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Vanguardas

Lista de 11 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Vanguardas com questões de Vestibulares.






01. (U. Paranaense) Nas primeiras décadas do século XX, o ambiente cultural europeu foi tomado pelos “ismos” das chamadas “vanguardas” artísticas: o Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo. Com relação a essas vanguardas, analise as proposições abaixo:

I. O dadaísmo foi o movimento artístico que procurou restabelecer um mínimo de ordem e estabilidade às concepções estéticas da época, devastadas pelo avanço do irracionalismo representado pelo expressionismo.

II. A arte cubista promove a desintegração do real, cujas figuras geométricas sinalizavam a fragmentação das partes que deveriam, então, ser interpretadas e reconhecidas pelo observador da obra de arte.

III. O surrealismo renega todos os elementos abstratos e inconscientes que poderiam estar contidos em uma obra de obra de arte; o seu objetivo manifesto é o de realizar uma leitura fiel da mente humana.

IV. O futurismo reflete o anseio pela mudança e transformação pelas quais a sociedade europeia passava naquele momento histórico; exalta, pois, a tecnologia e o dinamismo que refletiam na noção de movimento acelerado em suas obras artísticas.

  1. Somente as proposições I e II estão corretas.
  2. Somente as proposições II e III estão corretas.
  3. Somente as proposições I e III estão corretas
  4. Somente as proposições II e IV estão corretas.
  5. Somente as proposições III e IV estão corretas.

Resposta: D

Resolução: I. O dadaísmo não procurou restabelecer ordem e estabilidade, na verdade, ele foi um movimento artístico que questionou as convenções e rejeitou as normas sociais e culturais existentes, usando a ironia e o absurdo como formas de crítica.

II. A descrição sobre o Cubismo está correta. Essa vanguarda realmente promoveu a desintegração do real em formas geométricas para representar a fragmentação da realidade.

III. O surrealismo não renega elementos abstratos e inconscientes, pelo contrário, busca explorar o inconsciente e o irracional, utilizando a imaginação e o sonho como fontes de inspiração.

IV. O Futurismo exaltou o dinamismo, a tecnologia e o movimento acelerado da sociedade moderna, mas não refletiu diretamente o anseio por mudança e transformação que a sociedade europeia passava. Portanto, essa afirmação não está correta.

02. (Unichristus) Antes da explosão do Movimento Modernista de 1922, o Brasil teve com Lasar Segall (1891-1957) seu primeiro contato com a arte mais inovadora que era feita na Europa. A obra acima, de Lasar Segall, procura expressar a inquietude e os sentimentos do ser humano.

Essa informação e a observação da imagem levam a inferir que a obra de Segall mostra nítidas características do

  1. Futurismo.
  2. Cubismo.
  3. Dadaísmo.
  4. Expressionismo.
  5. Surrealismo.

Resposta: D

Resolução: A obra de Lasar Segall apresenta características do Expressionismo. O Expressionismo é um movimento artístico que busca expressar as emoções, os sentimentos e as angústias humanas de forma intensa e subjetiva. A obra de Segall, mostrando inquietude e sentimentos humanos, é um exemplo típico desse movimento.

03. (Unichristus) Nikolai Kasatkin era conhecido por suas pinturas de trabalhadores e de mineiros na bacia Donbas, na Ucrânia. Uma dessas obras é Pobres recolhendo carvão de uma mina exaurida. A mulher em pé olhando diretamente para o espectador chama a atenção para a vida sem esperanças e para a luta diária dos pobres.

Essa obra está vinculada à pintura

  1. surrealista, pois evidencia uma temática de forte caráter social e reflete a liberação do inconsciente do pintor, retratando o mundo dos sonhos.
  2. expressionista, pois segue todos os padrões da arte acadêmica, idealizando uma cena cotidiana desprovida de crítica social e de viés político.
  3. realista, pois despreza a pintura romântica e busca retratar pessoas e acontecimentos comuns em um estilo de pintura naturalístico, quase fotográfico, baseado na observação cuidadosa.
  4. impressionista, pois nega o compromisso social da arte, idealizando uma cena do cotidiano fortemente marcada por sombras pretas e cinzas.
  5. romântica, pois ressalta aspectos de um dado momento histórico por meio de uma cena comovente que busca idealizar o mundo e o ser humano.

Resposta: C

Resolução: A obra de Nikolai Kasatkin, "Pobres recolhendo carvão de uma mina exaurida", está vinculada à pintura realista. O realismo busca retratar de forma fiel e detalhada a realidade, muitas vezes utilizando uma abordagem naturalista que se assemelha à observação cuidadosa de uma fotografia. Nesse caso, a obra busca retratar a vida das classes trabalhadoras e pobres de forma precisa e sem idealizações, refletindo a temática social e a luta diária dessas pessoas.

04. (UNESP) A obra Paisagem italiana (1805), do pintor alemão Jakob Philipp Hackert (1737-1807), remete, sobretudo, ao ideário do

  1. Realismo.
  2. Romantismo.
  3. Arcadismo.
  4. Barroco.
  5. Naturalismo.

Resposta: C

Resolução: A obra "Paisagem italiana" (1805), de Jakob Philipp Hackert, remete ao ideário do Arcadismo. O Arcadismo, também conhecido como Neoclassicismo, foi um movimento artístico e literário que teve como características a busca pela simplicidade, a valorização da natureza, a idealização da vida no campo e a inspiração nos valores da Antiguidade Clássica. A paisagem serena e bucólica representada na obra está em sintonia com os princípios estéticos e temáticos do Arcadismo.

05. (UNIPAR) Nas primeiras décadas do século XX, o ambiente cultural europeu foi tomado pelos “ismos” das chamadas “vanguardas” artísticas: o Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo. Com relação a essas vanguardas, analise as proposições abaixo:

I. O dadaísmo foi o movimento artístico que procurou restabelecer um mínimo de ordem e estabilidade às concepções estéticas da época, devastadas pelo avanço do irracionalismo representado pelo expressionismo.

II. A arte cubista promove a desintegração do real, cujas figuras geométricas sinalizavam a fragmentação das partes que deveriam, então, ser interpretadas e reconhecidas pelo observador da obra de arte.

III. O surrealismo renega todos os elementos abstratos e inconscientes que poderiam estar contidos em uma obra de obra de arte; o seu objetivo manifesto é o de realizar uma leitura fiel da mente humana.

IV. O futurismo reflete o anseio pela mudança e transformação pelas quais a sociedade europeia passava naquele momento histórico; exalta, pois, a tecnologia e o dinamismo que refletiam na noção de movimento acelerado em suas obras artísticas.

Podemos afirmar que:

  1. Somente as proposições I e II estão corretas.
  2. Somente as proposições II e III estão corretas.
  3. Somente as proposições I e III estão corretas
  4. Somente as proposições II e IV estão corretas.
  5. Somente as proposições III e IV estão corretas.

Resposta: D

Resolução: I. O dadaísmo foi na verdade um movimento artístico que rejeitou as convenções e buscou expressar o absurdo e o irracional. Portanto, a afirmação de que procurou restabelecer ordem e estabilidade não está correta.

II. A descrição do cubismo está correta, pois essa vanguarda buscava representar a desintegração do objeto em múltiplas perspectivas e planos geométricos.

III. Essa afirmação está incorreta. O surrealismo, na verdade, explorava elementos abstratos e inconscientes, indo além da interpretação literal da mente humana.

IV. A descrição do futurismo está correta, pois esse movimento exaltava a velocidade, a tecnologia e a transformação da sociedade.

06. (UNIFESP) Tal vanguarda rompeu radicalmente com a ideia de arte como imitação da natureza, prevalecente na pintura europeia desde a Renascença. Seus principais adeptos abandonaram as noções tradicionais de perspectiva, tentando representar solidez e volume numa superfície bidimensional, sem converter pela ilusão a tela plana num espaço pictórico tridimensional. Múltiplos aspectos do objeto eram figurados simultaneamente; as formas visíveis eram analisadas e transformadas em planos geométricos, que eram recompostos segundo vários pontos de vista simultâneos. Tal vanguarda era e dizia ser realista, mas tratava-se de um realismo conceitual, e não óptico.

(Ian Chilvers (org). Dicionário Oxford de arte, 2007. Adaptado.)

Uma pintura representativa da vanguarda à qual o texto se refere está reproduzida em:

Resposta: A

Resolução: A pintura retrata cinco figuras femininas em um ambiente angular e fragmentado. As figuras são representadas de maneira geométrica e estilizada, com formas simplificadas e características faciais distorcidas. A influência do estilo africano e ibérico é evidente nas máscaras e nas formas não convencionais das figuras.

O título da obra faz referência a Avignon, uma cidade no sul da França, e "senhoritas" é uma maneira irônica de se referir às prostitutas que frequentavam a área de Montmartre em Paris, onde Picasso vivia na época.

"As Senhoritas de Avignon" é considerada uma das obras mais influentes da história da arte, pois desafiou as convenções tradicionais de representação e perspectiva. Ela marcou o início do Cubismo, um movimento que explorava a representação de objetos e figuras a partir de múltiplos pontos de vista, usando formas geométricas para criar uma visão mais completa e complexa.

07. (C. U. CESMAC) Charles Baudelaire (1821-1867), escritor e critico de arte francês, declarou que a Arte Moderna não se definiria por sua temporalidade nem toda a arte criada no período moderno seria moderna. Apesar de não haver consenso entre os especialistas sobre a datação do movimento modernista, de modo geral, é aceito que ele se estendeu do final do século XIX até meados do século XX. Sua primeira vertente deu-se nas artes plásticas, a partir dos impressionistas. Também são considerados movimentos modernistas:

  1. o futurismo, o expressionismo e o cubismo.
  2. o dadaísmo, o surrealismo e o barroquismo.
  3. o fauvismo, o abstracionismo, a arte copta.
  4. o futurismo, a pop art, o paisagismo.
  5. o dadaísmo, o futurismo, o barroquismo

Resposta: A

Resolução: Os movimentos modernistas mencionados são o futurismo, o expressionismo e o cubismo. Estes foram importantes movimentos artísticos que surgiram no período modernista e contribuíram para a transformação da forma como a arte era concebida e representada.

08. (UEL) A obra “Roda de Bicicleta”, de Marcel Duchamp, de 1913, inaugurou a proposta de readymade, utilizando objetos prontos, não construídos pelo artista, na produção da obra de arte.

Com base na imagem da obra de Duchamp e nos conhecimentos sobre Arte Moderna, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o movimento artístico do qual a obra faz parte.

  1. Fauvismo
  2. Dadaísmo
  3. Pop Art
  4. Futurismo
  5. Op Art

Resposta: B

Resolução: A obra "Roda de Bicicleta" de Marcel Duchamp faz parte do movimento artístico conhecido como Dadaísmo. O Dadaísmo foi um movimento artístico e cultural que surgiu durante o período das vanguardas europeias, entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Esse movimento buscava romper com as convenções artísticas e culturais tradicionais, muitas vezes utilizando o absurdo, o irracional e o humor como forma de crítica à sociedade e à própria arte. O readymade, que consistia em usar objetos cotidianos como obras de arte, foi uma das características marcantes do Dadaísmo.

09. (UEL) Algumas vanguardas artísticas europeias criadas na primeira metade do século XX foram manifestações artístico-literárias que criticavam uma concepção tradicional de museu, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade, que influenciaria fortemente diversas manifestações culturais em todo o mundo.

Sobre as principais correntes vanguardistas e suas respectivas características, assinale a alternativa correta.

  1. O Surrealismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso.
  2. O Expressionismo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos.
  3. O Cubismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.
  4. O Futurismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão.
  5. O Dadaísmo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão no absurdo e na irracionalidade.

Resposta: E

Resolução: O Dadaísmo surgiu como uma manifestação artística que se opunha à guerra e buscava expressar uma crítica à sociedade e à cultura tradicional. Ele enfatizava a espontaneidade da arte e fazia uso de elementos absurdos, irônicos e irracionais para chocar e provocar reflexão. A liberdade de expressão e a rejeição das normas convencionais eram características marcantes do Dadaísmo.

10. (Unichristus) Observe esta obra.

Disponível em: https://www.google.com/search?q=eliseu+visconti+obras&tbm. Acesso em: 14 jul. 2020.

Nas obras dos artistas brasileiros da segunda metade do século XIX, as ideias que orientaram o Neoclassicismo aparecem de forma menos rígida. No final do século, os pintores nacionais começam a seguir novas direções, principalmente, os artistas que vão à Europa.

O pintor Eliseu Visconti representa essa nova direção na pintura, pois sua obra apresenta influência do

  1. Futurismo.
  2. Expressionismo.
  3. Cubismo.
  4. Impressionismo.
  5. Surrealismo.

Resposta: D

Resolução: A obra do pintor Eliseu Visconti apresenta influência do Impressionismo. O Impressionismo foi um movimento artístico que se desenvolveu no final do século XIX e valorizava a representação de cenas da vida cotidiana, capturando as nuances da luz e da cor por meio de pinceladas soltas e rápidas. As obras impressionistas buscavam retratar as sensações visuais do momento e enfatizavam a observação direta da natureza.

11. (UNICENTRO) Duchamp é um dos precursores da arte conceitual e introduziu a ideia de ready made como objeto de arte. Irmão de Jacques Villon, de Suzanne Duchamp e Raymond Duchamp-Villon, estes também artistas que gozaram de reputação no cenário artístico europeu, Marcel Duchamp começou sua carreira como artista criando pinturas de inspiração romantista, expressionista e cubista. Sua carreira como pintor estendeu-se por mais alguns anos, tendo como produto quadros de inegável valor para a formação da pintura abstrata. É, no entanto, como escultor que Duchamp vai atingir grande fama. Tendo se mudado para Nova Iorque e largado a Europa numa espécie de estagnação criativa, Duchamp encontra na América um solo fértil para sua arte. Decorrente dessa fase, e em virtude de seus estudos sobre perspectiva e movimento, nasce o projeto para a obra mais complexa do artista: "A noiva despida pelos seus celibatários", mesmo ou "O grande vidro".

Em sua biografia, ele é considerado como o pai do

  1. romantismo.
  2. impressionismo.
  3. expressionismo.
  4. dadaísmo.
  5. cubismo.

Resposta: D

Resolução: Duchamp é considerado um dos precursores do dadaísmo, um movimento artístico que surgiu durante a Primeira Guerra Mundial e que tinha como principal característica a subversão das convenções artísticas e a busca pelo absurdo e pelo irracional. Duchamp é conhecido por suas obras que desafiam as noções tradicionais de arte, como os ready-mades, e seu envolvimento com o dadaísmo reflete essa abordagem iconoclasta e inovadora.

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