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Conto Cruel, de Mário Quintana

Lista de 06 exercícios de Literatura com gabarito sobre o tema Conto Cruel, de Mário Quintana com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Conto Cruel, de Mário Quintana.




Leia o poema em prosa “Conto cruel”, de Mário Quintana, para responder às questões de 01 a 06.

Conto cruel

I

De repente, o leite talhou nos vasilhames. Foi um raio?

Foi Leviatã? Foi o quê?

O burgomestre¹, debaixo das cobertas, resfolegava orações meio esquecidas.

E os negros monstros das cornijas², com as faces zebradas de relâmpagos, silenciosamente gargalhavam por suas três ou quatro bocas superpostas.

II

E amanheceu um enorme ovo, em pé, no meio da praça, três palmos mais alto que os formosos alabardeiros³ que lhe puseram em torno para evitar a aproximação do público.

Foi chamado então o velho mágico, que escreveu na casca as três palavras infalíveis. E o ovo abriu-se ao meio e dele saiu um imponente senhor, tão magnificamente vestido e resplandecente de alamares e crachás que todos pensaram que fosse o Rei de Ouros. E ei-lo que disse, encarando o seu povo: “Eu sou o novo burgomestre!” Dito e feito. Nunca houve tanta dança e tanta bebedeira na cidade. Quanto ao velho burgomestre, nem foi preciso depô-lo, pois desapareceu tão misteriosamente como havia aparecido o novo, ou o ovo. E os menestréis compuseram divertidas canções, que o populacho berrava nas estalagens, entre gargalhadas e arrepios de medo.

III

Mas por onde andaria o burgomestre?

O seu cachimbo de porcelana, em cujo forno se via um Cupido de pernas trançadas, tocando flauta, foi encontrado à beira-rio. E apesar de todos os esforços, só conseguiram pescar um baú, que não tinha nada a ver com a coisa, e uma sereiazinha insignificante e nada bonita, uma sereiazinha de água doce, que nem sabia cantar e foi logo devolvida ao seu elemento.

Mas quando casava a filha do mestre-escola, encontrou-se dentro do bolo de noiva a dentadura postiça do burgomestre, o que deu azo a que desmaiassem, no ato, duas gerações inteiras de senhoras, e ao posterior suicídio do pasteleiro.

E a caixa de rapé do burgomestre, que era inconfundível e única, multiplicou-se estranhamente e começou a ser achada em todas as salas de espera desertas, pelos varredores verdes de terror, depois que era encerrado o expediente nas repartições públicas e começava a ouvir-se, na rua, o passo trôpego do acendedor de lampiões.

(Melhores poemas, 2005.)

¹burgomestre: prefeito.

²cornija: moldura sobreposta, formando saliências, que arremata a parte superior de uma parede, porta.

³alabardeiro: soldado armado de alabarda (antiga arma composta de longa haste, que é rematada por peça pontiaguda de ferro).

01. (FAMEMA 2023) O próprio título do poema antecipa seu caráter

  1. hermético.
  2. pedagógico.
  3. metalinguístico.
  4. argumentativo.
  5. narrativo.

02. (FAMEMA 2023) A presença do elemento onírico no poema de Mario Quintana revela a influência, sobretudo, da seguinte vanguarda europeia:

  1. Simbolismo.
  2. Cubismo.
  3. Expressionismo.
  4. Surrealismo.
  5. Futurismo.

03. (FAMEMA 2023) Ao se transpor o tr#echo “E ei-lo que disse, encarando o seu povo: ‘Eu sou o novo burgomestre!’” (4º parágrafo) para o discurso indireto, o termo sublinhado assume a seguinte forma:

  1. fora.
  2. foi.
  3. era.
  4. fosse.
  5. é.

04. (FAMEMA 2023) “apesar de todos os esforços, só conseguiram pescar um baú” (6º parágrafo)

Em relação à oração que o sucede, o tr#echo sublinhado expressa ideia de

  1. concessão.
  2. causa.
  3. consequência.
  4. condição.
  5. comparação.

05. (FAMEMA 2023) Verifica-se o emprego de palavra formada com prefixo que exprime ideia de negação em:

  1. “E os menestréis compuseram divertidas canções” (4º parágrafo).
  2. “uma sereiazinha de água doce, que nem sabia cantar e foi logo devolvida ao seu elemento” (6º parágrafo).
  3. “o velho mágico, que escreveu na casca as três palavras infalíveis” (4º parágrafo).
  4. “De repente, o leite talhou nos vasilhames” (1º parágrafo).
  5. “E amanheceu um enorme ovo” (4º parágrafo).

06. (FAMEMA 2023) “Foi chamado então o velho mágico” (4º parágrafo)

Ao se transpor esse tr#echo para a voz passiva sintética, a forma verbal resultante será:

  1. Chamou-se.
  2. Chamaram-se.
  3. Chamavam.
  4. Chamaram.
  5. Fora chamado.

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