Carnaval
Lista de 04 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Carnaval com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Carnaval.
Observe a imagem e leia o texto para responder às questões.
Ela desatinou
Ela desatinou, viu chegar quarta-feira
Acabar brincadeira, bandeiras se desmanchando
E ela inda está sambando
Ela desatinou, viu morrer alegrias, rasgar fantasias
Os dias sem sol raiando e ela inda está sambando
Ela não vê que toda gente Já está sofrendo normalmente
Toda a cidade anda esquecida, da falsa vida,
da avenida
Onde Ela desatinou, viu chegar quarta-feira
Acabar brincadeira, bandeiras se desmanchando
E ela inda está sambando
Ela desatinou, viu morrer alegrias, rasgar fantasias
Os dias sem sol raiando e ela inda está sambando
Quem não inveja a infeliz, feliz
No seu mundo de cetim, assim
Debochando da dor, do pecado
Do tempo perdido, do jogo acabado.
BUARQUE, Chico. Ela desatinou. In: Todas as canções. Rio de Janeiro: Record, 2004. p. 210.
Tanto a pintura quanto a letra de música apresentadas
01. (UEG) Tanto a pintura quanto a letra de música apresentadas
- veiculam uma preocupação oriunda do universo do trabalho e da ordem.
- deixam-se pautar por uma abordagem estética da alegria e da festividade.
- explicitam a ideia de que o carnaval causa uma emoção sempre passageira.
- ironizam o contentamento dos que são felizes apenas em tempos de festa.
- abordam a vivência de pessoas que se negam a enfrentar o cotidiano.
Resposta: B
Resolução: Trechos como "Ela desatinou, viu chegar quarta-feira | Acabar brincadeira, bandeiras se desmanchando", a obra "Carnaval dos Arcos" de Heitor dos Prazeres deixam-se pautar por uma abordagem estética da alegria e da festividade.
02. (UEG) Em termos de construção, a letra da música de Chico Buarque apresenta rimas, o que lhe confere cadência e musicalidade.
Já na pintura,
- o trabalho com o ritmo ocorre a partir do retrato dos instrumentos musicais.
- a noção de profundidade se dá pelo retrato das vestimentas das mulheres.
- a noção de profundidade é desfavorecida pelo retrato do piso inclinado.
- a noção de profundidade é tributária do trabalho com a perspectiva.
- o trabalho com o ritmo é prejudicado pela representação dos arcos.
Resposta: D
Resolução: Já na pintura, a noção de profundidade é tributária do trabalho com a perspectiva.
03. (UEG) Em termos imagéticos tem-se, na pintura e na letra da canção apresentadas, respectivamente, a representação do
- coletivo e do individual.
- individual e do grupal.
- individual e pictórico.
- pictórico e coletivo.
- grupal e pictórico.
Resposta: A
Resolução: A pintura mostra uma festa coletiva, já a música cita "ela", como ser individual.
04. (UEG) Embora tanto o poema-canção quanto a pintura apresentados se enquadrem como produções modernas, a pintura se constrói sob uma perspectiva
- neoclássica
- dadaísta
- futurista
- cubista
- realista
Resposta: E
Resolução: A pintura se constrói sob uma perspectiva realista, ao mostrar uma festa de carnaval, tal qual ela é.