Questões sobre Os Ratos, Dyonelio Machado:

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Os Ratos, Dyonelio Machado

Lista de 04 exercícios de com gabarito sobre o tema Os Ratos, Dyonelio Machado com questões de Vestibulares.

Os Ratos, Dyonelio Machado.




01. (ITA 2023) A respeito de Adelaide, uma das personagens femininas de Os ratos, de Dyonélio Machado, é correto afirmar que

  1. ela é frágil e ingênua, características que agradam ao protagonista, pois alimentam seu amor por ela.
  2. ela é financeiramente independente do marido e protagonista do romance.
  3. sua fraqueza e ingenuidade servem para que o protagonista justifique seus próprios fracassos.
  4. ela se sente inferiorizada diante de outras mulheres presentes no romance.
  5. Adelaide não exige do marido luxos que ele não conseguiria entregar, apenas o suficiente para alimentar a família.

Resposta: C

Resolução: A personagem Adelaide em Os Ratos, de Dyonélio Machado, apresenta fragilidade e ingenuidade, características que refletem sua submissão e servem como justificativa para os próprios fracassos do protagonista, Naziazeno. Sua figura, permeada por vulnerabilidades, destaca a incapacidade de Naziazeno em enfrentar suas próprias dificuldades, desviando a responsabilidade para ela e utilizando suas limitações como uma maneira de justificar seus insucessos.

02. (ITA 2023) Em relação à linguagem de Os ratos, de Dyonélio Machado, é correto afirmar que ela

  1. respeita completamente a norma culta, como no seguinte exemplo: “Passando um mercadinho — é um pequeno escritório: uma porta e uma janela. Ao lado da porta, uma placa quadrada, de ferro esmaltado. Eles entram. — Me chame o seu Fernandes — diz o Duque para um menino que se acha sentado à escrivaninha.” (p. 86).
  2. é ágil e rápida, adequada ao ritmo intenso da narrativa, como no seguinte exemplo: “Entrando pouco a pouco na calma outra vez. Raciocinante. É conveniente comprar fichas. Com quinze mil réis em fichas já tem margem pra muito jogo. Encaminha-se para o guichê. Volta com uma pilha de rodelas na mão.” (p. 63).
  3. desrespeita a norma culta e ainda é lenta e entediante, como no seguinte exemplo: “Ouve-se um baque, lá fora. Eles levantam a cabeça, atentos. — É o portãozinho. — Deixa que eu vou fechar — e Naziazeno se ergue vivamente. — Bota o casaco. — Não precisa. — E sai.” (p. 113).
  4. embora apresente elementos de oralidade, não é totalmente coloquial, distinguindo a palavra do narrador e das personagens, como no seguinte exemplo: “Não enxerga o Duque nos lugares habituais... E, entretanto, é a ‘hora dele’.” (p. 30).
  5. jamais apresenta uso de discurso direto. Por exemplo: “Ele se senta. Dirige-lhes duas ou três palavras. — O Naziazeno tem um grande aperto hoje — informa-lhe Alcides.”

Resposta: D

Resolução: A linguagem de Os Ratos é marcada pelo uso de elementos de oralidade, o que concede naturalidade e uma proximidade ao coloquial, mas sem abandonar totalmente a distinção entre a fala do narrador e a das personagens. Esse recurso confere um tom de imediatismo e de intimidade à narrativa, embora a estrutura narrativa e a escolha vocabular mantenham certa formalidade, criando uma narrativa envolvente e fluida.

03. (ITA 2023) Assinale a alternativa correta acerca de Os ratos, de Dyonélio Machado.

  1. a narrativa respeita a ordem cronológica dos acontecimentos, característica que facilita a compreensão do enredo.
  2. a narrativa fragmentária apresenta idas e vindas no tempo, o que provoca certa inquietação no leitor e dificuldade de estabelecimento da ordem dos acontecimentos.
  3. embora a narrativa não respeite a ordem cronológica dos fatos, esse recurso não apresenta efeito algum sobre o leitor.
  4. todas as informações contidas no texto que não seguem o tempo cronológico estão completamente desvincu - ladas do enredo.
  5. todas as informações contidas no texto que não seguem o tempo cronológico representam apenas um devaneio do narrador em relação à matéria narrada.

Resposta: B

Resolução: A alternativa "B" é correta porque a obra "Os Ratos" de Dyonélio Machado apresenta uma narrativa fragmentária que se desvia da ordem cronológica, criando uma atmosfera de inquietação e dificultando o entendimento linear da história. Esse recurso literário gera no leitor a sensação de desorientação e tensão, características centrais na construção narrativa da obra.

04. (ITA 2023) Acerca de Os ratos, de Dyonélio Machado, é correto afirmar que

  1. a linguagem do romance permite identificar uma separação conceitual rígida entre o humano e o animal, como ilustra o seguinte exemplo: “Duque volta-se inteiramente para o lado de Naziazeno. Avança-lhe um focinho sereno e atento.” (p. 81).
  2. a intertextualidade não é um elemento da narrativa, como ilustra o seguinte exemplo: “Naziazeno espera que ele lhe dê as costas, vá reatar a palestra interrompida, aquelas observações sobre a questão social, comunismo e integralismo.” (p. 38).
  3. há elementos na linguagem que permitem identificar a santificação das personagens, como ilustra o seguinte exemplo: “Naziazeno conserva-se silencioso. Ele não pensa na ‘empresa’ propriamente: pensa no Andrade; vê a sua figura robusta, azafamada, decidida de patrão.” (p. 44).
  4. no romance, os ratos são uma alegoria do retorno à natureza e da reconciliação do ser humano com a sua melhor índole, o estado de Natureza, como ilustra o seguinte exemplo: “mas na mesma ocasião o seu ar de pobreza, aquele focinho quieto e manso que vem ali a seu lado, tiram-lhe qualquer ilusão. Um frio e um amargo sobem-lhe pelas vísceras acima...” (p. 85).
  5. há elementos na linguagem que indicam animalização ou rebaixamento do humano, como ilustra o seguinte exemplo: “Naziazeno ‘vê-se’ no meio da sala, atônito, sozinho, olhando para os lados, pra todos aqueles fugitivos, que se esgueiram, que se somem com pés de ratos.” (p. 36).

Resposta: E

Resolução: A alternativa "E" é correta porque em "Os Ratos", há uma representação de animalização e degradação do ser humano, como se vê na comparação dos personagens com “fugitivos” que agem “com pés de ratos”. Isso é um recurso literário que o autor usa para explorar a degradação social e existencial das personagens.

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