Vanguardas
Lista de 11 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Vanguardas com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Vanguardas.
01. (U. Paranaense) Nas primeiras décadas do século XX, o ambiente cultural europeu foi tomado pelos “ismos” das chamadas “vanguardas” artísticas: o Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo. Com relação a essas vanguardas, analise as proposições abaixo:
I. O dadaísmo foi o movimento artístico que procurou restabelecer um mínimo de ordem e estabilidade às concepções estéticas da época, devastadas pelo avanço do irracionalismo representado pelo expressionismo.
II. A arte cubista promove a desintegração do real, cujas figuras geométricas sinalizavam a fragmentação das partes que deveriam, então, ser interpretadas e reconhecidas pelo observador da obra de arte.
III. O surrealismo renega todos os elementos abstratos e inconscientes que poderiam estar contidos em uma obra de obra de arte; o seu objetivo manifesto é o de realizar uma leitura fiel da mente humana.
IV. O futurismo reflete o anseio pela mudança e transformação pelas quais a sociedade europeia passava naquele momento histórico; exalta, pois, a tecnologia e o dinamismo que refletiam na noção de movimento acelerado em suas obras artísticas.
- Somente as proposições I e II estão corretas.
- Somente as proposições II e III estão corretas.
- Somente as proposições I e III estão corretas
- Somente as proposições II e IV estão corretas.
- Somente as proposições III e IV estão corretas.
02. (Unichristus) Antes da explosão do Movimento Modernista de 1922, o Brasil teve com Lasar Segall (1891-1957) seu primeiro contato com a arte mais inovadora que era feita na Europa. A obra acima, de Lasar Segall, procura expressar a inquietude e os sentimentos do ser humano.
Essa informação e a observação da imagem levam a inferir que a obra de Segall mostra nítidas características do
- Futurismo.
- Cubismo.
- Dadaísmo.
- Expressionismo.
- Surrealismo.
03. (Unichristus) Nikolai Kasatkin era conhecido por suas pinturas de trabalhadores e de mineiros na bacia Donbas, na Ucrânia. Uma dessas obras é Pobres recolhendo carvão de uma mina exaurida. A mulher em pé olhando diretamente para o espectador chama a atenção para a vida sem esperanças e para a luta diária dos pobres.
Essa obra está vinculada à pintura
- surrealista, pois evidencia uma temática de forte caráter social e reflete a liberação do inconsciente do pintor, retratando o mundo dos sonhos.
- expressionista, pois segue todos os padrões da arte acadêmica, idealizando uma cena cotidiana desprovida de crítica social e de viés político.
- realista, pois despreza a pintura romântica e busca retratar pessoas e acontecimentos comuns em um estilo de pintura naturalístico, quase fotográfico, baseado na observação cuidadosa.
- impressionista, pois nega o compromisso social da arte, idealizando uma cena do cotidiano fortemente marcada por sombras pretas e cinzas.
- romântica, pois ressalta aspectos de um dado momento histórico por meio de uma cena comovente que busca idealizar o mundo e o ser humano.
04. (UNESP) A obra Paisagem italiana (1805), do pintor alemão Jakob Philipp Hackert (1737-1807), remete, sobretudo, ao ideário do
- Realismo.
- Romantismo.
- Arcadismo.
- Barroco.
- Naturalismo.
05. (UNIPAR) Nas primeiras décadas do século XX, o ambiente cultural europeu foi tomado pelos “ismos” das chamadas “vanguardas” artísticas: o Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo. Com relação a essas vanguardas, analise as proposições abaixo:
I. O dadaísmo foi o movimento artístico que procurou restabelecer um mínimo de ordem e estabilidade às concepções estéticas da época, devastadas pelo avanço do irracionalismo representado pelo expressionismo.
II. A arte cubista promove a desintegração do real, cujas figuras geométricas sinalizavam a fragmentação das partes que deveriam, então, ser interpretadas e reconhecidas pelo observador da obra de arte.
III. O surrealismo renega todos os elementos abstratos e inconscientes que poderiam estar contidos em uma obra de obra de arte; o seu objetivo manifesto é o de realizar uma leitura fiel da mente humana.
IV. O futurismo reflete o anseio pela mudança e transformação pelas quais a sociedade europeia passava naquele momento histórico; exalta, pois, a tecnologia e o dinamismo que refletiam na noção de movimento acelerado em suas obras artísticas.
Podemos afirmar que:
- Somente as proposições I e II estão corretas.
- Somente as proposições II e III estão corretas.
- Somente as proposições I e III estão corretas
- Somente as proposições II e IV estão corretas.
- Somente as proposições III e IV estão corretas.
06. (UNIFESP) Tal vanguarda rompeu radicalmente com a ideia de arte como imitação da natureza, prevalecente na pintura europeia desde a Renascença. Seus principais adeptos abandonaram as noções tradicionais de perspectiva, tentando representar solidez e volume numa superfície bidimensional, sem converter pela ilusão a tela plana num espaço pictórico tridimensional. Múltiplos aspectos do objeto eram figurados simultaneamente; as formas visíveis eram analisadas e transformadas em planos geométricos, que eram recompostos segundo vários pontos de vista simultâneos. Tal vanguarda era e dizia ser realista, mas tratava-se de um realismo conceitual, e não óptico.
(Ian Chilvers (org). Dicionário Oxford de arte, 2007. Adaptado.)
Uma pintura representativa da vanguarda à qual o texto se refere está reproduzida em:
07. (C. U. CESMAC) Charles Baudelaire (1821-1867), escritor e critico de arte francês, declarou que a Arte Moderna não se definiria por sua temporalidade nem toda a arte criada no período moderno seria moderna. Apesar de não haver consenso entre os especialistas sobre a datação do movimento modernista, de modo geral, é aceito que ele se estendeu do final do século XIX até meados do século XX. Sua primeira vertente deu-se nas artes plásticas, a partir dos impressionistas. Também são considerados movimentos modernistas:
- o futurismo, o expressionismo e o cubismo.
- o dadaísmo, o surrealismo e o barroquismo.
- o fauvismo, o abstracionismo, a arte copta.
- o futurismo, a pop art, o paisagismo.
- o dadaísmo, o futurismo, o barroquismo
08. (UEL) A obra “Roda de Bicicleta”, de Marcel Duchamp, de 1913, inaugurou a proposta de readymade, utilizando objetos prontos, não construídos pelo artista, na produção da obra de arte.
Com base na imagem da obra de Duchamp e nos conhecimentos sobre Arte Moderna, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o movimento artístico do qual a obra faz parte.
- Fauvismo
- Dadaísmo
- Pop Art
- Futurismo
- Op Art
09. (UEL) Algumas vanguardas artísticas europeias criadas na primeira metade do século XX foram manifestações artístico-literárias que criticavam uma concepção tradicional de museu, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade, que influenciaria fortemente diversas manifestações culturais em todo o mundo.
Sobre as principais correntes vanguardistas e suas respectivas características, assinale a alternativa correta.
- O Surrealismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso.
- O Expressionismo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos.
- O Cubismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.
- O Futurismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão.
- O Dadaísmo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão no absurdo e na irracionalidade.
10. (Unichristus) Observe esta obra.
Disponível em: https://www.google.com/search?q=eliseu+visconti+obras&tbm. Acesso em: 14 jul. 2020.
Nas obras dos artistas brasileiros da segunda metade do século XIX, as ideias que orientaram o Neoclassicismo aparecem de forma menos rígida. No final do século, os pintores nacionais começam a seguir novas direções, principalmente, os artistas que vão à Europa.
O pintor Eliseu Visconti representa essa nova direção na pintura, pois sua obra apresenta influência do
- Futurismo.
- Expressionismo.
- Cubismo.
- Impressionismo.
- Surrealismo.
11. (UNICENTRO) Duchamp é um dos precursores da arte conceitual e introduziu a ideia de ready made como objeto de arte. Irmão de Jacques Villon, de Suzanne Duchamp e Raymond Duchamp-Villon, estes também artistas que gozaram de reputação no cenário artístico europeu, Marcel Duchamp começou sua carreira como artista criando pinturas de inspiração romantista, expressionista e cubista. Sua carreira como pintor estendeu-se por mais alguns anos, tendo como produto quadros de inegável valor para a formação da pintura abstrata. É, no entanto, como escultor que Duchamp vai atingir grande fama. Tendo se mudado para Nova Iorque e largado a Europa numa espécie de estagnação criativa, Duchamp encontra na América um solo fértil para sua arte. Decorrente dessa fase, e em virtude de seus estudos sobre perspectiva e movimento, nasce o projeto para a obra mais complexa do artista: "A noiva despida pelos seus celibatários", mesmo ou "O grande vidro".
Em sua biografia, ele é considerado como o pai do
- romantismo.
- impressionismo.
- expressionismo.
- dadaísmo.
- cubismo.