Johannes Vermeer
Lista de 02 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Johannes Vermeer com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Johannes Vermeer.
01. (UFV) A Leiteira (c.1658-1660), de Johannes Veermer, é uma das obras-primas da pintura holandesa do século XVII, que gradativamente define um estilo próprio, representando com austero realismo cenas familiares, paisagens urbanas, situações da vida cotidiana e retratos de pessoas comuns. A vida urbana e comercial é o cenário dessa nova forma de representação do mundo, que caracteriza a cristalização de uma cultura burguesa.
Das características a seguir, assinale aquela que NÃO se aplica à cultura burguesa urbana da era moderna.
- A estética barroca, caracterizada por uma representação do mundo saturada de excessos e movimento.
- A atribuição de valor moral ao trabalho honesto e disciplinado, com raízes na religião reformada.
- O profundo desprezo pelas classes populares, consideradas como dissolutas e avessas ao trabalho.
- A vida doméstica centrada na definição de uma esfera privada restrita à família nuclear.
- A aversão ao complexo jogo de etiqueta e honra da sociedade de corte e dos aristocratas em geral.
Resposta: A
Resolução: Das características a seguir, assinale aquela que NÃO se aplica à cultura burguesa urbana da era moderna A estética barroca, caracterizada por uma representação do mundo saturada de excessos e movimento.
02. (UEG) Observe a imagem e leia o excerto a seguir para responder à questão.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 15.
A construção das imagens femininas, tanto na pintura de Vermeer quanto no fragmento de Alencar, indicam respectivamente
- arroubo e retrocesso
- afetação e libertinagem
- servidão e autodeterminação
- celeridade e imbecilidade
- dismorfia e fraqueza
Resposta: C
Resolução: A construção das imagens femininas, tanto na pintura de Vermeer quanto no fragmento de Alencar, indicam respectivamente servidão e autodeterminação.