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Manifestações Culturais

Lista de 10 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Manifestações Culturais com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Manifestações Culturais.




01. (ENEM 2019) Com o enredo que homenageou o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a Unidos da Tijuca foi coroada no Carnaval 2012.

A penúltima escola a entrar na Sapucaí, na segunda noite de desfiles, mergulhou no universo do cantor e compositor brasileiro e trouxe a cultura nordestina com criatividade para a Avenida, com o enredo O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão.

Disponível em: www.cultura.rj.gov.br. Acesso em: 15 maio 2012 (adaptado).

A notícia relata um evento cultural que marca a

  1. primazia do samba sobre a música nordestina.
  2. inter-relação entre dois gêneros musicais brasileiros.
  3. valorização das origens oligárquicas da cultura nordestina.
  4. proposta de resgate de antigos gêneros musicais brasileiros.
  5. criatividade em compor um samba-enredo em homenagem a uma pessoa.

Resposta: B

Resolução:

02. (UPE) Observe a imagem a seguir:

Ela representa a produção artística de Euclides Francisco Amâncio (Bajado). Sobre sua contribuição para a arte pernambucana, analise as afirmativas a seguir:

I. Na década de 1960, inaugurou, em companhia com outros artistas de Olinda, o movimento de arte da Ribeira.

II. A sua arte reproduzia a vida cotidiana e as condições socioculturais da população pernambucana.

III. A imagem possui traços da arte contemporânea, cuja tendência artística era a liberdade estética.

IV. Esse quadro é intitulado “Viva o homem da meia-noite” e demonstra a influência do carnaval de Olinda nas obras de Bajado.

Estão CORRETAS

  1. I, II e III, apenas.
  2. II e IV, apenas.
  3. III e IV, apenas.
  4. I, II, III e IV.
  5. I e IV, apenas.

Resposta: D

Resolução:

I. Na década de 1960, inaugurou, em companhia com outros artistas de Olinda, o movimento de arte da Ribeira. (Verdadeira)

II. A sua arte reproduzia a vida cotidiana e as condições socioculturais da população pernambucana. (Verdadeira)

III. A imagem possui traços da arte contemporânea, cuja tendência artística era a liberdade estética. (Verdadeira)

IV. Esse quadro é intitulado “Viva o homem da meia-noite” e demonstra a influência do carnaval de Olinda nas obras de Bajado. (Verdadeira)

03. (UEL) Observe a figura e leia o texto a seguir.

Corpo é um grupo de dança mineiro que, em 2016, comemora quarenta anos de história. Seu tempo de atuação é marcado pela pluralidade, questão reconhecida tanto na arte contemporânea, quanto na constituição dos aspectos identitários da cultura brasileira. O espetáculo intitulado Benguelê, executado pelo grupo em 2009, é uma exaltação ao passado africano e às suas marcantes e profundas raízes na cultura brasileira. Riscando o palco, sem nenhum pudor, o coreógrafo evoca, do início ao fim, ritmos afro-brasileiros como o maracatu, o candomblé e o congado. Anarquia e frenesi se dão através das batidas de pé, remelexos de quadril, ombros e pélvis. A diversidade rítmica ganha vida ao som da música do compositor, cantor e violonista João Bosco. Ora festivos, ora ritualísticos, os movimentos sugerem danças tribais, em que a representação das figuras humanas, vergadas pelo tempo, ou animalizadas, pontua o espetáculo.

(Adaptado de: . Acesso em: 12 ago. 2016.)

Com base no texto, nas imagens e nos conhecimentos sobre manifestações artísiticas, considere as afirmativas a seguir.

I. Benguelê é um espetáculo de dança popular que parte de pressupostos como a simetria, a beleza e a leveza para a composição coreográfica, a fim de abordar os aspectos folclóricos da arte.

II. Na arte contemporânea, convivem temporalidades diversas da tradição artística, em consonância com o tempo presente.

III. Dança é um movimento executado dentro de certas regras, não necessariamente regulares ou aparentes, e que se desenvolve no espaço e num tempo.

IV. Em Benguelê, a variedade rítmica e a diversidade de movimentos executados atestam o caráter plural do espetáculo.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resposta: E

Resolução: Justificativa I. Incorreta. Trata-se de um grupo de dança profissional, que conta com o trabalho de coreografia, direção e cenografia, diferentemente do que acontece com as danças populares, muito embora o grupo se alimente também dessas raízes. Tampouco se vale, neste espetáculo, de pressupostos como simetria, beleza e leveza. O que é também improvável, na afirmativa, é ter como finalidade a abordagem de aspectos folclóricos da arte.

II. Correta. Tal afirmação é verificável tanto no espetáculo de dança apresentado quanto na arte contemporânea de modo geral. Benguelê “é uma exaltação ao passado africano e às suas marcantes e profundas raízes na cultura brasileira”.

III. Correta. Trata-se da definição de dança. O candidato deve compreender que nem todo movimento é dança, pois há regras, embora não necessariamente regulares ou aparentes (caso do que se apresenta sobre Benguelê) e que se dá, fundamentalmente, a partir do encadeamento do corpo no espaço e em um tempo.

IV. Correta. O trabalho do grupo Corpo, como um todo, é caracterizado pela diversidade e pela pluralidade de suas coreografias que entrecruzam elementos da cultura erudita com a popular pelas mais variadas vias. Isso é perceptível também em Benguelê, cuja proposta coreográfica desvela as marcas da constituição cultural brasileira.

04. (Enem PPL 2010) O Arlequim, o Pierrô, a Brighella ou a Colombina são personagens típicos de grupos teatrais da Commedia dell’art, que, há anos, encontram-se presentes em marchinhas e fantasias de carnaval. Esses grupos teatrais seguiam, de cidade em cidade, com faces e disfarces, fazendo suas críticas, declarando seu amor por todas as belas jovens e, ao final da apresentação, despediam-se do público com músicas e poesias.

A intenção desses atores era expressar sua mensagem voltada para a

  1. crença na dignidade do clero e na divisão entre o mundo real e o espiritual.
  2. ideologia de luta social que coloca o homem no centro do processo histórico.
  3. crença na espiritualidade e na busca incansável pela justiça social dos feudos.
  4. ideia de anarquia expressa pelos trovadores iluministas do início do século XVI.
  5. ideologia humanista com cenas centradas no homem, na mulher e no cotidiano.

Resposta: E

Resolução: A Commedia dell'art foi uma forma de expressão da cultura popular que surgiu por volta do século XVI, portanto, na época do humanismo, e tinha como principal objetivo divulgar e promover a cultura popular e os valores próprios do povo, defendendo a perspectiva humanista contra os ataques que eram feitos pelo clero e pela nobreza.

Ela era, assim, uma representação "vulgar," no sentido de ser do povo, do vulgo, das temáticas "elevadas" dos intelectuais do humanismo (Moore, Erasmo, etc) e tinha como objetivo vencer o dogmatismo religioso que prejudicava o pleno desenvolvimento da cultura popular, que considerava como sujas e pecaminosas as danças, as comidas, as bebidas e os hábitos vulgares, sendo uma reação mascarada contra esta opressão cultural.

05. (ENEM 2020) Sou o coração do folclore nordestino

Eu sou Mateus e Bastião do Boi-bumbá

Sou o boneco de Mestre Vitalino

Dançando uma ciranda em Itamaracá

Eu sou um verso de Carlos Pena Filho

Num frevo de Capiba

Ao som da Orquestra Armorial

Sou Capibaribe

Num livro de João Cabral

Sou mamulengo de São Bento do Una

Vindo no baque solto de maracatu

Eu sou um auto de Ariano Suassuna

No meio da Feira de Caruaru

Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta

Levando a flor da lira

Pra Nova Jerusalém

Sou Luiz Gonzaga .

E sou do mangue também

Eu sou mameluco, sou de Casa Forte

e Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte

dg (ENEPIERO PO Leto co ota E gos (ragmento) São Paulo: Velas, 1993 (fragmento.

O fragmento faz parte da canção brasileira contemporânea e celebra a cultura popular nordestina.

Nele, o artista exalta as diferentes manifestações culturais pela

  1. valorização do teatro, música, artesanato, literatura, dança, personagens históricos e artistas populares, compondo um tecido diversificado e enriquecedor da cultura popular como patrimônio regional e nacional.
  2. identificação dos lugares pernambucanos, manifestações culturais, como o bumba meu boi, as cirandas, os bonecos mamulengos e heróis locais, fazendo com que essa canção se apresente como uma referência à cultura popular nordestina.
  3. exaltação das raízes populares, como a poesia, a literatura de cordel e o frevo, misturadas ao erudito, como a Orquestra Armorial, compondo um rico tecido cultural, que transforma o popular em erudito.
  4. caracterização das festas populares como identidade cultural localizada e como representantes de uma cultura que reflete valores históricos e sociais próprios da população local.
  5. apresentação do Pastoril do Faceta, do maracatu, do bumba meu boi e dos autos como representação da musicalidade e do teatro popular religioso, bastante comum ao folclore brasileiro.

Resposta: B

Resolução:

06. (ENEM 2009) A dança é importante para o índio preparar o corpo e a garganta e significa energia para o corpo, que fica robusto. Na aldeia, para preparo físico, dançamos desde cinco horas da manhã até seis horas da tarde, passa-se o dia inteiro dançando quando os padrinhos planejam a dança dos adolescentes. O padrinho é como um professor, um preparador físico dos adolescentes. Por exemplo, o padrinho sonha com um determinado canto e planeja para todos entoarem. Todos os tipos de dança vêm dos primeiros xavantes: Wamarĩdzadadzeiwawẽ, Butséwawẽ, Tseretomodzatsewawẽ, que foram descobrindo através da sabedoria como iria ser a cultura Xavante. Até hoje existe essa cultura, essa celebração. Quando o adolescente fura a orelha é obrigatório ele dançar toda a noite, tem de acordar meia-noite para dançar e cantar, é obrigatório, eles vão chamando um ao outro com um grito especial.

WÉRÉ' É TSI'RÓBÓ, E. A dança e o canto-celebração da existência xavante. VIS-Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. V. 5, n. 2, dez. 2006.

A partir das informações sobre a dança Xavante, conclui-se que o valor da diversidade artística e da tradição cultural apresentados originam-se da

  1. iniciativa individual do indígena para a prática da dança e do canto.
  2. excelente forma física apresentada pelo povo Xavante.
  3. multiculturalidade presente na sua manifestação cênica.
  4. inexistência de um planejamento da estética da dança, caracterizada pelo ineditismo.
  5. preservação de uma identidade entre a gestualidade ancestral e a novidade dos cantos a serem entoados.

Resposta: E

Resolução: O excerto aborda a questão da dança como componente da identidade dos Xavantes. Sabemos que a identidade consiste na incorporação de elementos novos (provenientes do meio) e em sua filiação a práticas ou valores já integrados a determinado grupo humano, contando com o processo de adaptação e flexibilidade. Tais noções se encontram no texto de Wéré‘é Tsi’róbó: enquanto os cantos são inventados atualmente por um padrinho dos jovens da tribo, os tipos de dança se originam dos seus ancestrais. Fonte: G1/Colégio Qi

07. (UP) Leia o texto a seguir:

As danças africanas desenvolvidas no Brasil têm também suas matrizes no binômio África Ocidental e África Banta (centro-oeste africano). Dos africanos ocidentais, principalmente dos iorubas, a cultura brasileira herdou as danças dos orixás, ricas em mímica e teatralidade. E dos bantos, chegaram-nos, principalmente, as danças em círculo e em cortejo, que geralmente expressam um enredo, um drama, sendo, por isso, denominadas “danças dramáticas”.

LOPES, Nei. Heranças Culturais. In: ______. História e Cultura africanas e afro-brasileira. São Paulo: Barsa Planeta, 2011, p. 86.

As danças africanas contribuíram significativamente para as manifestações culturais de Pernambuco, que estão quase sempre associadas aos principais ciclos festivos. Sobre esse assunto e de acordo com o texto, assinale a alternativa que indica uma dança pernambucana de herança banta.

  1. Coco de roda
  2. Baião
  3. Quadrilha
  4. Frevo
  5. Caboclinho

Resposta: A

Resolução: O coco de roda, ou simplesmente "coco", é uma dança popular brasileira, típica das regiões Nordeste e Norte. Originada em comunidades litorâneas e em áreas rurais, é uma manifestação cultural que envolve dança, música e canto, caracterizando-se pela forte presença de ritmos percussivos e pela dança em círculo.

A dança do coco de roda normalmente é acompanhada por instrumentos como o ganzá, o pandeiro, o zabumba e a caixa, que juntos criam uma batida envolvente. O ritmo alegre e cadenciado é seguido pelo canto de versos improvisados ou pré-combinados, que muitas vezes falam sobre o cotidiano, o trabalho, a vida na comunidade e as belezas da natureza.

08. (ENEM 2009) No programa do balé Parade, apresentado em 18 de maio de 1917, foi empregada publicamente, pela primeira vez, a palavra sur-realisme. Pablo Picasso desenhou o cenário e a indumentária, cujo efeito foi tão surpreendente que se sobrepôs à coreografia. A música de Erik Satie era uma mistura de jazz, música popular e sons reais tais como tiros de pistola, combinados com as imagens do balé de Charlie Chaplin, caubóis e vilões, mágica chinesa e Ragtime. Os tempos não eram propícios para receber a nova mensagem cênica demasiado provocativa devido ao repicar da máquina de escrever, aos zumbidos de sirene e dínamo e aos rumores de aeroplano previstos por Cocteau para a partitura de Satie. Já a ação coreográfica confirmava a tendência marcadamente teatral da gestualidade cênica, dada pela justaposição, colagem de ações isoladas seguindo um estímulo musical.

SILVA, S. M. O surrealismo e a dança. GUINSBURG, J.; LEIRNER (Org.). O surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008 (adaptado).

  1. a falta de diversidade cultural na sua proposta estética.
  2. a alienação dos artistas em relação às tensões da Segunda Guerra Mundial.
  3. uma disputa cênica entre as linguagens das artes visuais, do figurino e da música.
  4. as inovações tecnológicas nas partes cênicas, musicais, coreográficas e de figurino.
  5. uma narrativa com encadeamentos claramente lógicos e lineares.

Resposta: D

Resolução: A alternativa correta é a D, uma vez que menciona inovações tecnológicas, o que é a condição cotidiana daquele momento histórico, reflexo da Segunda Revolução Industrial e da Segunda Guerra Mundial. Tal inovação é representada na arte pelo surrealismo, arte mencionada no trecho, que se pauta na ruptura com o tradicionalismo e no diálogo com o mundo técnico, como se nota nas referências aos tiros de pistola, às máquinas de escrever, aos zumbidos de sirene, aos rumores do aeroplano.

09. (PUC-RS) Zé Carioca, personagem de histórias em quadrinhos e filmes de Hollywood, foi criado por Walt Disney a partir de uma interpretação da figura popular do malandro carioca ligado ao samba e ao carnaval. A criação desse personagem caricatural para representar a identidade nacional brasileira está relacionada com qual dos contextos abaixo?

  1. À Primeira Guerra e ao esforço de penetração comercial dos EUA no Brasil.
  2. Ao esforço de aproximação e alinhamento do Brasil aos EUA, no contexto da II Guerra Mundial.
  3. À internacionalização da economia brasileira da Era JK.
  4. À expansão da cultura pop de influência norte-americana na Guerra Fria.
  5. Ao imperialismo cultural dos EUA no contexto da ditadura militar.

Resposta: B

Resolução: Zé Carioca é um personagem que segue o esteriótipo do malandro carioca dos anos 1930/1940. Disney aproveitou-se da imagem internacional que o carnaval carioca tinha (e continua tendo no mundo) e, em especial nos EUA – naquela época –, sobretudo em virtude dos espetáculos de Carmem Miranda, para estreitar laços culturais com o Brasil.

10. (PUC-RS) "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, foi um samba-exaltação composto num contexto caracterizado pela censura às letras de música que falassem da malandragem e pela utilização política do samba através do rádio - inclusive com a composição de marchinhas de carnaval - no sentido de forjar o consenso político ao redor de um projeto de modernização populista e autoritário, que caracterizou o governo de:

  1. Juscelino Kubitschek
  2. Eurico Gaspar Dutra
  3. Castelo Branco
  4. Jânio Quadros
  5. Getúlio Vargas

Resposta: E

Resolução: Os variados estilos de samba dos anos 1930/1940, incluindo as extremamente populares marchinhas de carnaval, foram utilizadas pelo serviço de propaganda de Getúlio Vargas, a favor do próprio governo, para construir uma imagem positiva do ditador e disseminá-la à massa de ouvintes do rádio, já que a televisão ainda não havia sido criada na época.

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