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Botânica V

Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Botânica V com questões de Vestibulares.


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01. (UFN) O texto da introdução geral da prova menciona um dos livros mais encantadores da literatura - O Pequeno Príncipe. Em um dos momentos dessa obra, o principezinho mostra-se preocupado com a impossibilidade de diferenciar as sementes de ervas boas das sementes de ervas más e diz:

"Mas as sementes são invisíveis. Elas dormem no segredo da terra até que uma cisme de despertar. Então ela se espreguiça e lança timidamente para o sol um inofensivo galhinho".

Considerando o processo de germinação das sementes, analise as seguintes afirmativas:

I. "As sementes dormem no segredo da terra" refere-se a uma estratégia de sobrevivência de algumas espécies, para suportar períodos desfavoráveis.

II. "... até que uma cisme de despertar" significa que essa semente teve água e gás carbônico disponíveis para o início da germinação.

III. O "inofensivo galhinho" refere-se à radícula, o primeiro sinal visível de germinação da semente, que terá a função de absorver água e sais minerais do solo.

Está(ão) correta(s) apenas

  1. I.
  2. II.
  3. III.
  4. I e II.
  5. I e III.

02. (UNESP) Uma gimnosperma conhecida como cedrinho (Cupressus lusitanica) é uma opção de cerca-viva para quem deseja delimitar o espaço de uma propriedade. Para isso, mudas dessa espécie são plantadas a intervalos regulares. Podas periódicas garantem que o espaço entre as mudas seja preenchido, resultando em uma cerca como a ilustrada na imagem.

Para se obter uma cerca-viva de altura controlada, que crie uma barreira física e visual, deve-se

  1. estimular a produção de auxinas pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente a gema apical.
  2. estimular a produção de auxinas pela gema apical das plantas, podando periodicamente as gemas laterais.
  3. inibir a produção de auxinas pela gema apical e pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente as gemas laterais e a gema apical.
  4. inibir a produção de auxinas pela gema apical das plantas, podando periodicamente as gemas laterais.
  5. inibir a produção de auxinas pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente a gema apical.

03. (PUC-RS) INSTRUÇÃO: A questão trata-se de conhecimentos relacionados à etnobotânica, a qual se dedica a estudar a interface entre conhecimentos botânicos e etnológicos, ou seja, a relação que diferentes povos estabelecem com as plantas e, a partir disso, os distintos saberes produzidos sobre sua utilização e cultivo.

Também conhecido como nogueira-do-japão, o Ginkgo biloba é considerado um “fóssil vivo” por existir há mais de 150 milhões de anos. Seu uso está relacionado à intensificação da memória e da atenção. É uma espermatófita da subdivisão Coniferophytina inserida na classe Pinatae. Sobre o Ginkgo biloba é correto afirmar que

  1. apresenta polinização entomófila.
  2. é classificado como uma pteridófita.
  3. é uma espermatófita com gametas flagelados.
  4. não apresenta estruturas de reprodução visíveis.

04. (UDESC) Flores desprovidas de pétalas coloridas, sem nectários com grande produção de grãos de pólen, os quais são pequenos e leves, caracterizam plantas com polinização do tipo:

  1. entomófila
  2. ornitófila
  3. artificial
  4. anemófila
  5. hidrófila

05. (PUC-RS) INSTRUÇÃO: A questão trata-se de conhecimentos relacionados à etnobotânica, a qual se dedica a estudar a interface entre conhecimentos botânicos e etnológicos, ou seja, a relação que diferentes povos estabelecem com as plantas e, a partir disso, os distintos saberes produzidos sobre sua utilização e cultivo.

Algumas tribos indígenas da região da Amazônia costumam alimentar-se das sementes oleaginosas de Hevea brasiliensis, também conhecida como seringueira. A importância econômica dessa planta está fortemente vinculada à extração de látex para a produção de borracha, podendo ser utilizada também para a produção de óleos, vernizes, tintas e suplementos alimentares. A partir dessas informações, é possível concluir que

  1. seu fruto não permite classificá-la como angiosperma.
  2. suas folhas pecioladas permitem classificá-la como monocotiledônea.
  3. seu látex, ao ser secretado, protege áreas de tecidos vegetais lesionadas.
  4. suas sementes são oleaginosas devido a seu alto teor de carboidratos.

06. (UPE) Normalmente, quando ganhamos ou compramos flores, costumamos colocá-las dentro de um jarro com água, para que permaneçam bonitas por mais tempo. Porém, muitas vezes, elas acabam murchando e perdendo suas pétalas. Para se evitar isso, é aconselhável que se faça um novo corte, preferencialmente dentro d’água ou com uma mínima exposição ao ar, até submergi-la novamente no recipiente. Tal conduta permite que

  1. as células estomáticas voltem à turgidez para que os estômatos possam permanecer abertos e assim restabelecer o fluxo de água do jarro para as partes superiores do vegetal.
  2. o ar presente no floema seja empurrado por capilaridade e expulso pelo estômato.
  3. a água presente no xilema entre em contato com a água do jarro, restabelecendo a coesão entre as moléculas e formando uma nova coluna de água.
  4. se eliminem fungos e bactérias que colonizaram as células mortas, restabelecendo o metabolismo celular.
  5. se restabeleça a pressão positiva e o transporte de sais ativos para o interior do xilema.

07. (UEMG) O procedimento cotidiano adequado para se retardar o amadurecimento de um mamão é

  1. embalar o fruto em jornal.
  2. gerar cicatrizes em sua superfície.
  3. fornecer calor de forma moderada.
  4. manter o mamão em local ventilado.

