Home > Banco de Questões > Biologia > Citologia

Citologia II

Lista de 18 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Citologia com questões do Enem.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Citologia.

Citologia

01. (Enem 2016) As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células.

Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?

1. Núcleo.
  2. Mitocôndria.
  3. Peroxissomo.
  4. Complexo golgiense.
  5. Retículo endoplasmático.

Ecologia Bioquímica

02. (Enem 2016) Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que níveis elevados do dióxido de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas. Consequentemente, a qualidade nutricional desses alimentos pode diminuir à medida que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as próximas décadas.

Bloom, A J et al. Nitrate assimilation is inhibited by elevated CO2 in field grown wheat. Nature Climate Change, n. 4., abr 2014, adaptado.

Nesse contexto, a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primeiramente pela redução de

1. amido.
  2. frutose.
  3. lipídeos.
  4. celulose.
  5. proteínas.

Citologia Genética

03. (Enem 2016) O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas.

SANDES, A R. R. BLASI, G. Biodiversidade e diversidade química e genética. Disponível em: http://novastecnologias.com.br. Acesso em 22 set 2015 (adaptado).

O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose.

Essa troca de segmentos é determinante na

1. produção de indivíduos mais férteis.
  2. transmissão de novas características adquiridas.
  3. recombinação genética na formação dos gametas.
  4. ocorrência de mutações somáticas nos descendentes.
  5. variação do número de cromossomos característico da espécie.

Citologia Botânica

04. (Enem 2016 - 3ª aplicação) Um pesquisador preparou um fragmento do caule de uma flor de margarida para que pudesse ser observado em microscopia óptica. Também preparou um fragmento de pele de rato com a mesma finalidade. Infelizmente, após algum descuido, as amostras foram misturadas.

Que estruturas celulares permitiriam a separação das amostras, se reconhecidas?

1. Ribossomos e mitocôndrias, ausentes nas células animais.
  2. Centríolos e lisossomos, organelas muito numerosas nas plantas.
  3. Envoltório nuclear e nucléolo, característicos das células eucarióticas.
  4. Lisossomos e peroxissomos, organelas exclusivas de células vegetais.
  5. Parede celular e cloroplastos, estruturas características de células vegetais.

Citologia

05. (Enem 2016 - 3ª aplicação) Na preparação da massa do pão, presente na mesa do café da maioria dos brasileiros, utiliza-se o fungo Saccharomyces cerevisiae vivo, contido no fermento. Sua finalidade é fazer com que a massa cresça por meio da produção de gás carbônico.

Esse processo químico de liberação de gás é causado pela

1. glicogênese lática.
  2. fermentação alcoólica.
  3. produção de ácido lático.
  4. produção de lactobacilos.
  5. formação do ácido pirúvico.

Citologia

06. (Enem 2016 - 3ª aplicação) A figura apresenta diferentes fases do ciclo de uma célula somática, cultivada e fotografada em microscópio confocal de varredura a laser. As partes mais claras evidenciam o DNA. A figura apresenta diferentes fases do ciclo de uma célula somática, cultivada e fotografada em microscópio confocal de varredura a laser. As partes mais claras evidenciam o DNA.

Na fase representada em D, observa-se que os cromossomos encontram-se em

1. migração.
  2. duplicação.
  3. condensação.
  4. recombinação.
  5. reestruturação.

Citologia

07. (Enem 2014) Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida, fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores.

O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado).

Para suprir o défict nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o perı́odo da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em

1. vitaminas A e E.
  2. frutose e sacarose.
  3. aminoácidos naturais.
  4. aminoácidos essenciais.
  5. ácidos graxos saturados.

Citologia

08. (Enem 2013) Para a identificação de um rapaz vı́tima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponı́vel dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas.

Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a)

1. pai.
  2. filho.
  3. filha.
  4. avó materna.
  5. avô materno.

Citologia

09. (Enem 2013) Uma indústria está escolhendo uma linhagem de microalgas que otimize a secreção de polı́meros comestı́veis, os quais são obtidos do meio de cultura de crescimento. Na figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem. Na figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem

Qual é a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polı́meros secretados no meio de cultura?

1. I
  2. II
  3. III
  4. IV
  5. V

Citologia

10. (Enem 2013) Cinco casais alegavam ser os pais de um bebê. A confirmação da paternidade foi obtida pelo exame de DNA. O resultado do teste está esquematizado na figura, em que cada casal apresenta um padrão com duas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai e outra para a suposta mãe), comparadas à do bebê.  O resultado do teste está esquematizado na figura, em que cada casal apresenta um padrão com duas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai e outra para a suposta mãe), comparadas à do bebê

Que casal pode ser considerado como pais biológicos do bebê?

1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5

Citologia

11. (Enem 2013) Plantas terrestres que ainda estão em fase de crescimento criam grandes quantidades de CO2, utilizando-o para formar novas moléculas orgânicas, e liberam grande quantidade de O2. No entanto, em florestas maduras, cujas árvores já atingiram o equilı́brio, o consumo de O2 pela respiração tende a igualar sua produção pela fotossı́ntese. A morte natural de árvores nessas florestas afeta temporariamente a concentração de O2 e de CO2 próximo à superfı́cie do solo onde elas caı́ram.

A concentração de O2 próximo ao solo, no local da queda, será

1. menor, pois haverá consumo de O2 durante a decomposição dessas árvores.
  2. maior, pois haverá economia de O2 pela ausência das árvores mortas.
  3. maior, pois haverá liberação de O2 durante a fotossı́ntese das árvores jovens.
  4. igual, pois haverá consumo e produção de O2 pelas árvores maduras restantes.
  5. menor, pois haverá redução de O2 pela falta da fotossı́ntese realizada pelas árvores mortas.

Citologia

12. (Enem 2013) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteı́nas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteı́nas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteı́nas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

1. Lisossomo.
  2. Mitocôndria.
  3. Peroxissomo.
  4. Complexo golgiense.
  5. Retı́culo endoplasmático.

Citologia

13. (Enem 2012) Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia. O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da

1. liberação de gás carbônico.
  2. formação de ácido lático.
  3. formação de água.
  4. produção de ATP.
  5. liberação de calor.

Citologia

14. (Enem 2012 PPL) A produção de biocombustíveis é resultado direto do fomento a pesquisas científicas em biotecnologia que ocorreu no Brasil nas últimas décadas. A escolha do vegetal a ser usado considera, entre outros aspectos, a produtividade da matéria-prima em termos de rendimento e custos associados. O etanol é produzido a partir da fermentação de carboidratos e quanto mais simples a molécula de glicídio, mais eficiente é o processo.

Etanol de quê? Revista Pesquisa Fapesp, 28 nov. 2007 (adaptado).

O que esse autor não conseguiu demonstrar em sua teoria?

1. O vegetal que apresenta maior eficiência no processo da produção do etanol é A o milho, pois apresenta sementes com alto teor de amido.
  2. a mandioca, pois apresenta raízes com alto teor de celulose.
  3. a soja, pois apresenta sementes com alto teor de glicogênio.
  4. o feijão, pois apresenta sementes com alto teor de quitina.
  5. a cana-de-açúcar, pois apresenta colmos com alto teor de sacarose.

Citologia

15. (Enem 2011) Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.

GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que

1. a replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.
  2. a replicação do DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contém DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.
  3. a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.
  4. a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.
  5. a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita moldel e uma fita condificadora.

Citologia

16. (Enem 2011) A produção de soro antiofı́dico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento, é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.

Disponı́vel em: http://www.infobibos.com. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).

A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar

1. febre alta e constante.
  2. redução de imunidade.
  3. aumento da pressão arterial.
  4. quadro de leucemia profunda.
  5. problemas no transporte de oxigênio.

Citologia

17. (Enem 2010) Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3.000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loricı́feros, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e uma carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias.

LOPES, R. J. Italianos descobrem animal que vive em água sem oxigênio. Disponı́vel em:http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 abr. 2010 (adaptado).

Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricı́feros?

1. S e CH4
  2. S e NO3
  3. H2 e NO3
  4. CO2 e CH4
  5. H2 e CO2

Citologia

18. (Enem 2009) A fotossı́ntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia quı́mica que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a sı́ntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossı́ntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustı́vel fóssil), é resultante da atividade fotossintética. As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossı́ntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que

1. o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.
  2. os carboidratos convertem energia solar em energia quı́mica.
  3. a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.
  4. o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.
  5. a produção de biomassa e de combustı́vel fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.