Impressionismo
Lista de 16 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Impressionismo com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Impressionismo.
01. (UEL) Analise a figura e leia o texto a seguir.
Para Edgar Degas, o artista não é um simples receptor, uma tela sobre a qual se projeta uma imagem, ele é um ser empenhado em captar a realidade, em se apropriar do espaço. Em seus quadros, alguns temas se repetem: os gestos rítmicos das bailarinas e as mulheres executando movimentos cotidianos, como pentear-se ou banhar-se.
(Adaptado de: ARGAN, J. C. História da Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p.104-109.)
Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre o Impressionismo, considere as afirmativas a seguir.
I. Os impressionistas eram unânimes em relação à compreensão da sensação visual como fenômeno mental.
II. Monet promovia a dissolução visual do mundo em suas telas e Degas voltou-se para um desenho que estrutura a ação no espaço.
III. Degas recorreu, sem preconceitos, à fotografia, e isso é perceptível em seus desenhos e pinturas, sobretudo pelos enquadramentos.
IV. Em Mulher penteando seu cabelo, nota-se a pose complexa, o movimento suspenso capturado em uma etapa do esforço físico e a tensão formulada por linhas e manchas.
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas I e IV são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
- Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Resposta: E
Resolução: A partir da observação da pintura de E. Degas, Mulher penteando seu cabelo, e da leitura de um pequeno texto do historiador J. C. Argan, a questão lista as principais características do trabalho desse pintor e do denominado Impressionismo como um todo. Nesse estilo se ressaltam: a compreensão da sensação visual como fenômeno ótico, a dissolução visual do mundo a partir dos efeitos de luz e cor, o retratar da ação e do movimento através de linhas, manchas e borrões e a influência da linguagem fotográfica. Fonte: Anglo
02. (UEL) Observe a figura e leia os textos a seguir.
O impressionismo substituiu o enfoque conceitual da natureza pelo enfoque perceptual, baseado na experiência de fato.
(Adaptado de: DENVIR, B., 1974. apud MORAIS, F. Arte é o que eu e você chamamos arte. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.249.)
Os pintores neoimpressionistas são aqueles que instauraram e, depois de 1886, desenvolveram a técnica de divisão, empregando como meio de expressão a mistura óptica de tons e tintas. Para estes pintores, o ritmo, a medida, o contraste foram conduzidos a esta técnica, atendendo ao seu desejo de um máximo de luminosidade, coloração e harmonia.
(Adaptado de: SIGNAC, P., 1899. apud MORAIS, F. Arte é o que eu e você chamamos arte. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.250.)
A partir da figura, dos textos, e dos conhecimentos sobre o que caracteriza o Impressionismo e o Neoimpressionismo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Exploração de novos parâmetros e concepções a partir das descobertas sobre a fotografia, a óptica, a física e o funcionamento da visão.
( ) Enfoque perceptual que destaca os elementos visuais, como ponto, luz e cor, baseado na experiência visual.
( ) Ênfase nos padrões acadêmicos dos salões oficiais e preferência pela representação naturalista da figura humana.
( ) Recusa dos hábitos de ateliê, como iluminar modelos e começar com o desenho de contornos para depois passar ao claro-escuro e à cor, dando preferência ao trabalho ao ar livre.
( ) Recusa da pesquisa sobre a percepção óptica quanto à decomposição da luz em componentes cromáticos.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
- V, V, F, V, F.
- V, F, V, F, V.
- V, F, F, F, V.
- F, V, F, V, F.
- F, F, V, F, V.
Resposta: A
Resolução: O impressionismo e o neoimpressionismo são movimentos artísticos que visavam a exploração de novas concepções e novos parâmetros a partir do surgimentos de novas ferramentas e novos conhecimentos científicos.
A física e a ótica eram muito utilizadas, logo as percepções visuais das obras impressionistas e neoimpressionistas eram muito importantes para sua total contemplação.
A luz artificial era deixada de lado em busca da luz natural para que as cores reais pudessem ser observadas e reproduzidas nas obras.
03. (UFMS) Sobre o Impressionismo, assinale a alternativa correta
- O movimento Impressionista foi representado por Litchtenstein, Edward Hopper e Andy Warhol, artistas franceses do início do século XX.
- O movimento Impressionista, chamado de “arte de sensação rápida”, foi assim identificado por suas obras de construções de móbiles.
- Com o advento da fotografia, o movimento Impressionista teve que reinventar os modelos de pintura da época, tendo como grandes nomes: Monet, Manet, Renoir, Sisley e Degas.
- No movimento Impressionista, a utilização do recurso da impressão serigráfica foi o mais empregado pelos artistas do período.
- A pintura Impressionista tinha como característica a cor chapada e sem luminosidade direcional, composta por formas geométricas e orgânicas.
Resposta: C
Resolução: O impressionismo nada mais foi do que uma tendência artística Francesa a qual possui ênfase na pintura que aconteceu no momento da chamada “Belle Époque” (1871-1914).
Com isso a vertente teve um papel muito importante para a renovação da arte do século XX, sendo assim considerada uma grande propulsora das chamadas Vanguardas Europeias.
Contudo, o termo Impressionismo se trata de um fruto da crítica de uma obra da artista Claude Monet, intitulada impressão, nascer do sol.
04. (UFG) Analise os quadros.
A comparação entre as pinturas de Renoir e Picasso revela uma mudança fundamental na concepção artística, no início do século XX. Essa mudança pode ser identificada na
- ausência de perspectiva, trazendo as figuras representadas para o primeiro plano do quadro.
- desconsideração da forma, resultando em uma estética degenerada dos corpos.
- recusa na imitação realística das formas, instituindo a representação abstrata das figuras.
- utilização do sombreamento, ampliando a percepção acerca dos detalhes pictóricos.
- escolha temática das obras artísticas, permeadas pela emoção e pela exploração do universo privado.
Resposta: C
Resolução: O Cubismo não seguia as formas antes trabalhadas, ele transforma o real baseado em figuras abstratas, através das figuras geométricas.
05. (UEM) O Impressionismo foi um movimento artístico surgido na França no final do século XIX. A respeito deste movimento assinale a(s) alternativas correta(s).
- 01) A pintura impressionista postulava uma nova concepção do espaço, sem o uso da “perspectiva científica” renascentista.
- 02) Os impressionistas tiveram um sucesso imediato, tendo os pintores deste movimento recebido vários prêmios da Academia Francesa de Belas Artes.
- 04) Uma explicação para o uso do termo impressionista é o fato de, durante muitos anos, os pintores deste movimento terem representado apenas crepúsculos.
- 08) Um dos pintores impressionistas mais conhecidos é Claude Monet.
- 16) O uso dos pigmentos e a pintura ao ar livre são duas características marcantes do Impressionismo.
Resposta: D e E
Resolução: O impressionismo é um dos movimentos artísticos mais conhecidos e que surgiu no começo na pintura francesa no século XIX em que ocorria um momento que se identifica como Belle Époque. O impressionismo como tema principal e inicia utilizava da paisagem como elemento único e no centro do quadro.
Claude Monet foi um pintor francês um dos mais essenciais com pintores de sua Escola Impressionista.
06. (UESP) A cultura não ficou ausente das mudanças trazidas pela modernidade. Surgiu uma sensibilidade diferente, dos tempos do neoclassicismo, que causou admiração e polêmicas. Na arte do século XIX, por exemplo, os impressionistas:
- procuraram construir novas concepções estéticas, recusadas pelos conservadores e pelos salões de exposição oficiais.
- seguiram o realismo da pintura de Gustave Coubert, colocando novas cores e cenas expressivas da vida cotidiana.
- firmaram uma ruptura com os padrões tradicionais, mas foram bem aceitos pelos críticos franceses
- negaram o uso de técnicas atualizadas, retomando padrões renascentistas, mas com inovação na escolha das paisagens.
- tiveram em Manet seu representante principal, o qual foi muito elogiado, na época, pela sua ousadia.
Resposta: A
Resolução: O impressionismo foi um grande movimento artístico que foi iniciado em 1860, na França e que revolucionou profundamente a pintura, iniciando às grandes tendências da arte do século XIX.
No século XIX os impressionistas seguiram o realismo da pintura, como exemplo a pintura de Gustave Coubert, a colocando em novas cores e cenas expressivas sobre a vida cotidiana. Tal pintor foi uma das grandes influências para os pintores do impressionismo.
07. (UFU) No final do século XVIII e durante o século XIX, a cultura europeia sofreu importantes transformações, sobretudo no campo da pintura e da literatura. A respeito deste contexto, podemos afirmar que
I - o Romantismo, marcado pela emoção, pelo sentimento e pela individualidade, criticava as regras acadêmicas e propunha a liberdade de expressão e a espontaneidade, nele se destacando o poeta inglês Lord Byron e o romancista e poeta francês Victor Hugo.
II - o Realismo pretendia realizar uma volta ao classissismo e ao barroco, retratando a imponência das fábricas, a riqueza das cidades e o progresso da civilização, por meio do avanço tecnológico, nele se destacando os pintores Pablo Picasso e Eugene Delacroix.
III - os seguidores do Impressionismo defendiam uma reprodução da realidade conforme as impressões recolhidas pelos sentidos, enfatizando o uso da luz e das cores, nele se destacando os pintores Monet e Renoir.
IV- o Naturalismo, cujos maiores representantes foram Charles Dickens e Dostoievski, promovia a identidade nacional e a valorização da cultura burguesa, em contraposição ao multiculturalismo pregado pelos realistas.
Assinale a alternativa correta.
- Apenas I e III são corretas.
- Apenas I e IV são corretas.
- Apenas III e IV são corretas.
- Apenas II e III são corretas.
Resposta: A
Resolução: O barroco é um dos movimentos artísticas que nasceu entre o final do séculos XVI e o início do século XVIII, ele foi abordado inicialmente na Itália e teve a sua disseminação ligada aos movimentos da igreja católica primordialmente da Europa e a América, antes de sofre alterações de alguns protestantes.
Levando em consideração esse estilo temos que o mesmo possui relação com o absolutismo e também À contrarreforma, além de distinguir-se da arte produzida pelo artistas da época que são exuberante.
O movimento barroco foi uma continuação do renascimento, tendo em vista que os dois movimentos puderam compartilhar de interesses advindas pela arte clássica.
08. (UFSM) Leia atentamente o texto a seguir:
O que provocou esta revolução da mancha de cor? Não o sabemos e o próprio Manet decerto não lhe previu as implicações. Tudo leva a crer que ele sentiu a urgência de criar um novo estilo como resposta ao desafio da fotografia. O “lápis da natureza”, inventado um quarto de século antes, confirmara a verdade objetiva da perspectiva renascentista, mas estabelecera um nível de representação exata a que nenhuma imagem feita à mão poderia aspirar. Era preciso salvar a pintura da competição com a máquina fotográfica.
(JANSON, 1996, p. 356).
Refletindo sobre a relação entre a invenção da fotografia e a pintura moderna, analise as afirmações.
I. Os artistas sentem-se impelidos a buscar novas possibilidades, voltando-se menos para a observação da natureza e mais para elementos da própria pintura: cores, formas, composições etc.
II. Apesar dos esforços dos artistas para reinventar a pintura no século XX, a invenção da fotografia e, posteriormente, do cinema faz com que a pintura seja gradualmente aposentada e torne-se inexpressiva na Arte Moderna.
III. Por ser apenas um meio de reprodução mecânica da realidade, não podemos classificar a fotografia como uma forma de arte propriamente dita.
É correto o que se afirma apenas em:
- I
- II
- III
- I e II
Resposta: A
Resolução: I. Os artistas sentem-se impelidos a buscar novas possibilidades, voltando-se menos para a observação da natureza e mais para elementos da própria pintura: cores, formas, composições etc.
Falso: II. Apesar dos esforços dos artistas para reinventar a pintura no século XX, a invenção da fotografia e, posteriormente, do cinema faz com que a pintura seja gradualmente aposentada e torne-se inexpressiva na Arte Moderna.
Falso: III. Por ser apenas um meio de reprodução mecânica da realidade, não podemos classificar a fotografia como uma forma de arte propriamente dita.
09. (UFSCAR) A pintura apresentada ("Banheira", Edgar Degas, 1886) pode ser considerada uma obra impressionista
- pela rigidez dos movimentos dos traços e construção vertical das formas.
- pela presença de um corpo nu expressando a dignidade e o poder humano.
- pela cópia mecânica da vida cotidiana e simultânea alteração da realidade.
- pelo esforço de reduzir a luz, manter os traços retos, os contornos grossos e o sabor primitivo da vida.
- pela preocupação com a luminosidade e sua incidência nas formas e o valor atribuído à beleza e à própria arte.
Resposta: E
Resolução: A obra citada, ("Banheira", Edgar Degas, 1886) é considerada uma obra impressionista por suas características acerca da luz, com iluminação melancólica, e pinceladas "duras" e também da disposição das formas na tela. Deste modo podemos entender a alternativa “E” como a correta.
O impressionismo é sem dúvidas considerado um movimento revolucionário quando tratamos de artes visuais, isto porque se abandona a representação realista das pinturas. E de certo modo se dá possibilidade de retratação de afetos.
