!" - o termo "uns" assume valor de

  1. posse.
  2. exatidão.
  3. definição.
  4. especificação.
  5. aproximação.

03. (FUVEST) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa:

Entrevistador: - O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso?

Entrevistado: - Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista, com um número imenso de dispositivos e, por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. É um leque considerável de interesses, de visões, que acaba causando a intervenção do STF nas mais diversas questões, nas mais diferentes áreas, inclusive dando margem a esse tipo de acusação. Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade.

Veja, 15/06/2011.

No trecho "dotadas da prerrogativa ou de competência", a presença de artigo antes do primeiro substantivo e a sua ausência antes do segundo fazem que o sentido de cada um desses substantivos seja, respectivamente,

  1. figurado e próprio.
  2. abstrato e concreto.
  3. específico e genérico.
  4. técnico e comum.
  5. lato e estrito.

04. (UNIFESP) Leia o texto para responder a questão.

Você conseguiria ficar 99 dias sem o Facebook?

Uma organização não governamental holandesa está propondo um desafio que muitos poderão considerar impossível: 1ficar 99 dias sem dar nem uma “olhadinha” no Facebook. O objetivo é medir o grau de felicidade dos usuários longe da rede social.

O projeto também é uma resposta aos experimentos psicológicos realizados pelo próprio Facebook. A diferença neste caso é que o teste é completamente voluntário.

Ironicamente, para poder participar, o usuário deve trocar a foto do perfil no Facebook e postar um contador na rede social.

Os pesquisadores irão avaliar o grau de satisfação e felicidade dos participantes no 33º dia, no 66º e no último dia da abstinência.

Os responsáveis apontam que os usuários do Facebook gastam em média 17 minutos por dia na rede social. Em 99 dias sem acesso, a soma média seria equivalente a mais de 28 horas, 2que poderiam ser utilizadas em “atividades emocionalmente mais realizadoras”.

(http://codigofonte.uol.com.br. Adaptado.)

Examine as passagens do primeiro parágrafo do texto:

“Umaorganização não governamental holandesa está propondo um desafio”

“O objetivo é medir o grau de felicidade dos usuários longe da rede social.”

A utilização dos artigos destacados justifica-se em razão

  1. da retomada de informações que podem ser facilmente depreendidas pelo contexto, sendo ambas equivalentes semanticamente.
  2. de informações conhecidas, nas duas ocorrências, sendo possível a troca dos artigos nos enunciados, pois isso não alteraria o sentido do texto.
  3. da generalização, no primeiro caso, com a introdução de informação conhecida, e da especificação, no segundo, com informação nova.
  4. da introdução de uma informação nova, no primeiro caso, e da retomada de uma informação já conhecida, no segundo.
  5. de informações novas, nas duas ocorrências, motivo pelo qual são introduzidas de forma mais generalizada.

05. (ITA) Determine o caso em que o artigo tem valor qualificativo:

  1. Estes são os candidatos que lhe falei.
  2. Procure-o, ele é o médico! Ninguém o supera.
  3. Certeza e exatidão, estas qualidades não as tenho.
  4. Os problemas que o afligem não me deixam descuidado.
  5. Muito é a procura; pouca é a oferta.

06. (Espcex) Assinale a única opção em que a palavra “a” é artigo.

  1. Hoje, ele veio a falar comigo,
  2. Essa caneta não é a que te emprestei.
  3. Convenci-a com poucas palavras.
  4. Obrigou-me a arcar com mais despesas.
  5. Marquei-te a fronte, mísero poeta.

07. (Fuvest) As duas manas Lousadas! Secas, escuras e gárrulas como cigarras, desde longos anos, em Oliveira, eram elas as esquadrinhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicências, as tecedeiras de todas as intrigas. E na desditosa cidade, não existia nódoa, pecha, bule rachado, coração dorido, algibeira arrasada, janela entreaberta, poeira a um canto, vulto a uma esquina, bolo encomendado nas Matildes, que seus olhinhos furantes de azeviche sujo não descortinassem e que sua solta língua, entre os dentes ralos, não comentasse com malícia estridente.

(Eça de Queirós, A ilustre Casa de Ramires)

No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente,

  1. atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece.
  2. acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários.
  3. definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocálas como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade.
  4. particularizar a maneira de ser das manas Lousadas; situá-las numa cidade onde são famosas pela maledicência.
  5. associar as ações das duas irmãs; enfatizar seu livre acesso a qualquer ambiente na cidade.