Histologia IV
Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Histologia IV com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Histologia IV.
01. (UNICAMP) O corpo humano é composto por pelo menos dois tipos de gordura. A mais comum é o tecido adiposo branco, um tipo perigoso que se acumula ao redor das vísceras e debaixo da pele, podendo causar obesidade e desencadear complicações metabólicas, como o diabetes tipo 2. A outra é o tecido adiposo marrom, que regula a produção de calor e, consequentemente, a temperatura corporal.
Assinale a alternativa correta.
- O tecido adiposo branco produz mais energia que o tecido adiposo marrom.
- O tecido adiposo marrom não produz ATP, mas produz calor.
- O tecido adiposo branco não produz ATP, mas produz calor.
- O tecido adiposo branco produz ATP e calor.
02. (EBMSP) O corpo humano é formado por quatro tipos de tecidos: conjutivo, epitelial, muscular e nervoso. Cada um desses tecidos é formado por conjuntos de células que atuam de maneira integrada, desempenhando funções específicas.
Considerando-se os conhecimentos sobre histologia, é correto afirmar:
- O tecido epitelial se caracteriza por ser altamente vascularizado.
- Células pertencentes aos tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso de um indivíduo apresentam genes diferentes já que têm funções e características diferenciadas.
- O transporte de íons através da membrana dos neurônios promove a sua despolarização, gerando o impulso nervoso que é iniciado nos dendritos e se propaga em direção ao axônio.
- Em adultos obesos, o tecido adiposo é pouco vascularizado e é caracterizado por intensa proliferação celular.
- Nos músculos estriados esqueléticos, os filamentos de actina e de miosina diminuem de tamanho promovendo a contração muscular.
03. (URCA) No sangue humano existem glóbulos vermelhos e brancos. Dentre os glóbulos brancos, os eosinófilos são mais diretamente associados ao combate de:
- Parasitas multicelulares.
- Vírus.
- Bactérias.
- Fungos.
- Venenos.
04. (UEG) A pele, os epitélios intestinais e especialmente o sangue são estruturas presentes no organismo humano adulto que possuem a capacidade de regeneração por meio de um processo complexo e finamente regulado, visto que suas células são destruídas e renovadas constantemente. Esse processo de renovação se dá de forma geral conforme apresentado no esquema a seguir.
Células-tronco hematopoiéticas → Células formadoras de colônias às diferentes linhagens hematopoiéticas → Células precursoras → Células maduras
Com base nessas informações, verifica-se que
- a hematopoiese resulta da diferenciação e proliferação simultânea das células-tronco que, à medida que se diferenciam, vão reduzindo sua potencialidade.
- as diferentes linhagens hematopoiéticas geradas no sistema preservam altas taxas de proliferação e diferenciação.
- existe um aumento gradual da capacidade de autorrenovação das células progenitoras durante esse processo.
- células-tronco hematopoiéticas apresentam potencial para diferenciar-se em qualquer célula do corpo humano, todavia não geram outras células-tronco.
- as células precursoras e maduras já diferenciadas são utilizadas em procedimentos de utilização de células-tronco no tratamento de alguma doença.
05. (FAMECA) O Brasil fez avanços significativos no desenvolvimento de pele reconstruída em laboratório. A pele artificial é formada a partir de três tipos de células humanas descartadas de cirurgias plásticas ou de amostras do prepúcio de recém-nascidos. O primeiro passo para a reconstituição total da pele é a indução da divisão mitótica de uma cultura de células que vão formar a derme. Sobre a derme pronta é feita outra cultura de células que reconstituem a epiderme.
(Yuri Vasconcelos. Revista Fapesp, julho 2016. Adaptado.)
Para a reconstituição da pele humana em laboratório, as células que devem ser induzidas à divisão mitótica são os
- fibroblastos para formar a derme, e os queratinócitos e melanócitos para formar a epiderme.
- fibroblastos e queratinócitos para formar a derme, e os melanócitos para formar a epiderme.
- melanócitos para formar a derme, e os queratinócitos e fibroblastos para formar a epiderme.
- queratinócitos e melanócitos para formar a derme, e os fibroblastos para formar a epiderme.
- queratinócitos para formar a derme, e os fibroblastos e melanócitos para formar a epiderme.
06. (UEFS) Analisando-se um ser pluricelular, nota-se uma característica muito importante, que é a divisão de trabalho entre suas células. No corpo humano, por exemplo, há mais de 200 tipos de células distintas que, por cooperação, viabiliza a sobrevivência do organismo. Células reunidas e realizando funções específicas caracteriza um tecido, que possui células específicas.
Observando-se um ser humano à luz da histologia, é correto afirmar:
- Os ácinos pancreáticos são variações de tecido conjuntivo com Golgi bem desenvolvido
- O endotélio dos vasos sanguíneos e linfáticos é formado por um tecido epitelial pluriestratificado.
- A adrenalina gera um potencial de ação que proporciona a contração do tecido muscular estriado esquelético.
- O peristaltismo, iniciado no esôfago, ocorre por ação de um tecido muscular liso, involuntário e de contrações rápidas.
- No tecido nervoso, gliócitos específicos secretam a bainha de mielina, que permite uma transmissão mais rápida do impulso nervoso.
07. (EBMSP) Quando ocorre uma lesão tecidual, múltiplas substâncias são liberadas causando mudanças secundárias ao tecido. Essas substâncias aumentam o fluxo sanguíneo local e a permeabilidade dos capilares, resultando no extravasamento de grandes quantidades de fluido para os espaços intersticiais, na migração de grande número de granulócitos e monócitos para os tecidos e em inchaço local.
GUYTON & HALL. Fundamentos de Fisiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 267.
Sobre as modificações histofisiológicas previstas em um processo de lesão tecidual, é correto afirmar:
- Os macrófagos e os neutrófilos apresentam intensa ação fagocitária engolfando grande número de bactérias invasoras e de tecido necrótico.
- Células granulócitas de defesa, como os eosinófilos, induzem a diapedese para serem transportadas dos vasos sanguíneos para os tecidos lesados e, assim, amadurecerem dando origem aos macrófagos.
- A primeira linha de defesa do corpo consiste na ativação dos linfócitos CD4 com intensa produção de anticorpos para inativação dos antígenos invasores do sistema linfático.
- Os basófilos são, invariavelmente, destruídos durante a ação fagocitária dando origem ao pus caraterístico dos ambientes infectados em uma lesão tecidual.
- Durante as primeiras horas da infecção ocorrerá um aumento significativo da produção de células de defesa, como monócitos e granulócitos, no interior da medula nervosa espinhal.
08. (UECE) Relacione os tipos de células do tecido ósseo com suas respectivas funções, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Osteócitos.
2. Osteoblastos.
3. Osteoclastos.
Coluna II
( ) Produção da região orgânica da matriz óssea.
( ) Reabsorção óssea.
( ) Manutenção da matriz óssea.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- 3, 1, 2.
- 2, 3, 1.
- 1, 2, 3.
- 1, 3, 2.
09. (UFRGS) O maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima foi o responsável por acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio-2016.
Sobre o tecido muscular dos atletas maratonistas, é CORRETO afirmar que
- é constituído por igual quantidade de fibras de contração rápida e de contração lenta.
- apresenta baixa quantidade de mioglobina.
- contém predominância de fibras de contração lenta com alta irrigação sanguínea.
- contém predominância de fibras de contração rápida com grande quantidade de mitocôndrias.
- é constituído por células uninucleadas.
10. (UFVJM) Um inseticida hidrofóbico foi aplicado indiscriminadamente em uma plantação próximo a uma mata nativa. O excesso desse inseticida no ecossistema foi absorvido pelos componentes da cadeia alimentar existentes ali.
Esse inseticida vai se acumular em maior quantidade no tecido
- ósseo de consumidores primários.
- muscular de consumidores primários
- adiposo de consumidores secundários.
- sanguíneo de consumidores secundários.
11. (EMESCAM) Um jovem motociclista, ao derrapar em uma curva com sua moto, foi de encontro a um poste de energia e sofreu uma grave fratura, completa e exposta, de ambos os ossos da perna.
O jovem fraturou o (a)
- rádio e a ulna.
- tíbia e a ulna.
- tíbia e o úmero.
- fêmur e a fíbula.
- tíbia e a fíbula.
12. (UFAM PSC) O osso é um tecido conjuntivo especializado cuja matriz extracelular se encontra mineralizada. Sua classificação pode ser baseada em características tanto estruturais quanto morfológicas. Com relação à forma, os ossos podem ser classificados em: longos, curtos, planos, sesamóides, pneumáticos ou irregulares. Assinale a alternativa que correlaciona o osso e sua respectiva classificação quanto à forma:
- fêmur (osso longo), tíbia (osso sesamóide), ossos do tarso (osso curto)
- patela (osso irregular), vértebra (osso plano), etmóide (osso pneumático)
- ulna (osso longo), ossos do carpo (osso curto), escápula (osso plano)
- úmero (osso longo), osso parietal (osso plano), clavícula (osso curto)
- cóccix (osso sesamóide), rádio (osso longo), ossos do metacarpo (osso pneumático)
13. (EBMSP) O corpo humano é formado por quatro tipos de tecidos: conjutivo, epitelial, muscular e nervoso. Cada um desses tecidos é formado por conjuntos de células que atuam de maneira integrada, desempenhando funções específicas.
Considerando-se os conhecimentos sobre histologia, é correto afirmar:
- O tecido epitelial se caracteriza por ser altamente vascularizado.
- Células pertencentes aos tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso de um indivíduo apresentam genes diferentes já que têm funções e características diferenciadas.
- O transporte de íons através da membrana dos neurônios promove a sua despolarização, gerando o impulso nervoso que é iniciado nos dendritos e se propaga em direção ao axônio.
- Em adultos obesos, o tecido adiposo é pouco vascularizado e é caracterizado por intensa proliferação celular.
- Nos músculos estriados esqueléticos, os filamentos de actina e de miosina diminuem de tamanho promovendo a contração muscular.
14. (Mackenzie)
A respeito da figura acima, assinale a alternativa correta.
- A estrutura 4 é responsável pelo controle das frequências cardíaca e respiratória.
- A estrutura 5 é rica em corpos celulares de neurônios.
- A estrutura 2 é responsável pelo equilíbrio do corpo, juntamente com os canais semicirculares.
- A estrutura 3 é o bulbo, responsável pela sensação de olfato.
- Todos os neurônios da estrutura 1 são encontrados na região cortical.
15. (FATEC) Durante a realização de exercícios físicos intensos de média duração, como uma corrida de 400 metros, a principal fonte energética utilizada para a contração dos músculos de um atleta é a reserva de carboidratos que se encontra no interior de suas células musculares.
Essa reserva de carboidratos, no interior das células mencionadas, corresponde a moléculas de
- amido, o qual é sintetizado a partir da ligação de aminoácidos.
- amido, o qual é sintetizado a partir da ligação de moléculas de glicose.
- ácidos graxos, os quais são sintetizados a partir da ligação de aminoácidos.
- glicogênio, o qual é sintetizado a partir da ligação de moléculas de glicose.
- glicogênio, o qual é sintetizado a partir da ligação de aminoácidos.