Romantismo Brasileiro
Lista de 08 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Romantismo Brasileiro com questões de Vestibulares.
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01. (Fuvest) Em seu contexto de origem, o quadro acima corresponde a uma
Quadro de Victor Meirelles (Foto: Reprodução/Fuvest)
- denúncia política das guerras entre as populações indígenas brasileiras.
- denúncia política das guerras entre as populações indígenas brasileiras.
- crítica republicana à versão da história do Brasil difundida pela monarquia.
- defesa da evangelização dos índios realizada pelas ordens religiosas no Brasil.
- concepção de inferioridade civilizacional dos nativos brasileiros em relação aos indígenas da América Espanhola.
Resposta: E
Resolução: O quadro retrata a chamada "Primeira Missa no Brasil", uma cena histórica em que os indígenas brasileiros estão representados de maneira mais primitiva e selvagem em comparação com a imagem dos indígenas da América Espanhola. Isso reflete a concepção de inferioridade civilizacional dos nativos brasileiros em relação a outros povos indígenas, que estava presente no pensamento eurocentrista da época.
02. (ESPM)
I-Juca Pirama
(Gonçalves Dias)
No meio das tabas de amenos verdores,
Cercado de troncos – coberto de flores,
Alteiam-se os tetos d’altiva nação;
São muitos seus filhos, e nos ânimos fortes,
Temíveis na guerra, que em densas coortes
Assombram das matas a imensa extensão.
São rudos, severos, sedentos de glória,
Já prélios incitam, já cantam vitória,
Já meigos atendem à voz do cantor:
São todos Timbiras, guerreiros valentes!
Seu nome lá voa na boca das gentes,
Condão de prodígios, de glória e terror!
Fundado pelo regente Araújo Lima, o Instituto Histórico e Geográfico contou com intenso apoio de D. Pedro II, que presidiu mais de 500 de suas sessões. Empenhado na construção da “identidade nacional”, o Instituto Histórico e Geográfico, sob a influência do Romantismo europeu, criou na poesia, na pintura, na literatura de ficção um mito a que se deu o nome de:
- Bandeirismo;
- Medievalismo;
- Ascetismo;
- Tropicalismo;
- Indianismo.
Resposta: E
Resolução: O Instituto Histórico e Geográfico, sob a influência do Romantismo europeu, promoveu a criação de um mito literário chamado "Indianismo", que exaltava a figura do indígena como símbolo da identidade nacional brasileira. A obra "I-Juca Pirama" de Gonçalves Dias, citada no trecho, é um exemplo desse movimento literário que valorizava a cultura e os valores dos povos indígenas.
03. (UPE) O Brasil da segunda metade do século XIX viveu um desenvolvimento urbano e econômico, que gerou reflexos na sua produção cultural. Espaço de surgimento e atuação de vários artistas e intelectuais, as cidades do Brasil Imperial foram o palco de uma efervescência artístico-cultural ímpar.
Sobre essa realidade, assinale a alternativa CORRETA.
- Machado de Assis, principal escritor do Modernismo brasileiro, foi autor de várias obras que tiveram ampla aceitação popular, o que lhe proporcionou, inclusive, fama no exterior.
- As pinturas de Pedro Américo refletiam um tom romântico e nacionalista, retratando, inclusive, acontecimentos históricos pátrios.
- Aluísio de Azevedo, grande expoente do romantismo literário no Brasil, sofreu com a censura imperial, em relação a sua obra.
- Castro Alves, grande símbolo do chamado ‘mal do século’, foi autor de poesias que tiveram ampla repercussão nacional.
- A produção teatral de Artur de Azevedo era marcada por uma dramaturgia de conotações trágicas.
Resposta: B
Resolução: Pedro Américo foi um importante pintor do século XIX no Brasil, e suas obras frequentemente tinham um tom romântico e nacionalista. Um de seus trabalhos mais famosos é a pintura "Independência ou Morte", que retrata o momento da declaração da independência do Brasil por Dom Pedro I às margens do rio Ipiranga. Essa obra é um exemplo claro de como Pedro Américo abordou acontecimentos históricos nacionais em suas pinturas.
04. (UERJ) O romance Iracema, de José de Alencar, publicado em 1865, influenciou artistas, como José Maria de Medeiros, que nele encontraram inspiração para representar imagens do Brasil e do povo brasileiro no período imperial (1822-1889).
Na construção da identidade nacional durante o Império do Brasil, identifica-se a valorização dos seguintes aspectos:
- clima ameno / índole guerreira dos ameríndios
- grandeza territorial / integração racial das etnias
- extensão litorânea / sincretismo religioso do povo
- natureza tropical / herança cultural dos grupos nativos
Resposta: D
Resolução: O romance "Iracema" de José de Alencar, que retrata um amor entre uma índia e um colonizador, e outras obras do período, como as pinturas de José Maria de Medeiros, contribuíram para a construção da identidade nacional do Brasil ao valorizar aspectos da natureza tropical do país e a herança cultural dos grupos nativos, como os povos indígenas.
05. (UFPE) Alguns movimentos intelectuais, inovações técnicas e científicas bem como obras artísticas literárias e políticas são considerados representativos do século XIX. A este respeito, analise as proposições a seguir.
( ) O Romantismo foi um movimento literário e artístico desenvolvido pela aristocracia e outros conservadores, em oposição aos burgueses que passaram a dominar a nova sociedade.
( ) Gauss inventou o telégrafo elétrico; Braille criou um alfabeto para os deficientes visuais; e Daguerre desenvolveu trabalhos que possibilitaram o aparecimento da fotografia.
( ) Na literatura, alguns autores se colocaram contra as condições sub-humanas de trabalho, criando uma oposição ao Romantismo: Víctor Hugo ("Os Miseráveis"), Stendhal ("O Vermelho e o Negro") e Balzac ("A Comédia Humana").
( ) Na pintura, são nomes de expressão para o século XIX, Claude Monet e Renoir. Na escultura, Auguste Rodin e Camile Claudel.
( ) No Brasil, nomes como o de Joaquim Nabuco, abolicionista e monarquista, Machado de Assis, escritor, e Carlos Gomes, compositor, revelam para o mundo a expressão da cultura do Brasil.
- VVVFF
- VFVFV
- VVFVV
- FFVVV
- VVFFF
Resposta: C
Resolução: (V) O Romantismo foi, de fato, um movimento literário e artístico desenvolvido no século XIX. No entanto, a afirmação de que foi desenvolvido pela aristocracia e outros conservadores em oposição aos burgueses não é precisa, pois o Romantismo abrangia uma variedade de perspectivas sociais e políticas.
(V) As inovações técnicas e científicas mencionadas, como o telégrafo elétrico por Gauss, o sistema Braille e o desenvolvimento da fotografia por Daguerre, são realmente atribuídas ao século XIX.
(F) As obras literárias mencionadas ("Os Miseráveis" de Victor Hugo, "O Vermelho e o Negro" de Stendhal e "A Comédia Humana" de Balzac) são exemplos do Realismo literário, que sucedeu ao Romantismo. Esses autores se concentraram em temas realistas e sociais, em contraste com a natureza emocional e subjetiva do Romantismo.
(V) Os nomes mencionados na pintura (Claude Monet e Renoir) e na escultura (Auguste Rodin e Camile Claudel) são de fato representativos do século XIX.
V) Os nomes de Joaquim Nabuco, Machado de Assis e Carlos Gomes estão corretamente associados ao século XIX e à expressão da cultura brasileira.
06. (Enem Libras) Pertencente ao Romantismo, a obra de Victor Meirelles caracteriza-se como uma
- descrição dramática da guerra.
- inclinação ao retrato nacionalista.
- estilização das revoltas populares.
- construção da identidade brasileira.
- representação das obras francesas.
Resposta: B
Resolução: A obra de Victor Meirelles retrata elementos do Romantismo brasileiro, que frequentemente buscava ressaltar aspectos nacionais, culturais e históricos. Nesse caso específico, a pintura de Meirelles aborda um tema histórico e nacionalista ao representar uma cena que remete à história do Brasil, mais precisamente à Independência, como parte do esforço romântico de construir uma identidade nacional por meio da arte.
07. (Unimontes) Veja a reprodução da tela A primeira missa no Brasil, obra de Victor Meirelles, representando a primeira celebração cristã em nossas terras realizada pelo padre lusitano Henrique de Coimbra, em 26 de abril de 1500.
Fazendo uma leitura dos elementos que compõem a tela, todas as alternativas estão corretas, EXCETO
- A tela dialoga com os interesses religiosos das campanhas de colonização ao representar os indígenas curiosos e atraídos pela celebração, demonstrando, assim, tendência natural para a conversão.
- O assombro de portugueses e indígenas frente à figura central e elevada da cruz simbolizava o temor a Deus que vem pela fé.
- A tela compõe certo imaginário civilizado do Brasil, representando o “batismo” da nação no encontro dos povos indígenas com os portugueses.
- A passividade atenta dos indígenas e a devoção dos portugueses simbolizam um contato sem conflito ou resistência, mediado pela fé.
Resposta: B
Resolução: As demais alternativas são corretas e descrevem características e interpretações válidas da obra "A primeira missa no Brasil" de Victor Meirelles, relacionadas ao contexto histórico, religioso e cultural representado na tela. A opção B é a única que está marcada como "EXCETO" e afirma incorretamente que a figura da cruz simboliza o temor a Deus que vem pela fé. A cruz na obra é um símbolo religioso que representa a fé cristã, e o seu posicionamento central e elevado é uma representação visual do destaque que a religião tinha nesse contexto de colonização.
08. (Unimontes) Veja a reprodução de duas das fotografias de Sebastião Salgado, da série Os Awá-Guajá:
Comparando as reproduções acima com A primeira missa no Brasil, de Victor Meirelles, pode-se afirmar, EXCETO
- Enquanto a celebração da missa e a cruz elevada concentram os olhares na obra de Meirelles, Salgado apresenta o olhar dos Awá-Guajá nos questionando, espectadores externos à cena.
- Enquanto em Salgado há componentes de crítica social, em Meirelles há adesão aos interesses do colonizador.
- A visão exótica de Meirelles sobre os indígenas é substituída, em Salgado, por um olhar imparcial das cenas cotidianas dos Awá-Guajá, não interferindo na composição da cena.
- Enquanto Salgado descentraliza o olhar mostrando integração entre o homem e o espaço natural, a tela de Meirelles é repartida entre o espaço selvagem e o civilizado.
Resposta: C
Resolução: As demais alternativas são corretas e fazem comparações relevantes entre as fotografias de Sebastião Salgado e a obra "A primeira missa no Brasil" de Victor Meirelles, relacionadas às diferenças na abordagem, no olhar e nos temas representados nas duas formas de arte. A opção C é a única que está marcada como "EXCETO" e afirma incorretamente que Salgado substitui a visão exótica de Meirelles por um olhar imparcial. Ambas as representações têm abordagens distintas e carregam interpretações culturais e contextos diferentes.