Artigo
Lista de 07 exercícios de Português com gabarito sobre o tema Artigo com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Artigo.
01. (FMU - adaptado) Analise as frases listadas e assinale a alternativa correta:
I. Nem todas as opiniões são valiosas.
II. Disse-me que conhece todo o Brasil.
III. Leu todos os dez romances do escritor.
IV. Andou por todo Portugal.
V. Todas cinco, menos uma, estão corretas.
- Apenas I e II estão corretas.
- Apenas II e III estão corretas.
- Apenas II está correta.
- Todas as alternativas estão corretas.
Resposta: D
Resolução: A alternativa correta é a opção D: Todas as alternativas estão corretas. Todas as frases listadas estão gramaticalmente corretas e apresentam os termos "todos" e "todo" empregados de maneira adequada. Em I, o termo "todas" é usado para se referir a todas as opiniões em geral. Em II, o termo "todo" é usado para se referir a todo o território do Brasil. Em III, o termo "todos" é usado para se referir a todos os dez romances do escritor. Em IV, o termo "todo" é usado para se referir a todo o território de Portugal.
02. (UNIFESP) Em - "E correr uns bons 20 km!" - o termo "uns" assume valor de
- posse.
- exatidão.
- definição.
- especificação.
- aproximação.
Resposta: E
Resolução: Em "E correr uns bons 20 km!", o termo "uns" assume valor de aproximação. Ele indica uma quantidade aproximada, sem ser específica. Por exemplo, a frase pode ser entendida como "correr cerca de 20 km", sem dizer exatamente a distância que será percorrida.
03. (FUVEST) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o seguinte trecho de uma entrevista concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa:
Entrevistador: - O protagonismo do STF dos últimos tempos tem usurpado as funções do Congresso?
Entrevistado: - Temos uma Constituição muito boa, mas excessivamente detalhista, com um número imenso de dispositivos e, por isso, suscetível a fomentar interpretações e toda sorte de litígios. Também temos um sistema de jurisdição constitucional, talvez único no mundo, com um rol enorme de agentes e instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para trazer questões ao Supremo. É um leque considerável de interesses, de visões, que acaba causando a intervenção do STF nas mais diversas questões, nas mais diferentes áreas, inclusive dando margem a esse tipo de acusação. Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade.
Veja, 15/06/2011.
No trecho "dotadas da prerrogativa ou de competência", a presença de artigo antes do primeiro substantivo e a sua ausência antes do segundo fazem que o sentido de cada um desses substantivos seja, respectivamente,
- figurado e próprio.
- abstrato e concreto.
- específico e genérico.
- técnico e comum.
- lato e estrito.
Resposta: C
Resolução: No trecho "dotadas da prerrogativa ou de competência", a presença de artigo antes do primeiro substantivo e a sua ausência antes do segundo fazem que o sentido de cada um desses substantivos seja, respectivamente, específico e genérico. "Prerrogativa" se refere a uma faculdade ou privilégio específico, enquanto "competência" se refere a uma habilidade ou autoridade geral.
04. (UNIFESP) Leia o texto para responder a questão.
Você conseguiria ficar 99 dias sem o Facebook?
Uma organização não governamental holandesa está propondo um desafio que muitos poderão considerar impossível: 1ficar 99 dias sem dar nem uma “olhadinha” no Facebook. O objetivo é medir o grau de felicidade dos usuários longe da rede social.
O projeto também é uma resposta aos experimentos psicológicos realizados pelo próprio Facebook. A diferença neste caso é que o teste é completamente voluntário.
Ironicamente, para poder participar, o usuário deve trocar a foto do perfil no Facebook e postar um contador na rede social.
Os pesquisadores irão avaliar o grau de satisfação e felicidade dos participantes no 33º dia, no 66º e no último dia da abstinência.
Os responsáveis apontam que os usuários do Facebook gastam em média 17 minutos por dia na rede social. Em 99 dias sem acesso, a soma média seria equivalente a mais de 28 horas, 2que poderiam ser utilizadas em “atividades emocionalmente mais realizadoras”.
(http://codigofonte.uol.com.br. Adaptado.)
Examine as passagens do primeiro parágrafo do texto:
“Umaorganização não governamental holandesa está propondo um desafio”
“O objetivo é medir o grau de felicidade dos usuários longe da rede social.”
A utilização dos artigos destacados justifica-se em razão
- da retomada de informações que podem ser facilmente depreendidas pelo contexto, sendo ambas equivalentes semanticamente.
- de informações conhecidas, nas duas ocorrências, sendo possível a troca dos artigos nos enunciados, pois isso não alteraria o sentido do texto.
- da generalização, no primeiro caso, com a introdução de informação conhecida, e da especificação, no segundo, com informação nova.
- da introdução de uma informação nova, no primeiro caso, e da retomada de uma informação já conhecida, no segundo.
- de informações novas, nas duas ocorrências, motivo pelo qual são introduzidas de forma mais generalizada.
Resposta: D
Resolução: As palavras "uma" e "a" são utilizadas de forma a introduzir uma informação nova e específica, respectivamente. No primeiro caso, "uma" é utilizado para apresentar uma organização não governamental holandesa, que ainda não havia sido mencionada no texto. Já no segundo caso, "a" é utilizado para especificar a qual rede social os usuários estão longe, que também foi mencionada pela primeira vez no texto. Portanto, a opção correta é a letra D.
05. (ITA) Determine o caso em que o artigo tem valor qualificativo:
- Estes são os candidatos que lhe falei.
- Procure-o, ele é o médico! Ninguém o supera.
- Certeza e exatidão, estas qualidades não as tenho.
- Os problemas que o afligem não me deixam descuidado.
- Muito é a procura; pouca é a oferta.
Resposta: B
Resolução: O artigo "o" na frase "Procure-o, ele é o médico! Ninguém o supera." tem valor qualificativo, pois identifica e especifica a pessoa do médico mencionada anteriormente. Ele indica que a pessoa mencionada é o médico em questão, e não outra pessoa.
06. (Espcex) Assinale a única opção em que a palavra “a” é artigo.
- Hoje, ele veio a falar comigo,
- Essa caneta não é a que te emprestei.
- Convenci-a com poucas palavras.
- Obrigou-me a arcar com mais despesas.
- Marquei-te a fronte, mísero poeta.
Resposta: E
Resolução: A palavra "a" funciona como artigo definido feminino na frase "Essa caneta não é a que te emprestei", indicando que há uma caneta específica em questão e não apenas qualquer caneta.
07. (Fuvest) As duas manas Lousadas! Secas, escuras e gárrulas como cigarras, desde longos anos, em Oliveira, eram elas as esquadrinhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicências, as tecedeiras de todas as intrigas. E na desditosa cidade, não existia nódoa, pecha, bule rachado, coração dorido, algibeira arrasada, janela entreaberta, poeira a um canto, vulto a uma esquina, bolo encomendado nas Matildes, que seus olhinhos furantes de azeviche sujo não descortinassem e que sua solta língua, entre os dentes ralos, não comentasse com malícia estridente.
(Eça de Queirós, A ilustre Casa de Ramires)
No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente,
- atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece.
- acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários.
- definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocálas como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade.
- particularizar a maneira de ser das manas Lousadas; situá-las numa cidade onde são famosas pela maledicência.
- associar as ações das duas irmãs; enfatizar seu livre acesso a qualquer ambiente na cidade.
Resposta: B
Resolução: No texto, o emprego de artigos definidos atribui traços exclusivos às personagens, enquanto a omissão de artigos indefinidos marca a generalidade das situações que são objeto de seus comentários. Portanto, a opção B é a resposta correta.