Botânica II
Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Botânica II com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Botânica II.
01. (UFPR) Para atrair potenciais polinizadores, as plantas comumente armazenam néctar nas suas flores em estruturas específicas chamadas de nectários. Contudo, várias espécies de plantas também podem apresentar nectários longe das flores, os chamados “nectários extraflorais”. Essas estruturas podem ser encontradas em vários locais, como folhas e brotos. Durante a sua procura por alimento, formigas se deparam com esses nectários, passam a se alimentar do néctar produzido, a eles retornando repetidamente. Durante essa atividade, as formigas acabam patrulhando essas plantas e defendendo-as contra potenciais herbívoros, como lagartas e percevejos.
Esse tipo de interação entre formigas e plantas com nectários extraflorais pode ser categorizado como:
- epifitismo.
- mutualismo.
- colonialismo.
- predação.
- parasitismo.
Resposta: B
Resolução: No mutualismo, ambas as espécies envolvidas se beneficiam da interação. As formigas recebem alimento (néctar) das plantas, enquanto as plantas recebem proteção contra herbívoros, já que as formigas patrulham e defendem as plantas contra esses predadores.
02. (UFVJM) Ao comer uma banana sem que esta esteja com o grau de maturação completo fica aquele aperto na boca. Para acelerar essa maturação, as pessoas colocam essas frutas em um recipiente fechado. Isso porque, durante o processo de maturação, as bananas liberam o gás etileno que funciona como um hormônio, participando desse processo.
Ao colocar as bananas em um recipiente fechado o processo de maturação é acelerado, pois
- diminui-se a pressão sob as espécies gasosas de etileno.
- aumenta-se a superfície de contato entre as espécies reagentes.
- favorece a reação de fotossíntese pela maior concentração de gás carbônico.
- retém-se o etileno, aumentando sua concentração e consequentemente as reações de maturação.
Resposta: D
Resolução: Ao colocar as bananas em um recipiente fechado, o processo de maturação é acelerado porque o recipiente retém o gás etileno, aumentando sua concentração e, consequentemente, as reações de maturação.
03. (FUVEST) Assinale a alternativa que ordena corretamente três novidades evolutivas, de acordo com o seu surgimento no processo de evolução das plantas terrestres.
- Sistema vascular, semente, flor.
- Sistema vascular, flor, semente.
- Semente, sistema vascular, flor.
- Semente, flor, sistema vascular.
- Flor, sistema vascular, semente.
Resposta: A
Resolução:
Sistema vascular: O surgimento do sistema vascular foi uma adaptação crucial para as plantas terrestres. Esse sistema é responsável pelo transporte de água, nutrientes e substâncias orgânicas por toda a planta. O sistema vascular consiste em dois tipos principais de tecidos: xilema, que transporta água e nutrientes minerais das raízes para outras partes da planta, e floema, que transporta produtos da fotossíntese e outras substâncias orgânicas produzidas nas folhas para outras partes da planta.
Semente: A semente é uma estrutura que protege e nutre o embrião da planta durante sua fase inicial de desenvolvimento. Ela surge como uma adaptação para a reprodução e dispersão das plantas terrestres. As sementes podem ser transportadas pelo vento, água, animais ou outros meios, permitindo que as plantas se espalhem por novas áreas e colonizem diferentes ambientes. Além disso, as sementes contêm reservas de nutrientes que ajudam a sustentar o embrião até que ele possa germinar e iniciar a fotossíntese.
Flor: A flor é a estrutura reprodutiva das plantas angiospermas (plantas com flores). Ela é responsável pela produção de gametas e pela formação de sementes após a fertilização. As flores geralmente contêm órgãos reprodutivos, como estames (produtores de pólen) e carpelos (que contêm os óvulos), além de estruturas atrativas, como pétalas e néctar, que ajudam a atrair polinizadores, como insetos, pássaros e morcegos. A diversidade de formas, cores e aromas das flores está relacionada à coevolução com os seus polinizadores.
04. (UCPEL) Um dos hormônios vegetais ou fitormônios, produzido nas folhas, caule e coifa e difundido por meio dos vasos condutores de seiva, tem como funções inibir o crescimento, promover a dormência das gemas e sementes, induzir o envelhecimento das folhas e do fechamento dos estômatos, é conhecido com o nome de
- Citonina.
- Auxinas.
- Giberelina.
- Ácido abscísico.
- Etileno.
Resposta: D
Resolução: O hormônio vegetal que inibe o crescimento, promove a dormência das gemas e sementes, induz o envelhecimento das folhas e o fechamento dos estômatos é o ácido abscísico, também conhecido como ABA.
05. (UFRGS) Observe a figura abaixo, que ilustra as relações evolutivas dos grupos das Gimnospermas e Angiospermas.
Com base na figura, a correspondência correta dos itens I e II, na ordem em que aparecem, é
- folhas – cones.
- sementes – flores.
- frutos – embriões.
- ovários – esporos.
- estróbilos – grãos de pólen.
Resposta: B
Resolução:
06. (UNESC) A celulose é um carboidrato presente em células vegetais utilizado como principal matéria prima para a produção do papel. No Brasil, as duas principais fontes de madeira utilizadas para a produção de celulose são as florestas plantadas de pinus e de eucalipto, responsáveis por mais de 98% do volume produzido. A celulose também pode ser obtida de outros tipos de plantas, não-madeiras, como bambu, babaçu, sisal e resíduos agrícolas (bagaço de cana-de-açúcar). Em uma planta, a celulose é encontrada:
- apenas nas folhas, associada ao parênquima.
- armazenada no vacúolo presente no citoplasma.
- em todos os órgãos, como componente da parede celular.
- apenas nos órgãos de reserva, como caule e raiz.
- apenas nos tecidos condutores do xilema e do floema.
Resposta: C
Resolução: A celulose é especialmente abundante na parede celular primária e secundária das células vegetais, conferindo-lhes rigidez e resistência.
07. (UDESC) Existem estruturas epidérmicas compostas por células clorofiladas que delimitam uma abertura e que são capazes de controlar as trocas gasosas da planta com o ambiente. Estas estruturas nas folhas das plantas de clima seco (xerófitas), em geral, aparecem em maior número, possivelmente como uma adaptação para economizar água.
Assinale a alternativa que indica o nome desta estrutura foliar.
- tricomas
- parênquima clorofiliano
- xilema
- estômatos
- floema
Resposta: D
Resolução: A estrutura foliar descrita, composta por células clorofiladas que delimitam uma abertura e controlam as trocas gasosas da planta com o ambiente, é denominada estômatos.
08. (UNICAMP) Seca faz cidades do interior de SP decretarem emergência.
A falta de água enfrentada pelo Sudeste do país tem feito cada vez mais cidades de São Paulo e de Minas Geraisadotarem o racionamento, para reduzir o consumo de água, ou decretarem estado de emergência. Além do desabastecimento, a seca tem prejudicado também setores como a agricultura, a indústria, a saúde e o turismo dessas cidades.
(Adaptado de http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2014/07/07/seca-faz-cidades-do-interior-decretarem-emergencia.htm. Acessado em 16/07/2014.)
A situação de seca citada na reportagem é determinada por mudanças no ciclo hidrológico, em que as plantas têm papel determinante, uma vez que representam uma fonte de vapor d’água para a atmosfera. Os vasos que conduzem a água das raízes até as folhas são os
- floemáticos e a transpiração ocorre pelos estômatos.
- floemáticos e a transpiração ocorre pelos tricomas.
- xilemáticos e a transpiração ocorre pelos tricomas.
- xilemáticos e a transpiração ocorre pelos estômatos.
Resposta: D
Resolução: Os vasos que conduzem a água das raízes até as folhas são os xilemáticos, enquanto a transpiração ocorre pelos estômatos.
09. (ETEC) O Sistema Brasileiro de Classificação de Solos define o solo da Caatinga como pouco profundo, pedregoso, rico em minerais, mas pobre em matéria orgânica e que dificilmente armazena as águas das chuvas. Os afloramentos rochosos existentes se tornam uma característica comum na Caatinga que, associada aos solos rasos, propicia as condições ideais para a vegetação, que cresce nas pedras, em fissuras ou em depressões onde há acúmulo de areia, pedregulhos e outros detritos.
A vegetação típica encontrada no solo descrito caracteriza-se por apresentar
- raízes superficiais para facilitar a sua fixação.
- folhas grandes e membranáceas para facilitar a realização da fotossíntese.
- raízes respiratórias denominadas pneumatóforos para obtenção do gás oxigênio.
- folhas pequenas e modificadas em espinhos para evitar a transpiração excessiva.
- árvores altas, com folhas grandes, sempre verdes e com extremidades afiladas em goteira.
Resposta: D
Resolução: A descrição do solo da Caatinga sugere condições adversas, como solos pouco profundos, pedregosos e pobres em matéria orgânica, além da dificuldade em armazenar água das chuvas. Nesse contexto, a vegetação típica encontrada na Caatinga tende a apresentar adaptações específicas para sobreviver em ambientes secos e áridos.
10. (UEMA) Sabendo-se que os movimentos dos vegetais respondem à ação de hormônios, de fatores ambientais, de substâncias químicas e de choques mecânicos, observe as informações abaixo sobre esses movimentos relacionando-os às plantas 1 e 2.
- Tigmotropismo é o encurvamento do órgão vegetal em resposta ao estímulo mecânico.
- Gravitropismo é também chamado de geotropismo por muitos. O fator que estimula o crescimento do vegetal é a força da gravidade da terra, podendo ser negativo e positivo.
- Hidrotropismo é o movimento orientado para a água, enquanto que o quimiotropismo é o movimento orientado para determinadas substâncias.
- Fototropismo é a resposta do vegetal quando o estímulo é a luz. Os caules tendem a crescer em direção à luz, assim apresentando fototropismo positivo.
Fonte: SANTOS, F. S. dos; AGUILAR. J. B. V.; OLIVEIRA, M. M. A. de. Ser protagonista, Biologia Ensino Médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010. (adaptado)
Os movimentos que ocorrem nas plantas 1 e 2 são, respectivamente,
- hidrotropismo e fototropismo.
- fototropismo e hidrotropismo.
- fototropismo e gravitropismo.
- tigmotropismo e gravitropismo.
- gravitropismo e hidrotropismo.
Resposta: C
Resolução: A planta 1 está crescendo em direção à luz, o que corresponde ao fototropismo. Já a planta 2 está crescendo em direção à gravidade, o que corresponde ao gravitropismo.
11. (PUC-Rio) Há muito tempo a ação dos polinizadores é conhecida e considerada como um elemento chave na reprodução das Angiospermas.
A associação existente entre polinizadores e Angiospermas é um caso de:
- mutualismo.
- parasitismo.
- comensalismo.
- inquilinismo.
- competição.
Resposta: A
Resolução: No mutualismo, ambas as partes envolvidas se beneficiam da relação. No caso das Angiospermas e dos polinizadores, as plantas fornecem néctar e/ou pólen aos polinizadores, que por sua vez transferem o pólen entre as flores, permitindo a reprodução das plantas. Ambas as partes se beneficiam da interação, tornando-a um exemplo clássico de mutualismo na natureza.
12. (UNESP) Ação implacável
Pesquisadores descobrem no solo antibiótico natural capaz de matar bactérias resistentes causadoras de doenças graves, como infecções hospitalares e tuberculose.
(http://cienciahoje.uol.com.br)
O novo antibiótico, a teixobactina, impede a síntese da parede celular de alguns tipos de bactérias por se ligar a substâncias precursoras de lipídios dessa parede. Além de presente nas bactérias, a parede celular também é encontrada
- nas células animais, nas quais recebe o nome de membrana plasmática que, por ter composição lipoproteica, poderia sofrer ação do novo antibiótico.
- nos fungos, sobre os quais o novo antibiótico poderia exercer sua ação, uma vez que a parede celular dos fungos é constituída por quitina, um tipo de lipídio.
- nos protozoários que, por serem unicelulares e aquáticos, apresentam parede celular lipoproteica para contenção do volume celular, razão pela qual poderiam sofrer ação do novo antibiótico.
- nas células vegetais, sobre as quais o novo antibiótico não teria ação, uma vez que sua parede celular tem o carboidrato celulose em sua composição.
- nos vírus, sobre os quais o novo antibiótico não teria ação, uma vez que sua parede celular é proteica, razão pela qual são combatidos com vacinas, mas não com antibióticos.
Resposta: D
Resolução: É importante notar que os vírus, ao contrário das bactérias, não possuem parede celular. Os vírus são compostos principalmente por material genético envolvido por uma cápside proteica. Como resultado, os antibióticos, incluindo a teixobactina, não são eficazes contra vírus. Ao contrário, os vírus são combatidos principalmente através de vacinas, que estimulam o sistema imunológico a reconhecer e combater as infecções virais.
13. (UEMG) A classificação dos seres vivos se baseia em uma série de características anatômicas, morfológicas, fisiológicas, bioquímicas, evolutivas, etc. Analise esse cladograma que mostra as principais aquisições evolutivas na classificação das plantas
O critério presença de sementes estaria indicado corretamente pelo número:
- 1.
- 2.
- 3.
- 4.
Resposta: C
Resolução: O critério "presença de sementes" seria indicado corretamente pelo número 3 no cladograma fornecido. A presença de sementes é uma característica que aparece nos grupos das gimnospermas e angiospermas, como indicado no cladograma
14. (URCA) A reprodução dos vegetais é baseada na alta capacidade de dispersão do material genético, pois de uma maneira geral, esse grupo de seres vivos é séssil. O fruto foi um avanço reprodutivo importante dentro da vida das plantas. A respeito dessa estrutura é INCORRETO afirmar:
- É originado a partir do ovário da flor;
- Aumenta a capacidade dispersiva das sementes;
- Pode conter uma ou mais sementes;
- Alguns usam o vento como meio dispersivo;
- Pode ser encontrado em todas as plantas com semente.
Resposta: E
Resolução: Nem todas as plantas com sementes produzem frutos. Por exemplo, as gimnospermas, como os pinheiros, produzem sementes, mas não frutos. Os frutos são uma característica das angiospermas, um grupo diferente de plantas com sementes.
15. (UDESC) A luminosidade é um fator de grande influência no crescimento dos caules pois, normalmente, eles têm um crescimento em direção à luz, o chamado fototropismo positivo.
Assinale a alternativa que contém o nome do principal hormônio vegetal envolvido no fototropismo positivo dos caules.
- noradrenalina
- citosina
- giberilinas
- auxina
- etileno
Resposta: D
Resolução: A auxina é o principal hormônio vegetal envolvido no fototropismo positivo dos caules. Ela é responsável por promover o alongamento celular nas células do lado oposto à fonte de luz, levando ao crescimento em direção à luz.