No entanto, é necessário considerar que de modo algum isso tem a ver com a qualidade da obra ou mesmo das técnicas. Isso porque o impressionismo trabalha com técnicas de cor e forma completamente inovadoras.
10. (UESPI) A cultura não ficou ausente das mudanças trazidas pela modernidade. Surgiu uma sensibilidade diferente, dos tempos do neoclassicismo, que causou admiração e polêmicas. Na arte do século XIX, por exemplo, os impressionistas:
- Procuraram construir novas concepções estéticas, recusadas pelos conservadores e pelos salões de exposição oficiais.
- Seguiram o realismo da pintura de Gustave Coubert, colocando novas cores e cenas expressivas da vida cotidiana.
- Firmaram uma ruptura com os padrões tradicionais, mas foram bem aceitos pelos críticos franceses
- Negaram o uso de técnicas atualizadas, retomando padrões renascentistas, mas com inovação na escolha das paisagens.
- Tiveram em Manet seu representante principal, o qual foi muito elogiado, na época, pela sua ousadia.
Resposta: A
Resolução: Procuraram construir novas concepções estéticas, recusadas pelos conservadores e pelos salões de exposição oficiais.
11. (UEL) Texto IV
É impossível não partilhar a sensação de excitação, autoconfiança e orgulho que empolgava os que viveram a época quando a estrada de ferro ligou pela primeira vez o Passo de Calais ao Mediterrâneo e quando os trilhos percorreram o caminho do Oeste norte-americano, o subcontinente indiano na década de 1860 e o interior da América Latina na década de 1870. Como podemos negar a admiração por estas tropas de choque da industrialização que construíram tudo isso e que deixaram seus ossos ao longo de cada milha de trilhos?
(Adaptado de: HOBSBAWM, Eric J. A era do capital. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 74.)
Texto V
Essa Maria Fumaça é devagar quase parada Ô seu foguista, bota fogo na fogueira Que essa chaleira tem que estar até sexta-feira Na estação de Pedro Osório, sim senhor Se esse trem não chega a tempo vou perder meu casamento Atraca, atraca-lhe carvão nessa lareira Esse fogão é que acelera essa banheira...
(KLEITON e KLEDIR. Maria Fumaça. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2009.)
Com base na figura 2 e nos conhecimentos sobre o Impressionismo, considere as afirmativas a seguir:
I. Monet foi um artista que, embora utilizando a fotografia, pouco proveito tirou da representação naturalista.
II. Na pintura impressionista o tema deve ser coerente e completo sob o ponto de vista da unidade compositiva.
III. Para Monet, pintar as ferrovias significava representar a atmosfera luminosa que as caracterizava.
IV. Enquanto a arte acadêmica valorizava os grandes temas históricos e mitológicos, os pintores impressionistas adotavam fatos da vida cotidiana.
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas I e IV são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
- Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Resposta: C
Resolução: I. Incorreta. Os artistas impressionistas não estavam preocupados com a representação naturalista, portanto a fotografia não era necessária para esse fim, uma vez que esta capta apenas uma fração muito pequena do tempo.
II. Incorreta. Na pintura impressionista não há a insistência de que o tema deva ser coerente e completo sob o ponto de vista da unidade compositiva.
III. Correta. Os impressionistas procuravam traduzir a atmosfera presente nos lugares e isto dispensava o tema, a imitação e a simbologia.
IV. Correta. A paisagem e a natureza-morta ofereciam aos impressionistas temas para suas experiências, nas quais eles registravam suas “impressões” com objetividade.
12. (Enem 2010) Em busca de maior naturalismo em suas obras e fundamentando-se em novo conceito estético, Monet, Degas, Renoir e outros artistas passaram a explorar novas formas de composição artística, que resultaram no estilo denominado Impressionismo. Observadores atentos da natureza, esses artistas passaram a
- retratar, em suas obras, as cores que idealizavam de acordo com o reflexo da luz solar nos objetos.
- usar mais a cor preta, fazendo contornos nítidos, que melhor definiam as imagens e as cores do objeto representado.
- retratar paisagens em diferentes horas do dia, recriando, em suas telas, as imagens por eles idealizadas.
- usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá-las antes na paleta.
- usar as sombras em tons de cinza e preto e com efeitos esfumaçados, tal como eram realizadas no Renascimento.
Resposta: D
Resolução: Não se pode utilizar a qualificação “idealizadas” para as cores da pintura impressionista. Assim como, também, não apenas retratar o efeito da “luz solar” que esses pintores buscavam reproduzir. O que se percebe nas obras dos pintores impressionistas é o procedimento inovador em usar pinceladas rápidas de cores puras e separadas, sem misturá-las antes na paleta. Fonte: G1/Colégio Qi
13. (PUC-PR) Observe a imagem abaixo.
O quadro Bal du moulin de la Gallette, de Auguste Renoir, é um dos símbolos do Impressionismo.
Ao retratar uma cena do cotidiano parisiense no final do século XIX, Renoir também retratou um período histórico da Europa que ficou conhecido como
- Os Trinta Gloriosos.
- O Longo Século XIX.
- O Breve Século XX.
- A Era das Revoluções.
- Belle Époque.
Resposta: E
Resolução: A Belle Époque é um período da história da Europa que se estendeu aproximadamente do final do século XIX até o início da Primeira Guerra Mundial em 1914. Foi uma época caracterizada por um otimismo cultural e econômico, avanços tecnológicos, prosperidade, e um estilo de vida sofisticado. O quadro de Renoir captura essa atmosfera da Belle Époque ao mostrar uma cena de lazer e convívio social em um dos famosos locais de entretenimento parisiense.
14. (Unichristus) A Catedral de Rouen, importante cidade da França, começou a ser erguida no final do século XII e é uma das mais belas construções góticas francesas. Nas imagens anteriores, ocorre uma variação das cores e da aparência da fachada da catedral.
A causa dessa variação é a mudança da luz: Monet, pintor impressionista, fez as pinturas em diferentes momentos do dia, comprovando sua ideia de que
- as cores da natureza e dos objetos expostos ao ar livre se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
- as formas dos elementos da natureza e a textura das coisas se alteram de acordo com a luz solar e a temperatura do local.
- os elementos da natureza podem ser representados em três formas geométricas: esfera, cone e cilindro.
- a deformação das coisas de forma caricatural evidencia os aspectos idealizados da natureza.
- a imprecisão das imagens representa os sentimentos mais íntimos do ser humano.
Resposta: E
Resolução: A causa da variação nas cores e na aparência da fachada da Catedral de Rouen nas imagens é a mudança da luz. Monet, pintor impressionista, fez as pinturas em diferentes momentos do dia, comprovando sua ideia de que a imprecisão das imagens representa os sentimentos mais íntimos do ser humano.
15. (Unichristus) A obra Almoço na relva, de Manet, é inovadora primeiramente pelo clima de realidade que apresenta, pois os personagens da tela eram pessoas conhecidas da sociedade parisiense e não seres lendários como nas obras renascentistas. Em segundo lugar, pela composição elaborada que a obra apresenta.
O interessante dessa composição é o sistema de
- fragmentação imagética.
- ausência de perspectiva.
- geometrização dos personagens.
- triângulos que se inter-relacionam.
- repetição exaustiva de personagens.
Resposta: D
Resolução: A composição da obra utiliza os posicionamentos e relações entre os personagens para criar uma sensação de equilíbrio visual e uma dinâmica interessante na tela. Os triângulos formados pelas posições dos personagens ajudam a direcionar o olhar do espectador e a criar uma sensação de movimento e harmonia na composição.
16. (UNICENTRO) Em busca de um avanço naturalista nas suas obras, os artistas Degas, Renoir e Monet passaram a explorar novas composições artísticas, que resultaram no estilo denominado Impressionismo.
Esses artistas impressionistas passaram a
- usar mais a cor preta, fazendo contornos nítidos, que melhor definiam as imagens e as cores do objeto representado.
- retratar, em suas obras, as cores que idealizavam de acordo com o reflexo da luz solar nos objetos.
- retratar paisagens em diferentes horas do dia, recriando, em suas telas, as imagens por eles idealizadas.
- usar as sombras em tons de cinza e preto e com efeitos esfumaçados, tal como eram realizadas no Renascimento.
- usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá-las antes na paleta.
Resposta: E
Resolução: Os artistas impressionistas, como Degas, Renoir e Monet, passaram a usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá-las antes na paleta.
Essa técnica permitia que eles capturassem os efeitos da luz e da atmosfera de maneira mais espontânea e imediata. Ao usar pinceladas soltas e cores puras, eles conseguiram representar as mudanças de luz e sombra de maneira mais fiel, criando uma sensação de movimento e luminosidade nas suas obras.