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Hormônios Vegetais ou Fitormônios

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Hormônios Vegetais ou Fitormônios com questões de Vestibulares.






01. (UECE) O hormônio vegetal volátil responsável pela maturação dos frutos é denominado de

  1. giberelina.
  2. citocinina.
  3. etileno.
  4. ácido abscísico.

02. (Unimontes) Em um cesto de frutas aptas para o consumo, foi colocada uma única fruta apodrecida. Após três dias, todas as outras frutas também estavam apodrecidas. Analise as afirmativas a seguir e assinale a que MELHOR EXPLICA o evento ocorrido.

  1. Ocorreu uma proliferação bacteriana nos frutos saudáveis pela presença da fruta apodrecida.
  2. O hormônio vegetal etileno é gasoso e provocou o amadurecimento das outras frutas.
  3. A fruta apodrecida acelerou a produção do hormônio giberelina pelos frutos saudáveis.
  4. O apodrecimento das outras frutas deve-se à presença de esporos de fungos na atmosfera.

03. (PUC-RS) Hormônios vegetais são substâncias que atuam no desenvolvimento de plantas. Muitas dessas substâncias são utilizadas na indústria do cultivo vegetal para fins comerciais. Sobre esses hormônios, podese afirmar que

  1. as giberelinas estimulam mitoses principalmente em raízes.
  2. o ácido abscísico estimula o crescimento das plantas no inverno.
  3. o eteno tem átomos de carbono em geometria trigonal piramidal.
  4. as auxinas atuam especialmente na dominância apical e no alongamento do caule.

04. (URCA) O hormônio vegetal que promove a germinação de sementes e o desenvolvimento de brotos, estimula o alongamento do caule e das folhas, a floração e o desenvolvimento dos frutos é denominado:

  1. Auxina
  2. giberelina
  3. citocinina
  4. Ácido abscísico
  5. Etileno

05. (UDESC) A luminosidade é um fator de grande influência no crescimento dos caules pois, normalmente, eles têm um crescimento em direção à luz, o chamado fototropismo positivo.

Assinale a alternativa que contém o nome do principal hormônio vegetal envolvido no fototropismo positivo dos caules.

  1. noradrenalina
  2. citosina
  3. giberilinas
  4. auxina
  5. etileno

06. (Cesgranrio) O jardineiro de uma empresa de paisagismo foi contratado para fazer um projeto que utilizará vários arbustos de pequeno porte para montar uma pequena cerca viva. Ele sabe que precisa podar as pontas dos caules para que o arbusto se ramifique lateralmente e fique frondoso. Esse fenômeno se deve à perda da dominância apical exercida por um hormônio que deixa de atuar quando as extremidades do caule são podadas e permite que as gemas laterais se desenvolvam.

O hormônio responsável pela dominância apical é denominado

  1. etileno
  2. citocinina
  3. auxina
  4. ácido abscísico
  5. giberelina

07. (UDESC) Complete as lacunas.

________ são hormônios vegetais relacionados à regulação do crescimento das plantas. Quando estimulados iniciam a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, proporcionando movimentos vegetais como __________. Artificialmente, é possível produzir _________ por meio da aplicação de ácido indolilacético diretamente nos ovários para se obter uvas, melancias e tomates, sem sementes.

Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto, corretamente.

  1. Auxinas, hidrotopismo, frutos simples baga
  2. Auxinas, geotropismo, frutos partenocárpicos
  3. Etilenos, tigmotropismo, frutos simples drupa
  4. Giberelinas, geotropismo, frutos agregados
  5. Etilenos, hidrotropismo, frutos partenocárpicos

08. (UFVJM) Ao comer uma banana sem que esta esteja com o grau de maturação completo fica aquele aperto na boca. Para acelerar essa maturação, as pessoas colocam essas frutas em um recipiente fechado. Isso porque, durante o processo de maturação, as bananas liberam o gás etileno que funciona como um hormônio, participando desse processo.

Ao colocar as bananas em um recipiente fechado o processo de maturação é acelerado, pois

  1. diminui-se a pressão sob as espécies gasosas de etileno.
  2. aumenta-se a superfície de contato entre as espécies reagentes.
  3. favorece a reação de fotossíntese pela maior concentração de gás carbônico.
  4. retém-se o etileno, aumentando sua concentração e consequentemente as reações de maturação.

09. (UNEMAT) Assim como os diferentes grupos de organismos, os vegetais produzem substâncias que atuam em quantidades muito reduzidas, que, em regiões específicas denominadas células alvo, regulam diferentes processos nas plantas. Tais substâncias são denominadas de fitormônios e atuam na divisão, crescimento, metabolismo e diferenciação celular.

Com relação aos hormônios vegetais, assinale a alternativa correta.

  1. As giberilinas atuam principalmente no crescimento das raízes, estimulando a coifa a produzir pelos radiculares em raízes pivotantes.
  2. As auxinas atuam na inibição de gemas apicais, retardando o alongamento das células apicais na presença de luz, evento conhecido como estiolação.
  3. O geotropismo depende das citocininas e ocorre quando uma planta direciona o crescimento de sua gema apical em direção à incidência de luz solar.
  4. O etileno é uma substância gasosa que atua no amadurecimento das frutas, assim, o hormônio é utilizado de forma controlada para permitir o amadurecimento de frutas destinadas ao mercado.
  5. As insulinas aumentam a produção de amido nas folhas amareladas, como as folhas do gramado que ficam amareladas quando encobertas.

