Home > Banco de Questões > Citologia VI

Citologia VI

Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Citologia VI com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Citologia VI.




01. (UDESC) As mitocôndrias são estruturas citoplasmáticas em formato de bastão com um tamanho de aproximadamente 2 µm.

Analise as proposições em relação à estrutura citoplasmática e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) O número de mitocôndrias é igual para os diferentes tipos celulares.

( ) No interior delas ocorrem reações com moléculas orgânicas que acabam formando gás carbônico e água.

( ) São capazes de se autoduplicarem, pois possuem DNA próprio.

( ) Estão presentes também nos procariontes, como bactérias e algas verdes.

( ) Têm origem materna nos seres vivos com reprodução sexuada.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

  1. V – F – V – F – V
  2. V – V – F – F – V
  3. F – V – V – F – V
  4. F – V – V – F – F
  5. V – V – V – F – F

Resposta: C

Resolução: A sequência correta é F – V – V – F – V porque o número de mitocôndrias varia conforme o tipo celular, elas realizam no seu interior reações metabólicas que geram gás carbônico e água, possuem DNA próprio que permite sua autoduplicação, não estão presentes em procariontes como bactérias e algas verdes, e têm origem materna em organismos com reprodução sexuada.

02. (EMESCAM) Leia os eventos descritos a seguir, que ocorrem na mitose ou na meiose de uma célula animal e assinale a opção correta da sequência que descreve o evento com o tipo da divisão celular sofrida pela célula:

I - Os cromossomos homólogos estão emparelhados e podem trocar segmentos entre suas cromátides.

II - Um cromossomo homólogo de cada par, já duplicado, localizado na região do equador da célula, está ligado através dos microtúbulos a apenas um dos polos da célula.

III - Os cromossomos homólogos, já duplicados, se separam e cada um migra para um dos polos da célula.

IV - As cromátides-irmãs, de ambos os cromossomos homólogos, se separam pela divisão do centrômero, indo cada uma delas para um dos polos da célula.

V - Os núcleos das células filhas apresentam cromossomos duplicados, mas apenas um representante de cada par de homólogos.

  1. I - meiose, II - meiose, III - meiose, IV - mitose, V - meiose.
  2. I - meiose, II - meiose, III - mitose, IV - meiose, V - meiose.
  3. I - meiose, II - meiose, III - mitose, IV - meiose, V - mitose.
  4. I - mitose, II - meiose, III - mitose, IV - meiose, V - mitose.
  5. I - meiose, II - mitose, III - meiose, IV - meiose, V - mitose.

Resposta: A

Resolução: Na sequência de eventos citados, o pareamento e troca de segmentos entre cromossomos homólogos ocorrem na meiose (I), o alinhamento do cromossomo duplicado ligado a um polo também na meiose (II), a separação dos cromossomos homólogos duplicados ocorre na meiose (III), a separação das cromátides-irmãs ocorre na mitose (IV), e a formação de núcleos com cromossomos duplicados mas apenas um representante de cada par de homólogos ocorre na meiose (V).

03. (PUC-RS) O modelo do mosaico fluido das membranas celulares, proposto por Singer e Nicholson, corresponde a uma bicamada lipídica com proteínas associadas.

Relacione as proteínas de membrana representadas nas figuras acima com suas respectivas funções na célula, numerando os parênteses.

( ) Permitem a passagem livre de certas substâncias pela membrana.

( ) Permitem a ligação com moléculas sinalizadoras que desencadeiam processos intracelulares.

( ) Interagem de maneira específica com algumas moléculas e íons, carregando-os através da membrana, muitas vezes contra um gradiente de concentração.

A sequência correta que preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. 1 – 2 – 3
  2. 1 – 3 – 2
  3. 2 – 1 – 3
  4. 3 – 1 – 2
  5. 3 – 2 – 1

Resposta: B

Resolução: No modelo do mosaico fluido, as proteínas que permitem a passagem livre de certas substâncias são os canais (função 1), as proteínas que carregam moléculas e íons contra o gradiente são transportadoras específicas (função 3), e as que fazem ligação com moléculas sinalizadoras para ativar processos intracelulares são proteínas receptoras (função 2), portanto a sequência correta é 1 – 3 – 2.

04. (EMESCAM) A figura, a seguir, ilustra um fenômeno celular, característico de uma célula eucariota, que tem como sede a membrana (Reproduzida e adaptada de Biologia das Células 1 - Parte II - Amabis e Martho - Editora Moderna)

  1. mitocondrial externa.
  2. do retículo endoplasmático granular.
  3. do peroxissomo.
  4. do lisossomo.
  5. mitocondrial interna.

Resposta: E

Resolução: A membrana ilustrada na figura é a mitocondrial interna, pois é onde ocorre a cadeia respiratória e a produção de energia na célula, sendo uma característica exclusiva da mitocôndria em células eucarióticas.

05. (UFJF) O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2016 foi para uma área bastante fundamental das Ciências Biológicas. O japonês Yoshinori Ohsumi foi escolhido pela sua pesquisa sobre como a autofagia realmente funciona. Trata-se de uma função ligada ao reaproveitamento do “lixo celular” e também ligada a doenças.

Fonte: texto modificado a partir de http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/10/18192 88-japones-vence-nobel-de-medicina-por-pesquisa-sobre-aautofagia. shtml de 03/10/2016. Acesso em 16/10/2016.

Tanto no processo de autofagia, quanto na heterofagia, os ____________________ atuam realizando a digestão intracelular. De acordo com o tipo de célula, após o processo de digestão, forma-se o _____________________, que pode ser eliminado por ______________________ ou ficar retido indefinidamente no citoplasma da célula.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA que completa os espaços tracejados:

  1. fagossomos, peroxissomo, pinocitose.
  2. lisossomos, corpo residual, clasmocitose.
  3. ribossomos, vacúolo digestivo, fagocitose.
  4. glioxissomos, lisossomo, clamocitose.
  5. lisossomos, fagossomo, pinocitose.

Resposta: B

Resolução: No processo de autofagia e heterofagia, os lisossomos são as organelas responsáveis pela digestão intracelular do material, formando o corpo residual após a digestão, que pode ser eliminado da célula por clasmocitose ou permanecer armazenado no citoplasma indefinidamente, completando assim corretamente os espaços da questão.

06. (URCA) Na figura da célula abaixo, a estrutura com uma interrogação é encontrada em bactérias e são extensas invaginações da membrana citoplasmática, em forma de vesículas, lamelas ou túbulos.

Essa estrutura é:

  1. Vesícula vitelínica;
  2. Vesícula citoplasmática;
  3. Complexo de Golgi;
  4. Mesossomo;
  5. Retículo endoplasmático.

Resposta: D

Resolução: A estrutura marcada com interrogação encontrada em bactérias, que consiste em invaginações da membrana citoplasmática na forma de vesículas, lamelas ou túbulos, é o mesossomo, uma organela associada a processos como respiração celular e divisão, portanto a resposta correta é o mesossomo.

07. (FGV-SP) O número de cromossomos presentes no núcleo celular é característico em cada espécie de ser vivo eucarionte, porém podem ocorrer variações geradas naturalmente pelo ambiente, ou intencionalmente por meio de procedimentos laboratoriais.

Em relação a essas variações no número de cromossomos nucleares, é correto afirmar que a poliploidia,

  1. nos gatos domésticos, é responsável pela alta diversidade de raças existentes.
  2. em uma colônia de bactérias, constitui a principal metodologia biotecnológica para produção de transgênicos.
  3. no trigo cultivado, é responsável pela padronização de características com interesse econômico.
  4. no protozoário plasmódio, causador da malária, constitui o principal tratamento para a doença.
  5. em uma colônia de leveduras, confere maior capacidade metabólica fotossintetizante.

Resposta: C

Resolução: A poliploidia, que é a condição de possuir mais de dois conjuntos completos de cromossomos, é responsável no trigo cultivado pela padronização de características com interesse econômico, como resistência e produtividade, sendo essa a alternativa correta.

08. (URCA) As células eucariontes são caracterizadas por conjuntos membranosos denominados organelas citoplasmáticas. Esses sistemas possuem funções específicas fundamentais para o funcionamento celular.

O conjunto de sistemas membranosos tubulares que muitas vezes, ocorre por quase todo o citoplasma, com função de transporte intracelular e em algumas porções, produção de lipídios é denominado:

  1. Lisossomo;
  2. Citossomo;
  3. Cromossomo;
  4. Complexo de Golgi;
  5. Retículo endoplasmático.

Resposta: E

Resolução: O conjunto de sistemas membranosos tubulares que percorre quase todo o citoplasma e atua no transporte intracelular, além de participar da síntese de lipídios em algumas regiões, corresponde ao retículo endoplasmático, justificando a escolha da alternativa correta.

09. (EMESCAM) Em algumas situações, os lisossomos podem ser considerados como organelas de secreção, como acontece com os lisossomos modificados (acrossomos) que recobrem a cabeça dos espermatozoides, os quais liberam enzimas para o meio extracelular.

Assinale, a seguir, um outro tipo de célula na qual os lisossomos executam o mesmo papel descrito:

  1. Macrófago da pele.
  2. Osteoclasto.
  3. Neutrófilo.
  4. Eosinófilo.
  5. Monócito.

Resposta: B

Resolução: Os lisossomos podem atuar como organelas de secreção em células especializadas, como os osteoclastos, que liberam enzimas para degradar a matriz óssea, assim a alternativa correta é osteoclasto.

10. (PUC-PR) Os genes, como os diamantes, são eternos, mas não exatamente da mesma forma que os diamantes. Estes são cristais de diamantes individuais, que permanecem como padrões inalterados de átomos. As moléculas de DNA não têm esse tipo de constância. A vida física de qualquer molécula de DNA é bastante curta – talvez uma questão de meses, e certamente não mais do que a duração de uma vida. Mas uma molécula de DNA pode, teoricamente, viver, na forma de cópias de si própria, durante 100 milhões de anos. Além disso, tal como acontecia com os antigos replicadores do caldo nutritivo, as cópias de um determinado gene poderão estar distribuídas por todo o mundo.

Fonte: [(DawKins, R. O gene egoísta, 1976.)]

Todo processo de hereditariedade depende direta ou indiretamente do material genético que cada indivíduo carrega.

Dentre as características que propiciam tamanha importância dessa molécula, destaca-se a

  1. capacidade de preservação da molécula de DNA que pode, teoricamente, ser mantida durante milhões de anos graças ao processo de transcrição, o qual permite a síntese de duas moléculas de DNA, idênticas, a partir de uma molécula de DNA pré-existente, que atuará como molde.
  2. estrutura do DNA que apresenta relações quantitativas entre suas bases nitrogenadas: (T + C) = (A + G) e (A + C)/(G + T) = 1.
  3. estrutura molecular formada por polímeros constituídos de aminoácidos unidos por ligações peptídicas.
  4. capacidade de tradução do RNA mensageiro em proteínas pelos ribossomos que caracteriza o genótipo do indivíduo.
  5. duplicação semiconservativa que mantém as fitas filhas com 25% de bases nitrogenadas da fita mãe.

Resposta: B

Resolução: A importância do DNA para a hereditariedade reside em sua estrutura e relações quantitativas entre as bases nitrogenadas, respeitando as proporções que permitem a replicação e manutenção da informação genética, o que está expresso corretamente na alternativa que menciona a relação (T + C) = (A + G) e (A + C)/(G + T) = 1.

11. (EMESCAM) Ao preparar-se um material para visualização ao microscópio eletrônico de transmissão, normalmente utiliza-se o tetróxido de ósmio (OsO4) como “corante”. Esse “corante”, que na realidade é um composto que provoca dispersão do feixe de elétrons que atravessa o material, permite classificar as estruturas celulares em mais eletrondensas (pretas) e menos eletrondensas (em variações de tons de cinza) nas microfotografias obtidas no microscópio.

Com base nesses dados, ao examinar uma microfotografia do núcleo de um neurônio, assinale a estrutura nuclear que, numa foto, se apresenta menos eletrondensa:

  1. A heterocromatina.
  2. O nucléolo.
  3. As membranas do envoltório nuclear.
  4. Os ribossomos que formam polissomos aderidos ao envoltório nuclear.
  5. O nucleoplasma.

Resposta: E

Resolução: Na microfotografia do núcleo de um neurônio corado com tetróxido de ósmio, a estrutura que se apresenta menos eletrondensa (mais clara, em tons de cinza) é o nucleoplasma, pois a heterocromatina, o nucléolo, as membranas do envoltório nuclear e os ribossomos são mais densos e aparecem mais escuros na imagem.

12. (UERJ) Considere um animal que possui oito cromossomos em suas células diploides. Nos esquemas A e B, estão representadas duas células desse animal em processo de divisão celular.

Com base nos esquemas, são identificados os seguintes tipos de divisão celular em A e B, respectivamente:

  1. meiose e mitose
  2. mitose e meiose
  3. mitose e mitose
  4. meiose e meiose

Resposta: D

Resolução: Observando os esquemas das células com oito cromossomos, a célula A representa uma divisão por meiose, pois há redução do número cromossômico, e a célula B também representa meiose, caracterizada pela separação final dos cromossomos, portanto ambas são divisões meióticas.

13. (EMESCAM) Uma das preparações citológicas consiste em promover uma raspagem das camadas superficiais das membranas mucosas, com uma pequena espátula de madeira, e, posteriormente, transferir o material que foi raspado para a superfície limpa de uma lâmina de vidro que será visualizada ao microscópio óptico, após a devida coloração.

Este tipo de preparado biológico é denominado

  1. esfregaço.
  2. inclusão a seco.
  3. esmagamento.
  4. exame a fresco.
  5. observação supravital

Resposta: A

Resolução: O tipo de preparado biológico obtido por raspagem das camadas superficiais das membranas mucosas, transferido para lâmina para observação ao microscópio após coloração, é denominado esfregaço, pois esse método permite estudar células superficiais sem destruir a estrutura.

14. (UNESP) Os elementos químicos hidrogênio e oxigênio estão presentes em todos os seres vivos. A combinação destes elementos pode formar a água, fundamental para a vida, assim como a água oxigenada, tóxica para as células. As equações químicas a seguir são exemplos de reações que ocorrem em seres vivos e que envolvem os elementos hidrogênio e oxigênio.

1. água → oxigênio + íons de hidrogênio

2. água oxigenada → água + gás oxigênio

3. oxigênio + íons de hidrogênio → água

As reações químicas 1, 2 e 3 ocorrem, respectivamente, em

  1. cloroplastos, peroxissomos e mitocôndrias.
  2. peroxissomos, mitocôndrias e cloroplastos.
  3. mitocôndrias, peroxissomos e cloroplastos.
  4. mitocôndrias, cloroplastos e peroxissomos.
  5. cloroplastos, mitocôndrias e peroxissomos.

Resposta: A

Resolução: As reações químicas apresentadas correspondem, respectivamente, à fotólise da água nos cloroplastos (água → oxigênio + íons de hidrogênio), decomposição da água oxigenada nos peroxissomos (água oxigenada → água + oxigênio) e formação de água na mitocôndria durante a respiração celular (oxigênio + íons de hidrogênio → água).

15. (UNICAMP) Considerando o esquema a seguir como uma representação simplificada da meiose, indique a alternativa correta.

  1. A, B, D e F são diploides.
  2. B, C, D e E são formados na telófase I.
  3. A, B, D e G são células idênticas quanto ao seu material genético.
  4. B, C, D e I são haploides.

Resposta: D

Resolução: No esquema simplificado da meiose, as células indicadas por B, C, D e I são haploides, pois após a meiose I ocorre a separação dos cromossomos homólogos, reduzindo o número cromossômico à metade, caracterizando a haploidia dessas células.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp