Nêurula
Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Nêurula com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Nêurula.
01. (URCA) Uma das principais etapas do desenvolvimento embrionário é a neurulação, processo em que a placa neural e pregas neurais são formadas e ocorre o fechamento do tubo neural. A respeito deste processo, podemos afirmar:
02) A neurulação é a etapa onde ocorre a formação de estruturas que vão originar o Sistema Nervoso Central;
04) A placa neural se forma no endoderma e invagina para o mesoderma extraembrionário, formando um tubo que só se fecha no final da gestação;
08) As cristas neurais originam o Sistema Nervoso Central;
16) O endoderma origina estruturas como revestimento interno do intestino, tireoide, pâncreas, trato respiratório e bexiga urinária;
32) As células do ectoderma se multiplicam e recobrem a placa neural. O somatório da(s) alternativa(s) corretas:
- 50
- 12
- 20
- 18
- 34
02. (UEA)
A fase embrionária ilustrada na figura apresenta
- tubo neural dorsal que, no animal desenvolvido, formará o encéfalo e a medula espinhal.
- quatro tecidos embrionários que, no animal desenvolvido, formarão o esqueleto ósseo.
- pseudoceloma que, no animal desenvolvido, formará a cavidade abdominal.
- notocorda que, no animal desenvolvido, formará a coluna vertebral.
- arquêntero que, no animal desenvolvido, formará a cavidade gastrovascular.
03. (UniNassau) O esquema a seguir mostra o estágio de nêurula do desenvolvimento embrionário:
Os tecidos indicados pelos números representam os tecidos embrionários. Qual alternativa a seguir relaciona corretamente um deles com um tecido adulto que ele dará origem?
- 1 – Mesoderma – tecido muscular
- 2 – Endoderma – tecido epitelial
- 3 – Mesoderma – tecido cartilaginoso
- 1 – Endoderma – tecido nervoso
- 2 – Ectoderma – tecido adiposo
04. (UECE) Quanto à neurulação, marque a opção que corretamente relaciona estrutura e função nesse processo de organização.
- O tubo neural é originado das invaginações do mesoderma e dará origem aos elementos do sistema nervoso.
- O notocorda surge da propagação de células do endoderma, localizadas no teto do intestino primitivo no embrião da maioria dos animais, tendo a função de sustentação para o corpo e, nos vertebrados, é a base para a formação da coluna vertebral.
- O celoma é originado a partir do ectoderma e, nos animais ditos celomados, servirá como cavidade que alojará diversos órgãos.
- O arquêntero surge ainda na fase de blástula e, nos animais, formará a cavidade digestiva.
05. (PUC-SP) Observe atentamente a ilustração a seguir, que representa diversos estágios do desenvolvimento de um sapo.
Na ilustração acima, segmentação, neurulação e gametogênese ocorrem, respectivamente, nas etapas representadas pelos algarismos
- I, III e V.
- V, VI e I.
- II, III e IV.
- II, IV e VI.
06. (UPE) Na maioria das espécies, no estágio de gástrula, os blastômeros se diferenciam nos folhetos germinativos, que irão formar todos os tecidos corporais, dando início à organogênese, cuja fase inicial é a neurulação.
Observe os quadros da figura a seguir:
- O quadro 1 apresenta tecidos derivados do ectoderma. Todos os tecidos mostrados foram formados a partir do tubo neural que percorre todo o ventre do embrião.
- O quadro 1 apresenta tecidos derivados do ectoderma, mesoderma e endoderma, originando, respectivamente, a epiderme e as estruturas associadas a ela, o sistema nervoso e os ossos.
- O quadro 2 apresenta tecidos derivados do mesoderma diferenciado em epímero, mesômero e hipômero. O epímero forma os somitos responsáveis pela formação da musculatura esquelética.
- O quadro 2 apresenta tecidos derivados do mesoderma, do qual o mesômero faz parte e dá origem a vasos sanguíneos, coração e sangue e do endoderma, representado pelos vasos linfáticos.
- O quadro 3 apresenta tecidos derivados do ectoderma, mesoderma e endoderma, representados, respectivamente, por tubo digestório, pulmão e rins.
07. (UEFS) Durante o desenvolvimento embrionário de uma ave, ocorreu uma mutação gênica que foi transmitida a todas as células do folheto embrionário indicado pela seta na figura.
Ao final da neurulação, o gene mutante estará presente em todas as células
- da placa neural.
- do revestimento externo da nêurula.
- da notocorda.
- do tubo neural.
- do revestimento interno do arquêntero.
08. (EMESCAM) Durante o desenvolvimento do sistema nervoso na espécie humana, o embrião apresenta, na região dorsal, o sulco neural, induzido pela presença da notocorda, o qual se fecha originando o tubo neural. O tubo neural pode apresentar um defeito no seu fechamento (DFTN) nas suas extremidades anterior (rostral) ou posterior (caudal). Quando o DFTN ocorre na região caudal, o concepto pode nascer com uma anomalia congênita denominada spina bifida (espinha bífida).
Uma das causas que predispõe o surgimento desta anomalia é a deficiência, durante o primeiro trimestre da gravidez, da vitamina
- B12.
- ácido fólico.
- C.
- B6.
- E.
09. (Unit-SE) Cientificamente define-se anencefalia como uma malformação decorrente do não fechamento do neuroporo anterior do tubo neural do embrião, causando a ausência ou formação defeituosa dos hemisférios cerebrais.
(CIENTIFICAMENTE..., 2014).
É correto afirmar que malformações no sistema nervoso estão relacionadas com problemas no desenvolvimento embrionário
- do celoma.
- da ectoderme.
- da endoderme.
- da mesoderme.
- do arquênteron.
10. (EMESCAM) A partir do final da 3a semana, um embrião humano em desenvolvimento apresenta, ao longo do dorso e lateralmente ao tubo neural e à notocorda, blocos de células derivados do mesoderma que, ao sofrer diferenciação, originarão três componentes básicos do embrião: esclerótomo, miótomo e dermátomo.
Esses blocos de células são denominados
- somitos.
- celoma.
- hipômero
- mesômero
- arquêntero