Citologia VIII
Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Citologia VIII com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Citologia VIII.
1. (UCS) Os cromossomos são constituídos por um longo filamento de DNA. Alguns trechos do DNA presentes nos cromossomos dão início a processos de fabricação de proteínas que são responsáveis pelas mais diversas funções no corpo humano.
Em relação ao DNA e ao processo de “leitura” do código genético, assinale a alternativa correta.
- Um gene corresponde a uma porção do DNA que pode conter desde poucos pares de nucleotídeos até milhões deles.
- Um gene também pode ser definido como uma sequência específica de pares de nucleotídeos que serve de molde para a produção de uma molécula de RNA pelo processo de tradução.
- O processo de síntese de RNA, a partir do DNA, é catalisado pela enzima DNA polimerase.
- O RNA mensageiro, depois de formado, combina-se com proteínas vindas do citoplasma, originando os ribossomos.
- A síntese proteica, realizada pelos ribossomos, sempre segue uma codificação de duas em duas bases nitrogenadas, formando um aminoácido por vez.
Resposta: A
Resolução: A alternativa correta é a A, pois um gene é realmente um segmento de DNA que pode variar em tamanho, desde poucos até milhões de pares de nucleotídeos. Esse trecho contém as informações necessárias para a síntese de moléculas de RNA, as quais podem posteriormente ser traduzidas em proteínas. As demais opções estão incorretas por definirem processos ou estruturas de forma imprecisa, como confundir tradução com transcrição (B), atribuir a função da RNA polimerase à DNA polimerase (C), e interpretar erroneamente a formação dos ribossomos (D) ou a leitura dos códons (E), que ocorre de três em três bases, e não duas.
2. (UFRGS) No ano de 2013, o Nobel de Medicina ou Fisiologia foi concedido para os pesquisadores que elucidaram os mecanismos de transporte de moléculas, através de vesículas, no interior das células.
Considere as seguintes afirmações sobre esse tema no citoplasma de células eucarióticas.
I - As proteínas produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso são transportadas por vesículas até a face cis do complexo golgiense.
II - As vesículas que contêm secreções desprendem-se do complexo golgiense e fundem-se à membrana plasmática na exocitose.
III- Algumas vesículas liberadas pelo complexo golgiense irão formar os peroxissomos.
Quais estão corretas?
- Apenas I.
- Apenas III.
- Apenas I e II.
- Apenas II e III.
- I, II e III.
Resposta: C
Resolução: A alternativa correta é a C, pois as afirmações I e II estão corretas. As proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso são transportadas em vesículas para o complexo golgiense (face cis), onde sofrem modificações e são então enviadas, também por vesículas, até a membrana plasmática, sendo liberadas por exocitose. A afirmação III está incorreta porque os peroxissomos não se originam diretamente do complexo golgiense, mas sim do retículo endoplasmático liso ou por crescimento e divisão de peroxissomos preexistentes.
3. (UFAM PSC) Quantas moléculas de DNA cromossomal carregamos no interior do núcleo G1/interfásico de uma célula somática?
- 23
- 44
- 46
- 52
- 92
Resposta: C
Resolução: A alternativa correta é a C, pois em células somáticas humanas, durante a fase G1 da interfase, existem 46 moléculas de DNA, uma para cada cromossomo. Como a duplicação do DNA ainda não ocorreu nesta fase, o número de moléculas de DNA é igual ao número de cromossomos, ou seja, 46 (23 pares).
4. (EBMSP) Como nós, seres humanos, somos grandes e inteligentes o bastante para produzir e utilizar antibióticos e desinfetantes, convencemo-nos, facilmente, de que banimos as bactérias para a periferia da existência. Não acredite nisso. As bactérias podem não construir cidades nem ter vidas sociais interessantes, mas elas estarão presentes quando o Sol explodir. Este é o planeta delas, e só vivemos nele porque elas permitem.
BRYSON, Bill. Breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p.309.
Pode-se considerar como uma das principais diferenças existentes nos padrões de organização celular existentes entre os organismos citados, a presença de
- cromossomos análogos nos eucariontes e de cromossomos homólogos nos procariontes.
