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Adélia Prado

Lista de 15 exercícios de Literatura com gabarito sobre o tema Adélia Prado com questões de Vestibulares.


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Leia o poema “Casamento”, de Adélia Prado, para responder às questões 01 e 02.

Casamento

Há mulheres que dizem:

Meu marido, se quiser pescar, pesque,

mas que limpe os peixes.

Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,

ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.

É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,

de vez em quando os cotovelos se esbarram,

ele fala coisas como ‘este foi difícil’

‘prateou no ar dando rabanadas’

e faz o gesto com a mão.

O silêncio de quando nos vimos a primeira vez

atravessa a cozinha como um rio profundo.

Por fim, os peixes na travessa,

vamos dormir.

Coisas prateadas espocam:

somos noivo e noiva.

(Italo Moriconi (org.).

Os cem melhores poemas brasileiros do século, 2001.)

01. (Albert Einstein 2023-2) Os versos do poema revelam que o eu lírico

  1. tem um casamento idêntico ao de outras mulheres, pois se recusa a fazer atividades por obrigação.
  2. faz uma crítica ao casamento, ao mostrar que algumas mulheres são silenciadas por maridos abusivos.
  3. diverge de outras mulheres quanto ao casamento, já que deixa as tarefas mais árduas para o marido.
  4. considera o casamento uma parceria, porque as tarefas compartilhadas podem reforçar a relação do casal.
  5. ratifica a opinião de outras mulheres, uma vez que estabelece condições para as vontades do marido.

02. (Albert Einstein 2023-2) Em “Meu marido, se quiser pescar, pesque, / mas que limpe os peixes.” (2º e 3º versos), o trecho sublinhado expressa, em relação à oração que o antecede, ideia de

  1. oposição.
  2. concessão.
  3. finalidade.
  4. consequência.
  5. condição.

03. (Enem 2016) Casamento

Há mulheres que dizem:

Meu marido, se quiser pescar, pesque,

mas que limpe os peixes.

Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,

ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.

É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,

de vez em quando os cotovelos se esbarram,

ele fala coisas como “este foi difícil”

“prateou no ar dando rabanadas”

e faz o gesto com a mão.

O silêncio de quando nos vimos a primeira vez

atravessa a cozinha como um rio profundo.

Por fim, os peixes na travessa,

vamos dormir.

Coisas prateadas espocam:

somos noivo e noiva.

PRADO, A. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991.

O poema de Adélia Prado, que segue a proposta moderna de tematização de fatos cotidianos, apresenta a prosaica ação de limpar peixes na qual a voz lírica reconhece uma

  1. expectativa do marido em relação à esposa.
  2. imposição dos afazeres conjugais.
  3. disposição para realizar tarefas masculinas.
  4. dissonância entre as vozes masculina e feminina
  5. forma de consagração da cumplicidade no casamento.

04. (EBMSP) Um homem doente faz a oração da manhã

Pelo sinal da Santa Cruz,

chegue até Vós meu ventre dilatado

e Vos comova, Senhor, meu mal sem cura.

Inauguro o dia, eu que ao meu crédito explico

que passei em claro a treva da noite.

Escutei – e é quando às vezes descanso –

vozes de há mais de trinta anos.

Vi no meio da noite nesgas claríssimas de sol.

Minha mãe falou,

enxotei gatos lambendo

O prato da minha infância.

Livrai-me de lançar contra Vós

a tristeza do meu corpo

e seu apodrecimento cuidadoso.

Mas desabafo dizendo:

que irado amor Vós tendes.

Tem piedade de mim,

tem piedade de mim

pelo sinal da Vossa Cruz

que faço na testa, na boca, no coração.

Da ponta dos pés à cabeça,

de palma a palma da mão.

PRADO, Adélia. Um homem doente faz a oração da manhã. Bagagem. In: Poesia Reunida. Rio de Janeiro: Siciliano, 1991. p. 51.

Nos versos de Adélia Prado, o eu poético revela-se

  1. temeroso de um futuro incerto, injusto e distante da presença divina.
  2. temente a Deus e confiante, mesmo diante de todos os males que o acometem.
  3. angustiado devido a sua moléstia, pedindo incessantemente clemência ao Senhor.
  4. comovido perante o sofrimento e a doença daqueles que se distanciam do ser divino.
  5. pecador e incapaz de reverter o caminho construído por ele mesmo.

05. (PUC-RS ) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia o poema “O que a musa eterna canta”, de Adélia Prado.

Cesse de uma vez meu vão desejo

de que o poema sirva a todas as fomes.

Um jogador de futebol chegou mesmo a declarar:

‘Tenho birra de que me chamem de intelectual,

sou um homem como todos os outros’.

Ah, que sabedoria, como todos os outros,

a quem bastou descobrir:

letras eu quero é pra pedir emprego,

agradecer favores,

escrever meu nome completo.

O mais são as maltraçadas linhas.

Com base no poema, afirma-se:

I. O eu lírico assume-se no ofício de poeta e revela-se conformado ao perceber a impossibilidade da poesia de atingir todos os tipos de público.

II. Ao apresentar no poema duas diferentes funções da linguagem – uma cotidiana, utilitária, e outra poética, subjetiva –, o eu lírico acaba por revelar uma desvalia da primeira em relação à segunda.

III. O poema apresenta versos livres e brancos.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são

  1. apenas I.
  2. apenas II.
  3. apenas I e III.
  4. apenas II e III.
  5. I, II e III.

06. (UFRGS) Leia os versos destacados de três poemas de Bagagem, de Adélia Prado.

Antes do nome

Não me importa a palavra, esta corriqueira.

Quero é o esplêndido caos de onde emerge

a sintaxe,

[...]

Quem entender a linguagem entende Deus

cujo filho é Verbo. Morre quem entender.

A invenção de um modo

[...]

Porque tudo que invento já foi dito

nos dois livros que eu li:

as escrituras de Deus,

as escrituras de João.

Tudo é Bíblias. Tudo é Grande Sertão.

Guia

A poesia me salvará.

[...]

No entanto, repito, a poesia me salvará.

Por ela entendo a paixão

que Ele teve por nós, morrendo na cruz.

Considere as seguintes afirmações sobre os poemas.

I - A fé é uma musa poderosa, e o sujeito lírico sente-se inferior à palavra, tanto das escrituras quanto do cotidiano.

II - O fazer poético é, para o sujeito lírico, ao mesmo tempo, sagrado e profano, corpo e espírito.

III- A metapoesia é uma temática importante na lírica de Adélia Prado

Quais estão corretas?

  1. Apenas I.
  2. Apenas III.
  3. Apenas I e II.
  4. Apenas II e III.
  5. I, II e III.

07. (ITA) Considere o poema ao lado, “A cantiga”, de Adélia Prado:

“Ai cigana ciganinha,

ciganinha, meu amor”.

Quando escutei essa cantiga

era hora do almoço, há muitos anos.

A voz da mulher cantando vinha de uma cozinha,

ai ciganinha, a voz de bambu rachado

continua tinindo, esganiçada, linda,

viaja pra dentro de mim, o meu ouvido cada vez melhor.

Canta, canta, mulher, vai polindo o cristal,

canta mais, canta que eu acho minha mãe,

meu vestido estampado, meu pai tirando boia da panela,

canta que eu acho minha vida.

(Em: Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.)

Acerca desse poema, é INCORRETO afirmar que

  1. a poeta tem consciência de que seu passado é irremediavelmente perdido.
  2. existe um tom nostálgico, e um saudosismo de raiz romântica.
  3. a cantiga faz com que a poeta reviva uma série de lembranças afetivas.
  4. predomina o tom confessional e o caráter autobiográfico.
  5. valoriza os elementos da cultura popular, também uma herança romântica.

08. (UEMA) Considerando que os textos podem dialogar entre si, leia o poema de Adélia Prado e, em seguida, compare com versos selecionados de outros autores para responder à questão.

Texto

Com licença poética

Quando nasci um anjo esbelto,

desses que tocam trombeta, anunciou:

vai carregar bandeira.

