Conto Cruel, de Mário Quintana
Lista de 06 exercícios de Literatura com gabarito sobre o tema Conto Cruel, de Mário Quintana com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Conto Cruel, de Mário Quintana.
Leia o poema em prosa “Conto cruel”, de Mário Quintana, para responder às questões de 01 a 06.
Conto cruel
I
De repente, o leite talhou nos vasilhames. Foi um raio?
Foi Leviatã? Foi o quê?
O burgomestre¹, debaixo das cobertas, resfolegava orações meio esquecidas.
E os negros monstros das cornijas², com as faces zebradas de relâmpagos, silenciosamente gargalhavam por suas três ou quatro bocas superpostas.
II
E amanheceu um enorme ovo, em pé, no meio da praça, três palmos mais alto que os formosos alabardeiros³ que lhe puseram em torno para evitar a aproximação do público.
Foi chamado então o velho mágico, que escreveu na casca as três palavras infalíveis. E o ovo abriu-se ao meio e dele saiu um imponente senhor, tão magnificamente vestido e resplandecente de alamares e crachás que todos pensaram que fosse o Rei de Ouros. E ei-lo que disse, encarando o seu povo: “Eu sou o novo burgomestre!” Dito e feito. Nunca houve tanta dança e tanta bebedeira na cidade. Quanto ao velho burgomestre, nem foi preciso depô-lo, pois desapareceu tão misteriosamente como havia aparecido o novo, ou o ovo. E os menestréis compuseram divertidas canções, que o populacho berrava nas estalagens, entre gargalhadas e arrepios de medo.
III
Mas por onde andaria o burgomestre?
O seu cachimbo de porcelana, em cujo forno se via um Cupido de pernas trançadas, tocando flauta, foi encontrado à beira-rio. E apesar de todos os esforços, só conseguiram pescar um baú, que não tinha nada a ver com a coisa, e uma sereiazinha insignificante e nada bonita, uma sereiazinha de água doce, que nem sabia cantar e foi logo devolvida ao seu elemento.
Mas quando casava a filha do mestre-escola, encontrou-se dentro do bolo de noiva a dentadura postiça do burgomestre, o que deu azo a que desmaiassem, no ato, duas gerações inteiras de senhoras, e ao posterior suicídio do pasteleiro.
E a caixa de rapé do burgomestre, que era inconfundível e única, multiplicou-se estranhamente e começou a ser achada em todas as salas de espera desertas, pelos varredores verdes de terror, depois que era encerrado o expediente nas repartições públicas e começava a ouvir-se, na rua, o passo trôpego do acendedor de lampiões.
(Melhores poemas, 2005.)
¹burgomestre: prefeito.
²cornija: moldura sobreposta, formando saliências, que arremata a parte superior de uma parede, porta.
³alabardeiro: soldado armado de alabarda (antiga arma composta de longa haste, que é rematada por peça pontiaguda de ferro).
01. (FAMEMA 2023) O próprio título do poema antecipa seu caráter
- hermético.
- pedagógico.
- metalinguístico.
- argumentativo.
- narrativo.
02. (FAMEMA 2023) A presença do elemento onírico no poema de Mario Quintana revela a influência, sobretudo, da seguinte vanguarda europeia:
- Simbolismo.
- Cubismo.
- Expressionismo.
- Surrealismo.
- Futurismo.
03. (FAMEMA 2023) Ao se transpor o tr#echo “E ei-lo que disse, encarando o seu povo: ‘Eu sou o novo burgomestre!’” (4º parágrafo) para o discurso indireto, o termo sublinhado assume a seguinte forma:
- fora.
- foi.
- era.
- fosse.
- é.
04. (FAMEMA 2023) “apesar de todos os esforços, só conseguiram pescar um baú” (6º parágrafo)
Em relação à oração que o sucede, o tr#echo sublinhado expressa ideia de
- concessão.
- causa.
- consequência.
- condição.
- comparação.
05. (FAMEMA 2023) Verifica-se o emprego de palavra formada com prefixo que exprime ideia de negação em:
- “E os menestréis compuseram divertidas canções” (4º parágrafo).
- “uma sereiazinha de água doce, que nem sabia cantar e foi logo devolvida ao seu elemento” (6º parágrafo).
- “o velho mágico, que escreveu na casca as três palavras infalíveis” (4º parágrafo).
- “De repente, o leite talhou nos vasilhames” (1º parágrafo).
- “E amanheceu um enorme ovo” (4º parágrafo).
06. (FAMEMA 2023) “Foi chamado então o velho mágico” (4º parágrafo)
Ao se transpor esse tr#echo para a voz passiva sintética, a forma verbal resultante será:
- Chamou-se.
- Chamaram-se.
- Chamavam.
- Chamaram.
- Fora chamado.