Home > Banco de Questões > Zoologia II

Zoologia II

Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Zoologia II com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Zoologia II.




01. (UEA) Após uma coleta de exemplares em um ecossistema marinho costeiro, constatou-se a presença de um determinado ser vivo, que um pesquisador cogitou ser um animal com organização corporal bastante simples e de origem antiga, pertencente ao grupo dos poríferos.

Com base no método de investigação científica, o passo seguinte à hipótese levantada pelo pesquisador é

  1. a realização de testes ou experimentos.
  2. a rejeição da hipótese.
  3. a análise dos resultados já obtidos.
  4. a confirmação da hipótese.
  5. a conclusão sobre a hipótese levantada.

Resposta: A

Resolução: No método científico, após a formulação de uma hipótese (neste caso, a de que o ser vivo pertence ao grupo dos poríferos), o passo seguinte consiste na realização de testes ou experimentos para verificar a validade dessa suposição. Esses testes podem incluir análises morfológicas, observações em microscópio, testes moleculares, entre outros, que sirvam para confirmar ou refutar a hipótese. A análise dos resultados e a formulação de conclusões só acontecem depois da experimentação. Por isso, nenhuma das outras opções representa corretamente a etapa seguinte à hipótese.

02. (UFRGS) Os tunicados, tais como as ascídias, e os cefalocordados, tais como os anfioxos, são exemplos de

  1. peixes ósseos.
  2. equinodermas.
  3. cordados não vertebrados.
  4. cnidários.
  5. urodelos.

Resposta: C

Resolução: Tunicados (como as ascídias) e cefalocordados (como os anfioxos) pertencem ao filo Chordata, o mesmo dos vertebrados. No entanto, esses grupos não possuem coluna vertebral, o que os caracteriza como cordados invertebrados. Eles apresentam estruturas típicas dos cordados, como notocorda, tubo neural dorsal, fendas branquiais e cauda pós-anal em alguma fase da vida. Os tunicados, por exemplo, possuem essas características na fase larval. Já os cefalocordados mantêm essas estruturas durante toda a vida. Assim, são cordados, mas não vertebrados.

03. (UFAM PSC) O Filo Arthropoda compreende um dos maiores grupos do Reino Animalia. Assinale a alternativa que representa animais que se enquadram neste grupo:

  1. Pulgas, Lombrigas, Siris e Algas.
  2. Moscas, Minhocas, Formigas e Escorpiões.
  3. Besouros, Percevejos, Cupins e Lagostas.
  4. Águas-vivas, Aranhas, Baratas e Carrapatos.
  5. Caranguejos, Esponjas do Mar, Paramécios e Grilos.

Resposta: C

Resolução: O filo Arthropoda é caracterizado por animais com corpo segmentado, exoesqueleto de quitina e apêndices articulados. A alternativa C apresenta apenas artrópodes: besouros, percevejos e cupins são insetos, enquanto as lagostas pertencem ao grupo dos crustáceos, outro ramo dentro dos artrópodes. As demais opções incluem organismos de outros filos, como lombrigas (nematódeos), algas (protistas ou plantas), minhocas (anelídeos) e paramécios (protozoários), o que as torna incorretas.

04. (UEA) O caruncho do feijoeiro, Zabrotes subfasciatus, é um besouro cujo ciclo de vida varia consideravelmente em função da temperatura. Por volta de 32 ºC seu ciclo apresenta duração média de 25 dias, podendo chegar a 100 dias sob temperaturas em torno de 20 ºC. Após a postura e a eclosão dos ovos, as larvas penetram nos grãos para se alimentarem. Ao atingirem determinado tamanho, entram na fase de pupa, até finalmente emergirem como adultos reprodutivos que, curiosamente, não se alimentam.

O ciclo de vida desse inseto é

  1. holometábolo, independentemente da temperatura.
  2. holometábolo, apenas quando a temperatura estiver entre 20 e 30 ºC.
  3. ametábolo, independentemente da temperatura.
  4. hemimetábolo, sob temperaturas em torno de 20 ºC.
  5. ametábolo, sob temperaturas em torno de 30 ºC.

Resposta: A

Resolução: O ciclo de vida do Zabrotes subfasciatus, um tipo de besouro, inclui as fases de ovo, larva, pupa e adulto, o que caracteriza uma metamorfose completa ou holometabolia. Isso significa que o inseto passa por uma transformação total de forma durante o seu desenvolvimento. O fato de a duração do ciclo variar com a temperatura não altera o tipo de metamorfose, que permanece sendo holometábola, pois a sequência e a natureza das fases não mudam. Portanto, a alternativa correta é a letra A, pois essa característica é independente da temperatura.

