Arte Brasileira
Lista de 05 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Brasileira com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Arte Brasileira.
01. (UPE SSA) Observe a imagem a seguir:
A obra em questão retrata o porto da cidade do Recife sob um período de exceção.

“64”, João Câmara (1944) In: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/divirtase/46,51,46,61/2015/03/08/internas_viver,564388/artistasretratam-as-transformacoes-de-recife-e-olinda-que-fazem-aniversario-esta-semana.shtml. Acesso em: 14/06/2018.
As principais características sociopolíticas dessa pintura do artista pernambucano João Câmara são
- defesa e propaganda.
- adesão e cooperação.
- crítica e engajamento.
- participação e solidariedade.
- publicidade e convencimento.
Resposta: C
Resolução: Isso reflete a ideia de que a pintura está expressando uma crítica à situação política ou social por meio do engajamento artístico do artista.
02. (UEA - SIS) Examine a tela O pescador, de Tarsila do Amaral.

O pescador é obra representativa do Movimento
- Futurista, que pregava a total negação do passado e exaltava as conquistas tecnológicas.
- Dadaísta, que valoriza a distorção radical das formas e o apelo ao subconsciente.
- Surrealista, em que a expressão do mundo interior e do inconsciente não deve se submeter à censura.
- Pau-Brasil, que procurava captar nossa brasilidade, propondo um novo olhar sobre nosso país e nossas origens.
- Verde-Amarelo, que em sua trajetória passou a defender radicalmente ideias políticas de direita.
Resposta: D
Resolução: A obra de Tarsila do Amaral, como muitas outras do movimento Pau-Brasil, buscava expressar a identidade brasileira, explorando elementos culturais e sociais do país.
03. (UEMA) O quadro Abaporu faz parte do movimento antropofágico nas artes plásticas. A Semana de Arte Moderna, de 1922, ocorreu entre os dias 12 a 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo, no bojo das comemorações do Centenário da Independência do Brasil.

Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, é possível afirmar que
- tinha influência do barroco contemporâneo na pintura e na literatura, pelo rebuscamento nas imagens e a escolha de temas antropomórficos; congregou artistas de diversas áreas, como a pintura, escultura, arquitetura, dança, música, literatura.
- seguia os padrões estéticos europeus do realismo, com influência das ideias dos artistas ligados à arte abstrata; contou com o patrocínio de diversos membros da burguesia industrial que ali se consolidava.
- representou um momento de renovação artística e cultural da cidade de São Paulo, com a defesa de uma arte politicamente engajada; seguia a tendência estética da renovação parnasianista, especialmente na poesia.
- buscava romper com influências das estéticas estrangeiras, adotando uma arte brasileira autêntica; reuniu novos artistas influenciados pelas vanguardas europeias, tornando a arte moderna uma realidade cultural no Brasil.
- era contrária ao racionalismo e aos valores burgueses, representando os anseios das ascendentes oligarquias cafeeiras paulistas; foi promovida por artistas revolucionários, tornando-se um marco para o modernismo brasileiro.
Resposta: D
Resolução: A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um evento crucial para o movimento modernista brasileiro, marcando uma ruptura com as influências artísticas estrangeiras e buscando uma expressão autêntica da cultura brasileira. O evento reuniu artistas que foram influenciados pelas vanguardas europeias, como o cubismo e o futurismo, mas também buscaram explorar temas e características específicas do Brasil.
04. (Unicentro) Observe a imagem a seguir.

Sobre a produção do artista pernambucano Derlon Almeida (1985-), que hoje vive e trabalha em São Paulo, considere as afirmativas a seguir.
I. Possui influência do grafite e da arte popular brasileira.
II. Intervém no espaço urbano por meio de composições abstratas, de teor mecanicista e racionalista.
III. Suas manifestações artísticas abdicam da cultura popular a fim de obter a valoração do mercado artístico erudito que se estabelece nas grandes capitais.
IV. As imagens que inspiram sua produção foram criadas por xilogravadores, como J. Borges (1935-), que produz imagens e textos em cordel para contar histórias do Nordeste brasileiro.
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas I e IV são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
- Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Resposta: B
Resolução: I. Possui influência do grafite e da arte popular brasileira:
Derlon Almeida é conhecido por incorporar elementos do grafite em seu trabalho, o que é uma influência evidente. Além disso, ele também se inspira na arte popular brasileira, especialmente na tradição da xilogravura nordestina, como mencionado na afirmativa IV.
IV. As imagens que inspiram sua produção foram criadas por xilogravadores, como J. Borges (1935-), que produz imagens e textos em cordel para contar histórias do Nordeste brasileiro:
Derlon Almeida tem uma forte ligação com a xilogravura nordestina e incorpora elementos dessa tradição em suas obras. J. Borges é um conhecido xilogravador que produz imagens e textos em cordel, o que se encaixa na influência mencionada.
As afirmativas II e III são incorretas:
II. Intervém no espaço urbano por meio de composições abstratas, de teor mecanicista e racionalista:
Essa afirmativa contradiz o estilo artístico de Derlon Almeida, que é influenciado pelo grafite e pela arte popular, características que geralmente não são associadas a composições abstratas ou teor mecanicista e racionalista.
III. Suas manifestações artísticas abdicam da cultura popular a fim de obter a valoração do mercado artístico erudito que se estabelece nas grandes capitais:
Essa afirmativa também é incorreta, pois Derlon Almeida se inspira na cultura popular e na xilogravura nordestina, não abdicando dela para buscar a valoração do mercado artístico erudito.
05. (UPE SSA) Observe a imagem a seguir:

Ela representa a produção artística de Euclides Francisco Amâncio (Bajado). Sobre sua contribuição para a arte pernambucana, analise as afirmativas a seguir:
I. Na década de 1960, inaugurou, em companhia com outros artistas de Olinda, o movimento de arte da Ribeira.
II. A sua arte reproduzia a vida cotidiana e as condições socioculturais da população pernambucana.
III. A imagem possui traços da arte contemporânea, cuja tendência artística era a liberdade estética.
IV. Esse quadro é intitulado “Viva o homem da meia-noite” e demonstra a influência do carnaval de Olinda nas obras de Bajado.
- I, II e III, apenas.
- II e IV, apenas.
- III e IV, apenas.
- I, II, III e IV.
- I e IV, apenas.
Resposta: D
Resolução:
I. Na década de 1960, inaugurou, em companhia com outros artistas de Olinda, o movimento de arte da Ribeira.
O artista Euclides Francisco Amâncio (Bajado) participou do movimento de arte da Ribeira, que foi um importante movimento cultural na cidade de Olinda, em Pernambuco.
II. A sua arte reproduzia a vida cotidiana e as condições socioculturais da população pernambucana.
Bajado era conhecido por representar em suas obras a vida cotidiana e as condições socioculturais da população pernambucana.
III. A imagem possui traços da arte contemporânea, cuja tendência artística era a liberdade estética.
A arte de Bajado possuía influências da arte contemporânea e sua tendência de liberdade estética, permitindo experimentações e abordagens variadas.
IV. Esse quadro é intitulado “Viva o homem da meia-noite” e demonstra a influência do carnaval de Olinda nas obras de Bajado.
O quadro "Viva o Homem da Meia-Noite" é uma das obras mais conhecidas de Bajado e realmente demonstra a influência do carnaval de Olinda em sua produção artística.