Concretismo e Neoconcretismo
Lista de 17 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Concretismo e Neoconcretismo com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Concretismo e Neoconcretismo .
01. (UEL) As diretrizes do manifesto da arte Neoconcreta, publicado no Jornal do Brasil em março de 1959, no Rio de Janeiro, propõem a exploração espacial como uma de suas estratégias criativas, seja no aspecto bidimensional, seja no tridimensional.
Com base nos conhecimentos sobre o Neoconcretismo no Brasil e nas imagens a seguir, assinale a alternativa que indica as obras de arte Neoconcreta brasileiras.
São imagens representativas da arte Neoconcreta brasileira:
- Somente 1 e 2.
- Somente 1 e 4.
- Somente 3 e 4.
- Somente 1, 2 e 3.
- Somente 2, 3 e 4
Resposta: A
Resolução: A alternativa correta é a letra A, que indica que as imagens representativas da arte Neoconcreta brasileira são somente a 1 e a 2.
Lygia Clark, "Planos em Superfície Modulada".
Franz Weissann, "Sem título".
Rubem Valentim, "Emblema" (construtivismo).
Frans Krajcberg, "Sem título".
02. (FGV-SP) A exposição "Calder e a arte brasileira", realizada no Instituto Itaú Cultural (SP), em 2016, mostrou a influência do artista norte-americano Alexander Calder (1898-1976) na formação do neoconcretismo no Brasil.
Entre os elementos comuns à produção artística de Alexander Calder e à de artistas neoconcretos brasileiros, NÃO se inclui
- o predomínio de formas geométricas naturalistas e realistas.
- o efeito de leveza e movimento em materiais como o aço e o arame.
- a interação entre o lúdico e o geométrico.
- a capacidade de sugerir volume a partir de objetos tridimensionais.
- a relação entre o rigor intelectual e a projeção de elementos no espaço.
Resposta: A
Resolução: O predomínio de formas geométricas naturalistas e realistas não é um elemento comum entre a produção artística de Alexander Calder e a de artistas neoconcretos brasileiros.
03. (UEL) Com base nos conhecimentos sobre o neoconcretismo, considere as afirmativas a seguir:
I. São pertinentes ao neoconcretismo aspectos relativos ao espaço e ao tempo. O espaço pode ser denominado campo, já que era propósito do grupo trazer à tona questões subjetivas.
II. Nas obras de Amílcar de Castro, fica evidente a elaboração do espaço por meio de formas modulares que se multiplicam no espaço.
III. O neoconcretismo investigava as relações que as formas escultóricas estabeleciam em si mesmas, por meio dos recortes feitos nos materiais, podendo estes ser pintados.
IV. No neoconcretismo, o tempo é duração e confere ao espectador o papel de completar os trabalhos, recriandoos e vivenciando em seu tempo as possibilidades do espaço com a obra.
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas I e IV são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
- Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
Resposta: B
Resolução: I. São pertinentes ao neoconcretismo aspectos relativos ao espaço e ao tempo. O espaço pode ser denominado campo, já que era propósito do grupo trazer à tona questões subjetivas.
Correto. O neoconcretismo se preocupava com a relação entre espaço e tempo, e o termo "campo" era frequentemente usado para descrever o espaço visual nas obras neoconcretas. O grupo tinha a intenção de explorar questões subjetivas e sensoriais.
II. Nas obras de Amílcar de Castro, fica evidente a elaboração do espaço por meio de formas modulares que se multiplicam no espaço.
Correto. Amílcar de Castro, um dos artistas neoconcretos, trabalhava com formas modulares que interagiam no espaço, criando uma sensação de multiplicação e interconexão.
III. O neoconcretismo investigava as relações que as formas escultóricas estabeleciam em si mesmas, por meio dos recortes feitos nos materiais, podendo estes ser pintados.
Incorreto. O neoconcretismo não se focava apenas nas relações intrínsecas das formas, mas sim na relação entre a obra de arte e o espectador, bem como nas interações com o espaço ao redor. Recortes nos materiais não eram uma característica central, e a pintura não era uma prática comum nesse movimento.
