Transgênicos
Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Transgênicos com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Transgênicos.
(Fuvest) Uma variedade de milho (Milho Bt) foi modificada com a inserção de genes da bactéria Bacillus thuringiensis, que produzem proteínas Cry, tóxicas para insetos como as lagartas que atacam as lavouras. Essas proteínas bloqueiam o trato digestório dos insetos, levando-os à morte.
Em aves e mamíferos que também se alimentam de milho, as proteínas Cry são inativadas durante a digestão ácida, perdendo sua ação sobre esses animais.
A alternativa que indica corretamente um aspecto positivo e um negativo dos efeitos desta modificação genética do milho para o ser humano é:
02. (Universidade de Vassouras) A vitamina A é um nutriente essencial para os humanos e sua carência causa cegueira e enfraquecimento do sistema imunológico. Considerando que o arroz é fonte de pro-vitamina A e um alimento ingerido por quase metade da população mundial, cientistas desenvolveram um tipo transgênico de arroz, chamado de arroz dourado.
A substância que deve estar presente em grande quantidade nos grãos do arroz dourado para que esse alimento seja uma fonte eficiente de vitamina A é:
- folato
- calciferol
- cobalamina
- betacaroteno
03. (EBMSP) A imagem ilustra algumas etapas de um procedimento em engenharia genética para a formação de células geneticamente modificadas.
Com base nessas informações e no conhecimento sobre tecnologia do DNA recombinante, é correto afirmar:
- O procedimento utiliza enzimas de restrição para sequenciar plasmídeos no intuito de corrigir determinados genes humanos defeituosos.
- No experimento são produzidas bactérias transgênicas a partir da inserção de DNA recombinante com a presença do gene humano de interesse.
- As bactérias geneticamente modificadas receberam fragmentos de plasmídeos provenientes do material genético de células humanas selecionadas.
- Durante o procedimento, as enzimas ligantes e as de restrição editam um fragmento de DNA de uma bactéria que passa a viver dentro de uma célula humana transgênica.
- O procedimento utiliza células humanas geneticamente modificadas.
04. (IFPR) O surgimento dos transgênicos ocorreu principalmente devido:
- Apenas a mera curiosidade dos cientistas.
- A necessidade de aumentar a produção de alimentos.
- A necessidade de produzir menos alimentos e aumentar de área cultivada.
- O incentivo evidente em proteger a vida humana e dos organismos vivos.
- As medidas indiscutíveis de proteção do meio ambiente.
05. (EMESCAM) São considerados vegetais e animais transgênicos aqueles que
- foram modificados por biotecnologia aplicável, que se caracteriza pela inserção de genes oriundos de outros organismos ao genoma que se deseja modificar.
- surgiram por intermédio de mutações cujo genoma foi alterado por processos como radiação, visando o desenvolvimento de características específicas.
- passaram por um processo de clonagem, no qual sofreram transplante de órgãos, em experimentos específicos, com a finalidade de obtenção de fenótipos diferentes.
- tiveram o seu genoma alterado por variações climáticas severas, que provocaram a deleção de genes, ocasionando alterações dos respectivos fenótipos.
- tiveram o seu genótipo alterado, mediante a ação de fenômenos físicos ou biológicos, mas não transmitem as alterações fenotípicas sofridas aos seus descendentes.
06. (UERJ) Em algumas plantas transgênicas, é possível bloquear a produção de um determinado fito-hormônio capaz de acelerar a maturação dos frutos.
Com o objetivo de transportar frutos transgênicos por longas distâncias, sem grandes danos, o fitohormônio cuja produção deve ser bloqueada é denominado:
- etileno
- giberelina
- ácido abscísico
- ácido indolacético
07. (PUC-RS) As plantas geneticamente alteradas, cultivadas nos últimos 10 anos, têm trazido resultados espetaculares, embora de forma localizada. Culturas como a soja, o algodão, o milho e a colza transgênicas ocupam cerca de 120 milhões de hectares no mundo.
Quanto a esse fato, é correto afirmar:
- No Brasil, esse tipo de produção continua sendo proibido, e os agricultores que insistem em produzir utilizando essa prática sofrem desgastes com a justiça.
- A produção de transgênicos permitiu a erradicação da subnutrição em muitos países pobres do mundo.
- O maior objetivo deste cultivo é fazer frente à escassa quantidade de terras cultiváveis no mundo.
- Países como a Índia e a China são desfavoráveis a esse tipo de produção, por entenderem que ela provoca o êxodo rural.
- Os principais debates que se referem à produção dos transgênicos estão pautados no controle e na gestão dos riscos biotecnológicos que podem afetar a humanidade.
08. (ACAFE) Sobre o estágio atual da agricultura e o desenvolvimento e a utilização de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e Transgênicos, assinale as alternativas corretas.
I - Todos os transgênicos são OGMs, assim como todos OGMs passam por transgenia.
ll - Nas últimas décadas, a biotecnologia introduziu a seleção e o cruzamento de características genéticas de espécies. Até então, isso nunca havia sido realizado.
lll - Os críticos aos transgênicos apontam a perda de variedades de alimentos e o impacto aos ecossistemas como questões negativas ao seu uso, além de dependência tecnológica a determinadas empresas.
lV - Em números totais, o Brasil é um dos países que mais utilizam sementes transgênicas para sua produção, superando a maioria dos países desenvolvidos.
V - Os defensores dos OGMs apontam que eles propiciam aumento de produtividade e redução de agrotóxicos.
Está correto o que se afirma em:
- III - IV - V
- II - III - IV
- I - II - IV - V
- I - II - III - IV
09. (Faculdade De Ciências Médicas da Santa Casa-SP) Analise as afirmações que indicam a formação de dois organismos transgênicos, obtidos por técnicas semelhantes, utilizando-se enzimas de restrição, ligases e células dos respectivos seres vivos.
I. Uma bactéria recebe, em seu cromossomo, um gene humano que tem informação para a síntese de insulina.
II. Um zigoto de uma cabra recebe um gene humano que tem informação para a síntese da proteína glucocerebrosidase. Esse zigoto se desenvolve e dá origem a uma cabra transgênica.
Caso a bactéria gere descendentes por bipartição e a cabra transgênica cruze com um macho não transgênico e gere um filhote, a probabilidade de esses descendentes também serem transgênicos, em ambos os casos, será de
- 50% e 50%, respectivamente.
- 100% e 50%, respectivamente.
- 50% e 25%, respectivamente.
- 100% e 25%, respectivamente.
- 100% e 100%, respectivamente.
10. (Unioeste) No primeiro semestre de 2018, no Brasil, houve um amplo debate sobre o uso de agrotóxicos e seus efeitos na saúde humana e ambiental. Um dos motivos pelos quais tais substâncias são utilizadas em larga escala em nosso país é a produção de cultivares geneticamente modificadas, como a soja. Avalie as afirmativas sobre organismos transgênicos e assinale abaixo a alternativa INCORRETA.
- Transgênicos são organismos que recebem e incorporam genes de outra espécie.
- Transgenia refere-se ao material genético extraído de determinado ser vivo e que é introduzido em outro.
- O DNA a ser transferido é devidamente multiplicado por clonagem, após a extração de um vetor. Em seguida, é purificado e inserido a partir de técnicas adequadas no núcleo do zigoto da espécie que se deseja transformar.
- A soja transgênica é uma planta que recebeu, a partir de técnicas da biotecnologia, um gene de outro organismo capaz de torná-la tolerante ao uso de um tipo de herbicida.
- A manipulação genética de animais é mais simples do que a de plantas, uma vez que é relativamente fácil obter um animal completo a partir de uma única célula geneticamente transformada.