Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Zoologia II

Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Zoologia II com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Zoologia II.

01. (UEA) Após uma coleta de exemplares em um ecossistema marinho costeiro, constatou-se a presença de um determinado ser vivo, que um pesquisador cogitou ser um animal com organização corporal bastante simples e de origem antiga, pertencente ao grupo dos poríferos.

Com base no método de investigação científica, o passo seguinte à hipótese levantada pelo pesquisador é

1. a realização de testes ou experimentos.
  2. a rejeição da hipótese.
  3. a análise dos resultados já obtidos.
  4. a confirmação da hipótese.
  5. a conclusão sobre a hipótese levantada.

02. (UFRGS) Os tunicados, tais como as ascídias, e os cefalocordados, tais como os anfioxos, são exemplos de

1. peixes ósseos.
  2. equinodermas.
  3. cordados não vertebrados.
  4. cnidários.
  5. urodelos.

03. (UFAM PSC) O Filo Arthropoda compreende um dos maiores grupos do Reino Animalia. Assinale a alternativa que representa animais que se enquadram neste grupo:

1. Pulgas, Lombrigas, Siris e Algas.
  2. Moscas, Minhocas, Formigas e Escorpiões.
  3. Besouros, Percevejos, Cupins e Lagostas.
  4. Águas-vivas, Aranhas, Baratas e Carrapatos.
  5. Caranguejos, Esponjas do Mar, Paramécios e Grilos.

04. (UEA) O caruncho do feijoeiro, Zabrotes subfasciatus, é um besouro cujo ciclo de vida varia consideravelmente em função da temperatura. Por volta de 32 ºC seu ciclo apresenta duração média de 25 dias, podendo chegar a 100 dias sob temperaturas em torno de 20 ºC. Após a postura e a eclosão dos ovos, as larvas penetram nos grãos para se alimentarem. Ao atingirem determinado tamanho, entram na fase de pupa, até finalmente emergirem como adultos reprodutivos que, curiosamente, não se alimentam.

O ciclo de vida desse inseto é

1. holometábolo, independentemente da temperatura.
  2. holometábolo, apenas quando a temperatura estiver entre 20 e 30 ºC.
  3. ametábolo, independentemente da temperatura.
  4. hemimetábolo, sob temperaturas em torno de 20 ºC.
  5. ametábolo, sob temperaturas em torno de 30 ºC.

05. (UECE) Durante seu desenvolvimento, os insetos passam por mudanças, através de um processo conhecido como metamorfose. Sobre o desenvolvimento desses animais, é correto afirmar que

1. gafanhotos são insetos hemimetábolos, pois apresentam processo incompleto de metamorfose.
  2. todos os insetos ametábolos precisam passar pela metamorfose para produzir seu exoesqueleto.
  3. moscas são classificadas como insetos holometábolos, pois seu desenvolvimento é marcado por poucas transformações até chegar à vida adulta.
  4. carrapatos e percevejos são insetos que sofrem metamorfose completa, assim como as borboletas.

06. (UFAM PSC) Analise as afirmativas a seguir sobre os modos de reprodução dos animais: I. Animais vivíparos são aqueles em que o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe. Há o desenvolvimento de uma placenta que fornece nutrientes e elimina os produtos nitrogenados tóxicos para o embrião.

II. Animais ovíparos são aqueles em que o embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo sem ligação com o corpo da mãe.

III. Animais ovovivíparos são aqueles em que o embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe, de modo que o ovo recebe proteção, mas o embrião não recebe nutrientes da mãe.

Com base nestas informações, assinale a alternativa CORRETA:

1. Todos os peixes apresentam modo de reprodução ovíparo.
  2. Cetáceos apresentam modo de reprodução ovovivíparo.
  3. Observa-se a evolução do modo reprodutivo quando observamos que os répteis são ovíparos e as aves, grupo evolutivamente mais próximo, são ovovivíparas.
  4. Monotremados são uma exceção quanto ao modo de reprodução, dentro da classe Mammalia, por serem animais ovíparos.
  5. Cnidários, apesar de pertencerem a um grupo basal, apresentam viviparidade.

07. (Mackenzie) Os insetos pertencem ao filo com maior número de espécies catalogadas. Esse grupo de animais está presente em muitos ambientes e possuem características que lhe concederam grande capacidade de adaptação. São características dos insetos:

1. corpo dividido em cefalotórax e abdome; excreção por glândulas coxais; respiração pulmotraqueal; sistema circulatório aberto.
  2. corpo dividido em cabeça e tronco; excreção por protonefrídeos, respiração traqueal; sistema circulatório fechado.
  3. corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; excreção por células flama; respiração branquial; sistema circulatório fechado.
  4. corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; excreção por túbulos de Malpighi; respiração traqueal; sistema circulatório aberto.
  5. corpo dividido em cefalotórax e abdome; excreção por túbulos de Malpighi; respiração pulmotraqueal; sistema circulatório fechado.

08. (UECE) Atente ao que se afirma a seguir sobre insetos:

I. Possuem aparelhos bucais diferentes, sempre adaptados ao seu hábito alimentar específico.

II. Suas asas são as estruturas morfológicas que os diferenciam de aracnídeos, ou seja, insetos são sempre animais voadores, enquanto aracnídeos são terrestres.

III. Nos insetos, circulação e respiração não estão relacionadas, pois o sangue não atua no transporte dos gases respiratórios, como ocorre em outros animais.

IV. É correto afirmar que suas antenas são estruturas sensitivas relacionadas à reprodução.

Está correto o que se afirma somente em

1. I, III e IV.
  2. I, II e IV.
  3. I, II e III.
  4. II, III e IV.

09. (UCPEL) Um artigo recente aponta a descoberta de quase 300 diferentes formas de vida oriundas da Ásia na costa leste dos EUA. Entre as espécies encontradas, mexilhões são os mais comuns, mas há também caranguejos, mariscos, anêmonas e estrelas do mar. Todas essas espécies foram introduzidas após um terremoto de força 9.1 na escala Richter que atingiu a costa do Japão em março de 2011 e provocou um forte tsunami. Além das consequências diretas do desastre natural, o tsunami foi responsável também por transportar diferentes espécies marinhas das águas japonesas para o mar dos Estados Unidos.

Carlton, J.T. et al. 2017. Tsunami-drivenrafting: Transoceanicspeciesdispersalandimplications for marine biogeography. Science, v. 357, n. 6358, set. 2017. DOI: 10.1126/science.aao1498

Sobre as espécies mencionadas podemos afirmar que:

1. os principais organismos introduzidos foram moluscos da classe Bivalvia. Os bivalves apresentam, dentre outras características, manto, corpo mole, redução extrema da cabeça e ausência de rádula.
  2. os moluscos citados são representantes da classe Gastropoda. Os gastrópodes são o grupo mais abundante de moluscos e apresentam também grande diversidade de hábitos alimentares, com espécies herbívoras, carnívoras e detritívoras.
  3. mariscos e mexilhões pertencem a classe Cefalopoda. Entre os cefalópodes existem representantes com concha externa, com concha interna reduzida e sem concha. Nesses animais, o pé também deu origem a outra estrutura, o funil, ou sifão, por onde o animal elimina jatos de água.
  4. as estrelas do mar pertencem a classe Asteroidea. As estrelas do mar apresentam características como corpo revestido por um exoesqueleto calcário, superfície externa revestida por espinhos e um sistema ambulacral responsável pela locomoção.
  5. as anêmonas são representantes da classe Anthozoa. As anêmonas, por serem cnidários, apresentam simetria radial, alternância de gerações com dois tipos de formas corporais – pólipos e medusas – e células urticantes denominadas de coanócitos.

10. (UENP) Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, os grupos de mamíferos que apresentam, cada um, as seguintes características: são ovíparos, têm marsúpio e têm placenta.

1. Eutheria; Metatheria; Prototheria.
  2. Metatheria; Eutheria; Prototheria
  3. Metatheria; Prototheria; Eutheria.
  4. Prototheria; Eutheria; Metatheria.
  5. Prototheria; Metatheria; Eutheria.

11. (PUC-RS) Considerando os filos da escala evolutiva zoológica, pode-se afirmar que _________ e _________ são simultaneamente celomados, protostômios e segmentados.

1. caracol-de-jardim – lombriga
  2. sanguessuga – mosca
  3. tênia – esponja-do-mar
  4. estrela-do-mar – cavalo

12. (UEFS) A sustentação do corpo é fundamental para que um animal possa interagir no seu hábitat e atuar em seu nicho ecológico. A minhoca é um organismo integrante do grupo dos anelídeos e apresenta sustentação corporal por intermédio de um esqueleto

1. calcário.
  2. quitinoso.
  3. ósseo.
  4. hidrostático.
  5. cartilaginoso.

13. (UEG) Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), acidentes por picadas de animais peçonhentos são um dos maiores problemas de saúde pública em países tropicais como o Brasil. Isso porque as ocorrências estão entre as principais intoxicações do público adulto jovem, entre 20 e 49 anos. No país, o maior número de acidentes registrado é com escorpiões, seguido por serpentes e aranhas.

Em Goiás, a grande incidência desse tipo de agravo pode ser notada no Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA), referência em doenças infectocontagiosas e dermatológicas. Os acidentes com animais peçonhentos representam o segundo maior número de atendimento no hospital, ficando atrás apenas das assistências a pacientes portadores do vírus HIV. Todavia, a grande maioria da população desconhece os procedimentos de socorro em casos de acidente com picada de animais peçonhentos.

Disponível em: <http://www.goiasagora.go.gov.br/saude-alerta-para-os-acidentes-com-animais-peconhentos>. Acesso em: 22 set. 2017.

Sobre a produção e o uso dos soros em acidentes por picadas de animais peçonhentos, verifica-se que

1. a escolha do soro e a quantidade independem do diagnóstico, visto que o soro antipeçonhento pode atingir um espectro humano maior para cada tipo de acidente, uma vez que antes de se administrá-lo é preciso avaliar se há manifestações clínicas que indiquem que o indivíduo foi picado por um animal peçonhento.
  2. os soros hiperimunes heterólogos produzidos para combater complicações nesses acidentes são medicamentos que contêm anticorpos produzidos por animais não-imunizados, utilizados para o tratamento de intoxicações causadas por venenos de animais, toxinas ou infecções por vírus e nematódeos.
  3. a validação experimental no processo de produção dos soros hiperimunes de cavalo não inviabiliza sua utilização, haja vista que a eliminação de diversos tipos de vírus, durante o fracionamento do plasma, não requer etapas mais específicas.
  4. o processo de produção do soro inicia-se com a manutenção da imunização de cavalos com antígenos não-específicos preparados com a mistura dos venenos de serpentes, aranhas, escorpiões e lagartas para produção dos soros hiperimunes.
  5. o plasma obtido pelas sangrias dos cavalos é submetido a uma sequência de processos físicos e químicos para a purificação das imunoglobulinas, com emprego de testes de qualidade em diversas fases da produção e para a liberação de cada lote produzido.

14. (UCS) Alguns invertebrados possuem nomes populares que, muitas vezes, acabam por confundir suas próprias classificações. Um exemplo é o Límulo (Limulus polyphemus), popularmente conhecido como caranguejoferradura. Trata-se de um quelicerado e não de um crustáceo.

Sobre a organização corporal e a classificação dos quelicerados e dos crustáceos, é correto afirmar que

1. os quelicerados possuem um par de quelíceras e o corpo dividido em prossomo e opistossomo.
  2. os quelicerados, diferentemente dos crustáceos, possuem somente um par de antenas.
  3. os crustáceos apresentam o corpo dividido em três tagmas: a cabeça, o tórax e o abdômen
  4. o quelicerado tatuzinho-de-jardim, assim como o Límulo, também tem o nome popular por sua semelhança com o mamífero tatu.
  5. outros exemplos de quelicerados são os ácaros, as pulgas, os percevejos, as aranhas e os escorpiões.

15. (UERJ) Os primeiros artrópodes eram animais marinhos. Ao longo do processo evolutivo, alguns membros desse grupo sofreram transformações que possibilitaram a eles a conquista do meio terrestre.

Uma transformação que contribuiu para a permanência destes artrópodes nesse ambiente seco foi:

1. circulação aberta
  2. respiração traqueal