Home > Banco de Questões > Botânica V

Botânica V

Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Botânica V com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Botânica V.




01. (UFN) O texto da introdução geral da prova menciona um dos livros mais encantadores da literatura - O Pequeno Príncipe. Em um dos momentos dessa obra, o principezinho mostra-se preocupado com a impossibilidade de diferenciar as sementes de ervas boas das sementes de ervas más e diz:

"Mas as sementes são invisíveis. Elas dormem no segredo da terra até que uma cisme de despertar. Então ela se espreguiça e lança timidamente para o sol um inofensivo galhinho".

Considerando o processo de germinação das sementes, analise as seguintes afirmativas:

I. "As sementes dormem no segredo da terra" refere-se a uma estratégia de sobrevivência de algumas espécies, para suportar períodos desfavoráveis.

II. "... até que uma cisme de despertar" significa que essa semente teve água e gás carbônico disponíveis para o início da germinação.

III. O "inofensivo galhinho" refere-se à radícula, o primeiro sinal visível de germinação da semente, que terá a função de absorver água e sais minerais do solo.

Está(ão) correta(s) apenas

  1. I.
  2. II.
  3. III.
  4. I e II.
  5. I e III.

Resposta: E

Resolução:

Analisando as afirmativas:

I. "As sementes dormem no segredo da terra" - Esta afirmação está correta. Muitas sementes estão em estado de dormência no solo até que as condições ambientais sejam favoráveis para a germinação.

II. "... até que uma cisme de despertar" - Esta afirmação não está correta. O trecho sugere mais a ideia de que a semente, por mecanismos internos, "decide" germinar quando as condições estão adequadas, não necessariamente esperando que uma ação externa ocorra.

III. O "inofensivo galhinho" refere-se à radícula - Esta afirmação está correta. A radícula é a primeira estrutura que emerge da semente durante a germinação e é responsável pela absorção de água e nutrientes do solo.

02. (UNESP) Uma gimnosperma conhecida como cedrinho (Cupressus lusitanica) é uma opção de cerca-viva para quem deseja delimitar o espaço de uma propriedade. Para isso, mudas dessa espécie são plantadas a intervalos regulares. Podas periódicas garantem que o espaço entre as mudas seja preenchido, resultando em uma cerca como a ilustrada na imagem.

Para se obter uma cerca-viva de altura controlada, que crie uma barreira física e visual, deve-se

  1. estimular a produção de auxinas pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente a gema apical.
  2. estimular a produção de auxinas pela gema apical das plantas, podando periodicamente as gemas laterais.
  3. inibir a produção de auxinas pela gema apical e pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente as gemas laterais e a gema apical.
  4. inibir a produção de auxinas pela gema apical das plantas, podando periodicamente as gemas laterais.
  5. inibir a produção de auxinas pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente a gema apical.

Resposta: A

Resolução:

03. (PUC-RS) INSTRUÇÃO: A questão trata-se de conhecimentos relacionados à etnobotânica, a qual se dedica a estudar a interface entre conhecimentos botânicos e etnológicos, ou seja, a relação que diferentes povos estabelecem com as plantas e, a partir disso, os distintos saberes produzidos sobre sua utilização e cultivo.

Também conhecido como nogueira-do-japão, o Ginkgo biloba é considerado um “fóssil vivo” por existir há mais de 150 milhões de anos. Seu uso está relacionado à intensificação da memória e da atenção. É uma espermatófita da subdivisão Coniferophytina inserida na classe Pinatae. Sobre o Ginkgo biloba é correto afirmar que

  1. apresenta polinização entomófila.
  2. é classificado como uma pteridófita.
  3. é uma espermatófita com gametas flagelados.
  4. não apresenta estruturas de reprodução visíveis.

Resposta: C

Resolução: Ela faz parte das gminospermas, plantas que possuem gametas flagelados (anterozoides)

04. (UDESC) Flores desprovidas de pétalas coloridas, sem nectários com grande produção de grãos de pólen, os quais são pequenos e leves, caracterizam plantas com polinização do tipo:

  1. entomófila
  2. ornitófila
  3. artificial
  4. anemófila
  5. hidrófila

Resposta: D

Resolução: Com base na descrição fornecida, as flores desprovidas de pétalas coloridas, sem nectários, com uma grande produção de grãos de pólen pequenos e leves sugerem uma adaptação para polinização pelo vento, que é chamada de anemofilia.

05. (PUC-RS) INSTRUÇÃO: A questão trata-se de conhecimentos relacionados à etnobotânica, a qual se dedica a estudar a interface entre conhecimentos botânicos e etnológicos, ou seja, a relação que diferentes povos estabelecem com as plantas e, a partir disso, os distintos saberes produzidos sobre sua utilização e cultivo.

