Conjunção

Lista de 06 exercícios de Português com gabarito sobre o tema Conjunção com questões de Vestibulares.


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01. (PUC-SP) Assinale a alternativa que possa substituir, pela ordem, as partículas de transição dos períodos abaixo, sem alterar o significado delas.

"Em (primeiro lugar), observemos o avô. (Igualmente), lancemos um olhar para a avó. (Também) o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos. (Consequentemente), a filha também será morena e alta."

  1. primeiramente, ademais, além disso, em suma
  2. acima de tudo, também, analogamente, finalmente
  3. primordialmente, similarmente, segundo, portanto
  4. antes de mais nada, da mesma forma, por outro lado, por conseguinte
  5. sem dúvida, intencionalmente, pelo contrário, com efeito.

Resposta: D

Resolução: As partículas de transição indicam relações lógicas entre as ideias expressas em um texto, como continuidade, oposição, adição, conclusão, entre outras. As partículas de transição podem ser usadas para facilitar a compreensão e a coesão do texto, mas é importante usá-las de forma adequada e coerente. A quarta alternativa apresenta as partículas de transição "antes de mais nada", "da mesma forma", "por outro lado" e "por conseguinte", que são as mais adequadas para substituir, pela ordem, as partículas de transição dos períodos da frase proposta.

02. (PUC-SP) No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:

  1. explicação
  2. concessão
  3. comparação
  4. modo
  5. consequência

Resposta: B

Resolução: A palavra destacada "embora" expressa uma ideia de concessão, ou seja, de que algo é concedido ou aceito apesar de algo contrário ou oposto. Nesse caso, a ideia é que Cirino acompanhou o grito de admiração, mas com menos entusiasmo, ou seja, apesar de ter acompanhado, ele não se mostrou tão entusiasmado quanto a outra pessoa que gritou.

03. (PUC-SP) Em: “… ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas…” a partícula como expressa uma ideia de:

  1. comparação
  2. causa
  3. explicação
  4. conclusão
  5. proporção

Resposta: A

Resolução: A partícula "como" expressa uma ideia de comparação, pois compara o som dos bocejos ao marulhar das ondas. Portanto, a opção correta é a A.

04. (Fuvest-SP) "Podem acusar-me: estou com a consciência tranqüila." Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:

  1. portanto
  2. e
  3. como
  4. pois
  5. embora

Resposta: D

Resolução: A conjunção correta para substituir os dois pontos (:) no período proposto é "pois". A oração "Podem acusar-me" é uma conseqüência da oração "estou com a consciência tranqüila", ou seja, o autor está se defendendo das acusações afirmando que sua consciência está tranquila. Portanto, a opção D é a correta.

05. (Fuvest-SP) "Que não pedes um diálogo de amor, é claro, desde que impões a cláusula da meia-idade."

O segmento destacado poderia ser substituído, sem alteração do sentido da frase, por:

  1. desde que imponhas.
  2. se bem que impões.
  3. contanto que imponhas.
  4. conquanto imponhas.
  5. porquanto impões.

Resposta: E

Resolução: porquanto impões.

06. (Fuvest-SP) Nas frases abaixo, cada espaço pontilhado corresponde a uma conjunção retirada.

"Porém já cinco sóis eram passados (....) dali nos partíramos."

(....) estivesse doente faltei à escola.

(...) haja maus nem por isso devemos descrer dos bons.

Pedro será aprovado (...) estude.

(...) chova sairei de casa.

As conjunções retiradas são, respectivamente:

  1. quando, embora, mesmo que, desde que, ainda que.
  2. que, como, embora, desde que, ainda que.
  3. como, que, porque, ainda que, desde que.
  4. que, ainda que, embora, como, logo que.
  5. que, quando, embora, desde que, já que

Resposta: B

Resolução: A resposta apresentada está correta. As conjunções retiradas são, respectivamente: "que, como, embora, desde que, ainda que".

Na primeira frase, a conjunção retirada é "que", pois estabelece uma relação de causa e efeito entre as duas partes da frase ("cinco sóis eram passados" e "dali nos partíramos").

Na segunda frase, a conjunção retirada é "como", pois explica o motivo pelo qual o sujeito faltei à escola ("estivesse doente").

Na terceira frase, a conjunção retirada é "porque", pois justifica a conclusão da frase ("devemos descrer dos bons").

Na quarta frase, a conjunção retirada é "ainda que", pois estabelece uma condição para que o sujeito seja aprovado ("estude").

Na quinta frase, a conjunção retirada é "desde que", pois estabelece uma condição para que o sujeito saia de casa ("chova").

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