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Proteína

Lista de 04 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Proteína com questões do Enem.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Proteína.

01. (Enem 2010) Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir, destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos:

1. A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos.

2. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão.

3. Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas.

Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas aos exemplos 1, 2 e 3, respectivamente?

  1. Temperatura, superfície de contato e concentração.
  2. Concentração, superfície de contato e catalisadores.
  3. Temperatura, superfície de contato e catalisadores.
  4. Superfície de contato, temperatura e concentração.
  5. Temperatura, concentração e catalisadores.

02. (Enem 2002) O milho-verde recém-colhido tem um sabor adocicado. Já o milho-verde comprado na feira, um ou dois dias depois de colhido, não é mais tão doce, pois cerca de 50% dos carboidratos responsáveis pelo sabor adocicado são convertidos em amido nas primeiras 24 horas. Para preservar o sabor do milho-verde pode-se usar o seguinte procedimento em três etapas:

1º) descascar e mergulhar as espigas em água fervente por alguns minutos;

2º) resfriá-las em água corrente;

3º) conservá-las na geladeira.

A preservação do sabor original do milho-verde pelo procedimento descrito pode ser explicada pelo seguinte argumento:

  1. O choque térmico converte as proteínas do milho em amido até a saturação; este ocupa o lugar do amido que seria formado espontaneamente.
  2. A água fervente e o resfriamento impermeabilizam a casca dos grãos de milho, impedindo a difusão de oxigênio e a oxidação da glicose.
  3. As enzimas responsáveis pela conversão desses carboidratos em amido são desnaturadas pelo tratamento com água quente.
  4. Microrganismos que, ao retirarem nutrientes dos grãos, convertem esses carboidratos em amido são destruídos pelo aquecimento.
  5. O aquecimento desidrata os grãos de milho, alterando o meio de dissolução onde ocorreria espontaneamente a transformação desses carboidratos em amido.

03. (Enem 2000) O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido (pH entre 0 e 7) ou básico (pH entre 7 e 14) de diferentes soluções. Misturando um pouco de suco de repolho e da solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores segundo sua natureza ácida ou básica, de acordo com a escala abaixo.

Algumas soluções foram testadas com esse indicador, produzindo os seguintes resultados:

De acordo com esses resultados, as soluções I, II, III e IV têm, respectivamente, caráter:

  1. ácido/básico/básico/ácido.
  2. ácido/básico/ácido/básico.
  3. básico/ácido/básico/ácido.
  4. ácido/ácido/básico/básico.
  5. básico/básico/ácido/ácido.

04. (Enem 2000) Utilizando o indicador citado em sucos de abacaxi e de limão, pode-se esperar como resultado as cores:

  1. rosa ou amarelo.
  2. vermelho ou roxo.
  3. verde ou vermelho
  4. rosa ou vermelho.
  5. roxo ou azul.

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