Home > Banco de Questões > Zoologia IV

Zoologia IV

Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Zoologia IV com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Zoologia IV.




01. (UEFS) A pele humana é uma das principais vias para a entrada de parasitas causadores de doenças. Algumas dessas doenças são adquiridas pelo contato direto da pele com larvas dos parasitas, outras dependem de insetos que injetam o parasita na pele durante a picada. Doenças que são exemplos dessas duas formas de infecção são, respectivamente,

  1. ancilostomose e filariose.
  2. ascaridíase e febre amarela.
  3. cisticercose e leishmaniose.
  4. oxiurose e malária.
  5. esquistossomose e doença de Chagas.

Resposta: A

Resolução: A ancilostomose é causada pelo Ancylostoma duodenale e Necator americanus, cujas larvas penetram ativamente pela pele, especialmente dos pés, ao entrarem em contato com solo contaminado. Já a filariose (ou elefantíase) é causada pelo Wuchereria bancrofti e transmitida por mosquitos, como o Culex, que injetam as larvas do parasita na corrente sanguínea humana durante a picada. Portanto, a primeira doença envolve penetração direta pela pele e a segunda depende da ação de um vetor.

02. (EBMSP) Imagine ficar frente a frente com alguém que tem mãos, pernas e pés idênticos aos de todas as outras pessoas que circulam na rua, mas cuja cabeça abriga um cérebro diminuto, do tamanho do de um gorila. Esse, em resumo, é o mistério com que se defrontaram paleoantropólogos da África do Sul, ao descobrir fósseis de uma nova espécie de primo extinto do ser humano, batizada Homo naledi.

LOPES, R.J. Nova espécie do gênero humano é descoberta na África do Sul, dizem pesquisadores. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/09/1679844- nova-especie-do-genero-humano-e-descoberta-na-africa-do-sul.shtml>. Acesso em: 26 abr. 2016. Adaptado

  1. a visão estereoscópica, compartilhada com humanos.
  2. a capacidade de hibernação, compartilhada com os ursos.
  3. sistema digestório ruminante, compartilhada com os antílopes.
  4. as garras bem desenvolvidas nos dedos, compartilhada com os tamanduás
  5. o marsúpio, bolsa situada no ventre da mãe que contém glândulas mamárias, compartilhada com os coalas.

Resposta: A

Resolução: O Homo naledi era uma espécie de hominídeo extinto com características morfológicas mistas. Apesar de ter um cérebro pequeno, compartilhava traços importantes com os humanos modernos, como a visão estereoscópica, que é típica de primatas e permite percepção de profundidade. As demais alternativas mencionam adaptações não relacionadas aos hominídeos, como hibernação e presença de marsúpio.

03. (UNEMAT) Existem diferentes estratégias reprodutivas entre os vertebrados. A fertilização interna e os anexos embrionários garantiram que vertebrados pudessem ficar menos dependentes de ambientes aquáticos. Os anexos embrionários estão desenvolvidos de forma peculiar para cada grupo de vertebrado.

Quanto aos anexos embrionários e reprodução de vertebrados, é correto afirmar que:

  1. Em anfíbios, a casca dos ovos e o âmnio garantiram a manutenção de uma umidade mínima para incubação dos ovos.
  2. A vesícula vitelínica é maior em mamíferos, pois os mamíferos requerem maior quantidade de material nutritivo ao longo do desenvolvimento.
  3. Em aves, o alantoide desempenha a função de armazenamento de excretas nitrogenados e contribui para troca de gases (O2 e CO2) junto à casca do ovo.
  4. O saco vitelínico se modificou nos mamíferos para compor a placenta, sendo esta a estrutura responsável pela nutrição, respiração e excreção do concepto.
  5. Golfinhos e baleias podem apresentar estratégias ovovivíparas para o desenvolvimento do concepto.

Resposta: C

Resolução: Em aves, o alantoide desempenha a função de armazenamento de excretas nitrogenados e contribui para troca de gases (O₂ e CO₂) junto à casca do ovo. Os anexos embrionários — âmnio, cório, alantoide e saco vitelínico — permitiram aos vertebrados conquistar o ambiente terrestre. O alantoide, presente em répteis, aves e mamíferos, armazena excretas e participa da respiração nos ovos com casca porosa, como os das aves.

04. (EMESCAM) O ornitorrinco (Ornithorynchus anatinus) é um mamífero que tem como habitat alguns rios da Austrália. Esses animais monotremados alimentam-se, principalmente, de pequenos peixes, moluscos, girinos, crustáceos e insetos. São excelentes nadadores e conseguem permanecer submersos por até quarenta minutos. Analise os dados, a seguir, sobre o ornitorrinco:

I - Não possuem placenta.

II - Apesar de não possuírem mamilos, amamentam os seus filhotes com leite.

III - São animais ovíparos.

IV - Apresentam um bico córneo e o corpo recoberto por penas.

V - Apresentam cloaca.

Assinale a alternativa que apresenta apenas os dados corretos:

  1. I, II, IV e V.
  2. I, II, III e V.
  3. II, IV e V.
  4. I, III, IV e V.
  5. III, IV e V.

Resposta: B

Resolução: O ornitorrinco é um mamífero monotremado, ou seja, põe ovos (ovíparo), não possui placenta (dado I), amamenta os filhotes com leite liberado por glândulas mamárias sem mamilos (dado II), e apresenta cloaca, estrutura única para excreção e reprodução (dado V). O dado IV está incorreto porque o corpo do ornitorrinco é coberto por pelos, e não por penas.

05. (UNIVESP) Algumas espécies de nematódeos produzem larvas que podem penetrar na epiderme humana e deslocar-se através dela, abrindo túneis que lembram o traçado de um mapa. Causam intensa coceira, que pode ser aliviada com compressas de gelo. O tratamento pode ser feito com pomadas específicas aplicadas aos locais contaminados. No caso de infestações maciças, recomenda-se o tratamento por via oral.

Esses sintomas são geralmente associados a uma dermatite, popularmente conhecida como bicho geográfico, cuja prevenção está ligada

  1. ao combate dos mosquitos transmissores.
  2. a ingestão de carne de vaca bem cozida.
  3. ao tratamento da água e hábitos de higiene, como, por exemplo, lavar as mãos antes de comer.
  4. a proibição do acesso de cães a praia ou a tanques de areia em escolas ou parques, por exemplo.
  5. à restrição de banhos em lagoas de água doce parada ou com pouca correnteza, onde vivem os caramujos.

Resposta: D

Resolução: O “bicho geográfico” é causado por larvas de nematódeos, principalmente Ancylostoma braziliense, que normalmente parasita cães e gatos. As larvas presentes nas fezes desses animais podem penetrar na pele humana ao contato com solo ou areia contaminados. Por isso, o controle do acesso de animais a áreas de recreação humana é fundamental para prevenir a infecção.

06. (PUC-SP) Abaixo encontram-se descrições feitas por um estudante a respeito de dois artrópodes:

I. Tem um par de antenas, três pares de pernas e possui dois pares de asas;

II. Tem corpo dividido em cefalotórax e abdome, não tem antenas e possui quatro pares de pernas.

Em relação às categorias taxonômicas, os animais indicados por I e II pertencem

  1. ao mesmo filo e à mesma classe.
  2. ao mesmo filo, porém a diferentes classes.
  3. à mesma ordem e à mesma classe.
  4. à mesma ordem, porém, a diferentes classes.

Resposta: B

Resolução: Os animais descritos pertencem ao filo dos artrópodes, mas a descrição I corresponde aos insetos (com antenas, três pares de pernas e asas), enquanto a descrição II corresponde aos aracnídeos (sem antenas, quatro pares de pernas e corpo dividido em cefalotórax e abdome). Assim, pertencem ao mesmo filo, mas estão classificados em classes diferentes.

07. (UEA) Dados parciais obtidos pela Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) apontam que o Amazonas registrou já no primeiro mês de 2017 cerca de dois mil casos de malária. Até o dia 26 de janeiro, entre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a dengue teve o maior número de casos registrados, totalizando 357, foram registrados ainda 8 casos de chikungunya, e 15 de zika. Nenhum caso de febre amarela foi notificado no estado até essa data.

(http://g1.globo.com. Adaptado.)

A notícia faz referência aos registros de casos de cinco enfermidades: malária, dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Todas essas enfermidades são

  1. prevenidas por meio de vacinação e combate ao vetor.
  2. transmitidas por vetores pertencentes à mesma classe.
  3. classificadas como parasitoses contagiosas.
  4. tratadas com antibióticos específicos.
  5. causadas por microrganismos de mesmo grupo taxonômico.

Resposta: B

Resolução: As doenças mencionadas — malária, dengue, chikungunya, zika e febre amarela — são todas transmitidas por insetos, que pertencem à classe Insecta do filo Arthropoda. O Plasmodium da malária é transmitido por mosquitos do gênero Anopheles, enquanto os arbovírus das outras doenças são transmitidos por mosquitos do gênero Aedes. Portanto, apesar das diferenças nos patógenos, todos os vetores estão na mesma classe taxonômica.

08. (UFGD) Em relação aos insetos, considere as afirmativas a seguir.

I. São representantes da Classe Insecta: abelhas, baratas, moscas, aranhas, besouro, gafanhotos, entre outros.

II. Possuem substâncias químicas chamadas feromônios, que, quando secretadas, agem como mensageiros químicos, despertando diversos comportamentos como ataque, defesa, acasalamento, sinal de alarme, entre outros.

III. Alguns vivem em sociedade, sendo estes os insetos sociais (abelhas, formigas e cupins) e apresentam uma nítida divisão de trabalho e de cooperação entre eles.

IV. Têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, possuem quatro pares de pernas e um par de asas.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. I e III
  2. II
  3. I e II
  4. II e III
  5. I, III e IV

Resposta: D

Resolução: A afirmativa I está incorreta porque inclui aranhas entre os representantes da classe Insecta, o que é um erro — as aranhas são aracnídeos, pertencentes a outra classe do filo Arthropoda. A afirmativa II está correta, pois insetos realmente produzem feromônios, que são substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre os membros da mesma espécie, desempenhando papéis em comportamentos como acasalamento, alarme e organização social. A afirmativa III também está correta, visto que certos insetos, como abelhas, formigas e cupins, vivem em sociedades complexas com divisão de tarefas, o que os caracteriza como insetos sociais. Já a afirmativa IV é incorreta porque descreve características dos aracnídeos (quatro pares de pernas) e não dos insetos, que possuem três pares.

09. (UCPEL) Recentemente na revista Zootaxa publicou o artigo A new and endangered species of Kingsleya Ortmann, 1897 (Crustacea: Decapoda: Brachyura: Pseudothelphusidae) from Ceará, northeastern Brazil. Pinheiro, A.P.; Santana, W. 2016. Zootaxa, Sep 28; 4171(2): 366-372, doi: 10.11646/ zootaxa.4171.2.9

Essa nova espécie, dentre outras características, apresenta:

  1. cavidade celomática e blastóporo originando primeiro a boca.
  2. simetria radial e uréia como principal excreta nitrogenada.
  3. corpo revestido por manto e capacidade de realizar muda.
  4. respiração traqueal e sistema circulatório aberto.
  5. dois pares de antenas e quatro pares de pernas.

Resposta: A

Resolução: A nova espécie de crustáceo descrita pertence ao filo Arthropoda e ao grupo dos protostômios. Os protostômios são animais triblásticos, celomados e possuem uma característica embriológica importante: o blastóporo origina primeiramente a boca, ao contrário dos deuterostômios, como os equinodermos e cordados. Crustáceos, como os do gênero Kingsleya, possuem celoma verdadeiro (cavidade revestida por mesoderme) e se desenvolvem a partir desse padrão embrionário, o que justifica a escolha da alternativa A.

10. (EBMSP) Imagine ficar frente a frente com alguém que tem mãos, pernas e pés idênticos aos de todas as outras pessoas que circulam na rua, mas cuja cabeça abriga um cérebro diminuto, do tamanho do de um gorila. Esse, em resumo, é o mistério com que se defrontaram paleoantropólogos da África do Sul, ao descobrir fósseis de uma nova espécie de primo extinto do ser humano, batizada Homo naledi.

LOPES, R.J. Nova espécie do gênero humano é descoberta na África do Sul, dizem pesquisadores. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/09/1679844-nova-especie-do-genero-humano-e-descoberta-na-africa-do-sul.shtml>. Acesso em: 26 abr. 2016. Adaptado

Gorilas são primatas que compartilham características com outros mamíferos. Dentre essas características, pode-se citar

  1. a visão estereoscópica, compartilhada com humanos.
  2. a capacidade de hibernação, compartilhada com os ursos.
  3. sistema digestório ruminante, compartilhada com os antílopes.
  4. as garras bem desenvolvidas nos dedos, compartilhada com os tamanduás.
  5. o marsúpio, bolsa situada no ventre da mãe que contém glândulas mamárias, compartilhada com os coalas.

Resposta: A

Resolução: Gorilas são primatas, assim como os seres humanos, e compartilham várias características anatômicas e sensoriais. Uma dessas características é a visão estereoscópica, que é a capacidade de perceber profundidade graças à sobreposição das imagens captadas por olhos voltados para a frente. Essa característica é comum a todos os primatas, pois está relacionada à vida arborícola e à necessidade de calcular distâncias com precisão. As demais alternativas envolvem adaptações que não ocorrem em primatas, como hibernação, ruminação, presença de marsúpio e garras especializadas.

11. (UEFS) As protozooses são doenças causadas por protozoários parasitas que envolvem, basicamente, dois locais de parasitismo: o sangue e o tubo digestório. No entanto, a pele, o coração, os órgãos do sistema genital e o sistema linfático também constituem locais em que os parasitas podem se instalar. Essas doenças envolvem, em seu ciclo, hospedeiros, isto é, organismos vivos em que os parasitas se desenvolvem.

Das parasitoses mais frequentem em nosso pais, aquela que não é causada por um protozoário é

  1. Giardíase.
  2. Tricomoníase.
  3. Calazar.
  4. Tripanossomíase.
  5. Filariose.

Resposta: E

Resolução: A questão pede para identificar qual das doenças citadas não é causada por protozoário. A giardíase é causada por Giardia lamblia, a tricomoníase por Trichomonas vaginalis, o calazar (ou leishmaniose visceral) por Leishmania chagasi e a tripanossomíase (doença de Chagas) por Trypanosoma cruzi — todos esses agentes são protozoários. Já a filariose é causada pelo verme Wuchereria bancrofti, um nematódeo (ou seja, um verme cilíndrico), e não por um protozoário, sendo, portanto, a única alternativa correta.

12. (UECE) Atente ao que se diz sobre artrópodes e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Possuem exoesqueleto que reveste e protege o corpo de perigos externos.

( ) Ao tornarem-se adultos, podem realizar ecdise várias vezes durante a vida.

( ) Crustáceos e insetos pertencem a esse grupo, mas aracnídeos não podem ser classificados como tal.

( ) Apresentam sistema digestório completo, com digestão extracelular e sistema circulatório fechado.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. F, V, V, F.
  2. V, F, V, V.
  3. V, V, F, F.
  4. F, F, F, V.

Resposta: C

Resolução: A primeira afirmativa é verdadeira, pois os artrópodes têm um exoesqueleto quitinoso que protege o corpo. A segunda também é verdadeira, pois os artrópodes realizam ecdise (muda) diversas vezes até atingirem a fase adulta; após isso, normalmente não mudam mais. A terceira afirmativa é falsa porque os aracnídeos (como aranhas e escorpiões) também são artrópodes, juntamente com os crustáceos e insetos. A quarta afirmativa também é falsa: embora possuam sistema digestório completo e digestão extracelular, os artrópodes têm sistema circulatório aberto, e não fechado.

13. (EMESCAM) O ornitorrinco (Ornithorynchus anatinus) é um mamífero que tem como habitat alguns rios da Austrália. Esses animais monotremados alimentam-se, principalmente, de pequenos peixes, moluscos, girinos, crustáceos e insetos. São excelentes nadadores e conseguem permanecer submersos por até quarenta minutos. Analise os dados, a seguir, sobre o ornitorrinco:

I - Não possuem placenta.

II - Apesar de não possuírem mamilos, amamentam os seus filhotes com leite.

III - São animais ovíparos.

IV - Apresentam um bico córneo e o corpo recoberto por penas.

V - Apresentam cloaca.

Assinale a alternativa que apresenta apenas os dados corretos:

  1. I, II, IV e V.
  2. I, II, III e V.
  3. II, IV e V.
  4. I, III, IV e V.
  5. III, IV e V.

Resposta: B

Resolução: O ornitorrinco é um mamífero monotremado, e por isso possui várias características que o diferenciam dos demais mamíferos. Ele não possui placenta (I), não possui mamilos mas secreta leite por glândulas mamárias diretamente na pele (II), é ovíparo, ou seja, põe ovos (III), e apresenta uma cloaca — uma abertura única para os sistemas excretor, digestório e reprodutor (V). A afirmativa IV está incorreta porque o corpo do ornitorrinco é recoberto por pelos e não por penas, sendo essa a única afirmativa falsa.

14. (UFVJM) Leia este trecho.

O uso de produtos de origem vegetal na água tem ação moluscicida e constitui uma alternativa de controle indicada para uma parasitose que acomete milhares de brasileiros.

FONTE: Cantanhede SPD et al. 2010. Atividade moluscicida de plantas: uma alternativa profilática. Revista Brasileira de Farmacognosia 20: 282-288

A parasitose a que esse trecho se refere é a

  1. Malária.
  2. Leishmaniose.
  3. Ancilostomose.
  4. Esquistossomose.

Resposta: D

Resolução: A esquistossomose, também conhecida como barriga-d’água, é uma doença causada pelo platelminto Schistosoma mansoni. O hospedeiro intermediário desse verme é um molusco aquático do gênero Biomphalaria. A ação moluscicida mencionada no texto refere-se a substâncias que matam esses caramujos, interrompendo o ciclo da doença. Por isso, o uso de plantas com propriedades moluscicidas é uma estratégia de controle vetorial da esquistossomose. As outras doenças listadas não têm moluscos em seu ciclo de vida.

15. (PUC-SP) Abaixo encontram-se descrições feitas por um estudante a respeito de dois artrópodes:

I. Tem um par de antenas, três pares de pernas e possui dois pares de asas;

II. Tem corpo dividido em cefalotórax e abdome, não tem antenas e possui quatro pares de pernas.

Em relação às categorias taxonômicas, os animais indicados por I e II pertencem

  1. ao mesmo filo e à mesma classe.
  2. ao mesmo filo, porém a diferentes classes.
  3. à mesma ordem e à mesma classe.
  4. à mesma ordem, porém, a diferentes classes.

Resposta: B

Resolução: Os dois animais descritos pertencem ao filo Arthropoda, pois possuem corpo segmentado e exoesqueleto. O primeiro animal, com antenas, três pares de pernas e asas, é um inseto, portanto da classe Insecta. O segundo animal, com corpo dividido em cefalotórax e abdome, sem antenas e com quatro pares de pernas, é um aracnídeo, da classe Arachnida. Assim, ambos pertencem ao mesmo filo, mas são classificados em classes distintas, justificando a alternativa B.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp