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Fagundes Varela

Lista de 05 exercícios de Literatura com gabarito sobre o tema Fagundes Varela com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Fagundes Varela.




01. (UNIFESP) Leia os versos de Fagundes Varela.

Roem-me atrozes ideias,

A febre me queima as veias,

A vertigem me tortura!...

Oh! por Deus! quero dormir,

Deixem-me os braços abrir

Ao sono da sepultura!

Despem-se as matas frondosas,

Caem as flores mimosas

Da morte na palidez:

Tudo, tudo vai passando,

Mas eu pergunto chorando

— Quando virá minha vez?

Os versos filiam-se ao estilo

  1. árcade, flagrado pela alusão à natureza como forma de fugir dos problemas.
  2. ultrarromântico, influenciado pelo Mal do Século, e presentificam o pessimismo e a morte.
  3. condoreiro, distanciado da visão egocêntrica, pois estão voltados aos problemas sociais.
  4. parnasiano, cuja busca de perfeição formal é mais relevante que a expressão da emoção.
  5. simbolista, em que o pessimismo e a dor existencial levam o eu lírico à transcendência.

Resposta: B

Resolução: Os versos apresentados de Fagundes Varela demonstram características marcantes do ultrarromantismo, como o pessimismo, a morbidez e a obsessão pela morte, aspectos que são influenciados pelo Mal do Século. O sofrimento intenso e a visão fatalista da existência, evidentes na busca do "sono da sepultura" e no questionamento sobre "quando virá minha vez", reforçam o alinhamento da obra com esse movimento literário.

02. (C. U. de Várzea Grande) Assim como Fagundes Varela, outros escritores, também ligados ao Romantismo, reconheceram o poder social exercido pela linguagem, empregando-a, sobretudo, para criticar os valores burgueses vigentes no século XIX.

Dentre esses autores, é correto destacar

  1. Augusto dos Anjos e seus poemas filosóficos, que visam compreender o sofrimento inerente à existência humana por meio de uma perspectiva cientificista.
  2. Álvares de Azevedo e seus poemas líricos, que descrevem, sem idealizações e com certo erotismo, as experiências amorosas reais vividas pelo poeta.
  3. Visconde de Taunay e sua obra Inocência, que expõe os conflitos das personagens na luta contra a solidão característica da vida nas grandes metrópoles.
  4. José de Alencar e seu romance Senhora, que se opõe ao casamento constituído como um acordo financeiro, motivado pelo dinheiro e não pelos laços amorosos.
  5. Raul Pompeia e seu livro O Ateneu, que se fundamenta na experiência do autor em um colégio interno adepto de sistema educacional opressivo.

Resposta: D

Resolução: José de Alencar, em sua obra Senhora, utiliza a literatura como ferramenta crítica para expor os valores burgueses do século XIX, especialmente no que diz respeito ao casamento por conveniência financeira. A narrativa explora temas como interesse material e as relações conjugais que ignoram o amor, enfatizando o papel social da literatura romântica. Essa abordagem é típica dos autores românticos que, como Fagundes Varela, reconheciam e questionavam as estruturas sociais de sua época.

Leia o poema do poeta romântico Fagundes Varela, para responder às questões de 03 a 04.

A vida nas cidades me enfastia,

Enoja-me o tropel¹

das multidões,

O sopro do egoísmo e do interesse

Mata-me n’alma a flor das ilusões.

Mata-me n’alma a flor das ilusões

Tanta mentira, tão fingido rir,

E cheio e farto de tristeza e tédio

Rejeito as glórias de falaz²

porvir!

Rejeito as glórias de falaz porvir,

Galas e festas, o prazer talvez,

E busco altivo as solidões profundas

Que dormem quedas³

do Senhor aos pés,

Que dormem quedas do Senhor aos pés,

Ao doce brilho dos clarões astrais,

Ricas de gozos que não tem mundo,

Pródigas sempre de beleza e paz!

(Fagundes Varela. Cantos e fantasias e outros cantos, 2003.)

1 tropel: barulho, confusão.

² falaz: ilusório.

³ quedas: quietas.

03. (FAMEMA 2024) A característica dos habitantes das cidades criticada pelo eu lírico na segunda estrofe é

  1. a indiferença.
  2. a dissimulação.
  3. a melancolia.
  4. a ganância.
  5. a monotonia.

Resposta: E

Resolução: Na segunda estrofe do poema, o eu lírico critica a "mentira" e o "fingido rir", características que denunciam a dissimulação dos habitantes das cidades. Essas atitudes refletem a falsidade e a superficialidade presentes nas relações sociais urbanas, que desgastam e enfastiam o eu lírico, levando-o a rejeitar a vida na cidade e buscar a paz nas "solidões profundas".

04. (FAMEMA 2024) A crítica à vida nas cidades explicitada pelo poema constitui um tópico explorado reiteradamente pela poesia

  1. barroca.
  2. realista.
  3. árcade.
  4. simbolista.
  5. naturalista.

Resposta: B

Resolução: A crítica à vida urbana e a exaltação de um refúgio tranquilo na natureza são características associadas à poesia árcade. Esse movimento literário valorizava a vida simples no campo e a fuga do caos urbano, idealizando uma existência harmoniosa e contemplativa, em contraste com a artificialidade e o tumulto das cidades.

05. (C. U. Christus) A PENA

Poucos instantes de vida

Me restam, oh! bem o sei

Fiquei vencido na lida

Seja assim, cumpra-se a lei!

Fagundes Varela

Arte literária brasileira. Clenir Bellezi de Oliveira. São Paulo: Moderna: 2000.

A crítica classifica Fagundes Varela como um poeta ultrarromântico pelo predomínio, em sua obra, de temas e imagens dessa tendência: tédio, angústia, desesperança, morbidez, sombras, figuras vaporosas, aparições fantásticas.

Outra característica marcante de sua produção é

  1. a influência do determinismo.
  2. uma grande dualidade.
  3. uma forte impassibilidade.
  4. o forte indianismo.
  5. uma análise crítica da realidade brasileira.

Resposta: B

Resolução: Uma característica marcante na obra de Fagundes Varela é a dualidade, refletida em temas como vida e morte, dor e alívio, luz e sombra. Essa oscilação é típica do ultrarromantismo, que explora intensamente os conflitos internos do eu lírico e seu sofrimento existencial. No poema A Pena, isso é evidente na resignação diante da proximidade da morte e no contraste entre o esforço ("vencido na lida") e a aceitação do destino ("cumpra-se a lei").

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