Aquecimento Global
Lista de 06 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Aquecimento Global com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Aquecimento Global.
1. (PUC-RJ) O aquecimento global é considerado por inúmeros cientistas como um fenômeno provocado pelo homem em função do desequilíbrio causado no ciclo do carbono.
Considerando que esses cientistas estejam certos, é correto afirmar que:
- Mecanismos que aumentam o sequestro de carbono por organismos autotróficos reduzem a disponibilidade do monóxido de carbono na atmosfera, contribuindo para a diminuição do efeito estufa.
- A liberação do gás carbônico na atmosfera em decorrência de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, é feita a uma velocidade muito maior do que sua assimilação pela fotossíntese.
- O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera está sendo provocado, principalmente, pela diminuição no sequestro do carbono pelos organismos fotossintetizantes.
- As queimadas florestais são a principal causa do aquecimento global.
- Os países pobres, em geral, contribuem mais para o aquecimento global que os países ricos.
2. (PUC-RIO) Nos últimos anos, observa-se um aumento crescente do percentual de CO2 na atmosfera.
Entre outros efeitos, o excesso de CO2 pode contribuir para:
- resfriamento global.
- diminuição da fotossíntese.
- aumento da camada de ozônio.
- aquecimento global.
- diminuição da camada de ozônio.
3. (PUC-PR) Segundo o cientista da NASA James Hansen, a temperatura da Terra alcançou, nos últimos 30 anos, uma rápida ascensão de cerca de 0,2 graus Celsius, fenômeno este que jamais havia ocorrido dede que acabou a era glacial, há 12 mil anos. Tal aquecimento se explica, conforme o cientista, pelo aumento de emissão de gases estufa.
São consequências do fenômeno de aquecimento global:
I - Devastação das florestas e savanas.
II - Redução do volume das geleiras alpinas e das calotas glaciais.
III - Maior possibilidade de formações de tempestades e ciclones, tanto no Atlântico Norte como no Atlântico Sul.
IV - Redução da acidez das chuvas.
V - Transgressão marinha sobre parte das faixas costeiras.
VI - Rebaixamento do nível dos oceanos e consequente expansão das áreas litorâneas.
VII - Aumento do risco de degradação dos ecossistemas coralíneos.
A resposta que apresenta apenas as consequências do fenômeno é:
- II, III, V e VII, apenas.
- I, II, III, IV, VI e VII.
- I, III, IV, e VI, apenas.
- II, IV, VI e VII, apenas.
- II, III e VI, apenas.
04. (UNESP) Especula-se que o aquecimento global esteja interferindo nos recifes de corais australianos. Cerca de 13% do recife reduziu desde 1990. O excesso de gás carbônico produzido por atividades humanas pode:
- reduzir a camada de ozônio e intensificar a entrada de raios UV nos oceanos. Esses raios devem causar danos nas células dos corais e provocar a morte deles.
- intensificar a eutrofização nos oceanos e diminuir a taxa de gás oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte dos corais.
- reagir com gases sulfídricos e formar a chuva ácida. Amudança no pH da água provoca a destruição dos endoesqueletos dos corais.
- ser absorvido pelos oceanos e formar o ácido carbônico, que pode dissolver o esqueleto dos corais. Isso ocasionará a perda da sustentação do animal.
- aumentar a temperatura da água e, com isso, as células do animal começam a se desintegrar e não conseguem manter o esqueleto de fosfato de cálcio resistente.
05. (FUVEST) A recente descoberta de uma vasta região de mar descongelado no Pólo Norte é um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situação, alguns países industrializados elaboraram uma carta de intenções em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos, como uma estratégia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratégia baseia-se na hipótese de que o aumento das áreas de floresta promoverá maior
- liberação de gás oxigênio, com aumento da camada de ozônio e redução da radiação ultravioleta.
- retenção do carbono na matéria orgânica das árvores, com diminuição do gás carbônico atmosférico responsável pelo efeito estufa.
- disponibilidade de combustíveis renováveis e, conseqüentemente, menor queima de combustíveis fósseis, que liberam CFC (clorofluorcarbono).
- absorção de CFC, gás responsável pela destruição da camada de ozônio.
- sombreamento do solo, com resfriamento da superfície terrestre.
06. (PUCRS) Em outubro passado, cientistas revelaram que o aquecimento médio global cresceu num índice superior às expectativas. No dia 13 de dezembro de 2000, os jornais publicaram que o Rio Grande do Sul bateu seu recorde de consumo de energia devido às altas temperaturas registradas.
O aumento da temperatura mundial referido no texto somente NÃO poderia ser explicado
- pelo efeito estufa.
- pelo aumento na emissão de CO2.
- pelo aumento das reservas de petróleo.
- pelas queimadas das áreas vegetais.
- pelos buracos na camada de ozônio.