10. (UCPEL) Um dos hormônios vegetais ou fitormônios, produzido nas folhas, caule e coifa e difundido por meio dos vasos condutores de seiva, tem como funções inibir o crescimento, promover a dormência das gemas e sementes, induzir o envelhecimento das folhas e do fechamento dos estômatos, é conhecido com o nome de

  1. Citonina.
  2. Auxinas.
  3. Giberelina.
  4. Ácido abscísico.
  5. Etileno.

11. (URCA) O fruto amadurece, as paredes celulares se alongam e as células vegetais se dividem, e o caule cresce para cima e as raízes crescem para baixo. Essas ações fisiológicas que ocorrem nas plantas são direcionadas respectivamente pelas substâncias:

  1. Giberelinas, auxinas, e citocininas
  2. Etileno, giberelinas e ácido fólico
  3. Ácido fólico, etileno e auxinas
  4. Etileno, citocininas e giberelinas
  5. Etileno, citocininas e auxinas

12. (UCS) O Brasil é um grande exportador de frutos. Um dos problemas dessa exportação é que alguns tipos de frutos não podem ser transportados maduros; assim eles chegam verdes ao seu destino. Antes da comercialização, no entanto, os importadores podem utilizar um artifício para o amadurecimento desses frutos, que consiste na aplicação do seguinte produto:

  1. Etileno, substância gasosa, que ocorre naturalmente nas plantas.
  2. Auxina, hormônio vegetal que controla o crescimento e o desenvolvimento.
  3. Giberelina, hormônio promotor do crescimento de caule e de folhas.
  4. Ácido abscísico, presente naturalmente nas sementes e nos frutos.
  5. Citoquinina, promotor de divisão celular.

13. (UECE) Quando Fitting, em 1909, usou o termo para descrever o fenômeno de senescência induzida pela fertilização da flor em orquídeas, o conceito de hormônio surgiu no contexto das plantas. O uso desse termo foi consolidado pelos trabalhos feitos com fototropismo na época da descoberta das auxinas. O botânico alemão Julius Von Sachs (1897) já havia postulada que as plantas produziam determinadas substâncias responsáveis pela formação de órgãos, tais como raízes e flores. Tal conceito foi recentemente desenvolvido pelo grupo do professor Leubner Metzger da Albert Ludwigs University, na Alemanha. O conceito atual inclui a função dos hormônios como mensageiros químicos na comunicação entre células, tecidos e órgãos das plantas superiores.

(Os Hormônios Vegetais, Lourdes Isabel Velho do Amaral, 2010).

No que diz respeito aos hormônios das plantas, assinale a afirmação INCORRETA.

  1. As auxinas apresentam uma gama enorme de efeitos fisiológicos, mas sua marca típica é o envolvimento no alongamento celular e sua interação sinergética com histonas na regulação do processo de divisão celular.
  2. As giberelinas (GAs) regulam a mobilização de reservas em grãos de cereais e transformam anões genéticos de milho, ervilha e arroz em plantas de altura normal.
  3. O ácido abscísico (ABA) está envolvido na regulação do fechamento estomático, na adaptação a vários estresses e na indução de estruturas dormentes, como gemas de inverno de árvores decíduas da região temperada. A embriogênese e a maturação da semente, inclusive a síntese de proteínas de reserva, também são mecanismos regulados por ABA.
  4. O etileno foi descoberto por seu efeito no crescimento de plântulas e no amadurecimento de frutos. Esse hormônio regula várias respostas nos vegetais, tais como germinação, expansão celular, diferenciação celular, florescimento, senescência e abscisão, embora sua ação dependa do estágio de maturação.

14. (EMESCAM) Alguns fruticultores armazenam os produtos das suas colheitas em ambientes onde ocorre a queima de querosene ou serragem, que libera no ar uma substância que estimula o amadurecimento dos frutos.

  1. liauxina.
  2. citocinina.
  3. giberelina.
  4. ácido abscísico.
  5. etileno.

15. (URCA) Os hormônios vegetais (ou fitormônios) atuam sobre o crescimento e o desenvolvimento das plantas.

Local de Produção do Hormônio vegetal

1. No ápice caulinar, em folhas e em sementes em desenvolvimento.

2. Em meristemas, folhas jovens, sementes imaturas e frutos.

3. Raízes

Efeito do Hormônio vegetal sobre a planta

a) Estimulam a divisão e a diferenciação celular, a diferenciação e o crescimento de raízes; induzem o desenvolvimento de gemas laterais e retardam o envelhecimento da planta.

b) Crescimento do caule e da raiz; tropismo; dominância apical; produção de raízes adventícias; formação de frutos e abscisão.

c) Estimulam o alongamento e a divisão celular; promovem alongamento caulinar, germinação de sementes, crescimento de folhas, produção de flores e frutos.

Considerando a tabela acima, assinale a alternativa que associa o local de produção ao efeito do hormônio vegetal sobre a planta ocasionado pelas auxinas, giberalinas e citosinas, respectivamente.

  1. 1a – 2b – 3c
  2. 1b – 2a – 3c
  3. 1c – 2b – 3a
  4. 1b – 2c – 3a
  5. 1c – 2a – 3b

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