Arte Brasileira
Lista de 05 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Brasileira com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Arte Brasileira.
01. (UPE SSA) Observe a imagem a seguir:
A obra em questão retrata o porto da cidade do Recife sob um período de exceção.
“64”, João Câmara (1944) In: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/divirtase/46,51,46,61/2015/03/08/internas_viver,564388/artistasretratam-as-transformacoes-de-recife-e-olinda-que-fazem-aniversario-esta-semana.shtml. Acesso em: 14/06/2018.
As principais características sociopolíticas dessa pintura do artista pernambucano João Câmara são
- defesa e propaganda.
- adesão e cooperação.
- crítica e engajamento.
- participação e solidariedade.
- publicidade e convencimento.
02. (UEA - SIS) Examine a tela O pescador, de Tarsila do Amaral.
O pescador é obra representativa do Movimento
- Futurista, que pregava a total negação do passado e exaltava as conquistas tecnológicas.
- Dadaísta, que valoriza a distorção radical das formas e o apelo ao subconsciente.
- Surrealista, em que a expressão do mundo interior e do inconsciente não deve se submeter à censura.
- Pau-Brasil, que procurava captar nossa brasilidade, propondo um novo olhar sobre nosso país e nossas origens.
- Verde-Amarelo, que em sua trajetória passou a defender radicalmente ideias políticas de direita.
03. (UEMA) O quadro Abaporu faz parte do movimento antropofágico nas artes plásticas. A Semana de Arte Moderna, de 1922, ocorreu entre os dias 12 a 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo, no bojo das comemorações do Centenário da Independência do Brasil.
Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, é possível afirmar que
- tinha influência do barroco contemporâneo na pintura e na literatura, pelo rebuscamento nas imagens e a escolha de temas antropomórficos; congregou artistas de diversas áreas, como a pintura, escultura, arquitetura, dança, música, literatura.
- seguia os padrões estéticos europeus do realismo, com influência das ideias dos artistas ligados à arte abstrata; contou com o patrocínio de diversos membros da burguesia industrial que ali se consolidava.
- representou um momento de renovação artística e cultural da cidade de São Paulo, com a defesa de uma arte politicamente engajada; seguia a tendência estética da renovação parnasianista, especialmente na poesia.
- buscava romper com influências das estéticas estrangeiras, adotando uma arte brasileira autêntica; reuniu novos artistas influenciados pelas vanguardas europeias, tornando a arte moderna uma realidade cultural no Brasil.
- era contrária ao racionalismo e aos valores burgueses, representando os anseios das ascendentes oligarquias cafeeiras paulistas; foi promovida por artistas revolucionários, tornando-se um marco para o modernismo brasileiro.
04. (Unicentro) Observe a imagem a seguir.
Sobre a produção do artista pernambucano Derlon Almeida (1985-), que hoje vive e trabalha em São Paulo, considere as afirmativas a seguir.
I. Possui influência do grafite e da arte popular brasileira.
II. Intervém no espaço urbano por meio de composições abstratas, de teor mecanicista e racionalista.
III. Suas manifestações artísticas abdicam da cultura popular a fim de obter a valoração do mercado artístico erudito que se estabelece nas grandes capitais.
IV. As imagens que inspiram sua produção foram criadas por xilogravadores, como J. Borges (1935-), que produz imagens e textos em cordel para contar histórias do Nordeste brasileiro.
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas I e IV são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
- Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
05. (UPE SSA) Observe a imagem a seguir:
Ela representa a produção artística de Euclides Francisco Amâncio (Bajado). Sobre sua contribuição para a arte pernambucana, analise as afirmativas a seguir:
I. Na década de 1960, inaugurou, em companhia com outros artistas de Olinda, o movimento de arte da Ribeira.
II. A sua arte reproduzia a vida cotidiana e as condições socioculturais da população pernambucana.
III. A imagem possui traços da arte contemporânea, cuja tendência artística era a liberdade estética.
IV. Esse quadro é intitulado “Viva o homem da meia-noite” e demonstra a influência do carnaval de Olinda nas obras de Bajado.
- I, II e III, apenas.
- II e IV, apenas.
- III e IV, apenas.
- I, II, III e IV.
- I e IV, apenas.