Ready-Made
Lista de 02 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Ready-Made com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Ready-Made.
01. (UEL) Analise a figura a seguir.
Com base nas características da obra Zero Dollar e na trajetória de Cildo Meirelles, considere as afirmativas a seguir.
I. A obra apropria-se da produção artística para expressar e contestar a política então vigente, propiciando a circulação de informações e opiniões críticas.
II. O artista abandona a figuração expressionista em sua produção, dedicando-se à intervenção de caráter político expresso em objetos banais.
III. Cildo Meirelles, representante do ready-made, apropria-se de objetos do cotidiano para expressar sua criticidade e subversão à política vigente.
IV. A obra de Cildo tem o poder de copiar a realidade e resgatar a força expressiva da natureza e da representação, retomando princípios do movimento realista do século XIX.
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas I e IV são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
- Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Resposta: D
Resolução:
I. A obra apropria-se da produção artística para expressar e contestar a política então vigente, propiciando a circulação de informações e opiniões críticas.
Essa afirmativa está correta porque a obra "Zero Dollar" de Cildo Meireles é uma intervenção artística que utiliza cédulas de dinheiro carimbadas com mensagens políticas para criticar o regime militar no Brasil. Ela busca chamar a atenção para questões políticas e sociais por meio da apropriação de elementos do cotidiano.
II. O artista abandona a figuração expressionista em sua produção, dedicando-se à intervenção de caráter político expresso em objetos banais.
Essa afirmativa está correta porque Cildo Meireles, ao longo de sua carreira, passou de uma produção inicial mais ligada à figuração expressionista para intervenções artísticas de caráter político e social. A obra "Zero Dollar" é um exemplo desse direcionamento em sua produção.
III. Cildo Meirelles, representante do ready-made, apropria-se de objetos do cotidiano para expressar sua criticidade e subversão à política vigente.
Essa afirmativa está correta porque Cildo Meireles é associado ao movimento do ready-made, que envolve a apropriação de objetos do cotidiano e sua transformação em obras de arte. Ele utiliza essa técnica para expressar críticas e subversões políticas, como visto na obra "Zero Dollar".
02. (Enem 2020) TEXTO I
TEXTO II
O termo ready-made foi criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho (Roda de bicicleta). AO transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma critica radical ao sistema da arte.
Disponível em: www. bienaLorg.br Acesso em: * set. 2016 (adaptado)
A instalação In absentia propõe um diálogo com o ready-made Roda de bicicleta, demonstrando que
- as formas de criticar obras do passado se repetem.
- a recorrência de temas marca a arte do final do século XX.
- as criações desmistificam os valores estéticos estabelecidos.
- o distanciamento temporal permite a transformação dos referenciais estéticos.
- o objeto ausente sugere a degradação da forma superando o modelo artístico.
Resposta: C
Resolução: A instalação "In absentia" dialoga com o ready-made "Roda de bicicleta" de Marcel Duchamp. Vamos analisar cada uma das alternativas e justificar por que a resposta correta é a alternativa C:
A: As formas de criticar obras do passado se repetem.
Essa alternativa não está diretamente relacionada ao diálogo entre as duas obras mencionadas.
B: A recorrência de temas marca a arte do final do século XX.
Essa alternativa também não está diretamente relacionada ao diálogo entre as duas obras mencionadas.
C: As criações desmistificam os valores estéticos estabelecidos.
Essa alternativa está correta. Tanto a instalação "In absentia" quanto o ready-made "Roda de bicicleta" de Duchamp questionam os valores estéticos tradicionais ao transformarem objetos comuns do cotidiano em obras de arte, desafiando a noção convencional de arte e suas bases estéticas.
D: O distanciamento temporal permite a transformação dos referenciais estéticos.
Essa alternativa não reflete diretamente o diálogo entre as duas obras mencionadas.
E: O objeto ausente sugere a degradação da forma superando o modelo artístico.
Essa alternativa não está diretamente relacionada ao diálogo entre as duas obras mencionadas.