IV. No neoconcretismo, o tempo é duração e confere ao espectador o papel de completar os trabalhos, recriando-os e vivenciando em seu tempo as possibilidades do espaço com a obra.
Correto. No neoconcretismo, o tempo era entendido como duração e envolvia a interação do espectador com a obra ao longo do tempo. A participação do espectador era essencial, e sua experiência era única, já que ele completava mentalmente a obra e explorava as possibilidades do espaço.
04. (UEL) A partir dos conhecimentos sobre o Concretismo e observando a obra “Espaço virtual”, de Judith Lauand, considere as afirmativas:
I. Para o Concretismo, era importante a ideia de interação do público com a obra de arte, tendo Hélio Oiticica como seu principal artista.
II. Na arte concreta, percebe-se a utilização de forma autônoma das cores, do espaço, da luz e da matemática na sua criação.
III. A partir da 1ª Bienal de São Paulo, ampliou-se no Brasil o desenvolvimento da ideia de uma arte concretista baseada nas formas geométricas simples.
IV. A obra concretista em essência é o naturalismo reelaborado, uma nova forma de representação do real.
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas I e IV são corretas.
- Somente as afirmativas II e III são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
Resposta: B
Resolução:
I. Incorreta. O concretismo não preconizava a interação do público com a obra de arte, uma vez que esta era racional, matemática e desprovida de sentimentalismos.
II. Correta. Na obra “Espaço Virtual” a forma, a cor e o espaço obedecem à lógica matemática na sua criação.
III. Correta. A obra concreta serve-se exclusivamente dos elementos fundamentais da construção: a cor, a forma e a superfície submetidas às formas geométricas simples.
IV. Incorreta. A arte concreta repudiava as referências figurativas e baseava-se no uso de formas geométricas simples
05. (FAAP) Leia o poema de Décio Pignatari:
Das considerações abaixo sobre o poema, uma está incorreta. Assinale-a.
- Há repetições sonoras, com leves variações e que levam no final a um novo significado.
- As palavras são colocadas no papel, constituindo, às vezes, orações tão somente com verbos e substantivos.
- A colocação das palavras no papel é usada significativamente e termina com a palavra cloaca que significa: imundície, mau cheiro.
- Pode-se ler o poema da direita para a esquerda; da esquerda para a direita; na horizontal; na vertical, pois baseia-se numa estruturação ótico-sonora, típica da poesia concretista .
- Há uma crítica à poesia concretista que se apresenta sem nenhuma consciência estética.
Resposta: E
Resolução: Não há indicação de crítica à poesia concretista no poema. O poema em questão é um exemplo da própria poesia concretista e explora as características óticas e sonoras desse movimento.
06. (UEL) Segundo o crítico de arte Ronaldo Brito, o movimento neoconcreto brasileiro significa um ponto de ruptura da arte moderna no país, uma vez que
- os artistas de tal movimento estavam envolvidos com investigações no campo da filosofia e da arte cinética, abrindo precedente para o desenvolvimento da pesquisa que hoje é desenvolvida em laboratórios científicos.
- o neoconcretismo foi o movimento que lançou mão das investigações de ponta na década de cinqüenta e, em virtude disso, estabeleceu novas relações no âmbito formal, fundamentais para os movimentos artísticos posteriores.
- os artistas desse movimento estavam empenhados em transformar o trabalho em um feixe de relacionamentos complexos com o observador, a caminho de ser transformado em participante.
- o neoconcretismo retoma os ideais clássicos da arte universal de beleza e equilíbrio, o que gera uma nova estética a partir de então.
- os artistas buscavam a essência dos elementos que constituíam a obra de arte, conquistando, assim, a pureza formal e concedendo à arte a liberdade conceitual, intrínseca à forma.
Resposta: C
Resolução: O neoconcretismo brasileiro, liderado por artistas como Lygia Clark e Hélio Oiticica, tinha como um dos seus princípios a ideia de transformar a obra de arte em uma experiência mais interativa, onde o observador não seria apenas um espectador passivo, mas sim alguém que interage com a obra, tornando-se um participante ativo no processo de apreensão e interpretação da obra. Isso representou uma ruptura com o formalismo e uma abertura para uma abordagem mais subjetiva e participativa na arte.
07. (Enem 2014) O objeto escultórico produzido por Lygia Clark, representante do Neoconcretismo, exemplifica o início de uma vertente importante na arte contemporânea, que amplia as funções da arte. Tendo como referência a obra Bicho de bolso, identifica-se essa vertente pelo(a)
- participação efetiva do espectador na obra, o que determina a proximidade entre arte e vida.
- percepção do uso de objetos cotidianos para a confecção da obra de arte, aproximando arte e realidade.
- reconhecimento do uso de técnicas artesanais na arte, o que determina a consolidação de valores culturais.
- reflexão sobre a captação artística de imagens com meios óticos, revelando o desenvolvimento de uma linguagem própria.
- entendimento sobre o uso de métodos de produção em série para a confecção da obra de arte, o que atualiza as linguagens artísticas.
Resposta: A
Resolução:
08. (UEL) Em 1961, Lygia Clark ganhou o prêmio de melhor escultura nacional na VI Bienal de São Paulo, com os “Bichos”, que constituem uma série de objetos articuláveis. Com base nos conhecimentos sobre os “Bichos” e a obra de Lygia Clark, considere as afirmativas a seguir.
I. Feito em metal, o material utilizado em “Bichos” permite que o plano seja dobrado, assumindo uma busca da tridimensionalidade e deixando a obra mais próxima do próprio espaço do mundo.
II. Desde que Lygia Clark arrebentou a moldura, invadindo o espaço circundante, sua obra passou a ter grandes dimensões, obrigando-a a utilizar mão-de-obra especializada da indústria metalúrgica.
III. A possibilidade de manuseio, pelo fruidor, dessa obra dependia de inúmeros fatores que nem sempre os museus e as galerias permitiam, o que pode ter dificultado o maior acesso a ela.
IV. Nessa série, os planos de metal são unidos por dobradiças e, apesar de parecerem permitir uma infinidade de movimentos, não podem ser movidos em todas as direções.
Assinale a alternativa correta
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas II e IV são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
- Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
Resposta: E
Resolução: "Bichos" é uma série de esculturas interativas criadas pela renomada artista brasileira Lygia Clark. A série "Bichos" foi desenvolvida entre os anos de 1960 e 1964. Essas esculturas são constituídas por várias peças articuladas que os espectadores podem mover e rearranjar para criar diferentes formas e configurações.
A abordagem interativa e mutável das esculturas "Bichos" representa uma mudança significativa na prática artística de Lygia Clark. Antes disso, ela havia sido associada ao movimento neoconcreto no Brasil, que buscava explorar a expressão individual e subjetiva através de formas abstratas e orgânicas.
09. (UEL) As figuras mostram imagens escultóricas concebidas em períodos artísticos distintos.
Assinale a alternativa que indica o que há em comum nas referidas esculturas.
- Textura.
- Simetria.
- Bidimensionalidade.
- Movimento.
- Lateralidade.
Resposta: D
Resolução:
a) Incorreta. O elemento visual está ausente em ambas.
b) Incorreta. O elemento visual, em ambas, diverge.
c) Incorreta. As figuras referem-se à tridimensionalidade.
d) Correta. Nota-se que, em ambas, tal elemento visual é presente.
e) Incorreta. Em ambas, o elemento visual diverge
10. (UEL) Hélio Oiticica foi um dos representantes da vanguarda artística nacional que transformou a arte a partir dos últimos anos da década de 1950 e nos anos de 1960. Iniciou sua atuação artística a partir das pinturas chamadas de Metaesquemas, depois de Bilaterais, as Invenções e, em seguida, participou do movimento Neoconcreto. Mais tarde, realizou os Núcleos, os Penetráveis, os Parangolés e, por fim, os Bólides.
Com base nos conhecimentos sobre a arte nas décadas de 1950 e 1960 e sobre o trabalho de Hélio Oiticica, assinale a alternativa que identifica somente as imagens que pertencem à série Bólides.
- 1, 2 e 3.
- 1, 3 e 5.
- 1, 4 e 5.
- 2, 3 e 4.
- 2, 4 e 5.
Resposta: D
Resolução: 2, 3 e 4.
11. (UEL) A obra de Franz Weissmann caracteriza-se: pela exploração do espaço, pela busca da síntese da tridimensionalidade e pela rejeição a tudo o que é superficial para se atingir a essência. Observe a obra “Cubo Vazado” e considere as afirmativas a seguir.
I. A precisão geométrica é um fator de clareza e de liberdade nessa obra. Pode-se dizer que “Cubo Vazado” é considerado uma das primeiras esculturas construtivas brasileiras.
II. Partindo do cubo como recurso tridimensional e do quadrado como elemento plano, o artista desarticula o cubo, que se abre despojado do seu núcleo e equilibrado em uma de suas arestas.
III. O artista, auto-didata, retoma os valores clássicos e com voluptuosidade produz uma obra com características flexíveis. Aborda questões que dizem respeito à sua terra natal – a Áustria.
IV. Assim como a posição da obra é uma das possibilidades, o vazio se torna uma outra dimensão, presente e sensível. Com isso, o vazio ocupa espaço preenchendo-o, o que torna a obra concreta. Assinale a alternativa correta
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas I e III são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
- Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
Resposta: D
Resolução: I. A precisão geométrica é um fator de clareza e de liberdade nessa obra. Pode-se dizer que “Cubo Vazado” é considerado uma das primeiras esculturas construtivas brasileiras.
Correta: A obra "Cubo Vazado" é uma escultura que explora a precisão geométrica por meio de sua estrutura e formas claras e definidas. A afirmação de que é uma das primeiras esculturas construtivas brasileiras também está correta, pois a escultura é uma representante do movimento construtivista que buscava formas geométricas puras e uma abordagem mais "construtiva" na arte.
II. Partindo do cubo como recurso tridimensional e do quadrado como elemento plano, o artista desarticula o cubo, que se abre despojado do seu núcleo e equilibrado em uma de suas arestas.
Correta: A obra "Cubo Vazado" é caracterizada pela desarticulação do cubo, que se abre em várias partes e é equilibrado em uma de suas arestas. Isso cria um efeito de abertura e vazamento, que é evidente na obra.
III. O artista, auto-didata, retoma os valores clássicos e com voluptuosidade produz uma obra com características flexíveis. Aborda questões que dizem respeito à sua terra natal – a Áustria.
Incorreta: Franz Weissmann não era autodidata, ele estudou arte e escultura em diversas instituições. Além disso, a obra "Cubo Vazado" não aborda especificamente questões ligadas à sua terra natal, a Áustria. Isso torna essa afirmativa incorreta.
IV. Assim como a posição da obra é uma das possibilidades, o vazio se torna uma outra dimensão, presente e sensível. Com isso, o vazio ocupa espaço preenchendo-o, o que torna a obra concreta.
Correta: A obra "Cubo Vazado" é projetada de tal forma que a posição em que é exibida pode variar, tornando-se uma parte fundamental da experiência da obra. Além disso, a ideia de que o vazio é uma dimensão presente e sensível, ocupando espaço e preenchendo-o, contribui para a abordagem concreta da obra.
12. (UEL) Leia o texto a seguir.
Denominamos arte concreta as obras de arte que são criadas segundo uma técnica e leis que lhes são inteiramente próprias, – sem se apoiarem exteriormente na natureza sensível ou na transformação desta, isto é, sem intervenção de um processo de abstração.
(Max Bill, 1936, in Projeto Construtivo Brasileiro na Arte (1950-1962). AMARAL, Aracy A. Rio de Janeiro - MAM e São Paulo - Pinacoteca do Estado, 1977.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a arte concreta, assinale a alternativa correta.
- A arte concreta caracteriza-se pela utilização de elementos da industrialização.
- As obras da arte concreta são representações abstratas.
- A percepção visual é o principal foco da escultura e da pintura concretas.
- As realidades criadas pelas obras concretas não enfatizam a linha e a cor.
- Na arte concreta, o artista registra sua individualidade pelos seus sentimentos.
Resposta: C
Resolução: O texto menciona que a arte concreta é criada com uma técnica e leis próprias, sem depender da natureza sensível ou da transformação dela, ou seja, sem a necessidade de abstração. Isso significa que a arte concreta se concentra na percepção visual direta dos elementos visuais, como formas, cores e estruturas, sem recorrer à representação abstrata de objetos do mundo real. Portanto, a percepção visual é de fato o foco principal da escultura e da pintura concretas.
13. (UEL) Com base na obra “Movimento” e nos conhecimentos sobre Waldemar Cordeiro, considere as afirmativas a seguir.
I. Esta obra é influenciada pelo construtivismo, cujos princípios de uma obra de arte deveriam ser o espaço e o tempo.
II. Esta obra propõe uma contradição, pois trabalha apenas com formas estáticas, dando assim a idéia de interrupção.
III. A obra propaga na abstração as possibilidades de uma nova realidade plástica construída somente com os elementos visuais essenciais.
IV. A dinâmica espaço/tempo gerada nesta obra disputa a percepção do olhar, dada a organização das formas e das cores.
Assinale a alternativa correta
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas II e IV são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
- Somente as afirmativas I, III e IV são corretas
Resposta: E
Resolução: I. Esta obra é influenciada pelo construtivismo, cujos princípios de uma obra de arte deveriam ser o espaço e o tempo.
Correta: O construtivismo é mencionado como uma influência na obra "Movimento". O construtivismo era um movimento artístico que enfatizava a construção de formas abstratas e a exploração do espaço e do tempo como elementos fundamentais da arte.
II. Esta obra propõe uma contradição, pois trabalha apenas com formas estáticas, dando assim a ideia de interrupção.
Incorreta: A obra "Movimento" não trabalha apenas com formas estáticas, mas sim com formas que criam uma sensação de movimento e dinamismo. Portanto, a ideia de interrupção não é aplicável aqui.
III. A obra propaga na abstração as possibilidades de uma nova realidade plástica construída somente com os elementos visuais essenciais.
Correta: A obra "Movimento" é abstrata e concentra-se na exploração de elementos visuais essenciais para criar uma nova realidade plástica, o que está alinhado com os princípios da abstração.
IV. A dinâmica espaço/tempo gerada nesta obra disputa a percepção do olhar, dada a organização das formas e das cores.
Correta: A obra "Movimento" é projetada para criar uma dinâmica de espaço/tempo que disputa a percepção visual do espectador, principalmente devido à organização das formas e das cores.
14. (ESPM) Elisangela Patrícia Moreira da Costa, em sua tese (http://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/9261730ef5194d- 5033f9f8b8fbe3ba62.pdf), assim se refere ao Concretismo:
A estrutura básica do poema concreto deve organizar-se de modo geométrico e também simétrico.
O dicionário Houaiss diz que simetria pode ser “Relação de grandeza e de figura entre as partes de um todo ou entre as partes e um todo. Qualquer disposição de coisas, observando- se certa ordem ou proporção.” Como na figura que segue:
Todos os textos abaixo, pertencentes ao Concretismo, trabalham com o princípio de Simetria, exceto um. Assinale-o.
Resposta: E
Resolução: "O Pulsar" é um poema concreto criado pelo poeta e artista brasileiro Augusto de Campos em 1975. Augusto de Campos foi uma figura proeminente do movimento da poesia concreta no Brasil, que buscava explorar a visualidade das palavras e a materialidade do texto, desafiando as formas tradicionais de poesia.
15. (Enem 2016 - 3ª Aplicação) Inspirada em fantasias de Carnaval, a arte apresentada se opunha à concepção de patrimônio vigente nas décadas de 1960 e 1970 na medida em que
- se apropriava das expressões da cultura popular para produzir uma arte efêmera destinada ao protesto.
- resgatava símbolos ameríndios e africanos para se adaptar as exposições em espaços públicos.
- absorvia elementos gráficos da propaganda para criar objetos comercializáveis pelas galerias.
- valorizava elementos da arte popular para contruir representações da identidade brasileira.
- incorporava elementos da cultura de massa para atender às exigência dos museus.
