Fotografia
Lista de 06 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Fotografia com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Fotografia.
01. (UPE) Observe a imagem a seguir:
Ela demonstra uma imbricação entre pintura e fotografia, que é parte integrante da arte do Brasil no século XIX, que teve como movimentos importantes
- Cubismo e Dadaísmo.
- Realismo e Naturalismo.
- Futurismo e Impressionismo.
- Abstracionismo e Surrealismo.
- Romantismo e Pós-Modernismo.
Resposta: B
Resolução: A imagem que demonstra uma imbricação entre pintura e fotografia está mais relacionada aos movimentos artísticos do século XIX, que foram o Realismo e o Naturalismo.
02. (UFGD) Analise a seguir as fotografias de indivíduos da etnia Awá-Guajá, de Sebastião Salgado.
Sobre essas fotografias, é correto afirmar que
- representam uma comunidade extemporânea e imaginária, diferente das comunidades indígenas da atualidade, que já desfrutam de recursos tecnológicos e têm pouco ou nenhum contato com produtos florestais.
- apresentam cenas do cotidiano dos indígenas e revelam a integração entre indivíduo e natureza em áreas habitadas por uma etnia composta por nômades e coletores.
- apresentam a vida dos povos da Amazônia em áreas protegidas pela Funai e denunciam a indiferença governamental em relação à questão indígena.
- mostram o desprezo das comunidades urbanas em relação ao estilo de vida dos indígenas que, desde a chegada dos portugueses em 1500, têm sido vítimas da violência e da aculturação por parte dos europeus.
- revelam uma estética autoral que retrata o elemento humano como coadjuvante e apresenta a natureza exuberante da Amazônia como a real protagonista.
Resposta: B
Resolução: Essas fotografias capturam aspectos do cotidiano e da relação dos indígenas da etnia Awá-Guajá com a natureza, destacando sua integração e dependência dos recursos naturais, o que é característico de comunidades nômades e coletores, como é o caso dessa etnia.
03. (ENCCEJA) Eduardo Nascimento é um fotógrafo de Antonina, uma pacata cidade no litoral paranaense.
Por meio dessa fotografia, o artista
- denuncia a falta de educação de parte da população de sua cidade.
- explora a ironia da cena do cotidiano como tema artístico.
- elege o abandono da cidade como inspiração.
- revela a ausência de pessoas nas cidades.
Resposta: B
Resolução: A fotografia parece capturar uma cena do cotidiano que pode ser interpretada de forma irônica ou humorística. A presença de uma bicicleta solitária encostada em um poste de luz em uma rua vazia sugere uma situação que pode despertar reflexões sobre temas como solidão, espera ou até mesmo abandono, mas com um toque de ironia ou humor.
04. (ENEM 2020) A obra de Joseph Kosuth data de 1965 e se constitui por uma fotografia de cadeira, uma cadeira exposta e um quadro com o verbete “Cadeira”.
Trata-se de um exemplo de arte conceitual que revela o paradoxo entre verdade e imitação, já que a arte
- não é a realidade, mas uma representação dela.
- fundamenta-se na repetição, construindo variações.
- não se define, pois depende da interpretação do fruidor.
- resiste ao tempo, beneficiada por múltiplas formas de registro.
- redesenha a verdade, aproximando-se das definições lexicais.
Resposta: A
Resolução: A arte conceitual muitas vezes se baseia em conceitos e ideias, desafiando a ideia de que a arte deva ser uma representação direta da realidade física. Nesse caso específico, a obra de Kosuth desafia a ideia de que a arte deva ser uma representação visual direta, ao invés disso, ela usa a linguagem e os objetos como veículos para explorar conceitos e reflexões sobre a natureza da arte e da realidade.
05. (Unimontes) Veja a reprodução de duas das fotografias de Sebastião Salgado, da série Os Awá-Guajá:
Comparando as reproduções acima com A primeira missa no Brasil, de Victor Meirelles, pode-se afirmar, EXCETO
- Enquanto a celebração da missa e a cruz elevada concentram os olhares na obra de Meirelles, Salgado apresenta o olhar dos Awá-Guajá nos questionando, espectadores externos à cena.
- Enquanto em Salgado há componentes de crítica social, em Meirelles há adesão aos interesses do colonizador.
- A visão exótica de Meirelles sobre os indígenas é substituída, em Salgado, por um olhar imparcial das cenas cotidianas dos Awá-Guajá, não interferindo na composição da cena.
- Enquanto Salgado descentraliza o olhar mostrando integração entre o homem e o espaço natural, a tela de Meirelles é repartida entre o espaço selvagem e o civilizado.
Resposta: C
Resolução: Salgado não tem um olhar imparcial, poís ele tenta mostrar a relação entre o índigena e o espaço natural.
06. (Enem 2019) Utilizando chocolate derretido como matéria-prima, essa obra de Vick Muniz reproduz a célebre fotografia do processo de criação de Jackson Pollock. A originalidade dessa releitura reside na
- apropriação parodística das técnicas e materiais utilizados.
- reflexão acerca dos sistemas de circulação da arte.
- simplificação dos traços da composição pictórica.
- contraposição de linguagens artísticas distintas.
- crítica ao advento do abstracionismo.
Resposta: A
Resolução: A originalidade da obra de Vick Muniz, que reproduz a célebre fotografia do processo de criação de Jackson Pollock utilizando chocolate derretido como matéria-prima, reside na: Apropriação parodística das técnicas e materiais utilizados.
A obra de Vick Muniz é uma paródia ou uma releitura humorística e crítica da obra de Jackson Pollock, utilizando materiais inesperados e transformando a técnica abstrata de Pollock em algo novo e inusitado.