Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Fisiologia IV

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Fisiologia com questões de Vestibulares.



01. (Mackenzie) O esquema abaixo mostra, de forma simplificada, o caminho do sangue no corpo humano, indicado por setas. As câmaras cardíacas estão legendadas por AD (átrio direito), AE (átrio esquerdo), VD (ventrículo direito) e VE (ventrículo esquerdo) e os principais vasos sanguíneos estão numerados de 1 a 4.

Fonte da ilustração: www.planetabio.com

A artéria aorta e as veias cavas estão representadas, respectivamente, pelos números

  1. 2 e 1.
  2. 4 e 3.
  3. 4 e 2.
  4. 2 e 3.
  5. 1 e 3.

02. (UNEMAT) “Brasil teve aumento de 11% nos casos de infecções por HIV entre 2005 e 2013. País está na contramão da tendência de queda de mortes e contaminação pela doença, segundo relatório da UNAIDS.

[...] Entre os motivos relacionados ao crescimento das infecções por HIV, são listados a discriminação, que dificulta o acesso a serviços médicos, e a redução no uso de preservativos. [...]”

Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/sal de/brasil-teveaumento-de-11-nos-casos-de-infeccoes-por-hiv-entre-2005-2013- 13273033#ixzz4QDQJugSW Acesso em nov. 2016.

É sabido que protozoários, bactérias e vírus são potencialmente causadores de infecções sexualmente transmissíveis. Considerando o texto acima e informações científicas sobre contraceptivos, as infecções sexualmente transmissíveis e seus agentes etiológicos, é correto afirmar:

  1. O dispositivo intrauterino (DIU) é um mecanismo competente na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
  2. O uso de camisinha masculina ou feminina, em todas as formas de relações sexuais (oral, vaginal e anal), é o único meio de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis.
  3. A infecção por HIV e a sífilis são causadas por vírus diferentes, não possuem cura definitiva e estão em ascensão no Brasil.
  4. O Trichomonas vaginalis é uma bactéria causadora do condiloma acuminado, podendo causar alterações na mucosa da vagina.
  5. A hepatite A é uma doença causada por vírus transmitidos sexualmente, que debilita gradualmente o fígado dos portadores do vírus, sem manifestar sintomas.

03. (UERJ) Os primeiros artrópodes eram animais marinhos. Ao longo do processo evolutivo, alguns membros desse grupo sofreram transformações que possibilitaram a eles a conquista do meio terrestre.

Uma transformação que contribuiu para a permanência destes artrópodes nesse ambiente seco foi:

  1. circulação aberta
  2. respiração traqueal
  3. fecundação externa
  4. digestão extracorpórea

04. (PUC-PR) Observe a figura.

O tabagismo acentua o risco de inúmeras doenças, por isso parar de fumar é fundamental para a melhoria da qualidade de vida, uma vez que

  1. a nicotina presente no cigarro aumenta a capacidade respiratória dificultando a embolia pulmonar.
  2. o fumo reduz a oxigenação dos tecidos vascularizados como o tecido epitelial.
  3. essa atitude reduz o nível de HDL, diminuindo a possibilidade de infarto.
  4. o alcatrão, agindo sobre o tecido muscular cardíaco, desacelera os batimentos cardíacos e reduz o risco de infarto.
  5. as substâncias presentes no cigarro podem provocar constrição dos vasos sanguíneos.

05. (FATEC) No Brasil, as mulheres assalariadas têm assegurado o direito a uma licença de 120 dias, período durante o qual podem amamentar regularmente seus filhos. No entanto, é recomendável que as empresas busquem meios de permitir que suas funcionárias estendam o período da licença. Isso porque, além dos propósitos afetivo e social, a amamentação é uma adaptação biológica importante para os mamíferos em geral, já que ela

  1. garante que as fêmeas engravidem novamente sem que ocorra ovulação.
  2. garante que o filhote possa chegar à fase adulta sem doenças autoimunes.
  3. fornece as organelas citoplasmáticas, que formarão a bainha de mielina do filhote.
  4. fornece antígenos maternos, que permitem a digestão enzimática dos cátions Ca2+.
  5. fornece ao filhote anticorpos maternos, que fortalecem o sistema imune dele.

06. (ETEC) Em 2011, médicos de um hospital em São Paulo usaram um robô, pela primeira vez, para fazer uma cirurgia cardíaca. Nessa cirurgia robótica, os médicos fizeram uma ponte de safena, por meio de um processo menos invasivo do que o habitual. O paciente submetido a essa cirurgia apresentava uma obstrução em uma das artérias coronárias, e o sangue chegava com dificuldade ao coração.

Essa obstrução das artérias coronárias é característica do quadro conhecido como

  1. pericardite.
  2. infarto agudo do miocárdio.
  3. doença vascular periférica.
  4. acidente vascular cerebral.
  5. doença das válvulas cardíacas.

07. (UDESC) Uma atleta possui genitália externa feminina. Em sua cavidade abdominal não se encontram ovários nem útero, mas sim testículos.

Analise as proposições em relação à situação fisiológica da atleta, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A atleta produz quantidades normais de progesterona e estrogênio.

( ) A causa da condição exibida pela atleta, possivelmente, está ligada a problemas nos genes que controlam o desenvolvimento das gônadas.

( ) No caso desta atleta não existe, em tese, a possibilidade de produção de espermatozoides pela localização dos testículos.

( ) A ausência de útero, implica a ausência da cavidade vaginal.

( ) A quantidade de testosterona produzida pela atleta deve ser igual à de uma mulher normal.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. V – F – V – F – F
  2. V – V – V – V – V
  3. F – F – V – F – V
  4. V – F – F – V – V
  5. F – V – V – F – F

08. (PUC-SP) Um experimento foi conduzido para verificar a influência de um hormônio da tireoide sobre o metabolismo celular. Para isso, foram obtidas células hepáticas (hepatócitos) de ratos cujos níveis sanguíneos do hormônio foram previamente classificados como baixos, normais ou elevados. Sob condições controladas, foi medida a taxa de consumo de oxigênio de cada um dos três grupos de células, e o resultado está representado no gráfico a seguir.

Os resultados desse experimento permitem concluir que, nos hepatócitos dos ratos estudados,

  1. o hipertireoidismo eleva o consumo de oxigênio na etapa citoplasmática da respiração celular.
  2. o hipotireoidismo acelera a produção de ATP.
  3. o hipertireoidismo estimula a fosforilação oxidativa.
  4. o hipotireoidismo torna a cadeia respiratória um processo anaeróbio.

09. (UEG) Recentemente, a imprensa de todo o país e do exterior provocou grande alvoroço, ao alertar sobre possíveis casos de adulteração da carne que chega ao consumidor, incluindo processos de camuflagem desses produtos para disfarçar aspectos físicos que denunciariam o estado de deterioração. Diante desse alerta, quais são os principais riscos à saúde humana associados ao consumo de carne deteriorada?

  1. Os ovos dos microrganismos responsáveis pela decomposição da carne, ao serem ingeridos pelos seres humanos, podem migrar pela corrente sanguínea e se alojar no cérebro, podendo provocar dores de cabeça, convulsões, confusão mental e até a morte.
  2. Microrganismos presentes na carne em decomposição podem causar infecções, entre as quais a hanseníase, doença altamente contagiosa, que pode afetar os nervos periféricos, diminuindo a sensibilidade da pele, como a capacidade de detectar o toque, a dor, o calor e o frio, de modo que as pessoas infectadas podem queimar-se, cortar-se ou ferir-se sem perceber.
  3. Ao serem ingeridos, os microrganismos e suas toxinas presentes na carne podem causar desde uma simples diarreia e/ou vômito (reações da intoxicação alimentar e forma de expelir partículas nocivas) até quadros mais graves de infecções gastrointestinais, principalmente se forem provocadas por bactérias resistentes, como as salmonelas, que, em alguns casos, podem causar lesão no tecido intestinal.
  4. Pessoas que consomem carne deteriorada têm grande risco de desenvolver câncer, pois os tecidos da carne nesse estado possuem células cancerosas que, ao serem ingeridas, podem infectar as células saudáveis do trato digestório humano, causando a multiplicação desordenada dessas células e o surgimento de tumores.
  5. Nessas condições a carne não serve mais como fonte de nutrientes, pois esses foram consumidos pelos microrganismos decompositores, sendo assim, a carne deixa de ter valor nutricional, podendo levar ao estado de desnutrição das pessoas que a consomem.

10. (PUC-SP) Em vários grupos animais, a troca de gases respiratórios com o ambiente depende do trabalho conjunto realizado entre sistema respiratório e sistema circulatório.

Enquanto o sistema respiratório se ocupa da aquisição e eliminação de gasesrealizadas diretamente entre o organismo e o ambiente, o sistema circulatório atua na distribuição desses gases pelo corpo. No entanto, existem animais cujo sistema circulatório é desprovido de funções respiratórias, como, por exemplo,

  1. os insetos.
  2. os peixes.
  3. os crustáceos.
  4. os anfíbios.

11. (UEG) As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) têm se expandido mundialmente por diversos fatores, dentre eles estão o início prematuro da atividade sexual, a falta de informação e o descaso com as medidas de prevenção. Muitos jovens têm se preocupado mais com a contracepção e negligenciado a profilaxia das DSTs ao não usar métodos de barreira. Qual método de contracepção também pode ser útil como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis?

  1. Diafragma
  2. Camisinha
  3. Cremes espermicidas
  4. Dispositivo intrauterino
  5. Pílulas anticoncepcionais

12. (FUVEST) A reação da pessoa, ao pisar descalça sobre um espinho, é levantar o pé imediatamente, ainda antes de perceber que o pé está ferido.

Analise as afirmações:

I. Neurônios sensoriais são ativados, ao se pisar no espinho.

II. Neurônios motores promovem o movimento coordenado para a retirada do pé.

III. O sistema nervoso autônomo coordena o comportamento descrito.

Está correto o que se afirma em

  1. I, II e III.
  2. I e II, apenas.
  3. I, apenas.
  4. II, apenas.
  5. III, apenas.

13. (UFRN) O filme “O óleo de Lorenzo” conta a história de uma criança de oito anos que tem uma doença genética recessiva, ligada ao cromossomo X, denominada adrenoleucodistrofia (ALD). A ALD caracteriza-se por uma alteração no metabolismo dos peroxissomos, resultando em um acúmulo de ácidos graxos de cadeia longa. Esses ácidos graxos se acumulam, em especial, no sistema nervoso central e nas glândulas supra-adrenais, causando, respectivamente, destruição da bainha de mielina e insuficiência adrenal. A esse respeito, é correto afirmar:

  1. a metabolização dos ácidos graxos está comprometida nos peroxissomos, porque essa organela é responsável pela síntese proteica.
  2. a ADL acomete principalmente as mulheres, porque está associada ao cromossomo X.
  3. a insuficiência adrenal diminui a concentração do cálcio e de tireoglobulina na circulação sanguínea.
  4. a destruição da bainha de mielina interfere na transmissão de impulsos nervosos.

14. (UEL) Garfield, um dos personagens da charge, construiu sua fama devido ao fato de apresentar algumas características, como, por exemplo, a deposição excessiva de gordura corporal. Essa condição, na qual se incluem os humanos, pode ser explicada pela ingestão de alimentos em quantidades maiores do que aquelas que podem ser utilizadas pelo organismo para a obtenção de energia.

Com base nos conhecimentos sobre metabolismo, assinale a alternativa correta.

  1. A função do metabolismo é transformar moléculas grandes e complexas em pequenas, simples e solúveis, assim, o amido é convertido em ácidos graxos, as proteínas, em aminoácidos, e os lipídios, em moléculas de glicose.
  2. As substâncias reguladoras, por possuírem a função de suprir as necessidades energéticas, garantem um metabolismo normal e devem ser ingeridas em todas as refeições.
  3. O catabolismo é a etapa na qual os nutrientes são assimilados e utilizados para formar novas substâncias indispensáveis ao crescimento, à manutenção e à regeneração do organismo.
  4. O anabolismo é a etapa na qual ocorre a quebra de moléculas complexas em outras mais simples, com liberação de energia e eliminação de substâncias de excreção.
  5. O pâncreas produz o glucagon, que age no fígado e estimula a glicogenólise, reação que transforma o glicogênio em glicose, e a insulina, que tem por função reduzir a concentração de glicose no sangue.

15. (FATEC) Como parte do planejamento familiar, muitos casais consideram o uso de métodos anticoncepcionais. Visando auxiliar essas pessoas, a Secretaria da Saúde de uma cidade decidiu divulgar um cartaz informativo sobre alguns dos métodos contraceptivos mais comuns.

Assinale a alternativa que apresente uma afirmação que possa fazer parte do texto do cartaz, por estar biologicamente correta.

  1. O diafragma é um instrumento contraceptivo de uso masculino.
  2. A vasectomia impede que os espermatozoides cheguem à uretra do homem.
  3. Mulheres que seguem a tabelinha ficam estéreis e não podem mais engravidar.
  4. A inseminação artificial é uma opção segura para mulheres que não querem engravidar.
  5. Homens que tomam a pílula do dia seguinte deixam de produzir espermatozoides temporariamente.

16. (UNESP) Quando nos elevamos sobre as pontas dos pés, nossos pés funcionam como uma alavanca, conforme mostra a figura.

Para que ocorra esse movimento de elevação, os músculos gêmeos

  1. são contraídos e transmitem a força ao calcâneo por meio de tendões e ligamentos, movimentando os demais ossos dos pés que estão conectados por tendões e ligamentos.
  2. são contraídos e transmitem a força ao calcâneo por meio de tendões, movimentando os demais ossos dos pés que estão conectados por ligamentos.
  3. são relaxados e transmitem a força ao calcâneo por meio de ligamentos, movimentando os demais ossos dos pés que estão conectados por tendões.
  4. são contraídos e transmitem a força ao calcâneo por meio de ligamentos, movimentando os demais ossos dos pés que estão conectados por tendões.
  5. são relaxados e transmitem a força ao calcâneo por meio de tendões, movimentando os demais ossos dos pés que estão conectados por ligamentos.

17. (UPE) Morador da Ilha de Deus, Marcelo, um estudante de Ensino Médio, atravessa, quase todos os dias, os canais que cortam a cidade, seja a pé pelas pontes, seja de jangada com seu pai. Bastante curioso com a natureza, tem observado que existem poucos peixes no estuário e ouve sempre as reclamações do seu pai, pescador, sobre o fato de os peixes estarem sumindo sempre por causa da poluição. Ouviu também da professora que, nas marés baixas, o Rio Capibaribe está com pouco oxigênio.

Num belo dia de sol, observou um imenso Camurupim na flor d’água e ficou curioso em perguntar para a professora de Biologia como aquele peixe apareceu num rio, quase sem vida, escuro e fétido? Como ele respira?

Qual alternativa apresenta a resposta CORRETA da professora?

  1. Adaptação das brânquias para um ambiente anóxico ou com pouco oxigênio, otimizando a retirada desse oxigênio no meio aquoso.
  2. Respiração pulmonada, cuja estrutura da faringe e da traqueia, altamente vascularizadas, permite retirar o oxigênio do ar atmosférico.
  3. Trocas gasosas com o meio através da respiração cutânea, retirando oxigênio da água ou do ar atmosférico.
  4. Brânquias adaptadas para retirar o oxigênio do ar atmosférico, necessitando subir à superfície.
  5. A bexiga natatória auxilia na respiração, suplementando a respiração branquial ao aspirar ar atmosférico.

18. (ETEC) Praticar uma atividade física é uma experiência muito prazerosa. No entanto, às vezes, ocorre uma forte dor na região abdominal que obriga a pessoa a parar com a atividade. Essa dor pode estar associada à falta do gás oxigênio em um músculo que participa da respiração fisiológica e fica localizado entre o tórax e o abdome. Isso acontece, provavelmente, porque o exercício está sendo feito num ritmo mais intenso que o condicionamento aeróbico do praticante e, em consequência, a respiração não consegue suprir a demanda do gás oxigênio, solicitado pela musculatura.

http://tinyurl.com/m94o229%20Acesso%20em:%2008.04.2017.%20Adaptado.

O músculo a que o texto se refere é denominado

  1. bíceps.
  2. deltoide.
  3. trapézio.
  4. diafragma.
  5. miocárdio.

19. (UECE) Em setembro de 2016, a revista New Scientist divulgou o nascimento do primeiro bebê gerado a partir do DNA de três pessoas. Os óvulos, com DNAnuclear da mãe e DNA mitocondrial da doadora, foram fertilizados com espermatozoides do pai e um dos cinco embriões resultantes foi injetado dentro do útero da mãe.

Fonte: https://www.newscientist.com/article/2107219- exclusive-worlds-first-baby-born-with-new-3-parenttechnique/

Em relação à reprodução humana, é correto afirmar que

  1. no ciclo uterino, que ocorre paralelamente ao ciclo ovariano, acontece o espessamento do endométrio e, caso não ocorra a fertilização, sua descamação ocasiona a menstruação.
  2. os testículos ficam localizados dentro de uma bolsa, o escroto, para que sua temperatura seja mais elevada do que a do restante do corpo, condição ideal para produção dos espermatozoides.
  3. a ovulogênese corresponde à formação dos gametas femininos enquanto a espermatogênese representa a formação dos espermatozoides, processos que ocorrem a partir da puberdade.
  4. dos métodos que previnem a gravidez, denominados contraceptivos, os mais efetivos são a tabelinha, a lavagem vaginal e o coito interrompido (retirada do pênis antes da ejaculação).

20. (ETEC) Leia o texto para responder à questão.

O conceito de segurança alimentar e nutricional, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), implica em promover o direito de todos os cidadãos ao acesso regular e permanente a alimentos.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, cerca de 800 milhões de pessoas no mundo sofriam de subnutrição. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que as perdas globais de alimentos e o desperdício cheguem a 1,3 bilhão de toneladas por ano – cerca de um terço da produção mundial de alimentos. Por isso, a redução das perdas e do desperdício deve ser uma prioridade global.

Alguns fatores contribuem para o agravamento dos casos de subnutrição, tais como a má distribuição de renda, os sistemas precários de distribuição de água e alimentos, os desastres naturais e a baixa escolaridade. Outro fator é a pouca ou nenhuma ingestão de alimentos, impossibilitando que, por exemplo, uma criança cresça e desenvolva o corpo e o cérebro, causando danos irreversíveis.

Os principais sinais da subnutrição são o emagrecimento excessivo, a incapacidade de crescer e de se desenvolver de acordo com a taxa esperada, mudanças de comportamento, alterações no cabelo e na cor da pele, entre outros.

A subnutrição também causa apatia, prostração e desmaios, já que o cérebro utiliza a glicose (carboidrato) como fonte de energia, e esse é o primeiro nutriente a faltar em uma dieta reduzida. Além disso, a subnutrição também pode causar uma série de outras doenças, como o raquitismo, o escorbuto, dores de cabeça e a osteoporose, sendo ainda, uma das principais causas de morte de crianças em alguns países.

É preciso unir esforços para promover estilos de vida saudáveis, com respeito, inclusive, às dimensões culturais e regionais.

Campanhas de educação alimentar são uma responsabilidade social, e sua ação se insere no contexto do desenvolvimento sustentável.

http://tinyurl.com/jxajnjy%20Acesso%20em:%2002.09.2016.%20 Adaptado.

De acordo com o texto, é correto afirmar que

  1. as principais causas da subnutrição são a falta de água, de luz e de terra agricultável para a produção de vegetais geneticamente modificados, necessários para toda a população mundial.
  2. os problemas causados pela subnutrição infantil não se estendem até a idade adulta e ocorrem quando a alimentação apresenta excessiva ingestão de gorduras.
  3. a subnutrição ocorre quando a alimentação fornece a glicose necessária para o bom funcionamento do cérebro, evitando a apatia, a prostração e desmaios.
  4. a produção total mundial de alimentos é de cerca de 1,3 bilhão de toneladas por ano e não é suficiente para eliminar a subnutrição no mundo.
  5. a carência de nutrientes no organismo limita o funcionamento regular do sistema nervoso, causando doenças e, até mesmo, a morte.





.