- síntese proteica em retículos endoplasmáticos nos eucariontes e de síntese proteica, exclusivamente, em polissomos livres nos procariontes.
- respiração aeróbia nos eucariontes e de fermentação exclusivamente alcoólica nos procariontes.
- organismos exclusivamente multicelulares nos eucariontes e de organismos exclusivamente unicelulares nos procariontes.
- nutrição heterótrofa e autótrofa nos eucariontes e de nutrição exclusivamente heterótrofa nos procariontes.
Resposta: C
Resolução: A alternativa correta é a B, pois nos procariontes a síntese proteica ocorre exclusivamente em ribossomos livres no citoplasma (polissomos), enquanto nos eucariontes, além dos ribossomos livres, há ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático rugoso, que produzem proteínas destinadas à secreção ou organelas. As demais opções apresentam informações equivocadas sobre cromossomos, respiração, multicelularidade e tipos de nutrição nos procariontes.
5. (UFAM PSC) Em um experimento clássico, os eritrócitos foram colocados em uma solução hipotônica. Que componente da membrana plasmática tem grande contribuição como via de condução das moléculas de água entre os dois meios e qual a sua natureza molecular, respectivamente?
- Canais iônicos; lipídio.
- Na+ /K+ ATPase; proteína.
- Aquaporinas; proteína.
- Transportadores; nucleoproteína.
- Imunoglobulinas; proteína.
Resposta: C
Resolução: A alternativa correta é a C, pois as aquaporinas são proteínas de canal específicas que permitem a passagem de moléculas de água através da membrana plasmática, especialmente em ambientes com diferenças de concentração, como em soluções hipotônicas. Elas possuem natureza proteica e desempenham papel fundamental na osmorregulação celular. As outras opções envolvem estruturas ou moléculas que não têm esse papel específico no transporte de água.
6. (FGV-SP) O diagrama em roda contém todas as combinações possíveis referentes aos códons do RNA mensageiro utilizados no processo de tradução.
Um peptídeo formado sequencialmente pelos aminoácidos metionina, histidina, lisina, triptofano e fenilalanina foi codificado a partir da fita de DNA com a seguinte sequência de nucleotídeos:
- GUACACGAAGGUCUU.
- UACGUGUUCACCAAG.
- AUGCACAAGUGGUUC.
- ATGCTCAAGTGGTTC.
- TACGTGTTCACCAAG.
Resposta: E
Resolução: A alternativa correta é a E. A sequência de aminoácidos fornecida (metionina, histidina, lisina, triptofano e fenilalanina) foi traduzida a partir do RNA mensageiro, que por sua vez foi transcrito a partir da fita molde de DNA. Para obter a fita molde correta, é necessário retroceder do aminoácido para o códon correspondente no RNA, e então para o DNA complementar. A única sequência entre as opções que, ao ser transcrita, gera os códons correspondentes aos aminoácidos indicados é a da alternativa E: TACGTGTTCACCAAG.
7. (FAMECA) O Brasil fez avanços significativos no desenvolvimento de pele reconstruída em laboratório. A pele artificial é formada a partir de três tipos de células humanas descartadas de cirurgias plásticas ou de amostras do prepúcio de recém-nascidos. O primeiro passo para a reconstituição total da pele é a indução da divisão mitótica de uma cultura de células que vão formar a derme. Sobre a derme pronta é feita outra cultura de células que reconstituem a epiderme.
(Yuri Vasconcelos. Revista Fapesp, julho 2016. Adaptado.)
Para a reconstituição da pele humana em laboratório, as células que devem ser induzidas à divisão mitótica são os
- fibroblastos para formar a derme, e os queratinócitos e melanócitos para formar a epiderme.
- fibroblastos e queratinócitos para formar a derme, e os melanócitos para formar a epiderme.
- melanócitos para formar a derme, e os queratinócitos e fibroblastos para formar a epiderme.
- queratinócitos e melanócitos para formar a derme, e os fibroblastos para formar a epiderme.
- queratinócitos para formar a derme, e os fibroblastos e melanócitos para formar a epiderme.
Resposta: A
Resolução: A derme é formada principalmente por fibroblastos, que produzem as fibras colágenas e a matriz extracelular. Já a epiderme é composta principalmente por queratinócitos, que produzem queratina, além de melanócitos, que sintetizam melanina. Assim, para reconstrução da pele, induz-se a mitose dos fibroblastos para formar a derme, e de queratinócitos e melanócitos para formar a epiderme.
8. (UERJ) As células musculares presentes nas asas das aves migratórias possuem maior concentração de determinada organela, se comparadas às células musculares do restante do corpo. Esse fato favorece a utilização intensa de tais membros por esses animais.
Essa organela é denominada:
- núcleo
- centríolo
- lisossoma
- mitocôndria
Resposta: D
Resolução: As mitocôndrias são organelas responsáveis pela produção de ATP via respiração celular aeróbica. Células musculares das asas de aves migratórias, que demandam alta produção de energia, apresentam maior quantidade de mitocôndrias para sustentar o metabolismo energético intenso necessário durante os longos voos.
9. (UDESC) Analise as proposições com relação à osmose, um fenômeno vital para os seres vivos.
I. Ocorre a passagem de solvente do meio hipotônico para o meio hipertônico.
II. Ocorre a passagem de água do meio hipotônico para o meio hipertônico.
III. Ocorre a passagem de soluto do meio hipotônico para o meio hipertônico.
IV. Ocorre a passagem de soluto do meio hipertônico para o meio hipotônico, por transporte ativo.
V. Caracteriza-se por ser um transporte ativo.
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
- Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
- Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
- Somente a afirmativa I é verdadeira.
- Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
Resposta: C
Resolução: A osmose é o movimento passivo de água através de uma membrana semipermeável, do meio hipotônico (menor concentração de solutos) para o meio hipertônico (maior concentração de solutos), o que está corretamente descrito nas afirmativas I e II. As demais afirmativas envolvem passagem de soluto (não característica da osmose) ou incorretamente classificam o processo como transporte ativo.
10. (FGV-SP) As setas 1, 2 e 3, na figura seguinte, indicam biomoléculas componentes da membrana plasmática de uma célula animal.
Com base nas funções desempenhadas pela membrana em diferentes tipos celulares, é correto afirmar que
- a biomolécula 1 é um carboidrato componente do glicocálix e atua no reconhecimento intercelular.
- a biomolécula 2 é um fosfolipídio componente da bicamada e atua no transporte de gases respiratórios nos eritrócitos.
- a biomolécula 3 é um polissacarídeo componente da parede celular e confere resistência e sustentação às células ósseas.
- as biomoléculas 1 e 3 são proteínas da bicamada e realizam a contração e o relaxamento nas células musculares.
- as biomoléculas 2 e 3 são aminoácidos do glicocálix e atuam na síntese de secreções nas células epiteliais.
Resposta: A
Resolução: A biomolécula 1 representa um carboidrato associado a proteínas ou lipídios na superfície externa da membrana, formando o glicocálix, que tem papel no reconhecimento celular. A biomolécula 2 é um fosfolipídio, mas sua principal função é estrutural e na fluidez da membrana, e não no transporte de gases. As demais alternativas descrevem incorretamente as estruturas e suas funções.
11. (UDESC) Várias substâncias, moléculas e estruturas estão presentes nos seres vivos. Ao se analisar esses seres vivos, podem-se encontrar algumas estruturas comuns às bactérias, às células vegetais e às animais.
Assinale a alternativa correta, em relação à informação.
- Mitocôndrias, retículo endoplasmático, parede celular e ribossomos.
- DNA, RNA, membrana citoplasmática e ribossomos.
- Retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomos e peroxissomos.
- Vacúolos, plastos, ribossomos e membrana citoplasmática.
- Carioteca, mitocôndria, ribossomos e lisossomos.
Resposta: B
Resolução: DNA, RNA, membrana citoplasmática e ribossomos são estruturas comuns a todos os seres vivos — desde bactérias (procariontes) até células vegetais e animais (eucariontes). Isso porque essas estruturas são fundamentais para o controle genético, a síntese de proteínas e a separação do meio intracelular do ambiente externo, sendo universais entre os organismos celulares.
12. (UNICAMP) Ao observar uma célula, um pesquisador visualizou uma estrutura delimitada por uma dupla camada de membrana fosfolipídica, contendo um sistema complexo de endomembranas repleto de proteínas integrais e periféricas. Verificou também que, além de conter seu próprio material genético, essa estrutura ocorria em abundância em todas as regiões meristemáticas de plantas. Qual seria essa estrutura celular?
- Cloroplasto.
- Mitocôndria.
- Núcleo.
- Retículo endoplasmático.
Resposta: B
Resolução: A estrutura descrita é a mitocôndria, pois possui dupla membrana fosfolipídica, um sistema interno de membranas (cristas mitocondriais), proteínas específicas e DNA próprio. Além disso, sua ocorrência em abundância nas regiões meristemáticas de plantas se justifica pela alta demanda energética nesses tecidos, onde ocorrem intensa divisão e crescimento celular.
13. (UDESC) Unidades especiais são utilizadas para medir as células, organelas internas e moléculas orgânicas que as constituem.
Em relação a estas unidades de medida, assinale a alternativa correta.
- A unidade terâmetro é utilizada para medir o tamanho das moléculas.
- A unidade micrômetro é utilizada para medir o tamanho das organelas celulares.
- A unidade gigâmetro é utilizada para medir o tamanho do núcleo celular.
- A unidade micrômetro é cem vezes menor que o nanômetro.
- O milímetro é a unidade padrão para as medidas de vírus e bactérias.
Resposta: B
Resolução: A unidade micrômetro (µm) é utilizada para medir organelas celulares, como mitocôndrias, lisossomos e o núcleo. 1 µm equivale a 10⁻⁶ metros. As alternativas A e C estão erradas porque terâmetro e gigâmetro são unidades astronômicas. A alternativa D está incorreta, pois o micrômetro é mil vezes maior que o nanômetro. Já a E erra ao dizer que milímetro é a unidade padrão para medir vírus e bactérias — na verdade, essas estruturas são geralmente medidas em micrômetros (bactérias) e nanômetros (vírus).
14. (UECE) Membranas biológicas são finas películas que envolvem as células vivas, delimitando as organelas em seu interior e promovendo sua interação com outras células. Com relação a essas membranas, é correto afirmar que
- qualquer transporte de substâncias por meio das membranas celulares nos seres vivos exige gasto de energia.
- suas moléculas lipídicas são anfipáticas, pois possuem uma extremidade polar (insolúvel em meio aquoso) e uma extremidade não polar (solúvel em água).
- possuem permeabilidade variável, o que significa que algumas substâncias não conseguem atravessar sua estrutura.
- seu glicocálix, estrutura que confere resistência física e química e capacidade de reconhecer substâncias nocivas, é composto exclusivamente por lipídios.
Resposta: C
Resolução: As membranas biológicas possuem permeabilidade seletiva, ou seja, controlam quais substâncias podem atravessá-las, permitindo a entrada ou saída seletiva de moléculas. A alternativa A está errada porque nem todo transporte requer energia (como a difusão e osmose). A B inverte os conceitos de polaridade dos lipídios — a parte polar é solúvel em água, e a apolar é insolúvel. A D está errada pois o glicocálix é formado por açúcares ligados a lipídios e proteínas, e não apenas por lipídios.
15. (URCA) São organelas citoplasmáticas relacionadas com a excreção celular:
- Retículo endoplasmático rugoso.
- Mitocôndrias.
- Cloroplastos.
- Ribossomos.
- Complexo de Golgi.
Resposta: E
Resolução: O complexo de Golgi é a organela responsável pela modificação, empacotamento e excreção de substâncias produzidas na célula, como enzimas, hormônios e resíduos. Ele forma vesículas que se fundem à membrana plasmática e liberam essas substâncias por exocitose. As outras organelas têm funções distintas, como síntese proteica (ribossomos, RER), respiração celular (mitocôndrias) ou fotossíntese (cloroplastos).