Museu a Céu Aberto
Lista de 02 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Museu a Céu Aberto com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Museu a Céu Aberto.
01. (ENCCEJA) O Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), é um museu a céu aberto, que convida o espectador à experiência de fruição por meio do(a)
- diálogo entre arte e paisagismo.
- interação com a obra de arte.
- conjunto formado pela natureza.
- fuga aos centros urbanos.
Resposta: A
Resolução: O Instituto Inhotim é conhecido por ser um museu a céu aberto, onde arte contemporânea e natureza se entrelaçam, proporcionando uma experiência única de fruição ao espectador. A resposta correta é A ("diálogo entre arte e paisagismo"), pois Inhotim une arte e paisagem natural, o que permite ao visitante explorar obras de arte enquanto aprecia o paisagismo ao seu redor.
02. (ENCCEJA) TEXTO I
TEXTO II
“O melhor instrumento é o corpo, o resto é consequência disso”. Foi assim que o músico Naná Vasconcelos, um dos maiores percussionistas do mundo, começou sua oficina de iniciação em percussão na comunidade quilombola de Marinhos, distrito de Brumadinho. Durante a tarde, crianças e jovens do projeto desenvolvido pelo Inhotim puderam conversar com o artista e descobrir novas formas de fazer música.
VASCONCELOS, N. Naná Vasconcelos em Brumadinho. Disponível em: www.inhotim.org.br. Acesso em: 5 jul. 2015 (adaptado).
O artista pernambucano Naná Vasconcelos utilizou a arte para fortalecer a musicalidade afro-brasileira na comunidade de Brumadinho (MG).
Essa ação preserva um patrimônio artístico, por privilegiar o contato entre o participante da oficina e
- diálogo entre arte e paisagismo.
- interação com a obra de arte.
- conjunto formado pela natureza.
- fuga aos centros urbanos.
Resposta: C
Resolução: No segundo texto, Naná Vasconcelos realiza uma oficina de percussão em uma comunidade quilombola, promovendo o contato dos participantes com a musicalidade afro-brasileira e explorando a percussão como expressão cultural e artística. A ação valoriza o patrimônio cultural e o uso do corpo como instrumento, que ele considera o "melhor instrumento".