Home > Banco de Questões > Literatura > Romantismo >Lucíola, de José de Alencar

Lucíola, de José de Alencar

Lista de 03 exercícios de Literatura com gabarito sobre o tema Lucíola, de José de Alencar com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Lucíola, de José de Alencar.




Texto II

Lucíola

Lúcia não disse mais palavra; parou no meio do aposento, defronte de mim.

Era outra mulher.

O rosto cândido e diáfano, que tanto me impressionou à doce claridade da lua, se transformara completamente: tinha agora uns toques ardentes e um fulgor estranho que o iluminava. Os lábios finos e delicados pareciam túmidos dos desejos que incubavam. Havia um abismo de sensualidade nas asas transparentes da narina que tremiam com o anélito do respiro curto e sibilante, e também nos fogos surdos que incendiavam a pupila negra.

A suave fluidez do gesto meigo sucedeu a veemência e a energia dos movimentos. O talhe perdera a ligeira flexão que de ordinário o curvava, como uma haste delicada ao sopro das auras; e agora arqueava enfunando a rija carnação de um colo soberbo, e traindo as ondulações felinas num espreguiçamento voluptuoso.

Às vezes um tremor espasmódico percorria-lhe todo o corpo, e as espáduas se conchegavam como se um frio de gelo a invadira de súbito; mas breve sucedia a reação, e o sangue abrasando-lhe as veias, dava à branca epiderme reflexos de nácar e às formas uma exuberância de seiva e de vida, que realçavam a radiante beleza.

Era uma transfiguração completa.

Enquanto a admirava, a sua mão ágil e sôfrega desfazia ou antes despedaçava os frágeis laços que prendiam-lhe as vestes. A mais leve resistência dobrava-se sobre si mesmo como uma cobra, e os dentes de pérola talhavam mais rápidos do que a tesoura o cadarço de seda que lhe opunha obstáculos. Até que o penteador de veludo voou pelos ares, as tranças luxuriosas dos cabelos negros rolaram pelos ombros arrufando ao contato a pele melindrosa, uma nuvem de rendas e cambraias abateu-se a seus pés, e eu vi aparecer aos meus olhos pasmos, nadando em ondas de luz, no esplendor de sua completa nudez, a mais formosa bacante que esmagara outrora com o pé lascivo as uvas de Corinto.

Saí alucinado!

Fora delírio, convulsão de prazer tão viva que, através do imenso deleite, traspassava-me uma sensação dolorosa, como se eu me revolvera no meio de um sono opiado, sobre um leito de espinhos. É que as carícias de Lúcia vinham impregnadas de uma irritabilidade que cauterizava. [...]

De repente surgiu lívida, e estendeu-me a mão aberta. Ouvi uma palavra soluçada, voz opressa, que não entendi, mas adivinhei.

Imagine qual revolução houve em mim; e a profunda indignação com que me precipitei sobre minha carteira para atirá-la à face dessa mulher. Mas ela reteve-me com a força sobre-humana que lhe davam as contrações nervosas.

— Estava gracejando-me! Não é assim que me queria?

E soltou uma gargalhada.

ALENCAR, J. Lucíola. SP: Melhoramentos, 2012. cap. IV.

01. (FMP 2022) Nos parágrafos 2, 6, 8, 9 e 11, o narrador-personagem apresenta seu ponto de vista sobre a personagem feminina, revelando uma atitude gradativa de

  1. volúpia
  2. repulsa
  3. excitação
  4. tolerância
  5. neutralidade

02. (FMP 2022) É característica do Romantismo a intensa adjetivação, o que pode ser comprovado em diversas passagens do Texto II.

Um tr#echo do Texto II que foge a essa característica é o seguinte:

  1. “Lúcia não disse mais palavra; parou no meio do aposento, defronte de mim.” (parágrafo 1)
  2. “O rosto cândido e diáfano, que tanto me impressionou à doce claridade da lua” (parágrafo 3)
  3. “A suave fluidez do gesto meigo sucedeu a veemência e a energia dos movimentos.” (parágrafo 4)
  4. “a sua mão ágil e sôfrega desfazia ou antes despedaçava os frágeis laços” (parágrafo 7)
  5. “no esplendor de sua completa nudez, a mais formosa bacante que esmagara outrora com o pé lascivoas uvas de Corinto.” (parágrafo 7)

03. (FMP 2022) O romance Lucíola, de José de Alencar, relata cenas da vida de uma mulher que se tornou cortesã, no século XIX, premida por necessidades financeiras.

A passagem apresentada no Texto II revela a inserção dessa obra no conjunto do Romantismo brasileiro porque retrata

  1. o amor como o único meio de redimir todos os males, por meio da aproximação entre as personagens.
  2. a heroína romântica, idealizada, que se transforma em mulher fatal, em uma visão dicotômica entre o amor espiritual e o amor físico.
  3. o contexto de uma sociedade em transformação, que valoriza o dinheiro em detrimento dos sentimentos pessoais.
  4. a mulher associada a atitudes que revelam ambição e fragilidade de caráter, além de submissão ao elemento masculino.
  5. os amores impossíveis e as intrigas amorosas reveladoras dos preconceitos nas altas camadas sociais brasileiras.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp