Chimamanda Ngozi Adichie
Lista de 06 exercícios de Literatura com gabarito sobre o tema Chimamanda Ngozi Adichie com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Chimamanda Ngozi Adichie.
01. (Universidade de Fortaleza) Terceiro livro da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, originalmente publicado em 2009, No seu pescoço (The Thing Around Your Neck) nos apresenta um conjunto de instantâneos da diáspora nigeriana. Publicada cinco anos antes do êxito avassalador de Americanah (2013), os contos anunciam os temas que viriam a marcar a obra de Adichie, em particular, as tensões entre a vida em África e a vida na América; e também prenunciam o lugar central das suas narradoras, de um modo geral jovens mulheres afastadas da Nigéria em busca de uma educação e de melhores condições de vida; ou gente jovem tentando a sua sorte num limbo entre o futuro e a circunstância. Adichie é impiedosa na descrição da Nigéria do presente, facto realçado pelo seu estilo sem fogo de artifícios.A sua prosa tem o compasso de uma história antiga e a fluência sem constrangimento das páginas de diário de uma mulher segura de si. Lugar onde reina a arbitrariedade, a sua Lagos natal surge-nos no cruzamento entre dois polos – a família e o Estado – na qual as suas narradoras testemunham o vexame dos seus familiares às mãos do poder.
Djaimilia Pereira de Almeida – Quatro cinco um, setembro 2017, p.6-7
A resenha é um tipo de texto que serve para divulgar e apresentar uma obra que o(a) leitor(a) geralmente não leu ou não conhece. Ela pode, assim, atualizar o público leitor de modo breve sobre produções científicas, literárias, filmes etc., especialmente, recentes. Com relação à resenha sobre a obra da autora nigeriana, podese afirmar que é do tipo
- Descritivo.
- Narrativo.
- Crítico.
- Ficcional.
- Informativo.
02. (Universidade de Taubaté) Hibisco roxo é um romance de Chimamanda Ngozi Adichie, escritora nigeriana da contemporaneidade, bastante premiada. Feminista, ela apresenta, em sua literatura e em seus ensaios, preocupações políticas, sociais, educacionais e culturais densas.
Sobre o referido romance, assinale a alternativa INCORRETA.
- A narrativa traz a complexidade da formação psíquica e amorosa de uma adolescente.
- O avô da narradora é um encantador contador de histórias que se recusa a abandonar sua tradicional crença nigeriana.
- A obra registra a censura e a opressão política impostas no país.
- O sincretismo religioso, a partir das crenças nativas e do protestantismo, não se deu sem conflitos.
- A obra mostra os efeitos da colonização branca na África.
03. (FCC) Escritora nigeriana elenca sugestões feministas para educar crianças
A escritora nigeriana Chimamanda Adichie tornou-se uma das difusoras do movimento feminista desde seu discurso "Sejamos Todos Feministas", em 2015. Naquela época, Adichie já havia lançado quatro romances que a consagraram como expoente da literatura africana. Agora ela acaba de publicar o livro "Para Educar Crianças Feministas − Um Manifesto", em que propõe a ruptura do preconceito e da misoginia por meio da educação de novas gerações. No livro, ela acredita ter finalmente reunido o sumo de sua visão sobre a "doutrina".
Apesar do título, o livro não se dirige apenas a pais e mães, mas a "todos os que pensam no feminismo como uma palavra negativa e que associam o movimento a posições extremistas", explica a autora. "É minha maneira de dizer 'olhe por esse lado'. A questão da injustiça de gênero é que as coisas são feitas assim há tanto tempo que elas são vistas como normais."
Se o tema consolida parte do público que se vê representada por suas reflexões, implica também uma perda. Ela recordaque, em um evento na Nigéria, um homem lhe disse que deixara de gostar de sua obra quando ela começou a falar de feminismo."Há muita hostilidade à ideia de feminismo. O mundo é sexista e a misoginia é praticada tanto por homens quanto por mulheres",diz.
(Adaptado de: NOGUEIRA, Amanda. Folha de S. Paulo, 03/03/2017)
Não haverá prejuízo para a estrutura gramatical da frase Se o tema consolida parte do público que se vê representada por suas reflexões, implica também uma perda ao se substituírem os segmentos sublinhados, respectivamente, por
- Ainda que o tema viesse a consolidar − talvez constitua um agravo.
- Conquanto o tema consolide − acarreta, ao mesmo tempo, um ônus.
- Mesmo se o tema consolidasse − de onde adviria um prejuízo.
- Haja vista que o tema consolide − mesmo que também houvesse algum dano.
- Como o tema consolida − aonde alguma perda ainda haverá.
04. (UFSM) Chimamanda Ngozi Adichie (imagem acima) nasceu na Nigéria, em 1977, e suas obras foram traduzidas para mais de 30 países. Em sua literatura, como em “Meio Sol Amarelo” (2008), ela resgata a história da África numa perspectiva humana e feminista.
Acerca da história da Nigéria e do continente africano pós-colonial, contexto histórico da obra da escritora Adichie, é correto afirmar que
- a herança colonial preservou valores e a ancestralidade da cultura africana em um continente pacificado pelo domínio dos EUA a partir da introdução de valores civilizatórios dos homens brancos.
- a industrialização e urbanização foram provocadas pelo imperialismo francês na Nigéria a partir do processo de exploração colonial e introdução do capitalismo.
- houve a diminuição da migração de africanos para os países europeus e para os Estados Unidos no período pós-colonial, principalmente a partir da década de 1950.
- as mudanças da cultura africana foram influenciadas pela colonização inglesa, pela instabilidade política do período pós-colonial e pelas inúmeras guerras civis, como o conflito de Biafra.
- ocorreu o processo de homogeinização das etnias, bem como da religião cristã da Nigéria durante a colonização e também no período pós-colonial.
05. (Enem 2020) Finally, Aisha finished with her customer and asked what colour Ifemelu wanted for her hair attachments.
“Colour four.”
“Not good colour,” Aisha said promptly.
“That’s what I use.”
“It look dirty. You don’t want colour one?”
“Colour one is too black, it looks fake,” Ifemelu said, loosening her headwrap. “Sometimes I use colour two, but colour four is closest to my natural colour.”
Aisha shrugged, a haughty shrug, as though it was not her problem if her customer did not have good taste. She reached into a cupboard, brought out two packets of attachments, checked to make sure they
were both the same colour.
She touched Ifemelu’s hair. “Why you don’t have relaxer?”
“I like my hair the way God made it.”
“But how you comb it? Hard to comb,” Aisha said.
Ifemelu had brought her own comb. She gently combed her hair, dense, soft and tightly coiled, until it framed her head like a halo. “It’s not hard to comb if you moisturize it properly,” she said, slipping into the coaxing tone of the proselytizer that she used whenever she was trying to convince other black women about the merits of wearing their hair natural. Aisha snorted; she clearly could not understand why anybody would choose to suffer through combing natural hair, instead of simply relaxing it. She sectioned out Ifemelu’s hair, plucked a little attachment from the pile on the table and began deftly to twist.
ADICHIE, C. Americanah: A novel. New York: Archor Books, 2013.
A passagem do romance da escritora nigeriana traz um diálogo entre duas mulheres negras: a cabeleireira, Aisha, e a cliente, Ifemelu. O posicionamento da cliente é sustentado por argumentos que
- reforçam um padrão de beleza.
- retratam um conflito de gerações.
- revelam uma atitude de resistência.
- demonstram uma postura de imaturidade.
- evidenciam uma mudança de comportamento.
06. (UNICAMP) Em uma entrevista, a escritora nigeriana Ayobami Adebayo refletiu sobre os personagens principais (Yejide e Akin) e o contexto sociopolítico de seu romance Stay With Me.
While writing, I also started thinking about the middle class in Nigeria. When Yejide visits her mother-in-law, there’s a very low fence in front of their house. It’s barely a fence. When Yejide and Akin build their own house in the early nineties, they erect a fence that’s higher than the house. You can’t see inside. That was something I observed about architecture in Nigeria—that at some point, probably in the eighties and nineties, when things became quite turbulent and there was all of this insecurity, one of the ways the people who could afford to insulate themselves against what was going on did was to build higher fences, to use money as a shield in a sense. I wanted that political turbulence to play in the background.
(Adaptado de https://www.theparisreview.org/blog/2017/08/08/great-expectations -interview-ayobami-adebayo/. Acessado em 21/07/2020
Segundo a autora, as casas e as cercas na Nigéria representam
- o poder aquisitivo da classe média e sua tentativa de se distanciar da realidade política.
- a desigualdade social e seus impactos para a turbulência política enfatizada no romance.
- a tentativa da classe média de exercer um impacto na realidade política nos anos 1980 e 1990.
- a violência e a corrupção dos anos 1980 e 1990 e seus impactos nos personagens do romance.