Algumas tribos indígenas da região da Amazônia costumam alimentar-se das sementes oleaginosas de Hevea brasiliensis, também conhecida como seringueira. A importância econômica dessa planta está fortemente vinculada à extração de látex para a produção de borracha, podendo ser utilizada também para a produção de óleos, vernizes, tintas e suplementos alimentares. A partir dessas informações, é possível concluir que

  1. seu fruto não permite classificá-la como angiosperma.
  2. suas folhas pecioladas permitem classificá-la como monocotiledônea.
  3. seu látex, ao ser secretado, protege áreas de tecidos vegetais lesionadas.
  4. suas sementes são oleaginosas devido a seu alto teor de carboidratos.

Resposta: C

Resolução: A resposta correta destaca que o látex secretado pela seringueira protege áreas de tecidos vegetais lesionadas. Isso é uma característica importante para a planta, pois o látex atua como uma defesa natural contra danos externos, como cortes ou perfurações. Essa propriedade é crucial para a sobrevivência da planta na selva amazônica, onde as condições ambientais podem ser adversas.

06. (UPE) Normalmente, quando ganhamos ou compramos flores, costumamos colocá-las dentro de um jarro com água, para que permaneçam bonitas por mais tempo. Porém, muitas vezes, elas acabam murchando e perdendo suas pétalas. Para se evitar isso, é aconselhável que se faça um novo corte, preferencialmente dentro d’água ou com uma mínima exposição ao ar, até submergi-la novamente no recipiente. Tal conduta permite que

  1. as células estomáticas voltem à turgidez para que os estômatos possam permanecer abertos e assim restabelecer o fluxo de água do jarro para as partes superiores do vegetal.
  2. o ar presente no floema seja empurrado por capilaridade e expulso pelo estômato.
  3. a água presente no xilema entre em contato com a água do jarro, restabelecendo a coesão entre as moléculas e formando uma nova coluna de água.
  4. se eliminem fungos e bactérias que colonizaram as células mortas, restabelecendo o metabolismo celular.
  5. se restabeleça a pressão positiva e o transporte de sais ativos para o interior do xilema.

Resposta: C

Resolução: Ao cortar as hastes das flores e submergi-las novamente em água, permite-se que o xilema, o tecido responsável pelo transporte de água e nutrientes nas plantas, seja reabastecido com água fresca. Isso ajuda a restaurar a pressão de turgor nas células vegetais, mantendo as flores frescas e prolongando sua vida útil. O corte dentro d'água minimiza a entrada de ar nas hastes, o que poderia bloquear o fluxo de água e nutrientes.

07. (UEMG) O procedimento cotidiano adequado para se retardar o amadurecimento de um mamão é

  1. embalar o fruto em jornal.
  2. gerar cicatrizes em sua superfície.
  3. fornecer calor de forma moderada.
  4. manter o mamão em local ventilado.

Resposta: D

Resolução: O mamão é uma fruta que amadurece mais rapidamente em ambientes quentes. Portanto, fornecer calor de forma moderada pode ajudar a retardar seu amadurecimento. Colocar o mamão em uma área com temperatura controlada e moderada pode ajudar a estender sua vida útil.

08. (UECE) Com o objetivo de resolver o problema de erosão em sua propriedade, um fazendeiro comprou mudas de plantas indicadas por um biólogo. Essas mudas apresentam raízes fasciculadas, nervuras paralelas e flores trímeras, portanto, são representantes das

  1. leguminosas.
  2. samambaias
  3. gramíneas.
  4. cicadáceas.

Resposta: C

Resolução: As características descritas - raízes fasciculadas, nervuras paralelas e flores trímeras - são típicas das gramíneas.

Raízes fasciculadas: As raízes fasciculadas são aquelas que se originam de um ponto e se espalham em várias direções. Elas são comuns em plantas monocotiledôneas, como as gramíneas, e ajudam na absorção eficiente de água e nutrientes do solo.

Nervuras paralelas: Nas folhas das gramíneas, as nervuras são paralelas entre si, o que é uma característica distintiva. Essa adaptação permite que as folhas capturem eficientemente a luz solar em ambientes de luz intensa.

Flores trímeras: As flores das gramíneas geralmente possuem partes em múltiplos de três, como três sépalas, três pétalas, três estames e um pistilo composto por três carpelos. Esse arranjo é comum em muitas plantas monocotiledôneas.

09. (UFJF) Uma jovem comeu um lanche que continha pão, alface, tomate, queijo e carne bovina, além de óleos vegetais no molho. Nas próximas horas seu corpo irá utilizar a energia proveniente desses alimentos.

