Fisiologia III
Simulado com 20 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Fisiologia III com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Fisiologia III.
01. (UECE) A reprodução é o processo pelo qual os seres vivos perpetuam sua espécie. Atente às seguintes afirmações sobre reprodução:
I. Se os descendentes da reprodução assexuada sofrerem mutação, podem apresentar alteração genética em relação aos progenitores.
II. A reprodução sexuada promove a variabilidade genética, pois envolve recombinações do material genético dos genitores.
III. Divisão binária, esporulação, brotamento e estaquia são exemplos de reprodução assexuada.
É correto o que se afirma em
- I, II e III.
- I e II apenas.
- II e III apenas.
- I e III apenas.
Resposta: A
Resolução: As afirmações sobre reprodução estão corretas nas três sentenças. A reprodução assexuada pode gerar descendentes com alterações genéticas caso ocorram mutações, como dito em I. A reprodução sexuada realmente promove variabilidade genética devido à recombinação dos genes dos genitores, como na afirmação II. Além disso, os exemplos dados na afirmação III — divisão binária, esporulação, brotamento e estaquia — são, de fato, formas de reprodução assexuada.
02. (UFU) Em relação à bile, afirma-se que essa
I- emulsifica gorduras.
II- é produzida pela vesícula biliar.
III- tem cor esverdeada.
IV- é armazenada no fígado.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
- I e III.
- II e IV.
- I e II.
- III e IV.
Resposta: A
Resolução: A bile tem como função principal a emulsificação das gorduras, o que facilita sua digestão, conforme afirmado em I. A cor esverdeada da bile é característica, como mencionado em III. No entanto, a bile não é produzida pela vesícula biliar, que apenas a armazena; ela é produzida pelo fígado. Também é na vesícula biliar que a bile fica armazenada, e não no fígado, como afirmado em IV. Portanto, as afirmações corretas são I e III, alternativa A.
03. (UECE) A intolerância à lactose pode causar grande desconforto aos seus portadores e provocar quadros de diarreia. Com relação à intolerância à lactose, é correto afirmar que
- o leite de cabra é o alimento indicado para substituir o leite de vaca.
- se trata de uma alergia desenvolvida pela ingestão de proteínas presentes nos alimentos que contêm leite de vaca.
- se desenvolve somente em recém-nascidos e perdura pela vida inteira do indivíduo.
- alguns pacientes podem tolerar pequenas quantidades de lactose presentes nos alimentos.
Resposta: D
Resolução: A intolerância à lactose é causada pela deficiência da enzima lactase, responsável por digerir a lactose do leite. Muitas pessoas intolerantes conseguem tolerar pequenas quantidades de lactose sem sintomas graves, como diz a alternativa D. O leite de cabra não é indicado para substituir o leite de vaca nesse caso, pois também contém lactose. A intolerância não é uma alergia, que seria uma reação imunológica a proteínas, e pode se desenvolver em diferentes fases da vida, não apenas em recém-nascidos.
04. (UFRGS) Em relação às diferentes regiões do sistema digestório humano e o seu funcionamento, é correto afirmar que
- a ptialina é produzida e secretada pelas glândulas salivares da boca.
- a digestão das proteínas inicia com a liberação de ácido clorídrico e pepsina no intestino delgado.
- a bile é a enzima digestiva que atua no estômago para a formação do quimo.
- a vesícula biliar armazena substâncias produzidas pelo pâncreas.
- o intestino grosso apresenta vilosidades que aumentam a absorção de nutrientes.
Resposta: A
Resolução: A ptialina, também conhecida como amilase salivar, é uma enzima produzida e secretada pelas glândulas salivares na boca, iniciando a digestão do amido já na cavidade oral. As outras alternativas apresentam erros, como a digestão de proteínas que inicia no estômago (não no intestino delgado), a bile não sendo uma enzima e não atuando no estômago, e a ausência de vilosidades no intestino grosso.
05. (FUVEST) Borboleta, lula e avestruz têm como principal excreta nitrogenado, respectivamente,
- ácido úrico, amônia e ácido úrico
- ácido úrico, ureia e amônia.
- amônia, ácido úrico e amônia.
- amônia, ureia e ácido úrico.
- ureia, amônia e ácido úrico.
Resposta: A
Resolução: Cada animal excreta predominantemente um tipo de resíduo nitrogenado diferente, dependendo de seu habitat e metabolismo. A borboleta, um inseto, excreta ácido úrico; a lula, um molusco, elimina amônia; e o avestruz, uma ave, também excreta ácido úrico, que é menos tóxico e economiza água. Assim, a alternativa correta que corresponde a essa sequência é a letra A:
06. (UNIVESP) O coração dos mamíferos apresenta quatro cavidades. A válvula tricúspide está localizada entre o átrio e o ventrículo direitos, e a válvula mitral está localizada entre o átrio e o ventrículo esquerdos. Já as válvulas aórtica e pulmonar localizam-se nas saídas dos ventrículos esquerdo e direito, respectivamente.
A figura ilustra a anatomia do coração humano em corte transversal, no qual é possível visualizar as válvulas cardíacas.
Sobre o fluxo de sangue no coração, é correto afirmar que através das válvulas
- aórtica e mitral flui sangue rico em gás carbônico.
- aórtica e pulmonar flui sangue rico em gás carbônico.
- tricúspide e pulmonar flui sangue rico em gás carbônico.
- tricúspide e aórtica flui sangue rico em gás oxigênio.
- tricúspide e mitral flui sangue rico em gás oxigênio.
Resposta: C
Resolução: No coração, o sangue rico em gás carbônico passa pelas válvulas tricúspide e pulmonar. A válvula tricúspide está entre o átrio direito e o ventrículo direito, enquanto a pulmonar fica na saída do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que conduz sangue venoso aos pulmões para oxigenação. Já as válvulas mitral e aórtica conduzem sangue rico em oxigênio.
07. (FUVEST) No sistema circulatório humano,
- a veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da cabeça, dos braços e da parte superior do tronco, e chega ao átrio esquerdo do coração.
- a veia cava inferior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores, e chega ao átrio direito do coração.
- a artéria pulmonar transporta sangue rico em oxigênio, do coração até os pulmões.
- as veias pulmonares transportam sangue rico em oxigênio, dos pulmões até o átrio direito do coração.
- a artéria aorta transporta sangue rico em oxigênio para o corpo, por meio da circulação sistêmica, e sai do ventrículo direito do coração.
Resposta: B
Resolução: A veia cava inferior transporta sangue pobre em oxigênio, proveniente da parte inferior do corpo, e o direciona para o átrio direito do coração, conforme descrito na alternativa B. A alternativa A erra ao mencionar que a veia cava superior chega ao átrio esquerdo; na verdade, ela chega ao átrio direito. A artéria pulmonar conduz sangue venoso (pobre em oxigênio) para os pulmões, e as veias pulmonares transportam sangue oxigenado para o átrio esquerdo.
08. (UECE) Atente ao que se diz a seguir sobre hormônios animais, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) São mensageiros químicos produzidos em pequenas quantidades e distribuídos pelo sistema circulatório.
( ) Controlam respostas fisiológicas a curto prazo, tais como secreção de enzimas digestivas e ciclo reprodutivo.
( ) São sinais químicos produzidos por células de um organismo unicelular conhecidas como células endócrinas.
( ) São usados para controlar ações a longo prazo, porque a secreção, a difusão e a circulação são mais lentas do que a transmissão.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- V, F, F, V.
- V, V, F, V.
- F, V, V, F.
- F, F, V, F.
Resposta: A
Resolução: A sequência correta sobre hormônios animais é: Verdadeiro (V) para "São mensageiros químicos produzidos em pequenas quantidades e distribuídos pelo sistema circulatório", Falso (F) para "Controlam respostas fisiológicas a curto prazo", pois hormônios geralmente atuam a médio/longo prazo, Falso (F) para "São sinais químicos produzidos por células de organismos unicelulares", já que hormônios são característicos de organismos multicelulares, e Verdadeiro (V) para "São usados para controlar ações a longo prazo, porque a secreção e circulação são lentas".
09. (FUVEST) Analise as três afirmações sobre o controle da respiração em humanos.
I. Impulsos nervosos estimulam a contração do diafragma e dos músculos intercostais, provocando a inspiração.
II. A concentração de dióxido de carbono no sangue influencia o ritmo respiratório.
III. O ritmo respiratório pode ser controlado voluntariamente, mas na maior parte do tempo tem controle involuntário.
Está correto o que se afirma em
- I, apenas.
- I e III, apenas.
- III, apenas.
- II e III, apenas.
- I, II e III.
Resposta: E
Resolução: Todas as três afirmações estão corretas: I) os impulsos nervosos estimulam o diafragma e músculos intercostais para a inspiração; II) a concentração de dióxido de carbono no sangue influencia o ritmo respiratório; III) o ritmo respiratório tem controle voluntário, mas predomina o controle involuntário. Logo, a alternativa correta é a E, que reconhece todas como verdadeiras.
10. (ACAFE) O corpo humano é um organismo complexo formado por diversos sistemas integrados que permitem realizarmos as mais diversas atividades.
Em relação aos sistemas que compõem o corpo humano, assinale a alternativa correta.
- No Sistema Endócrino há um conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios. Como exemplo de glândula endócrina pode-se citar a tireoide, responsável pela produção do paratormônio, hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue.
- Os alvéolos pulmonares são estruturas de pequenas dimensões as quais estão localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a troca gasosa. Nos alvéolos, o oxigênio é absorvido por transporte passivo (difusão) e o gás carbônico eliminado por transporte ativo.
- O hipotálamo é uma região do sistema nervoso central que, entre outras funções, participa do controle hormonal.
- Os rins são formados por pequenas estruturas chamadas néfrons, cuja função é exclusivamente eliminar resíduos presentes no sangue, provenientes do metabolismo, através da urina.
Resposta: C
Resolução: A alternativa correta é a C, pois o hipotálamo é uma região do sistema nervoso central envolvida no controle hormonal, regulando a liberação de hormônios pela hipófise. As outras alternativas apresentam erros, como a tireoide que produz hormônios diferentes do paratormônio, o transporte ativo do CO2 nos alvéolos que é incorreto (o transporte é por difusão passiva) e a função exclusiva dos néfrons que não se limita apenas à eliminação, mas também reabsorção e regulação.
11. (FAMERP) Por causa de um câncer, um homem de 40 anos foi submetido a uma prostatectomia radical, ou seja, a retirada total da próstata. A ausência da próstata pode afetar a reprodução humana natural porque essa glândula
- armazena os espermatozoides produzidos pelos testículos.
- secreta substâncias que alcalinizam o pH do fluido vaginal.
- secreta o volume total do sêmen, que nutre os gametas.
- produz o hormônio testosterona, que estimula a ereção peniana.
- contém um conjunto de nervos que desencadeia a ereção peniana.
Resposta: B
Resolução: A próstata secreta substâncias que ajudam a alcalinizar o pH do fluido vaginal, protegendo os espermatozoides e favorecendo sua mobilidade e sobrevivência no ambiente vaginal, o que torna a alternativa B correta. Ela não armazena espermatozoides, não é responsável pelo volume total do sêmen (que envolve outras glândulas), não produz testosterona e não contém nervos para ereção.
12. (UEA) A figura ilustra três brônquios humanos característicos das condições normal, asmática e em crise asmática.
Durante uma crise asmática, a musculatura lisa encontra-se em estado de contração, o que obstrui parcialmente o fluxo de ar nas vias respiratórias.
A contração da musculatura lisa durante uma crise asmática é classificada como
- voluntária e controlada pelas terminações nervosas parassimpáticas.
- involuntária e controlada pelo cerebelo.
- involuntária e controlada pelo sistema nervoso autônomo.
- voluntária e controlada pelas terminações nervosas simpáticas.
- involuntária e controlada pelo bulbo.
Resposta: C
Resolução: Durante uma crise asmática, a musculatura lisa dos brônquios contrai-se involuntariamente, obstruindo a passagem do ar. Essa contração é controlada pelo sistema nervoso autônomo, especificamente pela ativação do sistema parassimpático. Portanto, a alternativa correta é C: involuntária e controlada pelo sistema nervoso autônomo.
13. (UEG) A digestão humana é um processo físico-químico complexo e que mobiliza vários sistemas e órgãos para proporcionar a assimilação dos nutrientes indispensáveis à sobrevivência. Os órgãos que participam deste processo possuem uma relação direta ou de interdependência, conforme ilustrado a seguir, entre o fígado e o pâncreas com o duodeno:
Sobre o papel fisiológico do fígado e do pâncreas, verifica-se que
- o mecanismo hepático de regulação da glicemia ocorre pelas vias de armazenamento de glicose no pâncreas.
- o pâncreas é uma glândula endócrina e exócrina que regula a formação ou a quebra de glicogênio no fígado.
- a digestão de carboidratos complexos é realizada pela amilase secretada pelo ducto colédoco no duodeno.
- a insulina e o glucagon são secretados no duodeno pelo ducto pancreático sob a forma de suco pancreático.
- a quimiotripsina é uma enzima digestiva com função de lipase secretada no estômago pelo ducto pancreático.
Resposta: B
Resolução: A alternativa correta é B, pois o pâncreas é uma glândula com função endócrina (liberação de insulina e glucagon na corrente sanguínea) e exócrina (produção de enzimas digestivas liberadas no duodeno), e ele regula o metabolismo do glicogênio no fígado. As outras alternativas contêm erros, como a insulina e glucagon não serem secretados no duodeno, a amilase sendo produzida pelo pâncreas, não pelo ducto colédoco, e a quimiotripsina não é lipase e não é secretada no estômago.
14. (UEA) A fertilização in vitro é um procedimento de reprodução que consiste na coleta de alguns ovócitos II, que serão circundados por milhares de espermatozoides para que ocorra a fecundação fora do organismo feminino. Após dois ou três dias, os embriões são implantados no organismo materno.
Com relação a esse procedimento, é correto afirmar que:
- os ovócitos II são utilizados pois a fecundação ocorre antes do final da gametogênese.
- caso dois espermatozoides fecundem um ovócito II, serão formados gêmeos bivitelinos.
- caso dois espermatozoides fecundem dois ovócitos II, serão formados gêmeos univitelinos.
- os embriões são implantados no útero materno já na fase de nêurula.
- os ovócitos II são coletados diretamente do endométrio uterino.
Resposta: A
Resolução: A fecundação in vitro utiliza ovócitos II porque a fecundação ocorre nesse estágio, antes do término da gametogênese feminina. Portanto, a alternativa A está correta. As demais alternativas apresentam erros conceituais, como formação de gêmeos, fases de implantação e locais da coleta dos ovócitos.
15. (PUC-SP) Um ataque com gás tóxico deixou dezenas de mortos (...) em Khan Sheikhun, cidade síria controlada por opositores do ditador Bashar al- Assad. A ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos falou em, no mínimo, 58 mortos, entre os quais 11 crianças. (...) O chefe das autoridades de saúde (...) disse acreditar que o gás é sarin (...).
(Folha S. Paulo, 04/04/2017).
Sabe-se que o gás sarin é um composto organofosforado que inativa a enzima acetilcolinesterase humana, responsável por degradar a acetilcolina. Nesse caso, a vítima do gás sofre com seus efeitos diretos sobre
- as funções hepáticas.
- a cascata de coagulação sanguínea.
- o sistema imunológico.
- o sistema nervoso parassimpático.
Resposta: D
Resolução: O gás sarin inibe a enzima acetilcolinesterase, que degrada a acetilcolina no sistema nervoso. A inibição causa acúmulo de acetilcolina, levando a uma superestimulação do sistema nervoso parassimpático, que regula funções involuntárias como a contração muscular, secreção de glândulas e controle do ritmo cardíaco. Portanto, a alternativa correta é a D, que indica o sistema nervoso parassimpático.
16. (UFAM PSC) Assinale a alternativa que apresenta hormônios secretados pelo eixo hipotálamo-hipófise:
- FSH, progesterona, ocitocina, prolactina.
- ACTH, dopamina, serotonina, cortisol.
- TRH, GHRH, ocitocina, ADH.
- Aldosterona, renina, LH, GnRH.
- Vasopresina, adrenalina, TSH, FSH.
Resposta: C
Resolução: O eixo hipotálamo-hipófise secreta hormônios reguladores e liberadores como TRH (hormônio liberador da tireoide), GHRH (hormônio liberador do hormônio do crescimento), ocitocina e ADH (hormônio antidiurético). A alternativa C apresenta esses hormônios corretamente. As outras alternativas misturam hormônios que não são secretados por esse eixo ou confundem glândulas e neurotransmissores.
17. (UEFS) Uma pessoa esbarrou em um fio elétrico desencapado, reagiu abruptamente e, de maneira inconsciente, afastou o braço do fio. A sequência de acionamento dos neurônios que participaram dessa ação reflexa no corpo é
- neurônios associativos – neurônios sensoriais – neurônios motores.
- neurônios motores – neurônios sensoriais – neurônios associativos.
- neurônios motores – neurônios associativos – neurônios sensoriais.
- neurônios sensoriais – neurônios motores – neurônios associativos.
- neurônios sensoriais – neurônios associativos – neurônios motores.
Resposta: E
Resolução: Em uma reação reflexa, a sequência correta é: os neurônios sensoriais captam o estímulo e enviam a informação para os neurônios associativos (ou interneurônios) na medula espinhal, que processam o impulso e enviam comando aos neurônios motores para gerar a resposta, neste caso, afastar o braço. A alternativa correta é a E.
18. (Mackenzie)
Assinale a alternativa correta a respeito das estruturas apontadas no esquema.
- A seta 5 indica as meninges, responsáveis por toda a oxigenação do tecido nervoso.
- Na estrutura apontada em 2, a substância cinzenta é mais profunda enquanto que a substância branca é superficial.
- Uma lesão na região apontada em 1 pode levar à dificuldade de coordenação motora.
- Na região apontada por 4, não há neurônios, já que sua função é produzir hormônios.
- Todas as funções exercidas pela estrutura apontada pela seta 3 se relacionam com ações voluntárias.
Resposta: C
Resolução: A estrutura indicada pela seta 1 corresponde ao cerebelo, cuja função principal é a coordenação motora. Logo, uma lesão nessa região pode causar dificuldades de coordenação, equilíbrio e controle dos movimentos. Por isso, a alternativa correta é a C. As outras alternativas estão incorretas quanto à localização ou função das estruturas indicadas.
19. (ACAFE) Comportamento hormonal define melhor treino físico
No meio científico, já se conhece a relação entre as concentrações do hormônio Fator de Crescimento Insulina-1 ou Insulin Growth Factor-1 (IGF-I) no organismo e o ganho de massa e força muscular e aptidão física de uma pessoa. Agora, pesquisadores do campus de Ribeirão Preto da USP identificaram um comportamento específico desse hormônio durante treinos físicos. O achado deverá servir de marcador biológico da condição física e orientar treinadores na preparação de atletas para competições esportivas.
Fonte: Jornal da USP, 09/04/2018. Disponível em: http://jornal.usp.br
A respeito do tema, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os hormônios são mediadores químicos que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegarem aos órgãos-alvo sobre os quais atuam.
( ) As glândulas endócrinas, também denominadas anfícrinas, compõem o Sistema Endócrino, que é responsável pela produção dos hormônios.
( ) O Duodeno é a parte inicial do intestino delgado responsável pela produção dos hormônios secretina, colecistocinina e enterogastrona.
( ) A somatotrofina (ST) é um hormônio proteico produzido pelo hipotálamo e secretado pela glândula hipófise anterior (Adenoipófise). Esse hormônio é responsável por estimular o crescimento e a multiplicação celular em humanos e outros animais vertebrados.
( ) O hormônio Fator de Crescimento Insulina-1 desempenha papel importante no crescimento e desenvolvimento da musculatura, no aumento dos níveis de glicose no sangue, na redução dos níveis de gordura corporal e no aumento da síntese de proteínas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- V - F - V - F - V
- V - F - F - V - V
- F - V - V - F - F
- F - F - V - F - F
Resposta: A
Resolução: A sequência correta sobre as afirmações do comportamento hormonal e IGF-1 é: V (verdadeiro) para a definição geral dos hormônios, F para a descrição incorreta das glândulas endócrinas (anfícrinas são glândulas mistas), V para o papel do duodeno na secreção hormonal, F para a origem incorreta da somatotrofina (que é produzida pela hipófise anterior, mas não pelo hipotálamo), e V para o papel do IGF-1 no crescimento muscular e metabolismo. A alternativa correta é a A.
20. (UPE) Leia o relato de um usuário de drogas a seguir:
“Faz bem falar sobre o assunto. É bom perceber que outras pessoas passam pela mesma coisa. A minha experiência pode ajudar alguém, principalmente os mais novos. São cada vez mais jovens. Crianças. Existe a curiosidade, os amigos e o preço que engana. Parece mais barato que outras drogas, mas, como o efeito dura pouco, sai caro. Já experimentei de tudo: maconha, cocaína, merla, ácido...O crack é diferente. É mais rápido que a luz. Você quer mais e mais e mais. Já gastei numa única noite R$ 3 mil em pedras. E nessa hora, fica você e o cachimbo. Não tem família, comida, banho… Nada. É a perdição. Quando a onda começa a passar, vem a coisa ruim. Parece que tem alguém te perseguindo, observando....Não dá para pensar em mais nada: ou fuma ou morre... O crack te faz sentir inferior. É gratificante perceber que tenho projetos para o futuro aos 44 anos. Quero casar, arrumar emprego e, quem sabe, até outro filho.”
Fonte: Correio Braziliense / ABEAD (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas) http://www.antidrogas.com.br/mostrarelatos.php?c=3821. Adaptado.
No relato, são descritos os efeitos do crack. Sobre isso, analise as proposições a seguir, comparando esses efeitos aos da cocaína e da maconha, também consumidas pelo usuário.
I. As alucinações e paranoia, atribuídas ao crack, também podem ocorrer durante o consumo da cocaína e da maconha.
II. Assim como o crack, a cocaína e a maconha afetam o cérebro do usuário, pois liberam substâncias, que atuam nas sinapses, seja imitando, seja impedindo a ação dos neurotransmissores nos receptores.
III. O uso do crack é responsável tanto pelas sensações de euforia quanto de depressão profunda. Ainda podem surgir complicações cardiovasculares que resultam em óbito. Tais complicações também podem ocorrer com o uso da cocaína.
IV. O uso do crack pode causar impotência sexual, ao contrário do uso da maconha.
V. As três drogas mencionadas afetam a memória do usuário, ligando-se aos receptores de noradrenalina, a qual tem efeito sedativo nas células do córtex cerebral, por causa do seu efeito inibidor na maioria dos tecidos, inclusive na musculatura cardíaca.
Estão CORRETAS apenas
- I, II e III.
- I, III e V.
- IV e V.
- II e IV.
- II e V.
Resposta: A
Resolução: As afirmações I, II e III estão corretas: alucinações e paranoia podem ocorrer com o crack, cocaína e maconha; essas drogas atuam no sistema nervoso modificando sinapses; e o uso do crack pode causar euforia, depressão e complicações cardiovasculares também associadas à cocaína. As afirmações IV e V estão incorretas, pois o uso da maconha pode sim causar disfunções sexuais e a descrição sobre noradrenalina está equivocada. Portanto, a alternativa correta é a A.