Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Citologia VIII

Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Citologia VIII com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Citologia VIII.

1. (UCS) Os cromossomos são constituídos por um longo filamento de DNA. Alguns trechos do DNA presentes nos cromossomos dão início a processos de fabricação de proteínas que são responsáveis pelas mais diversas funções no corpo humano.

Em relação ao DNA e ao processo de “leitura” do código genético, assinale a alternativa correta.

1. Um gene corresponde a uma porção do DNA que pode conter desde poucos pares de nucleotídeos até milhões deles.
  2. Um gene também pode ser definido como uma sequência específica de pares de nucleotídeos que serve de molde para a produção de uma molécula de RNA pelo processo de tradução.
  3. O processo de síntese de RNA, a partir do DNA, é catalisado pela enzima DNA polimerase.
  4. O RNA mensageiro, depois de formado, combina-se com proteínas vindas do citoplasma, originando os ribossomos.
  5. A síntese proteica, realizada pelos ribossomos, sempre segue uma codificação de duas em duas bases nitrogenadas, formando um aminoácido por vez.

2. (UFRGS) No ano de 2013, o Nobel de Medicina ou Fisiologia foi concedido para os pesquisadores que elucidaram os mecanismos de transporte de moléculas, através de vesículas, no interior das células.

Considere as seguintes afirmações sobre esse tema no citoplasma de células eucarióticas.

I - As proteínas produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso são transportadas por vesículas até a face cis do complexo golgiense.

II - As vesículas que contêm secreções desprendem-se do complexo golgiense e fundem-se à membrana plasmática na exocitose.

III- Algumas vesículas liberadas pelo complexo golgiense irão formar os peroxissomos.

Quais estão corretas?

1. Apenas I.
  2. Apenas III.
  3. Apenas I e II.
  4. Apenas II e III.
  5. I, II e III.

3. (UFAM PSC) Quantas moléculas de DNA cromossomal carregamos no interior do núcleo G1/interfásico de uma célula somática?

1. 23
  2. 44
  3. 46
  4. 52
  5. 92

4. (EBMSP) Como nós, seres humanos, somos grandes e inteligentes o bastante para produzir e utilizar antibióticos e desinfetantes, convencemo-nos, facilmente, de que banimos as bactérias para a periferia da existência. Não acredite nisso. As bactérias podem não construir cidades nem ter vidas sociais interessantes, mas elas estarão presentes quando o Sol explodir. Este é o planeta delas, e só vivemos nele porque elas permitem.

BRYSON, Bill. Breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p.309.

Pode-se considerar como uma das principais diferenças existentes nos padrões de organização celular existentes entre os organismos citados, a presença de

1. cromossomos análogos nos eucariontes e de cromossomos homólogos nos procariontes.
  2. síntese proteica em retículos endoplasmáticos nos eucariontes e de síntese proteica, exclusivamente, em polissomos livres nos procariontes.
  3. respiração aeróbia nos eucariontes e de fermentação exclusivamente alcoólica nos procariontes.
  4. organismos exclusivamente multicelulares nos eucariontes e de organismos exclusivamente unicelulares nos procariontes.
  5. nutrição heterótrofa e autótrofa nos eucariontes e de nutrição exclusivamente heterótrofa nos procariontes.

5. (UFAM PSC) Em um experimento clássico, os eritrócitos foram colocados em uma solução hipotônica. Que componente da membrana plasmática tem grande contribuição como via de condução das moléculas de água entre os dois meios e qual a sua natureza molecular, respectivamente?

1. Canais iônicos; lipídio.
  2. Na+ /K+ ATPase; proteína.
  3. Aquaporinas; proteína.
  4. Transportadores; nucleoproteína.
  5. Imunoglobulinas; proteína.

6. (FGV-SP) O diagrama em roda contém todas as combinações possíveis referentes aos códons do RNA mensageiro utilizados no processo de tradução.

Um peptídeo formado sequencialmente pelos aminoácidos metionina, histidina, lisina, triptofano e fenilalanina foi codificado a partir da fita de DNA com a seguinte sequência de nucleotídeos:

1. GUACACGAAGGUCUU.
  2. UACGUGUUCACCAAG.
  3. AUGCACAAGUGGUUC.
  4. ATGCTCAAGTGGTTC.
  5. TACGTGTTCACCAAG.

7. (FAMECA) O Brasil fez avanços significativos no desenvolvimento de pele reconstruída em laboratório. A pele artificial é formada a partir de três tipos de células humanas descartadas de cirurgias plásticas ou de amostras do prepúcio de recém-nascidos. O primeiro passo para a reconstituição total da pele é a indução da divisão mitótica de uma cultura de células que vão formar a derme. Sobre a derme pronta é feita outra cultura de células que reconstituem a epiderme.

(Yuri Vasconcelos. Revista Fapesp, julho 2016. Adaptado.)

Para a reconstituição da pele humana em laboratório, as células que devem ser induzidas à divisão mitótica são os

1. fibroblastos para formar a derme, e os queratinócitos e melanócitos para formar a epiderme.
  2. fibroblastos e queratinócitos para formar a derme, e os melanócitos para formar a epiderme.
  3. melanócitos para formar a derme, e os queratinócitos e fibroblastos para formar a epiderme.
  4. queratinócitos e melanócitos para formar a derme, e os fibroblastos para formar a epiderme.
  5. queratinócitos para formar a derme, e os fibroblastos e melanócitos para formar a epiderme.

8. (UERJ) As células musculares presentes nas asas das aves migratórias possuem maior concentração de determinada organela, se comparadas às células musculares do restante do corpo. Esse fato favorece a utilização intensa de tais membros por esses animais.

Essa organela é denominada:

1. núcleo
  2. centríolo
  3. lisossoma
  4. mitocôndria

9. (UDESC) Analise as proposições com relação à osmose, um fenômeno vital para os seres vivos.

I. Ocorre a passagem de solvente do meio hipotônico para o meio hipertônico.

II. Ocorre a passagem de água do meio hipotônico para o meio hipertônico.

III. Ocorre a passagem de soluto do meio hipotônico para o meio hipertônico.

IV. Ocorre a passagem de soluto do meio hipertônico para o meio hipotônico, por transporte ativo.

V. Caracteriza-se por ser um transporte ativo.

Assinale a alternativa correta.

1. Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
  4. Somente a afirmativa I é verdadeira.
  5. Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

10. (FGV-SP) As setas 1, 2 e 3, na figura seguinte, indicam biomoléculas componentes da membrana plasmática de uma célula animal.

Com base nas funções desempenhadas pela membrana em diferentes tipos celulares, é correto afirmar que

1. a biomolécula 1 é um carboidrato componente do glicocálix e atua no reconhecimento intercelular.
  2. a biomolécula 2 é um fosfolipídio componente da bicamada e atua no transporte de gases respiratórios nos eritrócitos.
  3. a biomolécula 3 é um polissacarídeo componente da parede celular e confere resistência e sustentação às células ósseas.
  4. as biomoléculas 1 e 3 são proteínas da bicamada e realizam a contração e o relaxamento nas células musculares.
  5. as biomoléculas 2 e 3 são aminoácidos do glicocálix e atuam na síntese de secreções nas células epiteliais.

11. (UDESC) Várias substâncias, moléculas e estruturas estão presentes nos seres vivos. Ao se analisar esses seres vivos, podem-se encontrar algumas estruturas comuns às bactérias, às células vegetais e às animais.

Assinale a alternativa correta, em relação à informação.

1. Mitocôndrias, retículo endoplasmático, parede celular e ribossomos.
  2. DNA, RNA, membrana citoplasmática e ribossomos.
  3. Retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomos e peroxissomos.
  4. Vacúolos, plastos, ribossomos e membrana citoplasmática.
  5. Carioteca, mitocôndria, ribossomos e lisossomos.

12. (UNICAMP) Ao observar uma célula, um pesquisador visualizou uma estrutura delimitada por uma dupla camada de membrana fosfolipídica, contendo um sistema complexo de endomembranas repleto de proteínas integrais e periféricas. Verificou também que, além de conter seu próprio material genético, essa estrutura ocorria em abundância em todas as regiões meristemáticas de plantas. Qual seria essa estrutura celular?

1. Cloroplasto.
  2. Mitocôndria.
  3. Núcleo.
  4. Retículo endoplasmático.

13. (UDESC) Unidades especiais são utilizadas para medir as células, organelas internas e moléculas orgânicas que as constituem.

Em relação a estas unidades de medida, assinale a alternativa correta.

1. A unidade terâmetro é utilizada para medir o tamanho das moléculas.
  2. A unidade micrômetro é utilizada para medir o tamanho das organelas celulares.
  3. A unidade gigâmetro é utilizada para medir o tamanho do núcleo celular.
  4. A unidade micrômetro é cem vezes menor que o nanômetro.
  5. O milímetro é a unidade padrão para as medidas de vírus e bactérias.

14. (UECE) Membranas biológicas são finas películas que envolvem as células vivas, delimitando as organelas em seu interior e promovendo sua interação com outras células. Com relação a essas membranas, é correto afirmar que

1. qualquer transporte de substâncias por meio das membranas celulares nos seres vivos exige gasto de energia.
  2. suas moléculas lipídicas são anfipáticas, pois possuem uma extremidade polar (insolúvel em meio aquoso) e uma extremidade não polar (solúvel em água).
  3. possuem permeabilidade variável, o que significa que algumas substâncias não conseguem atravessar sua estrutura.
  4. seu glicocálix, estrutura que confere resistência física e química e capacidade de reconhecer substâncias nocivas, é composto exclusivamente por lipídios.

15. (URCA) São organelas citoplasmáticas relacionadas com a excreção celular:

1. Retículo endoplasmático rugoso.
  2. Mitocôndrias.