05. (UECE) Durante seu desenvolvimento, os insetos passam por mudanças, através de um processo conhecido como metamorfose. Sobre o desenvolvimento desses animais, é correto afirmar que

  1. gafanhotos são insetos hemimetábolos, pois apresentam processo incompleto de metamorfose.
  2. todos os insetos ametábolos precisam passar pela metamorfose para produzir seu exoesqueleto.
  3. moscas são classificadas como insetos holometábolos, pois seu desenvolvimento é marcado por poucas transformações até chegar à vida adulta.
  4. carrapatos e percevejos são insetos que sofrem metamorfose completa, assim como as borboletas.

Resposta: A

Resolução: Insetos hemimetábolos passam por metamorfose incompleta, ou seja, seu ciclo de vida inclui as fases de ovo, ninfa e adulto, sem a fase de pupa. As ninfas se assemelham ao adulto, mas ainda não possuem asas ou órgãos reprodutivos maduros. O gafanhoto é um exemplo clássico: após a eclosão do ovo, ele se desenvolve gradualmente por meio de várias mudas até atingir a forma adulta. Já os insetos holometábolos, como borboletas e moscas, passam por uma metamorfose completa. Carrapatos, por sua vez, não são insetos — são aracnídeos — e, portanto, a última alternativa também está incorreta.

06. (UFAM PSC) Analise as afirmativas a seguir sobre os modos de reprodução dos animais: I. Animais vivíparos são aqueles em que o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe. Há o desenvolvimento de uma placenta que fornece nutrientes e elimina os produtos nitrogenados tóxicos para o embrião.

II. Animais ovíparos são aqueles em que o embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo sem ligação com o corpo da mãe.

III. Animais ovovivíparos são aqueles em que o embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe, de modo que o ovo recebe proteção, mas o embrião não recebe nutrientes da mãe.

Com base nestas informações, assinale a alternativa CORRETA:

  1. Todos os peixes apresentam modo de reprodução ovíparo.
  2. Cetáceos apresentam modo de reprodução ovovivíparo.
  3. Observa-se a evolução do modo reprodutivo quando observamos que os répteis são ovíparos e as aves, grupo evolutivamente mais próximo, são ovovivíparas.
  4. Monotremados são uma exceção quanto ao modo de reprodução, dentro da classe Mammalia, por serem animais ovíparos.
  5. Cnidários, apesar de pertencerem a um grupo basal, apresentam viviparidade.

Resposta: D

Resolução: A maioria dos mamíferos é vivípara, ou seja, o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe com o auxílio de uma placenta. No entanto, os monotremados (como o ornitorrinco e a equidna) são uma exceção dentro dos mamíferos, pois botam ovos, sendo, portanto, ovíparos. Eles não têm placenta e o embrião se desenvolve no interior de um ovo posto no ambiente externo. As demais opções apresentam equívocos: nem todos os peixes são ovíparos; cetáceos, como baleias e golfinhos, são vivíparos; aves são ovíparas, não ovovivíparas; e cnidários geralmente apresentam reprodução sexuada com desenvolvimento indireto, mas não viviparidade.

07. (Mackenzie) Os insetos pertencem ao filo com maior número de espécies catalogadas. Esse grupo de animais está presente em muitos ambientes e possuem características que lhe concederam grande capacidade de adaptação. São características dos insetos:

  1. corpo dividido em cefalotórax e abdome; excreção por glândulas coxais; respiração pulmotraqueal; sistema circulatório aberto.
  2. corpo dividido em cabeça e tronco; excreção por protonefrídeos, respiração traqueal; sistema circulatório fechado.
  3. corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; excreção por células flama; respiração branquial; sistema circulatório fechado.
  4. corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; excreção por túbulos de Malpighi; respiração traqueal; sistema circulatório aberto.
  5. corpo dividido em cefalotórax e abdome; excreção por túbulos de Malpighi; respiração pulmotraqueal; sistema circulatório fechado.

Resposta: D

Resolução: Insetos possuem um corpo dividido em três partes principais: cabeça, onde ficam os órgãos sensoriais e a boca; tórax, de onde partem as pernas e asas; e abdome, onde se localizam órgãos digestivos, excretores e reprodutivos. A excreção ocorre por meio de túbulos de Malpighi, estruturas que eliminam resíduos nitrogenados. A respiração é traqueal, com entrada de ar por espiráculos conectados a traqueias que levam oxigênio diretamente às células. Além disso, o sistema circulatório é aberto, ou seja, o sangue (hemolinfa) não circula por vasos fechados como nos vertebrados, banhando diretamente os órgãos.

08. (UECE) Atente ao que se afirma a seguir sobre insetos:

I. Possuem aparelhos bucais diferentes, sempre adaptados ao seu hábito alimentar específico.

II. Suas asas são as estruturas morfológicas que os diferenciam de aracnídeos, ou seja, insetos são sempre animais voadores, enquanto aracnídeos são terrestres.

III. Nos insetos, circulação e respiração não estão relacionadas, pois o sangue não atua no transporte dos gases respiratórios, como ocorre em outros animais.

IV. É correto afirmar que suas antenas são estruturas sensitivas relacionadas à reprodução.

Está correto o que se afirma somente em

  1. I, III e IV.
  2. I, II e IV.
  3. I, II e III.
  4. II, III e IV.

Resposta: A

Resolução: A afirmativa correta é a letra A (I, III e IV). A afirmativa I está correta, pois os insetos possuem uma ampla variedade de aparelhos bucais, como mastigador, sugador ou picador, cada um adaptado ao seu tipo específico de alimentação. A afirmativa III também está correta: a circulação dos insetos é do tipo aberta e o sangue (ou hemolinfa) não transporta gases respiratórios — a respiração é feita por um sistema traqueal, que leva o oxigênio diretamente às células. Já a afirmativa IV está errada: as antenas dos insetos são estruturas sensoriais envolvidas principalmente na detecção de estímulos químicos (olfato) e táteis, e não têm relação direta com a reprodução. A afirmativa II também é incorreta porque nem todos os insetos são voadores (alguns são ápteros) e os aracnídeos, embora não tenham asas, podem ser terrestres, aquáticos ou mesmo parasitas — portanto, a presença de asas não é critério exclusivo e absoluto de diferenciação entre esses grupos.

09. (UCPEL) Um artigo recente aponta a descoberta de quase 300 diferentes formas de vida oriundas da Ásia na costa leste dos EUA. Entre as espécies encontradas, mexilhões são os mais comuns, mas há também caranguejos, mariscos, anêmonas e estrelas do mar. Todas essas espécies foram introduzidas após um terremoto de força 9.1 na escala Richter que atingiu a costa do Japão em março de 2011 e provocou um forte tsunami. Além das consequências diretas do desastre natural, o tsunami foi responsável também por transportar diferentes espécies marinhas das águas japonesas para o mar dos Estados Unidos.

Carlton, J.T. et al. 2017. Tsunami-drivenrafting: Transoceanicspeciesdispersalandimplications for marine biogeography. Science, v. 357, n. 6358, set. 2017. DOI: 10.1126/science.aao1498

Sobre as espécies mencionadas podemos afirmar que:

  1. os principais organismos introduzidos foram moluscos da classe Bivalvia. Os bivalves apresentam, dentre outras características, manto, corpo mole, redução extrema da cabeça e ausência de rádula.
  2. os moluscos citados são representantes da classe Gastropoda. Os gastrópodes são o grupo mais abundante de moluscos e apresentam também grande diversidade de hábitos alimentares, com espécies herbívoras, carnívoras e detritívoras.
  3. mariscos e mexilhões pertencem a classe Cefalopoda. Entre os cefalópodes existem representantes com concha externa, com concha interna reduzida e sem concha. Nesses animais, o pé também deu origem a outra estrutura, o funil, ou sifão, por onde o animal elimina jatos de água.
  4. as estrelas do mar pertencem a classe Asteroidea. As estrelas do mar apresentam características como corpo revestido por um exoesqueleto calcário, superfície externa revestida por espinhos e um sistema ambulacral responsável pela locomoção.
  5. as anêmonas são representantes da classe Anthozoa. As anêmonas, por serem cnidários, apresentam simetria radial, alternância de gerações com dois tipos de formas corporais – pólipos e medusas – e células urticantes denominadas de coanócitos.

Resposta: A

Resolução: A alternativa correta é a letra A. Os principais organismos introduzidos, como mexilhões e mariscos, são de fato moluscos da classe Bivalvia, caracterizados por corpo mole, revestido por manto, com duas conchas articuladas e ausência de cabeça diferenciada. Uma característica importante dos bivalves é a ausência de rádula, estrutura presente em outras classes de moluscos como os gastrópodes. As demais alternativas estão incorretas por erros de classificação ou características. Por exemplo, cefalópodes não incluem mexilhões nem mariscos; as anêmonas são cnidários, mas não apresentam alternância de gerações como regra, e suas células urticantes se chamam cnidócitos, não coanócitos (estes pertencem aos poríferos).

10. (UENP) Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, os grupos de mamíferos que apresentam, cada um, as seguintes características: são ovíparos, têm marsúpio e têm placenta.

  1. Eutheria; Metatheria; Prototheria.
  2. Metatheria; Eutheria; Prototheria
  3. Metatheria; Prototheria; Eutheria.
  4. Prototheria; Eutheria; Metatheria.
  5. Prototheria; Metatheria; Eutheria.

Resposta: E

Resolução: A resposta correta é a letra E: Prototheria, Metatheria, Eutheria. Esses são os três grandes grupos de mamíferos classificados de acordo com suas características reprodutivas. Os Prototheria (como o ornitorrinco) são mamíferos ovíparos, ou seja, botam ovos. Os Metatheria, que incluem os marsupiais como o canguru e o gambá, são vivíparos, mas o desenvolvimento do embrião é completado em uma bolsa externa (marsúpio). Já os Eutheria são os mamíferos placentários, como os seres humanos, nos quais o embrião se desenvolve completamente no interior do útero com suporte da placenta. Essa classificação reflete diferentes níveis de complexidade na reprodução e no cuidado parental.

11. (PUC-RS) Considerando os filos da escala evolutiva zoológica, pode-se afirmar que _________ e _________ são simultaneamente celomados, protostômios e segmentados.

  1. caracol-de-jardim – lombriga
  2. sanguessuga – mosca
  3. tênia – esponja-do-mar
  4. estrela-do-mar – cavalo

Resposta: B

Resolução: Esses dois animais pertencem a filos diferentes, mas compartilham características evolutivas importantes: são celomados (possuem uma cavidade interna totalmente revestida por mesoderma), protostômios (o blastóporo embrionário origina a boca) e segmentados (possuem corpo com metameria). A sanguessuga é um anelídeo e a mosca é um artrópode, e ambos apresentam metameria verdadeira. As demais alternativas apresentam erros, como a presença de acelomados (tênia), de animais sem segmentação (caracol, estrela-do-mar) ou até de cordados (cavalo), que não se encaixam no grupo citado.

12. (UEFS) A sustentação do corpo é fundamental para que um animal possa interagir no seu hábitat e atuar em seu nicho ecológico. A minhoca é um organismo integrante do grupo dos anelídeos e apresenta sustentação corporal por intermédio de um esqueleto

  1. calcário.
  2. quitinoso.
  3. ósseo.
  4. hidrostático.
  5. cartilaginoso.

Resposta: D

Resolução: A minhoca pertence ao filo dos anelídeos e seu corpo é segmentado e mole, sustentado por um esqueleto hidrostático, que é formado pelo fluido presente na cavidade celomática. Esse fluido, ao ser comprimido pela musculatura, permite que a minhoca mantenha a forma do corpo e realize movimentos peristálticos para locomoção. O esqueleto hidrostático é uma adaptação eficiente em organismos invertebrados de corpo mole, que não possuem esqueleto interno ou externo rígido. As demais opções citam tipos de esqueletos que não se aplicam aos anelídeos.

13. (UEG) Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), acidentes por picadas de animais peçonhentos são um dos maiores problemas de saúde pública em países tropicais como o Brasil. Isso porque as ocorrências estão entre as principais intoxicações do público adulto jovem, entre 20 e 49 anos. No país, o maior número de acidentes registrado é com escorpiões, seguido por serpentes e aranhas.

Em Goiás, a grande incidência desse tipo de agravo pode ser notada no Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA), referência em doenças infectocontagiosas e dermatológicas. Os acidentes com animais peçonhentos representam o segundo maior número de atendimento no hospital, ficando atrás apenas das assistências a pacientes portadores do vírus HIV. Todavia, a grande maioria da população desconhece os procedimentos de socorro em casos de acidente com picada de animais peçonhentos.

Disponível em: <http://www.goiasagora.go.gov.br/saude-alerta-para-os-acidentes-com-animais-peconhentos>. Acesso em: 22 set. 2017.

Sobre a produção e o uso dos soros em acidentes por picadas de animais peçonhentos, verifica-se que

  1. a escolha do soro e a quantidade independem do diagnóstico, visto que o soro antipeçonhento pode atingir um espectro humano maior para cada tipo de acidente, uma vez que antes de se administrá-lo é preciso avaliar se há manifestações clínicas que indiquem que o indivíduo foi picado por um animal peçonhento.
  2. os soros hiperimunes heterólogos produzidos para combater complicações nesses acidentes são medicamentos que contêm anticorpos produzidos por animais não-imunizados, utilizados para o tratamento de intoxicações causadas por venenos de animais, toxinas ou infecções por vírus e nematódeos.
  3. a validação experimental no processo de produção dos soros hiperimunes de cavalo não inviabiliza sua utilização, haja vista que a eliminação de diversos tipos de vírus, durante o fracionamento do plasma, não requer etapas mais específicas.
  4. o processo de produção do soro inicia-se com a manutenção da imunização de cavalos com antígenos não-específicos preparados com a mistura dos venenos de serpentes, aranhas, escorpiões e lagartas para produção dos soros hiperimunes.
  5. o plasma obtido pelas sangrias dos cavalos é submetido a uma sequência de processos físicos e químicos para a purificação das imunoglobulinas, com emprego de testes de qualidade em diversas fases da produção e para a liberação de cada lote produzido.

Resposta: E

Resolução: O soro antipeçonhento é um produto biotecnológico desenvolvido a partir do plasma sanguíneo de cavalos imunizados com pequenas quantidades de veneno, o que induz a produção de anticorpos específicos. Esses anticorpos são então purificados por processos físicos e químicos e passam por rigorosos testes de qualidade em cada etapa da produção. O uso desses soros exige diagnóstico clínico e identificação do agente causador, pois o soro é específico para o tipo de peçonha (por exemplo, soro antiescorpiônico, antiofídico etc.). As demais alternativas contêm erros conceituais sobre a produção e o uso dos soros, como dizer que os animais doadores não são imunizados ou que os soros contêm antígenos misturados.

14. (UCS) Alguns invertebrados possuem nomes populares que, muitas vezes, acabam por confundir suas próprias classificações. Um exemplo é o Límulo (Limulus polyphemus), popularmente conhecido como caranguejoferradura. Trata-se de um quelicerado e não de um crustáceo.

Sobre a organização corporal e a classificação dos quelicerados e dos crustáceos, é correto afirmar que

  1. os quelicerados possuem um par de quelíceras e o corpo dividido em prossomo e opistossomo.
  2. os quelicerados, diferentemente dos crustáceos, possuem somente um par de antenas.
  3. os crustáceos apresentam o corpo dividido em três tagmas: a cabeça, o tórax e o abdômen
  4. o quelicerado tatuzinho-de-jardim, assim como o Límulo, também tem o nome popular por sua semelhança com o mamífero tatu.
  5. outros exemplos de quelicerados são os ácaros, as pulgas, os percevejos, as aranhas e os escorpiões.

Resposta: A

Resolução: Os quelicerados são artrópodes que possuem um par de estruturas chamadas quelíceras, que funcionam como pinças para alimentação, e seu corpo é dividido em duas regiões principais: o prossomo (região anterior, que reúne a cabeça e o tórax fundidos) e o opistossomo (parte posterior do corpo). Os crustáceos, por sua vez, normalmente apresentam cabeça, tórax e abdômen (três tagmas), além de dois pares de antenas. A confusão com nomes populares, como o caso do "caranguejo-ferradura", ocorre pela semelhança externa, mas a classificação taxonômica se baseia em características morfológicas internas. As demais alternativas contêm erros de classificação ou atribuem a grupos características que não lhes pertencem.

15. (UERJ) Os primeiros artrópodes eram animais marinhos. Ao longo do processo evolutivo, alguns membros desse grupo sofreram transformações que possibilitaram a eles a conquista do meio terrestre.

Uma transformação que contribuiu para a permanência destes artrópodes nesse ambiente seco foi:

  1. circulação aberta
  2. respiração traqueal
  3. fecundação externa
  4. digestão extracorpórea

Resposta: B

Resolução: A conquista do ambiente terrestre por alguns artrópodes exigiu adaptações importantes para evitar a perda de água e permitir a obtenção eficiente de oxigênio fora do ambiente aquático. A respiração traqueal, típica de muitos insetos e alguns aracnídeos, consiste em uma rede de tubos (traqueias) que conduzem o ar diretamente para os tecidos, sem a necessidade de transporte de gases pela hemolinfa. Isso torna o processo eficiente e reduz a exposição à desidratação. As demais alternativas não representam adaptações exclusivas ao ambiente terrestre: circulação aberta é comum a muitos artrópodes, fecundação externa é mais comum em ambientes aquáticos, e digestão extracorpórea é característica de alguns aracnídeos, mas não está diretamente relacionada à conquista do meio terrestre.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp