Romantismo Brasileiro
Lista de 08 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Romantismo Brasileiro com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Romantismo Brasileiro.
01. (Fuvest) Em seu contexto de origem, o quadro acima corresponde a uma
Quadro de Victor Meirelles (Foto: Reprodução/Fuvest)
- denúncia política das guerras entre as populações indígenas brasileiras.
- denúncia política das guerras entre as populações indígenas brasileiras.
- crítica republicana à versão da história do Brasil difundida pela monarquia.
- defesa da evangelização dos índios realizada pelas ordens religiosas no Brasil.
- concepção de inferioridade civilizacional dos nativos brasileiros em relação aos indígenas da América Espanhola.
02. (ESPM)
I-Juca Pirama
(Gonçalves Dias)
No meio das tabas de amenos verdores,
Cercado de troncos – coberto de flores,
Alteiam-se os tetos d’altiva nação;
São muitos seus filhos, e nos ânimos fortes,
Temíveis na guerra, que em densas coortes
Assombram das matas a imensa extensão.
São rudos, severos, sedentos de glória,
Já prélios incitam, já cantam vitória,
Já meigos atendem à voz do cantor:
São todos Timbiras, guerreiros valentes!
Seu nome lá voa na boca das gentes,
Condão de prodígios, de glória e terror!
Fundado pelo regente Araújo Lima, o Instituto Histórico e Geográfico contou com intenso apoio de D. Pedro II, que presidiu mais de 500 de suas sessões. Empenhado na construção da “identidade nacional”, o Instituto Histórico e Geográfico, sob a influência do Romantismo europeu, criou na poesia, na pintura, na literatura de ficção um mito a que se deu o nome de:
- Bandeirismo;
- Medievalismo;
- Ascetismo;
- Tropicalismo;
- Indianismo.
03. (UPE) O Brasil da segunda metade do século XIX viveu um desenvolvimento urbano e econômico, que gerou reflexos na sua produção cultural. Espaço de surgimento e atuação de vários artistas e intelectuais, as cidades do Brasil Imperial foram o palco de uma efervescência artístico-cultural ímpar.
Sobre essa realidade, assinale a alternativa CORRETA.
- Machado de Assis, principal escritor do Modernismo brasileiro, foi autor de várias obras que tiveram ampla aceitação popular, o que lhe proporcionou, inclusive, fama no exterior.
- As pinturas de Pedro Américo refletiam um tom romântico e nacionalista, retratando, inclusive, acontecimentos históricos pátrios.
- Aluísio de Azevedo, grande expoente do romantismo literário no Brasil, sofreu com a censura imperial, em relação a sua obra.
- Castro Alves, grande símbolo do chamado ‘mal do século’, foi autor de poesias que tiveram ampla repercussão nacional.
- A produção teatral de Artur de Azevedo era marcada por uma dramaturgia de conotações trágicas.
04. (UERJ)
O romance Iracema, de José de Alencar, publicado em 1865, influenciou artistas, como José Maria de Medeiros, que nele encontraram inspiração para representar imagens do Brasil e do povo brasileiro no período imperial (1822-1889).
Na construção da identidade nacional durante o Império do Brasil, identifica-se a valorização dos seguintes aspectos:
- clima ameno / índole guerreira dos ameríndios
- grandeza territorial / integração racial das etnias
- extensão litorânea / sincretismo religioso do povo
- natureza tropical / herança cultural dos grupos nativos
05. (UFPE) Alguns movimentos intelectuais, inovações técnicas e científicas bem como obras artísticas literárias e políticas são considerados representativos do século XIX. A este respeito, analise as proposições a seguir.
( ) O Romantismo foi um movimento literário e artístico desenvolvido pela aristocracia e outros conservadores, em oposição aos burgueses que passaram a dominar a nova sociedade.
( ) Gauss inventou o telégrafo elétrico; Braille criou um alfabeto para os deficientes visuais; e Daguerre desenvolveu trabalhos que possibilitaram o aparecimento da fotografia.
( ) Na literatura, alguns autores se colocaram contra as condições sub-humanas de trabalho, criando uma oposição ao Romantismo: Víctor Hugo ("Os Miseráveis"), Stendhal ("O Vermelho e o Negro") e Balzac ("A Comédia Humana").
( ) Na pintura, são nomes de expressão para o século XIX, Claude Monet e Renoir. Na escultura, Auguste Rodin e Camile Claudel.
( ) No Brasil, nomes como o de Joaquim Nabuco, abolicionista e monarquista, Machado de Assis, escritor, e Carlos Gomes, compositor, revelam para o mundo a expressão da cultura do Brasil.
- VVVFF
- VFVFV
- VVFVV
- FFVVV
- VVFFF
06. (Enem Libras)
Pertencente ao Romantismo, a obra de Victor Meirelles caracteriza-se como uma
- descrição dramática da guerra.
- inclinação ao retrato nacionalista.
- estilização das revoltas populares.
- construção da identidade brasileira.
- representação das obras francesas.
07. (Unimontes) Veja a reprodução da tela A primeira missa no Brasil, obra de Victor Meirelles, representando a primeira celebração cristã em nossas terras realizada pelo padre lusitano Henrique de Coimbra, em 26 de abril de 1500.
Fazendo uma leitura dos elementos que compõem a tela, todas as alternativas estão corretas, EXCETO
- A tela dialoga com os interesses religiosos das campanhas de colonização ao representar os indígenas curiosos e atraídos pela celebração, demonstrando, assim, tendência natural para a conversão.
- O assombro de portugueses e indígenas frente à figura central e elevada da cruz simbolizava o temor a Deus que vem pela fé.
- A tela compõe certo imaginário civilizado do Brasil, representando o “batismo” da nação no encontro dos povos indígenas com os portugueses.
- A passividade atenta dos indígenas e a devoção dos portugueses simbolizam um contato sem conflito ou resistência, mediado pela fé.
08. (Unimontes) Veja a reprodução de duas das fotografias de Sebastião Salgado, da série Os Awá-Guajá:
Comparando as reproduções acima com A primeira missa no Brasil, de Victor Meirelles, pode-se afirmar, EXCETO
- Enquanto a celebração da missa e a cruz elevada concentram os olhares na obra de Meirelles, Salgado apresenta o olhar dos Awá-Guajá nos questionando, espectadores externos à cena.
- Enquanto em Salgado há componentes de crítica social, em Meirelles há adesão aos interesses do colonizador.
- A visão exótica de Meirelles sobre os indígenas é substituída, em Salgado, por um olhar imparcial das cenas cotidianas dos Awá-Guajá, não interferindo na composição da cena.
- Enquanto Salgado descentraliza o olhar mostrando integração entre o homem e o espaço natural, a tela de Meirelles é repartida entre o espaço selvagem e o civilizado.