Home > Banco de Questões > Botânica III

Botânica III

Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Botânica III com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Botânica III.




01. (URCA) Tomando-se por base a história evolutiva do grupo, as angiospermas podem ser divididas em monocotiledôneas, eudicotiledôneas e mais alguns grupos que, informalmente, podem ser reunidos sob o nome de angiospermas basais, também chamadas dicotiledôneas basais. Considerando a análise comparativa entre:

I. Monocotiledônea

II. Eudicotiledônea

Pode-se afirmar o seguinte:

  1. apenas I apresenta tegumento
  2. I e II apresentam folhas com nervuras paralelas
  3. I e II apresentam vasos irregulares espalhados pelo caule
  4. apenas II apresenta raiz axial
  5. I e II apresentam flores trímeras

Resposta: D

Resolução: A eudicotiledônea (também conhecida como dicotiledônea) geralmente apresenta uma raiz principal, conhecida como raiz axial.

02. (UEL) Leia o trecho do poema a seguir.

— Trabalhando nessa terra,

tu sozinho tudo empreitas:

serás semente, adubo, colheita.

— Não levas semente na mão:

és agora o próprio grão.

(MELO NETO, J. C. Morte e Vida Severina. Universidade da Amazônia, NEAD – Núcleo de Educação à Distância. p.21-13. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2017).

A semente é considerada uma estrutura reprodutiva originada a partir do desenvolvimento do óvulo. Com base nos conhecimentos sobre sementes, assinale a alternativa correta.

  1. Nas angiospermas, a semente é um óvulo imaturo envolvido por cinco camadas de tecidos parenquimáticos que formam os estróbilos masculino e feminino.
  2. A dependência de água para a fecundação nas gimnospermas possibilita a dispersão de suas sementes nas mais diferentes regiões do planeta.
  3. À semente das angiospermas é atribuído um valor significativo de sobrevivência porque ela confere nutrição ao embrião até que ocorra a germinação.
  4. As sementes das gimnospermas são protegidas por um carpelo queratinizado, o que dificulta a sua ingestão e dispersão pelos animais frugívoros.
  5. A germinação das sementes de gimnospermas ocorre na forma hipógea, ou seja, os cotilédones são trazidos para fora do solo, o que lhes confere uma vantagem evolutiva.

Resposta: C

Resolução: Nas angiospermas, a semente é uma estrutura complexa que contém o embrião, reservas nutritivas e é envolvida por uma camada protetora. Essas reservas nutritivas garantem a sobrevivência do embrião até que ele possa se desenvolver e germinar.

03. (URCA) O hormônio vegetal que promove a germinação de sementes e o desenvolvimento de brotos, estimula o alongamento do caule e das folhas, a floração e o desenvolvimento dos frutos é denominado:

  1. Auxina
  2. giberelina
  3. citocinina
  4. Ácido abscísico
  5. Etileno

Resposta: B

Resolução:

Auxina: A auxina é responsável pelo crescimento celular, controle do desenvolvimento dos órgãos das plantas, fototropismo (resposta ao estímulo da luz), gravitropismo (resposta ao estímulo da gravidade) e formação de raízes.

Giberelina: As giberelinas são hormônios que promovem o crescimento das plantas, estimulando a germinação das sementes, o crescimento do caule e a floração. Elas também estão envolvidas na regulação do desenvolvimento das folhas e frutos.

Citocinina: As citocininas são hormônios que regulam a divisão celular, o crescimento de brotos laterais, a formação de cloroplastos e a senescência (envelhecimento) das folhas.

Ácido abscísico: O ácido abscísico é conhecido por seu papel na regulação do fechamento dos estômatos das folhas em resposta ao estresse hídrico. Ele também está envolvido na dormência de sementes e na inibição do crescimento.

Etileno: Ele é responsável pela regulação do amadurecimento de frutos, pela queda de folhas e pelo desenvolvimento de flores. O etileno é muitas vezes considerado o "hormônio do amadurecimento".

04. (UEMA) As informações a seguir servem de base para responder à questão 54

A Mimosa pudica (sensitiva) é facilmente encontrada em todo o território maranhense. Essa planta apresenta movimentos não orientados que ocorrem em resposta a estímulos externos, fechando seus folíolos quando tocados.

Esses movimentos são conhecidos como

  1. geotropismo.
  2. fototropismo.
  3. nastismos.
  4. tactismos.
  5. tropismos.

Resposta: C

Resolução:

Geotropismo: É a resposta de crescimento das plantas em relação à gravidade. Positivo quando o crescimento é em direção à gravidade, como nas raízes (geotropismo positivo), e negativo quando o crescimento é contra a gravidade, como nos caules (geotropismo negativo).

Fototropismo: É a resposta de crescimento das plantas em relação à luz. Positivo quando o crescimento é em direção à fonte de luz (fototropismo positivo), como nos caules, e negativo quando o crescimento é na direção oposta à fonte de luz (fototropismo negativo), como nas raízes.

Nastismos: São movimentos de crescimento não direcionados, como o fechamento das folhas da Mimosa pudica em resposta ao toque.

Tactismos: São movimentos de resposta a estímulos mecânicos, como o toque ou a pressão.

Tropismos: São respostas de crescimento direcionadas em relação a um estímulo externo específico, como geotropismo e fototropismo.

05. (UPE) Os pseudofrutos são estruturas suculentas, que contêm reservas nutritivas, embora não se desenvolvam a partir do ovário. Muitas espécies são consideradas comestíveis e bastante apreciadas, ricas em fibras, vitaminas, sais minerais, açúcares e carboidratos.

Quanto aos pseudofrutos, é CORRETO afirmar que

  1. na maçã, o aquênio é parte comestível.
  2. no abacaxi, apenas a frutícola é parte comestível.
  3. no caju, o pedúnculo é uma das partes comestíveis.
  4. na banana, apenas o receptáculo floral é parte comestível.
  5. no coco, todo o endocarpo é comestível.

Resposta: C

Resolução: No caju, o pedúnculo inchado e suculento é a parte comestível, enquanto a castanha de caju é a semente que está dentro do pseudofruto.

06. (UDESC) Em relação aos tipos de reprodução assexuada existentes nos seres vivos, assinale a alternativa incorreta.

  1. Reprodução por partenogênese ocorre quando há troca de gametas entre indivíduos de uma mesma espécie, reproduzindo um novo ser vivo.
  2. Reprodução por brotamento ocorre quando há formação de brotos em várias aéreas do corpo. Cada broto forma um novo ser vivo.
  3. Reprodução por fragmentação ocorre quando partes de um ser vivo se soltam e originam novos seres vivos.
  4. Reprodução por bipartição ocorre quando uma célula se divide em duas ou mais células.
  5. Reprodução por esporulação ocorre pela liberação de célula especializada conhecida como esporo.

Resposta: A

Resolução: Reprodução por partenogênese ocorre quando um óvulo não fertilizado se desenvolve em um novo ser vivo, sem a necessidade de troca de gametas entre indivíduos da mesma espécie.

07. (Mackenzie) O esquema abaixo representa a árvore filogenética dos principais grupos vegetais.

A partir dessa árvore filogenética foram feitas quatro afirmativas:

I. Os números presentes na árvore filogenética representam aquisições evolutivas.

II. O número 1 representa o predomínio da geração esporofítica sobre a geração gametofítica.

III. O número 2 representa a presença de clorofila no gametófito.

IV. O número 3 representa vasos condutores de seiva.

V. O número 4 significa flores e frutos.

São verdadeiras as afirmativas

  1. I, II, III, IV e V.
  2. apenas I, III e V.
  3. apenas II, III e IV.
  4. apenas I e V.
  5. apenas III, IV e V.

Resposta: D

Resolução:

No cladograma apresentado cada número representa

uma aquisição evolutiva onde tem-se:

1 – surgimento do embrião

2 – surgimento de vasos condutores

3 – surgimento de sementes

4 – surgimento de flores e frutos

08. (UDESC) Complete as lacunas.

________ são hormônios vegetais relacionados à regulação do crescimento das plantas. Quando estimulados iniciam a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, proporcionando movimentos vegetais como __________. Artificialmente, é possível produzir _________ por meio da aplicação de ácido indolilacético diretamente nos ovários para se obter uvas, melancias e tomates, sem sementes.

Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto, corretamente.

  1. Auxinas, hidrotopismo, frutos simples baga
  2. Auxinas, geotropismo, frutos partenocárpicos
  3. Etilenos, tigmotropismo, frutos simples drupa
  4. Giberelinas, geotropismo, frutos agregados
  5. Etilenos, hidrotropismo, frutos partenocárpicos

Resposta: B

Resolução: Auxinas são hormônios vegetais relacionados à regulação do crescimento das plantas. Quando estimulados, iniciam a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, proporcionando movimentos vegetais como tigmotropismo. Artificialmente, é possível produzir frutos partenocárpicos por meio da aplicação de ácido indolilacético diretamente nos ovários para se obter uvas, melancias e tomates, sem sementes.

09. (UFPR) Em relação às espermatófitas, é correto afirmar:

  1. Gimnospermas e angiospermas apresentam embriões unicelulares que se desenvolvem dentro de sementes envolvidas por frutos.
  2. Nas angiospermas, a geração esporofítica (2n) é dominante, enquanto nas gimnospermas a geração gametofítica (n) é dominante.
  3. Nas espermatófitas, a semente é bitegumentar e envolvida por fruto.
  4. As espermatófitas apresentam grão de pólen haploide que corresponde ao gametófito masculino.
  5. Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas possuem embrião multicelular bem como sementes, motivo pelo qual são denominadas espermatófitas.

Resposta: D

Resolução: Espermatófitas são plantas que produzem sementes, incluindo tanto as gimnospermas quanto as angiospermas. O grão de pólen nas plantas com semente é o gametófito masculino que contém as células reprodutivas masculinas.

10. (UECE) As folhas apresentam formas variadas resultantes das adaptações necessárias para que as plantas habitem ambientes diversos. Considerando a anatomia foliar das angiospermas, assinale a afirmação verdadeira.

  1. A epiderme é multiestratificada, ou seja, apresenta várias camadas de células para facilitar as trocas gasosas.
  2. O mesófilo é preenchido pelo clorênquima, contém tecidos condutores, mas não possui tecidos de sustentação.
  3. As folhas das plantas xerófitas apresentam mais estômatos, estruturas responsáveis pelas trocas gasosas, para reduzir a perda de água.
  4. Os feixes condutores da folha, prolongamentos dos feixes da raiz, apresentam o xilema voltado para a face inferior da folha e o floema para a face superior.

Resposta: C

Resolução: Plantas xerófitas, que habitam ambientes secos, têm uma adaptação especial para conservar água. Elas tendem a ter mais estômatos em relação ao número de células epidérmicas para facilitar as trocas gasosas durante os períodos de menor transpiração.

11. (UNESP) A figura reproduz o modelo físico proposto por Ernst Münch para explicar sua hipótese sobre o deslocamento de seiva nas plantas. Duas bolsas semipermeáveis, interconectadas por um tubo, são imersas em vasos que contêm o mesmo volume de água destilada. A bolsa 1 contém apenas água destilada e a 2, uma solução concentrada de água e açúcar. Os vasos são ligados por outro tubo, com uma torneira acoplada, que permanece fechada durante todo o experimento. Na figura, ∆h indica o desnivelamento de água ocorrido nos vasos após o início do experimento, no curto intervalo de tempo em que o açúcar permaneceu restrito à bolsa 2.

Sobre o experimento, foram feitas as afirmações:

I. A bolsa 1 representa o sistema radicular, enquanto a bolsa 2 representa as folhas da planta.

II. Na bolsa que corresponderia às folhas da planta, a pressão osmótica equivale ao produto entre a densidade da água, a aceleração da gravidade e o ∆h.

III. Enquanto fechada, a torneira equivale, na planta, ao método de anelamento do caule.

É verdadeiro o que se afirma em

  1. I e II, apenas.
  2. II e III, apenas.
  3. I, apenas.
  4. II, apenas.
  5. I, II e III.

Resposta: A

Resolução: A afirmativa III é falsa, pois, segundo a figura, a torneira representa o xilema e o anelamento se refere ao floema. Fonte: Objetivo

12. (UECE) Samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas são alguns dos exemplos mais conhecidos de plantas do grupo das pteridófitas. Sobre as pteridófitas, é correto afirmar que

  1. o gametófito é bem desenvolvido e apresenta porte sempre maior que o esporófito.
  2. nas plantas pertencentes ao grupo Pterophyta, o gametófito é reduzido, efêmero e denominado protalo.
  3. ao contrário das briófitas, não dependem da água para realizar sua reprodução.
  4. por serem criptógamas, não apresentam raiz, caule e folhas com sistema vascular desenvolvido.

Resposta: B

Resolução: Nas pteridófitas, o gametófito é uma estrutura pequena e temporária chamada protalo. Ele é geralmente encontrado no solo, próximo à superfície, e é responsável pela produção dos gametas.

13. (FAMERP) A figura esquematiza uma flor de angiosperma.

Um pesquisador procurava células com mutações gênicas nessa flor que poderiam ser transmitidas às futuras gerações dessa planta. Para que haja êxito nessa procura, ele deve analisar as células presentes

  1. no receptáculo e nos estames.
  2. nas pétalas e nas sépalas.
  3. no estilete e no ovário.
  4. no estigma e no filete.
  5. na antera e no óvulo.

Resposta: E

Resolução: As células germinativas das Angiospermas podem ser encontradas nas anteras (estrutura masculina) e no óvulo (estrutura feminina) presentes na flor. Fonte: Objetivo

14. (UECE) Atente às seguintes afirmações sobre vacúolos, e assinale-as com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) São estruturas características marcantes das células vegetais.

( ) Participam da regulação das trocas de água nas células vegetais.

( ) São essenciais para a manutenção e equilíbrio do processo de respiração celular.

( ) São cavidades celulares associadas principalmente à digestão de componentes celulares.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. F, V, F, V.
  2. F, V, V, V.
  3. V, F, F, F.
  4. V, F, V, F.

Resposta: C

Resolução:

Armazenamento de Substâncias: Os vacúolos podem armazenar uma variedade de substâncias, como água, nutrientes, íons, pigmentos e toxinas. Em células vegetais, os vacúolos podem ocupar uma grande parte do volume celular e são especialmente importantes para armazenar água e nutrientes.

Manutenção da Pressão Osmótica: Os vacúolos desempenham um papel crucial na regulação da pressão osmótica da célula. Eles absorvem água quando a célula está hipotônica (com maior concentração de solutos dentro da célula do que fora) e liberam água quando a célula está em meio hipertônico.

Digestão e Degradação: Em algumas células, os vacúolos desempenham um papel na digestão intracelular e na degradação de macromoléculas, organelas antigas ou substâncias estranhas por meio de processos como autofagia e autofagossomo.

Armazenamento de Pigmentos: Em células vegetais, os vacúolos podem armazenar pigmentos, como os pigmentos responsáveis pelas cores das flores e frutas.

15. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Em angiospermas, os óvulos desenvolvem-se em ........, e a parede do ovário participa da formação do ........ .

  1. sementes – fruto
  2. oosfera – embrião
  3. núcleos polares – endosperma
  4. embrião – zigoto
  5. núcleos triploides – endosperma

Resposta: A

Resolução: Em angiospermas, os óvulos desenvolvem-se em sementes, e a parede do ovário participa da formação do fruto.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp