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Citologia I

Simulado com 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Citologia I com questões de Vestibulares.


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01. (URCA) O Núcleo celular é o centro de controle de todas as atividades celulares, armazena o conjunto de informações genéticas codificadas no DNA, além de realizar duplicação do DNA e sintetiza e processa todos os tipos de RNA (rRNA, mRNA e tRNA). Dentre os componentes do núcleo, avalie as seguintes características:

I- Constituído principalmente por RNA ribossomal (rRNA) e proteínas, são fabricas para a produção de ribossomo

II- Nucleoproteína que cotem o genoma humano, constituída por duplos filamentos helicoidais de DNA associados a proteínas, denominados de nucleossomos, que se organiza em estruturas, cada vez, mais complexas até constituírem os cromossomos.

III- Separa o conteúdo intracelular do citoplasma, apresenta poros que realiza transporte seletivo de moléculas para dentro e fora do núcleo, sua superfície citoplasmática contem polirribossomos e é continua com o retículo endoplasmático rugoso.

Quais componentes são citados acima, respectivamente:

  1. I- Nucleoplasma; II- Cromatina; III- Matriz nuclear
  2. I- Nucléolo; II- Cromatina; III- Envoltório nuclear
  3. I- Envoltório nuclear; II- Cromatina; III- Nucleoplasma
  4. I- Heterocromatina; II-Nucleoplasma; III- Envoltório nuclear
  5. I-Nucleoplasma; II- Nucléolo; III- Eucromatina

02. (UFPR) O cultivo de células tem sido utilizado como uma possível alternativa para a produção de moléculas úteis na medicina, como a produção de hormônios naturais. Com a intenção de produzir hormônios como a testosterona e a progesterona, que são derivados do colesterol, pesquisadores tiveram que selecionar uma linhagem de células a partir da caracterização morfológica delas. Na figura abaixo estão apresentadas essas características.

A partir da observação, qual é o número da linhagem selecionada para atingir o objetivo pretendido?

  1. 1.
  2. 2.
  3. 3.
  4. 4.
  5. 5.

03. (UNICAMP) A descoberta do processo celular de interferência por RNA (RNAi) rendeu aos cientistas Andrew Fire e Craig Mello o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2006. O RNAi intercepta e destrói as informações celulares conduzidas pelo RNA dentro da célula antes que sejam processadas em proteínas. Com os avanços da biotecnologia, foram desenvolvidas moléculas sintéticas de RNAi de aplicação tópica, que, pulverizadas nas lavouras, conferem proteção agrícola, reduzindo perdas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas frases a seguir.

O (i) __________ entra em contato com o RNAi pulverizado, que atua em seu processo celular, impedindo que o (ii) __________ seja traduzido como proteína. Como o (iii) __________ está associado a uma função essencial, ao ser silenciado, ocasiona a morte do organismo.

  1. (i) fungo; (ii) códon; (iii) RNAm.
  2. (i) inseto; (ii) RNAt; (iii) DNA.
  3. (i) inseto; (ii) RNAm; (iii) gene.
  4. (i) fungo; (ii) RNAr; (iii) código genético.

04. (UERJ) Macromoléculas polares são capazes de atravessar a membrana plasmática celular, passando do meio externo para o meio interno da célula.

Essa passagem é possibilitada pela presença do seguinte componente na membrana plasmática:

  1. açúcar
  2. proteína
  3. colesterol
  4. triglicerídeo

05. (UNICAMP) Na construção de tecidos biológicos, as células se ancoram em uma rede de microfibras tridimensional (3D), em uma matriz extracelular. Interessados em recriar tecidos biológicos em laboratório utilizando técnicas de engenharia genética e de tecidos, cientistas confirmaram divisões e ligações celulares nas construções 3D obtidas a partir de proteínas de seda recombinantes. Ao observarem células interfásicas e em divisão, formação de actina filamentosa e pontos de adesão focal, os cientistas verificaram que o conjunto de células e matriz extracelular apresentou viabilidade e força biomecânica muito semelhantes às da parede arterial humana.

(Fonte: https://phys.org/news/2019-04-ecm-like-fibers-bioactive-silk-d.html. Acessado em 20/05/ 2019.)

Considerando as informações referentes ao estudo mencionado, e as relações entre célula e seu ambiente, é correto afirmar que as condições experimentais permitiram

  1. a respiração aeróbica e anaeróbica para conservar as trocas gasosas e as fases do ciclo celular durante a formação da parede arterial humana.
  2. a síntese, o transporte e o armazenamento de macromoléculas no citoplasma para fortalecer a estrutura celular, como na parede arterial humana.
  3. a presença de cromossomos alinhados na placa equatorial das células estacionadas na fase interfásica, tal como na parede arterial humana.
  4. a adesão e a proliferação celular para sustentar o metabolismo e a funcionalidade semelhantes aos das artérias humanas.

06. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Os peroxissomos são organelas enzimáticas de membrana única, cuja principal função é a ........ de certas substâncias orgânicas nas células, em especial, ........ . Nessa reação, surge um subproduto muito tóxico para a célula, a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), que precisa ser rapidamente degradado por uma de suas principais enzimas, a ......... .

  1. fluoretação – açúcares – amilase
  2. substituição – sais minerais – anidrase
  3. acetilação – celulose – fosfatase
  4. oxidação – ácidos graxos – catalase
  5. redução – nitritos – lipase

07. (FAMERP) Nas Ciências, muitas vezes, se inicia o estudo de um problema fazendo uma aproximação simplificada. Um desses casos é o estudo do comportamento da membrana celular devido à distribuição do excesso de íons positivos e negativos em torno dela. A figura mostra a visão geral de uma célula e a analogia entre o modelo biológico e o modelo físico, o qual corresponde a duas placas planas e paralelas, eletrizadas com cargas elétricas de tipos opostos.

Com base no modelo físico, considera-se que o campo elétrico no interior da membrana celular tem sentido para

  1. fora da célula, com intensidade crescente de dentro para fora da célula.
  2. dentro da célula, com intensidade crescente de fora para dentro da célula.
  3. dentro da célula, com intensidade crescente de dentro para fora da célula.
  4. fora da célula, com intensidade constante.
  5. dentro da célula, com intensidade constante.

08. (UECE) Em relação à divisão celular, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) A síntese do DNA é semiconservativa, pois cada dupla hélice tem uma cadeia antiga e uma cadeia nova.

( ) A duplicação do DNA ocorre durante a fase S da interfase.

( ) O período G1 é o intervalo entre o término da duplicação do DNA e a próxima mitose.

( ) O período G2 é o intervalo de tempo que ocorre desde o fim da mitose até o início da duplicação do DNA.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. V, V, F, F.
  2. V, F, V, F.
  3. F, V, F, V.
  4. F, F, V, V.

09. (PUC-PR) Quase todos os tipos de células de um organismo podem gerar tumores. No organismo humano, existem mais de 200 tipos de células normais derivadas de uma única célula ovo ou zigoto. Da mesma forma, existem muitos tipos de células cancerosas produzindo vários tumores com diferentes graus de malignidade e de resposta a determinado tratamento.

Uma hipótese mais aceita para explicar o porquê determinadas células têm potencial de gerar tumores mais que às outras é

  1. menor capacidade de correção de mutações defeituosas associada a uma capacidade maior de divisão reducional.
  2. maior possibilidade de mutações por falhas no processo de síntese da nova molécula de DNA e da reparação do DNA associado à incapacidade de realizar mitose.
  3. grande potencial de divisão celular, associado a maior possibilidade de mutações e falhas no reparo do DNA defeituoso.
  4. ausência da enzima telomerase que inibe a reconstituição dos telômeros possibilitando maior número de mutações no DNA.
  5. número reduzido de microtúbulos provocando maior quantidade de mutações do DNA associado à presença da enzima telomerase.

10. (FGV-SP) A figura a seguir é uma ilustração de uma lâmina de um tecido vegetal com células em divisão celular mitótica, sendo que os algarismos indicam diferentes etapas do processo.

Com relação aos eventos característicos de cada etapa, é correto afirmar que, em

  1. 1, ocorre a inatividade dos genes em função da duplicação cromossômica.
  2. 2, ocorre o pareamento de cromossomos homólogos na região equatorial da célula.
  3. 3, os cromossomos iniciam, ao mesmo tempo, a duplicação e a condensação.
  4. 4, ocorre o encurtamento dos microtúbulos cromossômicos.
  5. 5, os cromossomos atingem o nível máximo de condensação.

11. (UECE) Relacione, corretamente, os tipos celulares apresentados com suas respectivas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Células eucariontes

2. Células procariontes

( ) Apresentam cromossomos que não são separados do citoplasma por membrana.

( ) Não apresentam membranas internas no citoplasma. A invaginação da membrana plasmática é motivo de controvérsia entre pesquisadores.

( ) Por serem células mais complexas, apresentam tamanho maior.

( ) Apresentam uma complexa rede de tubos e filamentos que define sua forma e permite a realização de movimentos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. 2, 1, 2, 2.
  2. 2, 2, 1, 1.
  3. 1, 2, 1, 2.
  4. 1, 2, 2, 1.

12. (UFJF) Um professor do ensino médio de uma tradicional escola de Juiz de Fora resolveu fazer uma aula prática sobre membrana plasmática com seus alunos. Ele criou em laboratório células com as superfícies fluorescentes para o estudo do modelo proposto por Singer e Nicolson. Neste experimento, ele usou uma célula com a superfície fluorescente e observou-a em microscópio acoplado a um laser. O laser utilizado neste caso é capaz de degradar a fluorescência conjugada às moléculas na superfície celular. Iniciado o experimento, ele expôs um ponto específico da célula ao laser. Após cinco minutos de exposição da incidência do laser, observou que a região exposta perdia a fluorescência, mas o restante da célula continuava fluorescente. Entretanto, após uma hora de exposição, no mesmo ponto focal, toda a célula perdia a fluorescência. Baseado nesse experimento responda a questão abaixo.

Quais moléculas perderam a fluorescência e qual é o modelo evidenciado neste experimento?

  1. Lipídeos e Glicolipídeos – Mosaico fluido.
  2. Proteínas e Glicoproteínas – Mosaico fluido.
  3. Lipídeos e Proteínas – Mosaico simétrico.
  4. Lipídeos e Proteínas – Mosaico fluido.
  5. Proteínas e Glicoproteínas – Mosaico simétrico.

13. (UEA) A figura ilustra a estrutura molecular do DNA, descrita pela primeira vez em 1953.

Tal organização corresponde a um polímero de

  1. carboidratos.
  2. aminoácidos.
  3. nucleotídeos.
  4. lipídeos.
  5. vitaminas.

14. (UFJF) O citoesqueleto é formado por componentes proteicos que realizam diversas funções celulares. Dentre elas está a manutenção estrutural e sustentação das células animais. São componentes do citoesqueleto: filamentos intermediários, filamentos de actina e microtúbulos.

Assinale a opção que cita CORRETAMENTE as funções desses elementos do citoesqueleto.

  1. resistência mecânica, contração da célula muscular, composição estrutural de cílios e flagelos.
  2. divisão celular com formação do fuso mitótico, síntese proteica, replicação do DNA.
  3. resistência mecânica, armazenamento de energia, transporte de vesículas.
  4. transcrição do RNA, composição estrutural de cílios e flagelos, contração da célula muscular.
  5. composição estrutural de cílios e flagelos, síntese proteica, tradução de proteínas.

15. (UEA) Alguns sais minerais se deslocam, a favor do gradiente de concentração, do solo para o interior das células da raiz de uma planta, por meio_______. Isso promove um aumento na concentração intracelular, favorecendo a entrada de água nas células da raiz por_______.

As lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por:

  1. do transporte ativo – difusão simples.
  2. da difusão simples – osmose.
  3. da osmose – bombeamento iônico.
  4. do bombeamento iônico – difusão facilitada.
  5. do transporte passivo – transporte ativo

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