Embriologia IV
Simulado com 16 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Embriologia IV com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Embriologia IV.
01. (UDESC) Órgãos que exercem as mesmas funções em espécies diferentes, mas que possuem origem embrionária distinta; e órgãos ou estruturas atrofiadas, sem função evidente, são chamados, respectivamente, de:
- órgãos análogos e órgãos homólogos.
- órgãos vestigiais e órgãos homólogos.
- órgãos homólogos e órgãos vestigiais.
- órgãos análogos e órgãos vestigiais.
- órgãos homólogos e órgãos análogos.
Resposta: D
Resolução: Órgãos que desempenham funções semelhantes em espécies diferentes, mas têm origens embrionárias distintas, são chamados de órgãos análogos. Já estruturas atrofiadas, sem função aparente nos organismos atuais, são denominadas órgãos vestigiais. Os órgãos análogos evidenciam evolução convergente, ou seja, adaptação semelhante a partir de ancestrais diferentes, como as asas de insetos e aves. Já os órgãos vestigiais, como o apêndice em humanos, indicam um passado evolutivo no qual essas estruturas eram funcionais. Assim, a alternativa correta é a D: órgãos análogos e órgãos vestigiais.
02. (UNESC) Observe o esquema abaixo:
A figura ilustra um dos processos embrionários ocorridos após a fecundação, onde uma célula-ovo gerada pela junção de gametas entra em processo de divisão sem que ocorra o aumento do volume total do embrião, este processo é chamado de:
- Gametogênese
- Clivagem
- Fertilização
- Organogênese
- Gastrulação
Resposta: B
Resolução: O processo embrionário representado na figura é a clivagem, uma série de divisões mitóticas rápidas que ocorrem logo após a fecundação. Durante a clivagem, o zigoto se divide sucessivamente sem aumento do volume total do embrião, formando os blastômeros. Essas divisões reduzem progressivamente o tamanho das células e conduzem à formação da mórula e, posteriormente, da blástula.
03. (UDESC) Os somitos são:
- blocos de células mesodérmicas das quais migram células que originarão vértebras, costelas e músculos axiais.
- tecidos que se desenvolvem a partir do endoderma, presentes em todos os vertebrados com função de armazenar alimentos para o embrião.
- conjuntos de membranas que envolvem os fetos.
- tecidos de origem endodérmica que contêm vasos sanguíneos com funções respiratória e excretora.
- células vegetais especializadas nas trocas gasosas e transpiração vegetal.
Resposta: A
Resolução: Os somitos são blocos de células originados do mesoderma durante o desenvolvimento embrionário dos vertebrados. Essas estruturas segmentares estão localizadas lateralmente ao tubo neural e originam tecidos importantes como vértebras, costelas e músculos esqueléticos axiais. A formação dos somitos ocorre durante a neurulação e é um marco do início da segmentação corporal.
04. (UDESC) O desenvolvimento embrionário é diversificado entre os diferentes grupos animais, e ocorre, de maneira geral, em três fases consecutivas. Assinale a alternativa correta quanto ao desenvolvimento embrionário dos anfioxos.
- A organogênese é a fase em que o arquêntero, ou intestino primitivo, é formado a partir da blastocele.
- A gastrulação é o processo de formação dos órgãos, sendo possível visualizar o tubo neural e o intestino, ao final dessa fase.
- A organogênese é o processo de transformação da blástula em gástrula.
- A segmentação é um processo em que o zigoto sofre clivagens (divisões), originando os blastômeros.
- A neurulação é o início da formação dos folhetos embrionários denominados ectoderme e endoderme, a partir da gástrula.
Resposta: D
Resolução: A segmentação, ou clivagem, é o processo inicial do desenvolvimento embrionário em que o zigoto sofre divisões celulares sucessivas, formando os blastômeros. Nos anfioxos, que são cordados basais, esse processo é bem estudado por representar um modelo simples de desenvolvimento embrionário. Essas clivagens ocorrem sem aumento do volume embrionário total e levam à formação da mórula e da blástula.
05. (Unesp) Um dos caminhos escolhidos pelos cientistas que trabalham com clonagens é desenvolver em humanos a clonagem terapêutica, principalmente para a obtenção de células-tronco, que são células indiferenciadas que podem dar origem a qualquer tipo de tecido. Quanto a este aspecto, as células-tronco podem ser comparadas às células-embriões, enquanto estas se encontram na fase de:
- mórula.
- gástrula.
- nêurula.
- formação do celoma.
- formação da notocorda.
Resposta: A
Resolução: As células-tronco embrionárias, comparadas às que ocorrem em embriões na fase de mórula, são totipotentes, ou seja, têm capacidade de originar todos os tipos celulares do organismo. A mórula é formada logo após as divisões da clivagem e é composta por células ainda indiferenciadas. Essas células são estudadas em clonagem terapêutica justamente por seu potencial de regenerar tecidos e tratar doenças degenerativas.
06. (ACAFE) Durante o desenvolvimento embrionário da maioria das espécies animais, no estágio da gástrula, os blastômeros reorganizam-se em três conjuntos de células: ectoderma, mesoderma e endoderma. Quanto a esses conjuntos celulares, também chamados de folhetos germinativos, analise as afirmações a seguir.
I O ectoderma é o folheto mais externo que reveste o embrião. Origina a epiderme (camada externa da pele) e estruturas associadas a ela: pelos, unhas, glândulas sebáceas, etc. Está presente em todos os filos animais.
II O mesoderma se localiza entre o ectoderma e o endoderma e origina, entre outros, os músculos, ossos, sistema cardiovascular e sistema nervoso. Está presente em todos os filos animais, com exceção dos filos porífera e cnidária.
III O Endoderma é o folheto germinativo mais interno e delimita a cavidade do arquêntero. Forma as estruturas glandulares associadas à digestão, como glândulas salivares, pâncreas e fígado. É encontrado em todos os filos animais, com exceçãodo porífera.
Está(ao) correta(s):
- a afirmação III.
- a afirmação II.
- as afirmações I e III
- as afirmações II e III
Resposta: A
Resolução: A única afirmação correta é a I, que descreve corretamente o ectoderma como o folheto germinativo mais externo, responsável por formar a epiderme e estruturas associadas como pelos, unhas e glândulas. A II está incorreta porque o sistema nervoso não deriva do mesoderma, e sim do ectoderma. Já a III erra ao dizer que o endoderma não está presente em poríferos, sendo que, na verdade, os poríferos não possuem folhetos embrionários verdadeiros, já que são animais diblásticos ou mesmo acelomados.
07. (Cesgranrio) Lixo de proveta
Aproximadamente 3.300 embriões humanos congelados foram dissolvidos em água e álcool na Inglaterra.
Veja, agosto/96.
Os chamados bebês de proveta, apesar de serem fecundados em frascos de vidro, são mais tarde transferidos para o útero da mulher. A estrutura embrionária que funcionará como órgão de respiração e excreção do embrião é o(a):
- alantóide.
- âmnio.
- córion.
- saco vitelínico.
- placenta.
Resposta: E
Resolução: A placenta é a estrutura que assume funções essenciais como respiração, nutrição e excreção do embrião humano durante o desenvolvimento intrauterino. Ela é formada por tecidos embrionários e maternos e permite a troca de substâncias entre o sangue fetal e o sangue da mãe. Embora o alantoide, o córion e o saco vitelínico estejam envolvidos no desenvolvimento embrionário, é a placenta que efetivamente realiza a troca de gases e excreções nos mamíferos placentários.
08. (ACAFE) Durante o desenvolvimento embrionário de répteis, aves e mamíferos, formam-se estruturas associadas ao corpo do embrião denominadas anexos embrionários.
A respeito desses anexos, associe a coluna da direita com a esquerda.
(I) Âmnio
(II) Saco vitelínico
(III) Alantoide
(IV) Córion
(A) Bolsa ligada ao sistema digestório do embrião, que fornece componentes nutritivos para os vasos sanguíneos desse.
(B) Possibilita trocas de gases respiratórios entre o sangue embrionário e o ar atmosférico.
(C) Bolsa cheia de líquido que envolve e protege o embrião da dessecação e de choques mecânicos.
(D) Bolsa que armazena as excreções produzidas pelo embrião durante seu desenvolvimento.
Assinale a alternativa correta.
- I-D - II-A - III-B - IV-C
- I-A - II-C - III-D - IV-B
- I-C - II-A - III-D - IV-B
- I-B - II-A - III-C - IV-D
Resposta: C
Resolução: Os anexos embrionários são estruturas que se formam a partir do embrião, mas não integram o corpo do organismo adulto. O âmnio (I) é uma bolsa com líquido que protege o embrião contra choques e a dessecação (C). O saco vitelínico (II) fornece nutrientes ao embrião nos primeiros estágios, ligando-se ao sistema digestório (A). O alantoide (III) armazena excretas produzidas durante o desenvolvimento (D). O córion (IV) participa das trocas gasosas com o meio externo (B).
09. (PUC-SP) Assinale a opção que indica as funções da placenta humana.
- Permitir o fluxo direto de sangue do filho para a mãe, que é a responsável pela eliminação de gás carbônico e de excretas fetais.
- Proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar os leucócitos do feto.
- Permitir o fluxo direto de sangue entre a mãe e o filho e a eliminação dos excretas dissolvidos.
- Proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar as hemácias do feto.
- Permitir a troca de gases e nutrientes e a eliminação dos excretas fetais dissolvidos.
Resposta: E
Resolução: A placenta é uma estrutura fundamental no desenvolvimento embrionário dos mamíferos, pois realiza a troca de substâncias entre o sangue materno e fetal sem que haja mistura direta de sangue. Através da placenta, o feto recebe oxigênio e nutrientes essenciais, além de eliminar dióxido de carbono e excretas. Portanto, a alternativa correta é a E, pois descreve corretamente as principais funções da placenta: permitir a troca de gases e nutrientes e a eliminação dos excretas fetais dissolvidos.
10. (UPE) O desenvolvimento embrionário do cachorro (Canis lupus familiaris) tem início quando o ovócito é fertilizado pelo espermatozoide. No corpo da cadela, o desenvolvimento desse novo ser é marcado por sucessivas etapas, transformações e profundas modificações. Nesse estágio, conhecido inicialmente como “idade da fertilização” ou “idade gestacional”, há formação dos sistemas que constituirão o futuro embrião. A estrutura__1__, formada a partir do 22º dia de gestação, será diferenciada no sistema __2__ no qual, a sua perfeita formação estará relacionada à alimentação da cadela durante o período gestacional. Assim, a deficiência de vitamina__3_ na alimentação desse animal, durante a gestação, poderá não só implicar má formação e defeitos no tubo neural do futuro ser, como também aborto espontâneo e placentação inadequada.
Assinale a alternativa cujas palavras preenchem, CORRETAMENTE, as lacunas do texto acima.
- 1- Peritônio; 2- Digestório e 3- Piridoxina
- 1- Placenta; 2- Reprodutor e 3- Niacina
- 1- Alantoide; 2- Locomotor e 3- Riboflavina
- 1- Ânion; 2- Respiratório e 3- Tiamina
- 1- Tubo Neural; 2- Nervoso e 3- Folato
Resposta: E
Resolução: O texto descreve a formação do sistema nervoso a partir do tubo neural, que começa a se formar por volta do 22º dia de gestação. A correta formação desse sistema está associada à presença adequada de folato (vitamina B9) na dieta materna. A deficiência dessa vitamina pode levar a graves defeitos no fechamento do tubo neural, como anencefalia e espinha bífida.
11. (Unirio-RJ) Uma mulher grávida sofre irradiação com raios-X. No momento da irradiação, o embrião estava sob a forma de gástrula, e somente as células da ectoderme foram atingidas. Poderão sofrer mutação os tecidos:
- nervoso, conjuntivo e epiderme.
- nervoso e sistema cardiovascular.
- nervoso, de revestimento da boca, nariz e ânus e epiderme.
- conjuntivo, do sistema urinário e muscular.
- de revestimento do tubo digestório, urinário e genital.
Resposta: C
Resolução: Durante a fase de gástrula, o embrião começa a formar os três folhetos embrionários. A ectoderme é o folheto mais externo e origina estruturas como o sistema nervoso, a epiderme e os revestimentos da boca, nariz e ânus. Se a irradiação atinge apenas a ectoderme, apenas os tecidos derivados dela poderão sofrer mutações. Assim, a alternativa correta é a C, pois menciona exatamente os tecidos que têm origem ectodérmica: sistema nervoso, epiderme e revestimentos de boca, nariz e ânus.
12. (UFPR) Fase do desenvolvimento embrionário caracterizada pelo estabelecimento dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma) e por intensos movimentos morfogenéticos:
- Gastrulação
- Clivagem
- Morfogênese
- Fecundação
- Apoptose
Resposta: A
Resolução: A fase do desenvolvimento embrionário em que se formam os três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma) é chamada de gastrulação. Essa etapa é marcada por intensos movimentos celulares e reorganização do embrião, possibilitando o início da formação dos órgãos (organogênese). Logo, a alternativa correta é a A, que indica corretamente a gastrulação como essa fase essencial da embriogênese.
13. (UEA) Na reprodução humana, após a formação do zigoto, ocorre uma divisão celular responsável por gerar duas células denominadas blastômeros, conforme ilustra a figura.
Está correto o contido em:
- Tal divisão ocorre normalmente nas tubas uterinas.
- A figura ilustra a fase de mórula.
- Cada blastômero dará origem a um tipo de tecido embrionário diferente.
- Os blastômeros iniciam a formação da blastoderme.
- A divisão realizada pelo zigoto é denominada meiose.
Resposta: A
Resolução: Após a fecundação, o zigoto começa a se dividir em um processo conhecido como clivagem, originando duas células chamadas blastômeros. Essas divisões iniciais geralmente ocorrem nas tubas uterinas, antes da implantação no útero. Por isso, a alternativa correta é a A, que afirma corretamente que essa divisão ocorre normalmente nas tubas uterinas, onde se inicia o desenvolvimento embrionário nos primeiros dias.
14. (UPE) Na maioria das espécies, no estágio de gástrula, os blastômeros se diferenciam nos folhetos germinativos, que irão formar todos os tecidos corporais, dando início à organogênese, cuja fase inicial é a neurulação.
Observe os quadros da figura a seguir:
Sobre a origem embrionária de alguns dos tecidos do corpo humano, assinale a alternativa CORRETA.
- O quadro 1 apresenta tecidos derivados do ectoderma. Todos os tecidos mostrados foram formados a partir do tubo neural que percorre todo o ventre do embrião.
- O quadro 1 apresenta tecidos derivados do ectoderma, mesoderma e endoderma, originando, respectivamente, a epiderme e as estruturas associadas a ela, o sistema nervoso e os ossos.
- O quadro 2 apresenta tecidos derivados do mesoderma diferenciado em epímero, mesômero e hipômero. O epímero forma os somitos responsáveis pela formação da musculatura esquelética.
- O quadro 2 apresenta tecidos derivados do mesoderma, do qual o mesômero faz parte e dá origem a vasos sanguíneos, coração e sangue e do endoderma, representado pelos vasos linfáticos.
- O quadro 3 apresenta tecidos derivados do ectoderma, mesoderma e endoderma, representados, respectivamente, por tubo digestório, pulmão e rins.
Resposta: C
Resolução: No estágio de gástrula, o mesoderma começa a se diferenciar em partes chamadas epímero, mesômero e hipômero. O epímero origina os somitos, estruturas segmentares que darão origem à musculatura esquelética, além de vértebras e outras partes do esqueleto axial. Com base nessa informação, a alternativa correta é a C, que associa corretamente o quadro 2 à formação do epímero e sua função na origem da musculatura esquelética.
15. (UCS) Muitos animais têm mais de um filhote na mesma gestação. Geralmente isso ocorre pois, a partir de um zigoto, formam-se três ou mais embriões, processo denominado de _______________. É muito comum acontecer concomitante uma embriogênese simples. Um exemplo é o caso dos cães, em que um ovócito fecundado pode gerar três filhotes com o mesmo aspecto, chamados de gêmeos _______________, e mais dois outros com caracteres diferentes, chamados de gêmeos _______________.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima.
- polimeria; monozigóticos; polivitelinos
- poliembrionia; univitelinos; fraternos
- fecundação; polivitelinos; dizigóticos
- segmentação; polizigóticos; idênticos
- ontogênese; univitelinos; idênticos
Resposta: B
Resolução: A poliembrionia é o fenômeno em que um único zigoto origina múltiplos embriões idênticos, como acontece com os gêmeos univitelinos. Em animais como os cães, também podem ocorrer gestações com embriões geneticamente diferentes, resultando de múltiplas fecundações e gerando gêmeos fraternos. A alternativa correta é a B, pois preenche corretamente as lacunas: poliembrionia, univitelinos e fraternos.
16. (UFTM) No início do desenvolvimento embrionário dos mamíferos, inclusive dos humanos, os dedos das mãos e dos pés apresentam-se unidos por membranas interdigitais. Com o desenvolvimento do embrião, essas membranas desaparecem e os dedos vão se individualizando. A regressão dessas membranas interdigitais ocorre devido à
- alta taxa de divisões mitóticas que acontecem nesse tecido.
- interrupção das divisões mitóticas que aconteciam nesse tecido.
- morte celular provocada por apoptose.
- morte celular provocada por autofagia.
- morte celular provocada por necrose do tecido.
Resposta: C
Resolução: A individualização dos dedos durante o desenvolvimento embrionário ocorre por meio da apoptose, um processo de morte celular programada. Esse mecanismo elimina as células das membranas interdigitais de forma controlada, sem provocar inflamação, permitindo a separação dos dedos. Assim, a alternativa correta é a C, que indica a apoptose como a causa da regressão dessas membranas.