Herpes
Lista de 05 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Herpes com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Herpes.
01. (UECE) O herpes simples é uma infecção causada por vírus, que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas que surgem agrupadas principalmente nos lábios e nos genitais, podendo aparecer também em qualquer outra parte do corpo. É uma doença desagradável, pois seus sintomas incluem coceira, ardor, pontadas e formigamento, e seu tratamento é feito com antivirais que aliviam as crises. Em relação a essa doença, assinale a proposição verdadeira.
- Apesar de se manifestar na pele, as lesões produzidas deixam diversas sequelas gravíssimas em outros órgãos.
- É uma doença contagiosa, transmitida por contato direto, porém quando o tratamento é bem feito, a cura se dá em poucos dias e o paciente nunca mais apresenta seus sintomas característicos.
- O vírus do herpes simples se encontra no esperma e por isso, relações sexuais devem ser evitadas durante as crises.
- O herpes labial é transmitido quando existe contato direto com a lesão atingida, portanto, durante os dias em que as bolhas estiverem expostas, não é aconselhável beijar na boca, nem compartilhar copos e talheres.
02. (EMESCAM) O herpes labial provoca bolhas ou feridas na boca, que geralmente surgem ligeiramente abaixo do lábio e que provocam coceira e dor na região onde surge. O herpes labial é uma doença altamente contagiosa que se pega através do contato direto com as bolhas ou feridas com líquido, como pode acontecer durante o beijo, ou pela a utilização de objetos usados por outra pessoa que tenha herpes como copo, talheres ou toalha.
Disponível em: https://www.tuasaude.com/herpes-na-boca/. Acesso em: 21 out. 2018.
Sobre o agente etiológico dessa patologia, assinale a alternativa correta.
- Pode ser transmitido por vetores artrópodes.
- É um organismo que possui parede de peptidoglicano.
- É um ser que possui um só tipo de ácido nucleico.
- Apresenta fermentação como meio de obtenção de energia.
03. (PUC-PR) Vírus do herpes deixa a célula hospedeira intacta, mas pode infectar células vizinhas sem passar pelo meio extracelular. Esse vírus promove a fusão das membranas plasmáticas, formando-se células gigantes multinucleadas. Posteriormente, essas células reconstituem suas membranas e se separam voltando a forma original. Isso explica por que o herpes é uma doença que se prolonga, com períodos de melhora e recaída, apesar do elevado teor de anticorpos nos doentes.
Fonte: CARNEIRO.J, JUNQUEIRA.C.L. Biologia Celular e Molecular. 8º edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. P.308.
A melhor explicação que justifica a estratégia desses vírus, dificultando sua inativação pelos anticorpos é que:
- Com a passagem de célula a célula, os vírus não entram em contato com os fluidos extracelulares onde se encontram anticorpos.
- A adesão de uma célula a outra impede a entrada de anticorpos no interior das células.
- As células aderidas criam uma barreira totalmente impermeável.
- As junções comunicantes entre as células formadas, como os plasmodesmos, garantem aos vírus uma possibilidade de “fuga” dos anticorpos.
- A fusão das membranas das células atacadas pelos vírus causadores da herpes impedem a leitura do material genético inibindo inativação dos vírus pelos anticorpos.
04. (FMO) A herpes labial é uma doença causada por um vírus com DNA dupla hélice, que geralmente se multiplica no núcleo de células epiteliais, provocando feridas na boca. Considerando esta descrição, pode-se concluir que este vírus:
- ao penetrar na célula, utiliza os ribossomos para síntese de proteínas virais.
- desenvolve um ciclo lítico, permanecendo latente por longos períodos.
- possui capsídeo de constituição fosfolipídica extraída da membrana celular.
- desenvolve ciclo lisogênico, levando à lise das células infectadas.
- utiliza informação genética do DNA celular, traduzida em proteínas virais.
05. (EBMSP) O aciclovir é um agente antiviral que atua bloqueando os mecanismos de replicação do vírus. O trifosfato de aciclovir age como inibidor de substrato para o DNA polimerase específico do herpes, impedindo a síntese do DNA viral, sem afetar os processos celulares normais.
Considerando-se os conhecimentos sobre os vírus e as doenças por eles desencadeadas, é correto afirmar:
- Uma vacina eficiente deve ser capaz de promover a proliferação de anticorpos que protejam o organismo da contaminação viral.
- Um medicamento semelhante ao aciclovir pode ser usado para controlar a infecção por um retrovírus.
- Os retrovírus se caracterizam por apresentar o genoma de DNA e a enzima transcriptase reversa.
- Os vírus não são considerados seres vivos porque não apresentam material genético próprio.
- O HIV é um vírus que se caracteriza por apresentar uma fita simples de DNA.