Sinais de Pontuação
Lista de 07 exercícios de Português com gabarito sobre o tema Sinais de Pontuação com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Sinais de Pontuação.
01. (F.E. Bauru) Assinale a alternativa em que há erro de pontuação:
- Era do conhecimento de todos a hora da prova, mas, alguns se atrasaram.
- A hora da prova era do conhecimento de todos; alguns se atrasaram, porém.
- Todos conhecem a hora da prova; não se atrasem, pois.
- Todos conhecem a hora da prova, portanto não se atrasem.
- N.D.A
Resposta: A
Resolução: Na alternativa A, há um erro de pontuação, pois o uso da vírgula depois da conjunção "mas" é incorreto. A vírgula deve ser usada para separar elementos de uma frase que possam ser retirados sem alterar o sentido da frase, mas não para separar uma conjunção de uma frase dependente. Neste caso, a frase "alguns se atrasaram" é uma frase dependente da frase principal "Era do conhecimento de todos a hora da prova" e, portanto, não deve ser separada por vírgula. A pontuação correta seria: "Era do conhecimento de todos a hora da prova, mas alguns se atrasaram."
02. (EPCAR) “Ao homem, deu-lhe Deus a sensibilidade para amar o bem.” Empregou-se a vírgula para:
- pôr em destaque uma expressão;
- separar uma expressão na ordem inversa;
- realçar um objeto indireto pleonástico;
- separar um aposto;
- dar ênfase a uma circunstância.
Resposta: C
Resolução: A vírgula foi usada para separar o objeto indireto pleonástico "a sensibilidade" do verbo "dar". O objeto indireto pleonástico é um termo que complementa o verbo e é seguido de um objeto direto. Neste caso, "a sensibilidade" é o objeto indireto pleonástico e "ao homem" é o objeto direto. A vírgula é usada para separar os dois elementos da oração.
A opção A, "pôr em destaque uma expressão", está incorreta, pois a vírgula não foi usada para destacar uma expressão. A opção B, "separar uma expressão na ordem inversa", também está incorreta, pois não há expressão na ordem inversa na frase. A opção D, "separar um aposto", também está incorreta, pois não há aposto na frase. A opção E, "dar ênfase a uma circunstância", também está incorreta, pois a vírgula não foi usada para dar ênfase a uma circunstância. Portanto, a opção C, "realçar um objeto indireto pleonástico", é a correta.
03. (ITA) Assinale a opção cujos sinais, indicados entre parêntese, não permitem pontuação correta para as frases abaixo:
- Se a felicidade é proporcional à renda é irrespondível a causa das máquinas se não a questão toda precisa ser examinada. (2 vírgulas e 1 ponto-e-vírgula)
- “O mau médico encarece a enfermidade e não lhe dá remédio o mau conselheiro exagera os inconvenientes e não dá meio com que os melhorar.” (3 vírgulas e 1 ponto-e-vírgula)
- “O beijo das mulheres sérias é frio faz a gente espirrar o das mulheres ardentes gasta-nos os lábios... e o dinheiro.” (1 dois pontos e 1 ponto-e-vírgula)
- Chamava-se Isolina a amiga que a consolava Piedade. (1 vírgula e 1 ponto-e-vírgula)
- “Depois dos pais que recebem o nosso primeiro grito o solo pátrio recebe os nossos primeiros passos é um duplo receber que é duplo dar.” (3 vírgulas e 1 dois pontos)
Resposta: B
Resolução: Na frase "O mau médico encarece a enfermidade e não lhe dá remédio o mau conselheiro exagera os inconvenientes e não dá meio com que os melhorar", há um erro de pontuação. A vírgula depois da palavra "remédio" deveria ser um ponto-e-vírgula, pois há duas orações independentes na frase. O ponto-e-vírgula é usado para separar duas orações independentes quando elas têm algum tipo de ligação ou continuidade. Nesse caso, a primeira oração fala sobre o mau médico e a segunda oração fala sobre o mau conselheiro. As duas orações estão ligadas pelo fato de ambas tratarem de pessoas que não cumprem adequadamente suas funções.
04. (ESPCEX) Justifica-se o emprego da vírgula assinalada na seguinte passagem:
- “já lá vão muitas páginas, falei das simetrias (...)”
- “(...) falei das simetrias, que há na vida.”
- “Há duas diferenças. A primeira, é que nela o mal é puro e confessado reumatismo.”
- “(...) nela o mal é puro, e confessado reumatismo.”
Resposta: A
Resolução: Na opção A, a vírgula é usada para separar os elementos "muitas páginas" e "falei das simetrias", o que ajuda a clarificar o sentido da frase. Na opção B, a vírgula é usada para separar o elemento "falei das simetrias" do resto da frase, o que também ajuda a clarificar o sentido da frase. Na opção C, a vírgula é usada para separar os elementos "A primeira" e "é que nela o mal é puro e confessado reumatismo", o que ajuda a clarificar o sentido da frase. Na opção D, a vírgula é usada para separar o elemento "puro" do resto da frase, o que não é necessário e pode até mesmo gerar ambiguidade ou confusão na interpretação da frase.
05. (UFRRJ) No período,“A fé, que é a mola do crente, sustenta e impulsiona a máquina do mundo”, a oração “que é a mola do crente” está entre vírgulas, porque:
- equivale a um aposto;
- está em ordem indireta;
- o autor quis destacar o conceito de crença;
- é uma oração adverbial;
- é uma oração substantiva completiva.
Resposta: A
Resolução: As vírgulas são usadas para separar orações que funcionam como aposto, ou seja, que explicam ou complementam o substantivo anterior. No período "A fé, que é a mola do crente, sustenta e impulsiona a máquina do mundo", a oração "que é a mola do crente" é um aposto que explica o significado da palavra "fé" e, por isso, está entre vírgulas. A opção A está correta.
06. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a explicação para o emprego das vírgulas está errada:
- “Zilda, a dona da casa, arrumara a mesa desde cedo.” (isolam o aposto)
- “E, para adiantar o expediente, vestir a aniversariante logo depois do almoço.” (destacam a oração adverbial)
- “Tratava-se de uma velha grande, magra, imponente e morena.” (separam predicativos)
- “O ponche foi servido, Zilda suava, nenhuma cunhada ajudava propriamente.” (separam orações coordenadas assindéticas)
- “e de costas para a aniversariante, que não podia comer frituras, eles riam inquietos.” (isolam a oração adjetiva explicativa)
Resposta: C
Resolução: A explicação para o emprego das vírgulas na opção C está incorreta, pois elas estão separando os predicativos, ou seja, as palavras que se referem ao sujeito da frase e que complementam o verbo. Na frase "Tratava-se de uma velha grande, magra, imponente e morena", os predicativos são "grande", "magra", "imponente" e "morena", que descrevem a velha. A função das vírgulas é separar esses elementos da frase para facilitar a leitura e evitar ambiguidade. Em geral, os predicativos são separados por vírgulas quando são mais de um, a menos que estejam muito próximos um do outro e não possam ser separados por uma vírgula sem causar ambiguidade.
07. (CARLOS CHAGAS-BA) Instruções para as questões de números 8 e 9: Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação, assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta:
- Pouco depois, quando chegaram, outras pessoas a reunião ficou mais animada.
- Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião ficou mais animada.
- Pouco depois, quando chegaram outras pessoas, a reunião ficou mais animada.
- Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião, ficou mais animada.
- Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião ficou, mais animada.
Resposta: C
Resolução: A pontuação correta para o período é a opção C, pois a vírgula é usada para separar a oração subordinada adverbial "quando chegaram outras pessoas" da oração principal "a reunião ficou mais animada". A opção A coloca uma vírgula após "Pouco depois", o que não é correto, pois essa vírgula deveria ser usada para separar duas orações independentes. A opção B não usa vírgula para separar a oração subordinada da principal, o que prejudica a clareza e a coerência do período. A opção D usa uma vírgula após "a reunião", o que não é correto, pois essa vírgula deveria ser usada para separar duas orações independentes. A opção E coloca uma vírgula após "ficou", o que não é correto, pois essa vírgula deveria ser usada para separar duas orações independentes.