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Ilíada e a Odisseia, de Homero

Lista de 06 exercícios de Literatura com gabarito sobre o tema Ilíada e a Odisseia, de Homero com questões de Vestibulares.


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01. (Unesp) A Ilíada, de Homero, data do século VIII a.C. e narra o último ano da Guerra de Troia, que teria oposto gregos e troianos alguns séculos antes. Não se sabe, no entanto, se esta guerra de fato ocorreu ou mesmo se Homero existiu. Diante disso, o procedimento usual dos estudiosos tem sido:

  1. desconsiderar os relatos atribuídos a Homero, pois não temos certeza de sua procedência, nem se eles nos contam a verdade sobre o passado grego.
  2. identificar na obra, apesar das dúvidas, características da sociedade grega antiga, como a valorização das guerras e a crença na interferência dos deuses na vida dos homens.
  3. desconfiar de Homero, pois ele era grego e assumiu a defesa de seu povo, abrindo mão da completa neutralidade que todo relato histórico deve ter.
  4. acreditar que a Guerra de Troia realmente aconteceu, pois Homero não poderia ter imaginado tantos detalhes e personagens tão complexos como os que aparecem no poema.
  5. descartar o uso da obra como fonte histórica, pois, mesmo que a guerra tenha ocorrido, a Ilíada é um relato literário e não foi escrita com rigor e precisão científica.

02. (FMABC) “A Ilíada e a Odisseia são, certamente, fruto de uma longa tradição oral em que os poetas (chamados aedos) declamavam os episódios da guerra de Troia e as aventuras de Odisseu. Esses relatos eram cantados acompanhados por música, e passados de geração em geração, tendo sofrido muitas alterações e adaptações. Só mais tarde, cerca de 550 a.C., os poemas foram escritos pela primeira vez.”

Marcelo Rede. A Grécia antiga. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 16.

A partir do texto e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que a Ilíada e a Odisseia são

  1. relatos que, à época, alimentavam a profunda rivalidade e os ininterruptos conflitos, hoje bastante estudados, entre gregos e troianos.
  2. fonte importante para os historiadores, pois acumulam informações sobre diferentes épocas e sobre o funcionamento da sociedade grega.
  3. registros sobre uma guerra decisiva, cuja precisão e veracidade podem ser confirmadas pela farta documentação hoje conhecida sobre Troia.
  4. poemas interessantes, mas inúteis para os historiadores, pois suas informações não são verdadeiras e suas bases não são científicas.

03. (Universidade de Gurupi) Leia o texto a seguir

Por mais que Helena desenvolva nas epopeias atividades associadas pelos gregos às suas esposas legítimas, como a tecelagem, o gerenciamento das criadas, a vinculação à roca, e receba por isso qualificações próprias do feminino, como “divina entre as mulheres”, ela age, inclusive, assumindo a condição de aedo, o que pode ser percebido no canto IV da Odisseia e no III da Ilíada, quando tece uma tapeçaria representativa dos conflitos entre helenos e troianos. Quando se espera das mulheres gregas o silêncio, Helena fala

LESSA, Fábio de Souza; MACIEL, Felipe Marques. A Helena épica sob a ótica do gênero. Hélade, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, out. 2018, p. 105. (Adaptado).

De acordo com o texto, a personagem da obra de Homero evidencia a possibilidade que as mulheres do período arcaico tinham de

  1. conquistar a salvaguarda familiar que garantia a elas a liberdade e a cidadania.
  2. romper as fronteiras culturais que impunham a elas a passividade e a reclusão.
  3. superar a barreira religiosa que dificultava a elas alcançar a santidade e a sacralidade.
  4. expandir as atividades domésticas que permitiam a elas realizar o comércio e o artesanato.

04. (UPE) Desde Homero, a poesia greco-romana traçou um padrão de qualidade, que se configura entre as grandes produções literárias do Ocidente. Sobre a produção poética do mundo clássico, analise as seguintes afirmações:

I. A poesia de Homero, exemplo de epopeia, serve como fonte para os primórdios da formação do povo grego.

II. A Odisséia pode ser interpretada, em especial a passagem do canto das sereias, como a afirmação do poder das elites, personificadas na figura do herói Ulisses.

III. A obra de Safo de Lesbos é marcada pelo erotismo, exaltando as figuras femininas.

IV. A Ilíada, poema que descreve a Guerra de Tróia, foi escrita por Parmênides, apesar de ser atribuída a Homero.

V. Aristóteles também se destacou na produção poética, com uma obra que teve forte influência nos escritos do poeta romano Petrônio, em especial no Satiricon.

Estão CORRETAS

  1. I, II e III.
  2. I, III e V.
  3. II, IV e V.
  4. I, II e IV.
  5. II, III e IV.

05. (Unesp) A Odisseia choca-se com a questão do passado. Para perscrutar o futuro e o passado, recorre-se geralmente ao adivinho. Inspirado pela musa, o adivinho vê o antes e o além: circula entre os deuses e entre os homens, não todos os homens, mas os heróis, preferencialmente mortos gloriosamente em combate. Ao celebrar aqueles que passaram, ele forja o passado, mas um passado sem duração, acabado.

(François Hartog. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo, 2015. Adaptado.)

O texto afirma que a obra de Homero

  1. questiona as ações heroicas dos povos fundadores da Grécia Antiga, pois se baseia na concepção filosófica de physis.
  2. valoriza os mitos em que os gregos acreditavam e que estão no fundamento das concepções modernas de tempo e história.
  3. é fundadora da ideia de história, pois concebe o passado como um tempo que prossegue no presente e ensina os homens a aprenderem com seus erros.
  4. identifica uma forma do pensamento mítico e uma visão de passado estranha à ideia de diálogo entre temporalidades, que caracteriza a história.
  5. desenvolve uma abordagem crítica do passado e uma reflexão de caráter racionalista, semelhantes à da filosofia pré-socrática.

06. (UEFS) Leia o trecho de Odisseia, poema grego composto no final do século VIII a.C.

Tenho uma serva velha, muito compreensiva,

que amamentou e criou o meu pobre marido,

recebendo-o nos braços no dia em que a mãe o deu à luz. [...]

Anda lá, ó sensata Euricleia, levanta-te agora:

lava os pés de quem tem a idade do teu amo.

(Homero. Odisseia, 2011.)

O trecho apresenta as palavras da rainha Penélope no momento da chegada de Ulisses ao palácio da ilha de Ítaca. Considerando o conteúdo do trecho e a organização social na Grécia Antiga, pode-se sustentar a

  1. predominância do poder político feminino nas cidades monárquicas.
  2. existência de relações escravistas no interior das famílias nobres.
  3. natureza pacífica das relações entre gregos e bárbaros.
  4. tendência à libertação dos escravos depois da Guerra de Troia.
  5. resistência passiva dos trabalhadores estrangeiros nos palácios dos reis.

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