Cargo muito pesado pra mulher,

esta espécie ainda envergonhada.

Aceito os subterfúgios que me cabem,

sem precisar mentir.

Não sou tão feia que não possa casar,

acho o Rio de Janeiro uma beleza e

ora sim, ora não, creio em parto sem dor.

Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.

Inauguro linhagens, fundo reinos

− dor não é amargura.

Minha tristeza não tem pedigree,

já a minha vontade de alegria,

sua raiz vai ao meu mil avô.

Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.

Mulher é desdobrável. Eu sou.

PRADO, A. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991.

Os versos que apresentam diálogo com esse poema são

  1. “Boi espantosamente, boi
    Morto, sem forma ou sentido
    Ou significado.”
    (Boi morto, Manuel Bandeira)
  2. “Meu Deus, eu quero a mulher que passa.
    Seu dorso frio é um campo de lírio,
    Tem sete cores nos seus cabelos
    Sete esperanças na boca fresca!”
    (Mulher que passa, Vinicius de Moraes)
  3. “Mas, afinal
    Só as criaturas que nunca escreveram
    Cartas de Amor
    É que são ridículas.”
    (Cartas de amor, Fernando Pessoa)
  4. “[...] essa dor da vida que devora
    A ânsia da glória, o dolorido afã...
    A dor no peito emudeceria ao menos
    Se eu morresse amanhã!”
    (Se eu morresse amanhã, Álvares de Azevedo)
  5. “Quando nasci, um anjo torto
    Desses que vivem na sombra
    Disse: vai, Carlos! Ser gauche na vida.”
    (Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade)

09. (UFRGS) Considere o poema de Adélia Prado, do livro Bagagem

GRANDE DESEJO

Não sou matrona, mãe dos Gracos, Cornélia,

sou mulher do povo, mãe de filhos, Adélia.

Faço comida e como.

Aos domingos bato o osso no prato pra chamar cachorro

[5] e atiro os restos.

Quando dói, grito ai,

quando é bom, fico bruta,

as sensibilidades sem governo.

Mas tenho meus prantos,

[10] claridades atrás do meu estômago humilde

e fortíssima voz pra cânticos de festa.

Quando escrever o livro com o meu nome

e o nome que eu vou pôr nele, vou com ele a uma igreja,

a uma lápide, a um descampado,

[15] para chorar, chorar, e chorar,

requintada e esquisita como uma dama.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre o poema.

( ) A semelhança entre as figuras femininas nomeadas no primeiro e no segundo versos é reforçada pela rima.

( ) Os versos 2 e 16 representam imagens díspares e inconciliáveis do eu lírico.

( ) A voz poética representa a luta das mulheres para se afirmarem como escritoras, em um campo literário predominantemente masculino.

( ) O eu lírico se reconhece como mulher do povo e poeta, vivendo com a mesma intensidade o cotidiano e a criação.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. F – V – V – F.
  2. F – F – F – V.
  3. V – F – V – V.
  4. V – F – V – F.
  5. V – V – F – V.

10. (Enem PPL) Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo.

Não é.

A coisa mais fina do mundo é o sentimento.

Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,

ela falou comigo:

"Coitado, até essa hora no serviço pesado".

Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com

água quente.

Não me falou em amor.

Essa palavra de luxo.

PRADO, A. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991.

Um dos procedimentos consagrados pelo Modernismo foia percepção de um lirismo presente nas cenas e fatos do cotidiano. No poema de Adélia Prado, o eu lírico resgata a poesia desses elementos a partir do(a)

  1. reflexão irônica sobre a importância atribuída aos estudos por sua mãe.
  2. sentimentalismo, oposto à visão pragmática que reconhecia na mãe.
  3. olhar comovido sobre seu pai, submetido ao trabalho pesado.
  4. reconhecimento do amor num gesto de aparente banalidade.
  5. enfoque nas relações afetivas abafadas pela vida conjugal.

11. (UEMG) Leia a seguinte explicação:

Bakhtin desenvolve o conceito de “polifonia” em Problemas da Poética de Dostoiévski (PPD). Segundo Bakhtin, é característica do romance ser pluri vocal. Estudando Dostoiévski, Bakhtin observou que o seu discurso romanesco não é apenas pluri vocal — há algo mais além dessa plurivocidade: as vozes dos personagens apresentam uma independência excepcional na estrutura da obra. Como diz Bakhtin, "é como se soassem ao lado da palavra do autor". Observou mais que as múltiplas consciências que aparecem no romance mantêm-se equipolentes, ou seja, em pé de absoluta igualdade, sem se subordinarem à consciência do autor. Também os mundos que povoam os seus romances se combinam numa unidade de acontecimento, porém mantendo a sua imiscibilidade.

ROMAN, Artur Roberto. O conceito de polifonia em Bakhtin: o trajeto polifônico de uma metáfora. In: LETRAS: Curitiba, n.41-42, p. 195-205.1992-93. Editora da UFPR. Texto adaptado.

A propósito de como a polifonia se manifesta em Filandras, de Adélia Prado, é CORRETO afirmar que

  1. há, na obra, um efeito de independência entre as falas das personagens e a voz da narradora, por meio do uso de itálico, como recurso gráfico.
  2. o fator distintivo das vozes das personagens da obra é essencialmente linguístico, devido ao vocabulário que define, de forma peculiar, cada uma dessas vozes.
  3. uma marca particular da escrita de Adélia Prado são as diferentes nuances da voz de uma das personagens, que, à medida que envelhece, modifica sua visão de mundo.
  4. as diferentes vozes presentes nos contos de Filandras são frequentemente misturadas umas às outras, por meio do uso de discurso indireto livre.

12. (UNIMONTES) Texto

O amor inventa uma forma diferente de durar ao longo da vida. Que a existência de cada um, pela experiência do amor, confronta-se com uma nova temporalidade. [...] Mais do que isso, porém, é o desejo de uma duração desconhecida. Porque, como é sabido, o amor é uma reinvenção da vida. Reinventar o amor significa reinventar essa reinvenção”.

Fonte: BADIOU, Alain; TRUONG, Nicolas. Elogio do amor. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2013. p. 26.

O poema Casamento, de Adélia Prado, e a passagem extraída do livro Elogio do amor, do filósofo Alain Badiou dialogando com o jornalista Nicolas Truong, nos proporcionam reflexões acerca da experiência amorosa. Para Badiou, o amor, nos tempos atuais, encontra-se ameaçado devido aos interesses individuais e egoístas, atingindo, inclusive, as relações conjugais. Daí a necessidade de o amor ser reinventado e defendido, especialmente pela filosofia. Por outro lado, o poema de Adélia Prado mostra o caráter genuíno e autêntico do amor.

Considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

  1. O poema de Adélia Prado não trata da convivência amorosa
  2. O amor não é um tema filosófico, mas apenas literário.
  3. O amor só começou a ser discutido pela filosofia a partir de Alain Badiou.
  4. O real sentido do amor não se tem considerado, na contemporaneidade.

13. (UFRGS) Leia o poema Tabaréu, de Adélia Prado.

Vira e mexe eu penso é numa toada só.

Fiz curso de filosofia pra escovar o pensamento,

não valeu. O mais universal que eu chego

é a recepção de Nossa Senhora de Fátima

em Santo Antônio do Monte.

Duas mil pessoas com velas louvando a Maria

num oco de escuro, pedindo bom parto,

moço de bom gênio pra casar,

boa hora pra nascer e morrer.

O cheiro do povo espiritado,

isso eu entendo sem desatino.

Porque, mercê de Deus, o poder que eu tenho

é de fazer poesia, quando ela insiste feito

água no fundo da mina, levantando morrinho de areia.

É quando clareia e refresca, abre sol, chove,

conforme necessidades.

Às vezes dá até de escurecer de repente

com trovoada e raio. Não desaponta nunca.

É feito sol.

Feito amor divino.

Considere as seguintes afirmações sobre esse poema.

I - O curso de filosofia tentaria organizar/escovar o pensamento, mas a poeta reconhece que sua capacidade de alcançar o “universal” é limitada: ela é capaz, sim, de entender uma cena de fé coletiva, com suas solicitações práticas e emocionadas.

II - O uso do registro oral e popular (“vira e mexe”, “escovar o pensamento”, “o mais universal que eu chego”) revela a perspectiva despretensiosa e informal da poeta, que contrasta com os versos metrificados do poema, os quais mantêm, em sua maioria, o mesmo número de sílabas.

III - A capacidade de escrever poesia associa-se a fenômenos naturais, como água caindo sobre areia, variação de temperatura, sol e raio, dos quais derivam as dúvidas sobre a existência de Deus enunciadas no poema.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I.
  2. Apenas II.
  3. Apenas I e III.
  4. Apenas II e III.
  5. I, II e III.

14. (PUC-RS) Leia o poema As mortes sucessivas, de Adélia Prado, e analise as afirmativas.

Quando minha irmã morreu eu chorei muito

e me consolei depressa. Tinha um vestido novo

e moitas no quintal onde eu ia existir.

Quando minha mãe morreu

Me consolei mais lento.

Tinha uma perturbação recém-achada:

meus seios conformavam dois montículos

e eu fiquei muito nua,

cruzando os braços sobre eles é que eu chorava.

Quando meu pai morreu

Nunca mais me consolei.

Busquei retratos antigos, procurei conhecidos,

parentes, que me lembrassem sua fala,

seu modo de apertar os lábios e ter certeza.

Reproduzi o encolhido do seu corpo

em seu último sono e repeti as palavras

que ele disse quando toquei seus pés:

´deixa, tá bom assim´.

Quem me consolará desta lembrança?

Meus seios se cumpriram

e as moitas onde existo

são pura sarça ardente de memória.

I. O poema apresenta um eu lírico que busca uma aprendizagem frente à morte.

II. As transformações do corpo do eu lírico evidenciam uma sucessão de perdas, enfrentadas desde a juventude.

III. A lembrança do pai é representada como ferida dolorosa que não tranquiliza o sentimento de falta.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são

  1. I, apenas.
  2. III, apenas.
  3. I e II, apenas.
  4. II e III, apenas.
  5. I, II, III.

15. (UNITINS) Leia o poema a seguir.

Com licença poética (Adélia Prado)

Quando nasci um anjo esbelto,

desses que tocam trombeta, anunciou:

vai carregar bandeira.

Cargo muito pesado pra mulher,

esta espécie ainda envergonhada.

Aceito os subterfúgios que me cabem,

sem precisar mentir.

Não tão feia que não possa casar,

acho o Rio de Janeiro uma beleza e

ora sim, ora não, creio em parto sem dor.

Mas, o que sinto escrevo. Cumpro a sina.

Inauguro linhagens, fundo reinos

— dor não é amargura.

Minha tristeza não tem pedigree,

já a minha vontade de alegria,

sua raiz vai ao meu mil avô.

Vai ser coxo na vida,é maldição pra homem.

Mulher é desdobrável.Eu sou.

Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/poesias/6622468. Acesso em: 11 nov. 2022.

Sobre Adélia Prado e o poema apresentado, é possível afirmar que:

I - a escritora critica o ser mulher na sociedade brasileira e evidencia as dificuldades que o gênero feminino costuma enfrentar;

II - a autora utiliza um tom de oralidade, marcado pela informalidade e pelo desejo de proximidade com o leitor. O eu- lírico se oferece ao leitor, entregando as suas qualidades e os seus defeitos sob a forma de verso;

III - à medida que se aproxima das mulheres comuns e dá voz a elas, a poeta apresenta um forte caráter feminista, mas não de luta, porque sua poesia não tem intenção de reclamar um lugar igualitário para as mulheres na sociedade.

É correto o que se afirma em

  1. apenas I e II.
  2. apenas II e III.
  3. apenas I e III.
  4. apenas I.
  5. I, II e III.

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