Embriologia I
Simulado com 16 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Embriologia I com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Embriologia I.
01. (URCA) Anexos embrionários são estruturas provenientes dos folhetos germinativos que têm a função de proteger e nutrir o embrião, aparecem durante o desenvolvimento e não estão presentes nos adultos. Considerando as seguintes características:
I - Fina membrana, formada pela ectoderma e a mesoderma, que envolve o embrião delimitando uma cavidade preenchida por líquido;
II - Presente nos répteis, nas aves e nos mamíferos, evita o ressecamento do embrião e o proteger contra choques mecânicos;
III - Possui papel importante na adaptação à vida no meio terrestre tornou a reprodução independente da presença de água.
Qual anexo embrionário citado?
- Vesícula vitelina
- Epiblasto
- Alantoide
- Cordão umbilical
- Vesícula amniótica
Resposta: E
Resolução: O anexo embrionário descrito na questão é a vesícula amniótica, que é uma fina membrana formada por ectoderma e mesoderma que envolve o embrião, formando uma cavidade preenchida por líquido amniótico. Esse líquido protege o embrião contra choques mecânicos e evita seu ressecamento, características que permitem a adaptação dos répteis, aves e mamíferos à vida terrestre, tornando a reprodução independente da água.
02. (UFU) O esquema abaixo representa os diferentes estágios de desenvolvimento de um anfíbio.
De acordo com esse esquema, os diferentes estágios de desenvolvimento se originaram a partir de um ovo
- centrolécito.
- oligolécito.
- mesolécito.
- megalécito
Resposta: C
Resolução: O anfíbio no esquema apresenta um desenvolvimento originado a partir de um ovo mesolécito, que é característico de animais que possuem uma quantidade moderada de vitelo distribuída de forma desigual, geralmente concentrada em uma região do ovo. Esse tipo de ovo é típico de anfíbios, que precisam de nutrientes para o desenvolvimento, mas não possuem tanto vitelo quanto ovos megalécitos, como os das aves.
03. (UERJ) Durante a gestação humana, observa-se o aparecimento de anexos embrionários que desempenham funções importantes para o desenvolvimento do feto. Uma dessas estruturas é o saco vitelínico, destacado na imagem.
A presença do saco vitelínico evidencia a descendência humana a partir do seguinte tipo de ancestrais:
- amoniotélicos
- celomados
- aquáticos
- ovíparos
Resposta: D
Resolução: O saco vitelínico presente durante a gestação humana remete à descendência de ancestrais ovíparos, ou seja, animais que se reproduziam por meio de ovos com vitelo para nutrir o embrião. Esse anexo é uma estrutura vestigial que evidencia que, apesar de os humanos serem vivíparos, seu desenvolvimento embrionário mantém características herdadas dos ancestrais que depositavam ovos.
04. (UFRGS) No bloco superior abaixo, estão citados os três folhetos embrionários de mamíferos; no inferior, exemplos de epitélios.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1 - Ectoderme
2 - Mesoderme
3 - Endoderme
( ) Epitélio da membrana que envolve o coração (pericárdio).
( ) Epitélio que reveste o tubo digestório (exceto boca e ânus).
( ) Epiderme.
( ) Pulmões (epitélio respiratório).
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- 1 – 3 – 2 – 3.
- 3 – 1 – 2 – 3.
- 2 – 1 – 3 – 3.
- 3 – 3 – 1 – 2.
- 2 – 3 – 1 – 3.
Resposta: E
Resolução: A associação correta dos folhetos embrionários com os epitélios é: o epitélio da membrana que envolve o coração (pericárdio) é derivado da mesoderme (2), o epitélio que reveste o tubo digestório (exceto boca e ânus) e o epitélio dos pulmões são originados do endoderma (3), e a epiderme é derivada do ectoderma (1).
05. (UFMS) Em humanos, depois da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, forma-se o zigoto (ou ovo), contendo dois pró-núcleos que, durante a cariogamia, fundem-se. Na sequência do desenvolvimento embrionário, ocorre a formação da mórula. Assinale a alternativa que caracteriza a mórula.
- Segmentação através de divisões celulares.
- Migração dos blastômeros para a periferia celular.
- Aumento do tamanho das células.
- Diminuição do número de células.
- Invaginação celular.
Resposta: A
Resolução: A mórula é uma fase do desenvolvimento embrionário caracterizada pela segmentação do zigoto, ou seja, a divisão celular sucessiva que aumenta o número de células chamadas blastômeros, sem aumento do volume total do embrião. Essa fase ocorre logo após a fertilização e precede a formação do blastocisto.
06. (UFAM PSC) Sobre o desenvolvimento embrionário humano, assinale a alternativa INCORRETA:
- No final da primeira semana, o embrião inicia sua implantação no endométrio uterino.
- Com quatro semanas de gestação, o embrião já desenvolveu o coração e um sistema circulatório rudimentar.
- Um embrião apresentará viabilidade celular a partir da décima segunda semana (terceiro mês de gestação).
- A partir da oitava semana de gestação, dar-se-á início à diferenciação sexual, a partir de uma estrutura chamada tubérculo genital.
- O sistema nervoso é um dos últimos sistemas a terminar seu desenvolvimento; ele se inicia na terceira semana de gestação com a placa neural e termina seu desenvolvimento somente após o nascimento.
Resposta: C
Resolução: A alternativa incorreta sobre o desenvolvimento embrionário humano é a que afirma que o embrião apresentará viabilidade celular a partir da décima segunda semana (terceiro mês). Na verdade, a viabilidade fetal fora do útero pode ocorrer antes desse período, em geral a partir do sexto mês de gestação, e o termo viabilidade celular não é usado nessa etapa para descrever o desenvolvimento. As demais alternativas apresentam informações corretas sobre implantação, desenvolvimento do coração, diferenciação sexual e sistema nervoso.
07. (URCA) As células – ovo (zigotos) de praticamente todas as espécies animais armazenam substâncias nutritivas no citoplasma na forma de grânulos de vitelo, constituídos por uma mescla de proteínas e lipídeos. Com base na quantidade e na distribuição do vitelo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Ovos oligolécitos apresentam quantidade relativamente pequena de vitelo, distribuída de forma mais ou menos homogênea no citoplasma.
( ) Ovos mesolécitos apresentam quantidade relativamente grande de vitelo, distribuída de forma heterogênea no citoplasma ovular.
( ) Ovos megalécitos apresentam grande quantidade de vitelo, que ocupa quase totalmente a célula.
( ) Ovos Centrolécitos apresentam quantidade relativamente grande de vitelo concentrado na região central.
( ) Em muitos mamíferos, a quantidade de vitelo nos ovos é tão reduzida que eles são chamados de alécitos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- V – V – V – V - V
- V – F – V – F – V
- V – F – F – V - F
- F – F – F – F – F
- F – F – V – F - V
Resposta: A
Resolução: As afirmações sobre a quantidade e distribuição do vitelo nos ovos são verdadeiras para todas as descrições dadas: ovos oligolécitos possuem pouca quantidade de vitelo distribuída uniformemente; ovos mesolécitos têm uma quantidade maior e distribuída de forma desigual; ovos megalécitos possuem grande quantidade de vitelo; ovos centrolécitos têm vitelo concentrado na região central; e muitos mamíferos possuem ovos chamados alécitos, com pouca quantidade de vitelo.
08. (URCA) Uma das principais etapas do desenvolvimento embrionário é a neurulação, processo em que a placa neural e pregas neurais são formadas e ocorre o fechamento do tubo neural. A respeito deste processo, podemos afirmar:
02) A neurulação é a etapa onde ocorre a formação de estruturas que vão originar o Sistema Nervoso Central;
04) A placa neural se forma no endoderma e invagina para o mesoderma extraembrionário, formando um tubo que só se fecha no final da gestação;
08) As cristas neurais originam o Sistema Nervoso Central;
16) O endoderma origina estruturas como revestimento interno do intestino, tireoide, pâncreas, trato respiratório e bexiga urinária;
32) As células do ectoderma se multiplicam e recobrem a placa neural. O somatório da(s) alternativa(s) corretas:
- 50
- 12
- 20
- 18
- 34
Resposta: A
Resolução: As afirmativas corretas sobre a neurulação são: 02) a neurulação origina estruturas do sistema nervoso central; 16) o endoderma origina revestimentos internos do intestino, tireoide, pâncreas, trato respiratório e bexiga; e 32) as células do ectoderma proliferam e cobrem a placa neural. As demais afirmativas (04 e 08) são incorretas, pois a placa neural não se forma no endoderma, nem as cristas neurais originam o sistema nervoso central.
09. (UPE) Observe a figura a seguir:
Faça a CORRETA correlação entre as imagens representadas por algarismos romanos e arábicos com o texto.
- Nos mamíferos, o ovócito primário (I), estacionado na metáfase I da meiose, é liberado pelo ovário e entra na parte distal da tuba uterina (1), processo conhecido por ovulação.
- A fecundação (II) deve acontecer na porção inferior do oviduto (2), com a produção de uma célulaovo ou zigoto com vitelo, ocupando toda a célula, caracterizando-o como heterolécito.
- Durante a fecundação, a mitose do ovócito chega ao final, havendo fusão dos pró-núcleos masculino e feminino, formando o zigoto (III), cuja meiose formará quatro blastômeros (3), caracterizando uma segmentação do tipo epiblástica.
- Na mórula (IV), os blastômeros estão fortemente ligados por meio de zonas de oclusão, enquanto atravessam a tuba uterina (4), mas, ao virarem blastocisto (V), as células ficam frouxas para favorecer o seu implante no cérvix uterino (5).
- Para que ocorra a implantação do embrião (VI) no útero, processo chamado de nidação, o embrião precisa abandonar o envoltório de glicoproteínas, conhecido por zona pelúcida, e entrar em contato direto com o endométrio(6).
Resposta: E
Resolução: A alternativa correta é a letra E. O processo de implantação do embrião, denominado nidação, depende do abandono da zona pelúcida, uma camada de glicoproteínas que envolve o embrião até que ele atinja o útero. A saída dessa estrutura permite o contato direto com o endométrio uterino (região 6 da imagem), promovendo a adesão e posterior implantação do embrião (representado por VI). As demais alternativas estão incorretas por apresentarem erros na localização anatômica, nos estágios de desenvolvimento embrionário ou nos processos celulares envolvidos, como confundir segmentação com meiose ou caracterizar incorretamente o tipo de segmentação.
10. (EMESCAM) Durante o desenvolvimento do sistema nervoso na espécie humana, o embrião apresenta, na região dorsal, o sulco neural, induzido pela presença da notocorda, o qual se fecha originando o tubo neural. O tubo neural pode apresentar um defeito no seu fechamento (DFTN) nas suas extremidades anterior (rostral) ou posterior (caudal). Quando o DFTN ocorre na região caudal, o concepto pode nascer com uma anomalia congênita denominada spina bifida (espinha bífida).
Uma das causas que predispõe o surgimento desta anomalia é a deficiência, durante o primeiro trimestre da gravidez, da vitamina
- B12.
- ácido fólico.
- C.
- B6.
- E.
Resposta: B
Resolução: A alternativa correta é a letra B. A espinha bífida é uma má-formação congênita associada à falha no fechamento do tubo neural na região caudal do embrião. Essa anomalia pode ser prevenida com a ingestão adequada de ácido fólico (vitamina B9) durante o primeiro trimestre da gestação. O ácido fólico é fundamental para a síntese de DNA e o correto fechamento do tubo neural. A deficiência dessa vitamina durante a formação embrionária está relacionada ao aumento da incidência de defeitos do tubo neural (DTN), entre eles a espinha bífida.
11. (FAMERP) A figura mostra a formação de uma estrutura embrionária X, presente nos cordados, que fica localizada acima da notocorda.
A estrutura embrionária X se diferenciará, durante o seu desenvolvimento, em órgãos do sistema
- digestório.
- esquelético.
- urinário.
- respiratório.
- nervoso.
Resposta: E
Resolução: A alternativa correta é a letra E. A estrutura embrionária X representada na figura está localizada acima da notocorda e se refere à placa neural. Essa estrutura se origina do ectoderma e, por meio da neurulação, forma o tubo neural, que dará origem ao sistema nervoso central, composto pelo cérebro e medula espinhal. Portanto, trata-se do sistema nervoso. As demais opções estão incorretas, pois os sistemas digestório, esquelético, urinário e respiratório têm origens embrionárias distintas.
12. (EMESCAM) O desenvolvimento embrionário tem início quando a célula-ovo ou zigoto sofre uma série de divisões mitóticas sucessivas (clivagem ou segmentação) originando os primeiros blastômeros. De acordo com o tipo de animal o processo de segmentação recebe uma denominação específica.
Analise a figura, a seguir, e escolha, dentre as opções, a denominação apropriada para o processo de clivagem ilustrado:
- Holoblástica e igual.
- Meroblástica e superficial.
- Holoblástica e desigual.
- Meroblástica e discoidal.
- Holoblástica e apical.
Resposta: C
Resolução: figura representa uma segmentação holoblástica e desigual, característica observada em ovos com quantidade moderada de vitelo, como os dos anfíbios. A segmentação holoblástica ocorre quando o zigoto inteiro se divide, e é desigual porque o vitelo interfere no tamanho dos blastômeros, produzindo células maiores em uma região (geralmente o polo vegetal) e menores na outra (polo animal). Esse tipo de segmentação difere da meroblástica, que ocorre em ovos com muito vitelo, como os de aves e répteis.
13. (UFRGS) Observe a tira abaixo.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos amniotas.
( ) Seus embriões desenvolvem-se em ambiente aquoso.
( ) Seu ovo permite a passagem de O2 e CO2.
( ) Seu líquido amniótico tem como função estocar resíduos metabólicos.
( ) Seu ovo é permeável à água, ocasionando a perda da gema nos mamíferos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- F – V – V – V.
- V – F – V – F.
- V – F – F – V.
- F – F – V – F.
- V – V – F – F.
Resposta: E
Resolução: A primeira afirmação é verdadeira, pois o embrião dos amniotas desenvolve-se imerso em líquido amniótico, um ambiente aquoso que o protege. A segunda também é verdadeira, já que o ovo amniota possui uma casca porosa que permite as trocas gasosas (entrada de oxigênio e saída de gás carbônico). A terceira afirmação é falsa, porque o líquido amniótico serve para proteger contra choques mecânicos e evitar a dessecação, não para estocar resíduos metabólicos. A quarta também é falsa, pois o ovo amniota não é permeável à água, o que impede a perda de gema e garante a manutenção do desenvolvimento embrionário.
14. (EMESCAM) Um pesquisador da UFMG utiliza as células denominadas pericitos, que são parte constituinte da parede dos capilares sanguíneos e vênulas pós-capilares, para conseguir, a partir delas, células-tronco neurais. Estas células, quando infectadas pelo HIV (vírus da AIDS) modificado, são atraídas para uma variedade de tumor cerebral muito agressivo, o glioblastoma. (A Tribuna - Ciência e Tecnologia - 24 de setembro de 2016).
Os pericitos são originados a partir do
- mesoderma.
- ectoderma.
- endoderma.
- neuroectoderma.
- angioendoderma.
Resposta: A
Resolução: Os pericitos são células associadas à parede de capilares e vênulas que têm origem no mesoderma, a camada embrionária responsável pela formação de tecidos conjuntivos, músculos, sistema cardiovascular e parte do sistema urogenital. Esses pericitos têm importante função na regeneração de tecidos e, por sua plasticidade, podem ser convertidos em diferentes tipos celulares, como células-tronco neurais. As demais opções estão incorretas por atribuírem aos pericitos origens embrionárias diferentes da real.
15. (FGV-SP) Pesquisadores conseguiram cultivar embriões humanos em laboratório até o estágio de dez dias, momento da formação do epiblasto, uma aglomeração bem pequena de células que formarão a cavidade amniótica, enquanto as células, ao seu redor, se encarregarão da criação da placenta e do saco vitelínico.
(http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/05/. Adaptado)
Considerando que a nidação do embrião humano no útero materno ocorre entre 6 e 9 dias após a fecundação, a fase subsequente à formação do epiblasto é
- a formação dos micrômeros e macrômeros.
- a formação da blastoderme no blastocisto.
- o desenvolvimento da mesoderme que reveste o celoma.
- a formação do arquêntero durante a gastrulação.
- o desenvolvimento da placa neural durante a neurulação.
Resposta: D
Resolução: Após a formação do epiblasto, uma das primeiras estruturas a surgir no processo de gastrulação é o arquêntero, que corresponde ao intestino primitivo do embrião. A gastrulação é o processo que transforma a blástula em gástrula e leva à formação das três camadas germinativas (ectoderma, mesoderma e endoderma), a partir das quais se originam todos os tecidos e órgãos do corpo. A formação do arquêntero marca o início da diferenciação do tubo digestório, sendo, portanto, a fase imediatamente posterior à formação do epiblasto.
16. (PUC-SP) Observe atentamente a ilustração a seguir, que representa diversos estágios do desenvolvimento de um sapo.
Na ilustração acima, segmentação, neurulação e gametogênese ocorrem, respectivamente, nas etapas representadas pelos algarismos
- I, III e V.
- V, VI e I.
- II, III e IV.
- II, IV e VI.
Resposta: D
Resolução: Na imagem que representa o desenvolvimento de um sapo, os eventos ocorrem na seguinte ordem: a segmentação está representada pela imagem II, que mostra os primeiros estágios de clivagem do zigoto; a neurulação, processo que forma o tubo neural, está indicada na imagem IV; e a gametogênese, que representa a formação dos gametas, está indicada pela imagem VI. Esses três estágios são fundamentais no desenvolvimento animal e estão representados de maneira ordenada nas figuras da alternativa D.