08. (UECE) Com o objetivo de resolver o problema de erosão em sua propriedade, um fazendeiro comprou mudas de plantas indicadas por um biólogo. Essas mudas apresentam raízes fasciculadas, nervuras paralelas e flores trímeras, portanto, são representantes das

  1. leguminosas.
  2. samambaias
  3. gramíneas.
  4. cicadáceas.

09. (UFJF) Uma jovem comeu um lanche que continha pão, alface, tomate, queijo e carne bovina, além de óleos vegetais no molho. Nas próximas horas seu corpo irá utilizar a energia proveniente desses alimentos.

Em relação a isso, assinale a alternativa CORRETA:

  1. a quantidade de energia química que a jovem obteve ao comer o queijo e a carne é a mesma quantidade que os bovinos adquirirem ao comer suas rações.
  2. para a produção do pão foi utilizado o trigo, cujas moléculas de clorofila transferiram a energia luminosa do sol, sob a forma de energia química, para moléculas de ATP na etapa química da fotossíntese.
  3. o tomate é um dos alimentos que forneceu a glicose que entra na mitocôndria para a realização do Ciclo de Krebs.
  4. a alface é um vegetal capaz de aproveitar gás carbônico e água para produzir substâncias orgânicas que lhes servem de alimento, utilizando a luz solar como fonte de energia.
  5. para a produção, pela indústria panificadora, do pão desse sanduíche foi realizado um processo de respiração aeróbia por bactérias.

10. (URCA) As plantas possuem uma área de absorção na raiz por onde estas retiram do ambiente água e sais minerais. Esse tecido de absorção é anatomicamente classificado como um:

  1. Parênquima.
  2. Epiderme.
  3. Colênquima.
  4. Esclerênquima.
  5. Xilema.

11. (ACAFE) Considerando que Botânica é a parte da Biologia que estuda as plantas, analise as afirmações a seguir.

I. O fruto é uma estrutura presente nas gimnospermas e angiospermas, sendo importante para a dispersão e a proteção da semente.

II. As angiospermas estão subdivididas em dois grupos: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. Como exemplos de plantas dicotiledôneas, pode-se citar: feijão, amendoim, soja, arroz e trigo.

III. As briófitas e as pteridófitas são plantas criptó gamas e dependem da água para a fecundação.

IV. As plantas vasculares são dotadas de xilema e floema, estruturas responsáveis pelo transporte da seiva bruta e da seiva elaborada, respectivamente.

V. Os tecidos meristemáticos são responsáveis pelo crescimento dos vegetais e a partir deles são formados os tecidos adultos da planta.

Todas as afirmações estão corretas em:

  1. I - II - III
  2. II - III - V
  3. III - IV - V
  4. II - V

12. (FAMECA) Cidades como Nova York e Chicago já consomem plantas cultivadas por hidroponia e iluminadas por lâmpadas LED. Na prática, a tecnologia vem tendo resultados extraordinários na produção de alface, couve e temperos como manjericão, orégano e cebolinha.

(http://epocanegocios.globo.com. Adaptado.)

Para favorecer o crescimento das plantas cultivadas por meio dessa tecnologia, as lâmpadas LED utilizadas devem emitirluz nas cores

  1. amarelo e vermelho.
  2. verde e azul.
  3. amarelo e azul.
  4. verde e amarelo.
  5. azul e vermelho.

13. (PUC-PR) O mesófilo foliar é um tecido parenquimático, comumente rico em cloroplastos.

Quando esse mesofilo é assimétrico e os estômatos encontram-se na epiderme inferior, provavelmente estamos falando de uma planta

  1. angiosperma monocotiledônea.
  2. gimmosperma.
  3. pteridófita.
  4. angiosperma dicotiledônea.
  5. briófita.

14. (UFRN)

Uma dona de casa resolveu pegar batatas-inglesas na geladeira para preparar um purê e reparou que, em algumas delas, desenvolveram-se gemas, conhecidas popularmente por “olhos”, conforme representado na figura acima. Os olhos se desenvolveram na batata porque ela é um tipo de

  1. raiz, de onde irão brotar ramos, originando novo pé de batata.
  2. caule subterrâneo.
  3. rizoma, de onde irão se propagar de forma vegetativa.
  4. bulbo horizontal.

15. (UFGD) Sobre as características dos tecidos vegetais:

I) São caracterizados por terem células de paredes finas, citoplasma abundante, núcleos grandes, vacúolos pequenos ou ausentes. As células desse tecido encontram-se, frequentemente, em divisão celular.

II) Camada de revestimento da planta. Geralmente possui somente uma camada de células, mas pode apresentar mais de uma. As principais funções são: proteção mecânica, trocas gasosas e reserva de água.

III) É um tecido vivo e possui células com paredes muito espessas. Tem função de sustenção de órgãos em crescimento ou de órgãos maduros de plantas herbáceas. As células que o constituem variam em comprimento mas geralmente são alongadas e lembram fibras.

IV) Tem como principal função a de suporte mecânico. É um tecido morto e suas células tem parede espessas e lignificadas.

V) É destinado, principalmente ao transporte de água e sais minerais.

VI) Tecido responsável pela condução de substâncias orgânicas.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência que nomeia corretamente os tecidos vegetais descritos acima.

  1. Meristemas, cutícula, colênquima, esclerênquima, xilema, floema.
  2. Meristemas, epiderme, esclerênquima, colênquima, floema, xilema.
  3. Epiderme, meristemas, esclerênquima, colênquima, xilema, floema.
  4. Meristemas, epiderme, colênquima, esclerênquima, xilema, floema.
  5. Meristema, epiderme, colênquima, esclerênquima, floema, xilema.

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