Em relação a isso, assinale a alternativa CORRETA:

  1. a quantidade de energia química que a jovem obteve ao comer o queijo e a carne é a mesma quantidade que os bovinos adquirirem ao comer suas rações.
  2. para a produção do pão foi utilizado o trigo, cujas moléculas de clorofila transferiram a energia luminosa do sol, sob a forma de energia química, para moléculas de ATP na etapa química da fotossíntese.
  3. o tomate é um dos alimentos que forneceu a glicose que entra na mitocôndria para a realização do Ciclo de Krebs.
  4. a alface é um vegetal capaz de aproveitar gás carbônico e água para produzir substâncias orgânicas que lhes servem de alimento, utilizando a luz solar como fonte de energia.
  5. para a produção, pela indústria panificadora, do pão desse sanduíche foi realizado um processo de respiração aeróbia por bactérias.

Resposta: D

Resolução: D. A alface é um vegetal capaz de aproveitar gás carbônico e água para produzir substâncias orgânicas que lhes servem de alimento, utilizando a luz solar como fonte de energia. Essa afirmação está correta. A alface é capaz de realizar a fotossíntese, utilizando a luz solar como fonte de energia para converter dióxido de carbono e água em substâncias orgânicas.

10. (URCA) As plantas possuem uma área de absorção na raiz por onde estas retiram do ambiente água e sais minerais. Esse tecido de absorção é anatomicamente classificado como um:

  1. Parênquima.
  2. Epiderme.
  3. Colênquima.
  4. Esclerênquima.
  5. Xilema.

Resposta: E

Resolução: "Xilema" também é conhecido como "lenho" ou "madeira". É um tecido vegetal encontrado em plantas superiores, como árvores, arbustos e outras plantas vasculares. O xilema é responsável pelo transporte de água, minerais e nutrientes dissolvidos das raízes para outras partes da planta, como o caule, as folhas e os frutos.

Ele desempenha um papel crucial no suporte estrutural das plantas e no transporte eficiente de substâncias essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento.

11. (ACAFE) Considerando que Botânica é a parte da Biologia que estuda as plantas, analise as afirmações a seguir.

I. O fruto é uma estrutura presente nas gimnospermas e angiospermas, sendo importante para a dispersão e a proteção da semente.

II. As angiospermas estão subdivididas em dois grupos: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. Como exemplos de plantas dicotiledôneas, pode-se citar: feijão, amendoim, soja, arroz e trigo.

III. As briófitas e as pteridófitas são plantas criptó gamas e dependem da água para a fecundação.

IV. As plantas vasculares são dotadas de xilema e floema, estruturas responsáveis pelo transporte da seiva bruta e da seiva elaborada, respectivamente.

V. Os tecidos meristemáticos são responsáveis pelo crescimento dos vegetais e a partir deles são formados os tecidos adultos da planta.

Todas as afirmações estão corretas em:

  1. I - II - III
  2. II - III - V
  3. III - IV - V
  4. II - V

Resposta: C

Resolução: III. Correta. As briófitas e as pteridófitas são plantas criptógamas e dependem da água para a fecundação.

IV. Correta. As plantas vasculares possuem xilema e floema, que são responsáveis pelo transporte da seiva bruta e elaborada, respectivamente.

V. Correta. Os tecidos meristemáticos são responsáveis pelo crescimento dos vegetais e a partir deles são formados os tecidos adultos da planta.

12. (FAMECA) Cidades como Nova York e Chicago já consomem plantas cultivadas por hidroponia e iluminadas por lâmpadas LED. Na prática, a tecnologia vem tendo resultados extraordinários na produção de alface, couve e temperos como manjericão, orégano e cebolinha.

(http://epocanegocios.globo.com. Adaptado.)

Para favorecer o crescimento das plantas cultivadas por meio dessa tecnologia, as lâmpadas LED utilizadas devem emitirluz nas cores

  1. amarelo e vermelho.
  2. verde e azul.
  3. amarelo e azul.
  4. verde e amarelo.
  5. azul e vermelho.

Resposta: E

Resolução: Para favorecer o crescimento das plantas cultivadas por meio da tecnologia de hidroponia e iluminadas por lâmpadas LED, é importante que as lâmpadas emitam luz em comprimentos de onda específicos que são benéficos para o processo de fotossíntese das plantas.

As cores que são mais importantes para o crescimento das plantas são o azul e o vermelho. O azul é essencial para o crescimento das folhas, enquanto o vermelho é crucial para o florescimento e frutificação das plantas.

13. (PUC-PR) O mesófilo foliar é um tecido parenquimático, comumente rico em cloroplastos.

Quando esse mesofilo é assimétrico e os estômatos encontram-se na epiderme inferior, provavelmente estamos falando de uma planta

  1. angiosperma monocotiledônea.
  2. gimmosperma.
  3. pteridófita.
  4. angiosperma dicotiledônea.
  5. briófita.

Resposta: D

Resolução: O mesófilo foliar é de fato um tecido parenquimático comum em folhas, geralmente rico em cloroplastos, onde ocorre a fotossíntese. Quando o mesófilo é assimétrico e os estômatos estão na epiderme inferior, isso é uma característica comum das folhas das plantas conhecidas como angiospermas dicotiledôneas.

14. (UFRN) Uma dona de casa resolveu pegar batatas-inglesas na geladeira para preparar um purê e reparou que, em algumas delas, desenvolveram-se gemas, conhecidas popularmente por “olhos”, conforme representado na figura acima.

Os olhos se desenvolveram na batata porque ela é um tipo de

  1. raiz, de onde irão brotar ramos, originando novo pé de batata.
  2. caule subterrâneo.
  3. rizoma, de onde irão se propagar de forma vegetativa.
  4. bulbo horizontal.

Resposta: B

Resolução: As batatas são plantas que se reproduzem vegetativamente, o que significa que elas podem gerar novas plantas sem a necessidade de sementes. Os "olhos" das batatas são áreas de crescimento localizadas na superfície dos tubérculos, que são os caules subterrâneos das plantas de batata.

Quando as condições são adequadas, como umidade e temperatura adequadas, esses "olhos" podem gerar novos brotos que se transformarão em caules, folhas e eventualmente em novas plantas de batata. É uma forma eficiente de reprodução assexuada que permite a propagação das batatas sem depender da produção de sementes.

15. (UFGD) Sobre as características dos tecidos vegetais:

I) São caracterizados por terem células de paredes finas, citoplasma abundante, núcleos grandes, vacúolos pequenos ou ausentes. As células desse tecido encontram-se, frequentemente, em divisão celular.

II) Camada de revestimento da planta. Geralmente possui somente uma camada de células, mas pode apresentar mais de uma. As principais funções são: proteção mecânica, trocas gasosas e reserva de água.

III) É um tecido vivo e possui células com paredes muito espessas. Tem função de sustenção de órgãos em crescimento ou de órgãos maduros de plantas herbáceas. As células que o constituem variam em comprimento mas geralmente são alongadas e lembram fibras.

IV) Tem como principal função a de suporte mecânico. É um tecido morto e suas células tem parede espessas e lignificadas.

V) É destinado, principalmente ao transporte de água e sais minerais.

VI) Tecido responsável pela condução de substâncias orgânicas.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência que nomeia corretamente os tecidos vegetais descritos acima.

  1. Meristemas, cutícula, colênquima, esclerênquima, xilema, floema.
  2. Meristemas, epiderme, esclerênquima, colênquima, floema, xilema.
  3. Epiderme, meristemas, esclerênquima, colênquima, xilema, floema.
  4. Meristemas, epiderme, colênquima, esclerênquima, xilema, floema.
  5. Meristema, epiderme, colênquima, esclerênquima, floema, xilema.

Resposta: D

Resolução:

Cada um desses tecidos ou sistemas vegetais desempenha funções específicas na planta. Aqui está uma breve descrição de cada um:

Meristemas: São tecidos responsáveis pelo crescimento das plantas, localizados nas extremidades dos caules e das raízes. Eles produzem células que se diferenciam em outros tecidos, permitindo o crescimento em comprimento e em diâmetro.

Epiderme: A epiderme é a camada mais externa das plantas terrestres, funcionando como uma espécie de "pele" protetora. Ela ajuda a prevenir a perda de água, protege contra danos mecânicos e fornece uma barreira contra patógenos e pragas.

Colênquima: O colênquima é um tecido de suporte presente em partes jovens das plantas. Ele fornece flexibilidade e suporte estrutural para os órgãos em crescimento. O colênquima é composto por células vivas que têm paredes celulares espessas e flexíveis.

Esclerênquima: Assim como o colênquima, o esclerênquima é um tecido de suporte encontrado em plantas maduras. No entanto, suas células têm paredes celulares mais espessas e endurecidas, geralmente impregnadas com lignina. O esclerênquima fornece suporte estrutural rígido, especialmente em partes mais maduras da planta, como caules lenhosos e cascas.

Xilema: O xilema é um tecido condutor que transporta água e nutrientes minerais das raízes para outras partes da planta, como caules e folhas. Além disso, o xilema também oferece suporte estrutural. É composto por células mortas, chamadas traqueídes e elementos de vaso, que são alongadas e têm paredes celulares lignificadas.

Floema: O floema é outro tecido condutor encontrado em plantas vasculares. Ele transporta produtos da fotossíntese, como açúcares e outros nutrientes orgânicos, das folhas para outras partes da planta, como caules, raízes e frutos em crescimento. O floema é composto principalmente por células vivas, incluindo células do tubo crivado e células companheiras.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp