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Botânica III

Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Botânica III com questões de Vestibulares.


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01. (URCA) Tomando-se por base a história evolutiva do grupo, as angiospermas podem ser divididas em monocotiledôneas, eudicotiledôneas e mais alguns grupos que, informalmente, podem ser reunidos sob o nome de angiospermas basais, também chamadas dicotiledôneas basais. Considerando a análise comparativa entre:

I. Monocotiledônea

II. Eudicotiledônea

Pode-se afirmar o seguinte:

  1. apenas I apresenta tegumento
  2. I e II apresentam folhas com nervuras paralelas
  3. I e II apresentam vasos irregulares espalhados pelo caule
  4. apenas II apresenta raiz axial
  5. I e II apresentam flores trímeras

02. (UEL) Leia o trecho do poema a seguir.

— Trabalhando nessa terra,

tu sozinho tudo empreitas:

serás semente, adubo, colheita.

— Não levas semente na mão:

és agora o próprio grão.

(MELO NETO, J. C. Morte e Vida Severina. Universidade da Amazônia, NEAD – Núcleo de Educação à Distância. p.21-13. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2017).

A semente é considerada uma estrutura reprodutiva originada a partir do desenvolvimento do óvulo. Com base nos conhecimentos sobre sementes, assinale a alternativa correta.

  1. Nas angiospermas, a semente é um óvulo imaturo envolvido por cinco camadas de tecidos parenquimáticos que formam os estróbilos masculino e feminino.
  2. A dependência de água para a fecundação nas gimnospermas possibilita a dispersão de suas sementes nas mais diferentes regiões do planeta.
  3. À semente das angiospermas é atribuído um valor significativo de sobrevivência porque ela confere nutrição ao embrião até que ocorra a germinação.
  4. As sementes das gimnospermas são protegidas por um carpelo queratinizado, o que dificulta a sua ingestão e dispersão pelos animais frugívoros.
  5. A germinação das sementes de gimnospermas ocorre na forma hipógea, ou seja, os cotilédones são trazidos para fora do solo, o que lhes confere uma vantagem evolutiva.

03. (URCA) O hormônio vegetal que promove a germinação de sementes e o desenvolvimento de brotos, estimula o alongamento do caule e das folhas, a floração e o desenvolvimento dos frutos é denominado:

  1. Auxina
  2. giberelina
  3. citocinina
  4. Ácido abscísico
  5. Etileno

04. (UEMA) As informações a seguir servem de base para responder à questão 54

A Mimosa pudica (sensitiva) é facilmente encontrada em todo o território maranhense. Essa planta apresenta movimentos não orientados que ocorrem em resposta a estímulos externos, fechando seus folíolos quando tocados.

Esses movimentos são conhecidos como

  1. geotropismo.
  2. fototropismo.
  3. nastismos.
  4. tactismos.
  5. tropismos.

05. (UPE) Os pseudofrutos são estruturas suculentas, que contêm reservas nutritivas, embora não se desenvolvam a partir do ovário. Muitas espécies são consideradas comestíveis e bastante apreciadas, ricas em fibras, vitaminas, sais minerais, açúcares e carboidratos.

Quanto aos pseudofrutos, é CORRETO afirmar que

  1. na maçã, o aquênio é parte comestível.
  2. no abacaxi, apenas a frutícola é parte comestível.
  3. no caju, o pedúnculo é uma das partes comestíveis.
  4. na banana, apenas o receptáculo floral é parte comestível.
  5. no coco, todo o endocarpo é comestível.

06. (UDESC) Em relação aos tipos de reprodução assexuada existentes nos seres vivos, assinale a alternativa incorreta.

  1. Reprodução por partenogênese ocorre quando há troca de gametas entre indivíduos de uma mesma espécie, reproduzindo um novo ser vivo.
  2. Reprodução por brotamento ocorre quando há formação de brotos em várias aéreas do corpo. Cada broto forma um novo ser vivo.
  3. Reprodução por fragmentação ocorre quando partes de um ser vivo se soltam e originam novos seres vivos.
  4. Reprodução por bipartição ocorre quando uma célula se divide em duas ou mais células.
  5. Reprodução por esporulação ocorre pela liberação de célula especializada conhecida como esporo.

07. (Mackenzie) O esquema abaixo representa a árvore filogenética dos principais grupos vegetais.

A partir dessa árvore filogenética foram feitas quatro afirmativas:

I. Os números presentes na árvore filogenética representam aquisições evolutivas.

II. O número 1 representa o predomínio da geração esporofítica sobre a geração gametofítica.

III. O número 2 representa a presença de clorofila no gametófito.

IV. O número 3 representa vasos condutores de seiva.

V. O número 4 significa flores e frutos.

São verdadeiras as afirmativas

  1. I, II, III, IV e V.
  2. apenas I, III e V.
  3. apenas II, III e IV.
  4. apenas I e V.
  5. apenas III, IV e V.

08. (UDESC) Complete as lacunas.

________ são hormônios vegetais relacionados à regulação do crescimento das plantas. Quando estimulados iniciam a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, proporcionando movimentos vegetais como __________. Artificialmente, é possível produzir _________ por meio da aplicação de ácido indolilacético diretamente nos ovários para se obter uvas, melancias e tomates, sem sementes.

Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto, corretamente.

  1. Auxinas, hidrotopismo, frutos simples baga
  2. Auxinas, geotropismo, frutos partenocárpicos
  3. Etilenos, tigmotropismo, frutos simples drupa
  4. Giberelinas, geotropismo, frutos agregados
  5. Etilenos, hidrotropismo, frutos partenocárpicos

09. (UFPR) Em relação às espermatófitas, é correto afirmar:

  1. Gimnospermas e angiospermas apresentam embriões unicelulares que se desenvolvem dentro de sementes envolvidas por frutos.
  2. Nas angiospermas, a geração esporofítica (2n) é dominante, enquanto nas gimnospermas a geração gametofítica (n) é dominante.
  3. Nas espermatófitas, a semente é bitegumentar e envolvida por fruto.
  4. As espermatófitas apresentam grão de pólen haploide que corresponde ao gametófito masculino.
  5. Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas possuem embrião multicelular bem como sementes, motivo pelo qual são denominadas espermatófitas.

10. (UECE) As folhas apresentam formas variadas resultantes das adaptações necessárias para que as plantas habitem ambientes diversos. Considerando a anatomia foliar das angiospermas, assinale a afirmação verdadeira.

  1. A epiderme é multiestratificada, ou seja, apresenta várias camadas de células para facilitar as trocas gasosas.
  2. O mesófilo é preenchido pelo clorênquima, contém tecidos condutores, mas não possui tecidos de sustentação.
  3. As folhas das plantas xerófitas apresentam mais estômatos, estruturas responsáveis pelas trocas gasosas, para reduzir a perda de água.
  4. Os feixes condutores da folha, prolongamentos dos feixes da raiz, apresentam o xilema voltado para a face inferior da folha e o floema para a face superior.

11. (UNESP) A figura reproduz o modelo físico proposto por Ernst Münch para explicar sua hipótese sobre o deslocamento de seiva nas plantas. Duas bolsas semipermeáveis, interconectadas por um tubo, são imersas em vasos que contêm o mesmo volume de água destilada. A bolsa 1 contém apenas água destilada e a 2, uma solução concentrada de água e açúcar. Os vasos são ligados por outro tubo, com uma torneira acoplada, que permanece fechada durante todo o experimento. Na figura, ∆h indica o desnivelamento de água ocorrido nos vasos após o início do experimento, no curto intervalo de tempo em que o açúcar permaneceu restrito à bolsa 2.

Sobre o experimento, foram feitas as afirmações:

I. A bolsa 1 representa o sistema radicular, enquanto a bolsa 2 representa as folhas da planta.

II. Na bolsa que corresponderia às folhas da planta, a pressão osmótica equivale ao produto entre a densidade da água, a aceleração da gravidade e o ∆h.

III. Enquanto fechada, a torneira equivale, na planta, ao método de anelamento do caule.

É verdadeiro o que se afirma em

  1. I e II, apenas.
  2. II e III, apenas.
  3. I, apenas.
  4. II, apenas.
  5. I, II e III.

12. (UECE) Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das pteridófitas. Sobre as pteridófitas, é correto afirmar que

  1. o gametófito é bem desenvolvido e apresenta porte sempre maior que o esporófito.
  2. nas plantas pertencentes ao grupo Pterophyta, o gametófito é reduzido, efêmero e denominado protalo.
  3. ao contrário das briófitas, não dependem da água para realizar sua reprodução.
  4. por serem criptógamas, não apresentam raiz, caule e folhas com sistema vascular desenvolvido.

13. (FAMERP) A figura esquematiza uma flor de angiosperma.

Um pesquisador procurava células com mutações gênicas nessa flor que poderiam ser transmitidas às futuras gerações dessa planta. Para que haja êxito nessa procura, ele deve analisar as células presentes

  1. no receptáculo e nos estames.
  2. nas pétalas e nas sépalas.
  3. no estilete e no ovário.
  4. no estigma e no filete.
  5. na antera e no óvulo.

14. (UECE) Atente às seguintes afirmações sobre vacúolos, e assinale-as com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) São estruturas características marcantes das células vegetais.

( ) Participam da regulação das trocas de água nas células vegetais.

( ) São essenciais para a manutenção e equilíbrio do processo de respiração celular.

( ) São cavidades celulares associadas principalmente à digestão de componentes celulares.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. F, V, F, V.
  2. F, V, V, V.
  3. V, F, F, F.
  4. V, F, V, F.

15. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Em angiospermas, os óvulos desenvolvem-se em ........, e a parede do ovário participa da formação do ........ .

  1. sementes – fruto
  2. oosfera – embrião
  3. núcleos polares – endosperma
  4. embrião – zigoto
  5. núcleos triploides – endosperma

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