Resposta: A
Resolução: A imagem apresentada mostra uma obra que foi inspirada em fantasias de Carnaval e provavelmente apresenta características de uma arte efêmera, ou seja, uma forma de arte que é temporária e transitória. Além disso, a referência às fantasias de Carnaval sugere uma conexão com a cultura popular e com expressões culturais que não eram valorizadas como patrimônio nas décadas de 1960 e 1970.
Essa arte efêmera, inspirada nas fantasias de Carnaval, poderia ter sido usada como uma forma de protesto, destacando o contraste entre o efêmero e o duradouro, além de questionar as noções de patrimônio artístico e cultural da época. Portanto, a resposta A é a mais adequada para descrever a oposição da arte apresentada à concepção de patrimônio vigente naquele período.
16. (UPE) O marco inaugural da arte contemporânea no Brasil é comumente associado ao neoconcretismo, que teve sua origem com a publicação do Manifesto Neoconcreto em março de 1959. Vários artistas que fizeram parte desse movimento representaram uma vanguarda ao romperem com o movimento concreto que já tinha ganhado terreno no país desde o início de 1950. Algumas características deste grupo de vanguarda são a superação da tela como suporte, o rompimento do espaço tradicional da obra de arte e o estabelecimento da interação entre o trabalho artístico e o espectador por meio de uma relação ativa entre ambos.
FONTE: A origem da arte contemporânea brasileira. In: https://profes.com.br/Laudano.Artes/blog/origem-da-artecontemporanea-brasileira. Acesso em: 05/05/2018.
Qual das imagens a seguir NÃO representa o movimento de vanguarda retratado pelo texto?
- Sem Título - Ivan Serpa (1923-1973)
- Bichos, 1965 – Lygia Clarck (1920-1988)
- Grande Núcleo, 1966 – Hélio Oiticica (1937-1980)
- Tecelar – Série – Lygia Pape (1927-2004)
- Sem Título – Cícero Dias (1907-2003)
Resposta: E
Resolução: O movimento neoconcreto, ao qual o texto se refere, destacou-se por características como a superação da tela como suporte, o rompimento do espaço tradicional da obra de arte e a busca por uma relação ativa entre o trabalho artístico e o espectador. As obras dos artistas mencionados nas alternativas A, B, C e D estão alinhadas com essas características do movimento neoconcreto.
No entanto, Cícero Dias (alternativa E) não faz parte do movimento neoconcreto. Embora seja um artista importante para a história da arte brasileira, suas obras não compartilham das características específicas mencionadas no texto em relação ao neoconcretismo. Portanto, a imagem associada a Cícero Dias não representa o movimento de vanguarda retratado pelo texto.
17. (UNESP) Amilcar de Castro (1920-2002) foi um importante artista brasileiro que se destacou por suas esculturas em ferro. A fotografia mostra uma de suas esculturas, feita a partir de uma chapa originalmente plana e retangular, que se encontra na Praça da Sé, em São Paulo.
A escultura possui influências do movimento artístico
- neoconcreto e apresenta um corte e uma dobra na chapa. A representação da chapa original e seu corte correspondem à figura
- cubista e apresenta um corte na chapa, seguido de soldagem. A representação da chapa original e seu corte correspondem à figura
- neoclássico e apresenta um corte e uma dobra na chapa. A representação da chapa original e seu corte correspondem à figura
- neoclássico e apresenta um corte na chapa, seguido de soldagem. A representação da chapa original e seu corte correspondem à figura
- neoconcreto e apresenta um corte e uma dobra na chapa. A representação da chapa original e seu corte correspondem à figura
Resposta: A
Resolução: A obra de Amilcar de Castro é associada ao movimento neoconcreto, que foi um movimento artístico brasileiro influenciado pelo concretismo, mas que buscava adicionar mais subjetividade e sensibilidade à arte. O neoconcretismo valorizava a relação entre a obra de arte e o espectador, buscando uma experiência mais orgânica e interativa.
A escultura de Amilcar de Castro na fotografia mostra uma chapa originalmente plana e retangular que foi cortada e dobrada. Essas características de transformação da chapa plana e a relação entre as partes da obra e o espaço circundante são elementos típicos do movimento neoconcreto. Portanto, a resposta A é a mais adequada, pois se refere ao movimento neoconcreto e às características que são observadas na escultura de Amilcar de Castro.