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Expressionismo

Lista de 13 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Expressionismo com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Expressionismo.




01. (UNESP) Expressionismo: Termo aplicado pela crítica e pela história da arte a toda arte em que as ideias tradicionais de naturalismo são abandonadas em favor de distorções ou exageros de forma e cor que expressam, de modo premente, a emoção do artista. Neste sentido mais geral, o termo pode ser aplicado à arte de qualquer período ou lugar que conceda às reações subjetivas um lugar de maior importância que à observação do mundo exterior.

(Ian Chilvers (org.). Dicionário Oxford de arte, 2007.)

De acordo com essa definição, pode ser considerada expressionista a obra:

Resposta: E

Resolução: Nesta pintura, Van Gogh retratou a igreja local, a Igreja de Auvers, com seu estilo distintivo e marcante. Ele usou pinceladas intensas e visíveis para criar uma textura vibrante e expressiva na tela. A igreja é representada em um ângulo oblíquo, destacando suas linhas arquitetônicas e formas.

Uma característica notável desta pintura é o céu estrelado ao fundo. Van Gogh frequentemente incorporava elementos celestes em suas obras, e aqui ele criou um céu turbulento e estrelado, carregado de movimento e energia. As cores usadas para representar o céu variam de azuis intensos a verdes e amarelos, criando uma sensação de dinamismo e emoção.

02. (U. E. de Ciências da Saúde de Alagoas)

Em 19 de julho de 1937, foi aberta na cidade de Munique, na Alemanha, a exposição que marca o ápice da campanha pública do regime nazista contra a arte moderna: a mostra internacional Arte Degenerada. Organizada pelo presidente da Câmara de Artes Plásticas do Reich, Adolf Ziegler, a exposição reuniu cerca de 650 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e livros, provenientes de acervos de 32 museus alemães, consideradas artisticamente indesejáveis e moralmente prejudiciais ao povo pelo governo de Adolf Hitler. Os nazistas classificavam como “degenerada” (entartet) toda manifestação artística que insultasse o espírito alemão, mutilasse ou destruísse as formas naturais ou apresentasse, de modo evidente, “falhas” de habilidade artístico-artesanal. Em termos visuais, é degenerada toda obra de arte que foge aos padrões clássicos de beleza e representação naturalista, em que são valorizados a perfeição, a harmonia e o equilíbrio das figuras. Nesse sentido, a arte moderna, com sua liberdade formal de cunho fundamentalmente antinaturalista, é considerada em sua essência “degenerada”.

Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br. Acesso em: 6 nov. 2018 (adaptado).

A referida mostra incluía oito obras do artista austríaco Oskar Kokoschka, que integrou a vanguarda do expressionismo germânico no início do século XX. Após essa mostra, esse artista pintou seu autorretrato, obra que intitulou de Autorretrato de um artista degenerado.

Com isso, ele demonstrou que

  1. concordava com a exaltação dos cânones da beleza clássica pelo nazismo.
  2. assimilava os cânones da beleza clássica exaltados pelo partido nazista.
  3. criticava a exaltação dos cânones da beleza clássica pelo nazismo.
  4. propunha a releitura dos cânones da beleza clássica.
  5. negava os cânones da beleza clássica.

Resposta: C

Resolução: A obra "Autorretrato de um artista degenerado" de Oskar Kokoschka, após a exposição de arte degenerada, sugere que o artista estava criticando a rejeição do nazismo à arte moderna e a ênfase nos padrões clássicos de beleza e representação naturalista. O título da obra e o uso do termo "degenerado" indicam uma resposta crítica ao ponto de vista nazista sobre a arte moderna.

03. (Unichristus) Observe esta obra.

A obra Número 8, de Jackson Pollock, exemplifica um movimento artístico que buscou combinar a intensidade emocional com a arte não figurativa.

Esse movimento artístico é conhecido como

  1. Surrealismo abstrato.
  2. Dadaísmo.
  3. Cubismo analítico.
  4. Expressionismo abstrato.
  5. Neorrealismo abstrato.

Resposta: D

Resolução: O Expressionismo Abstrato foi um movimento artístico nascido nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, principalmente durante as décadas de 1940 e 1950. Ele buscava combinar a intensidade emocional e a expressividade do expressionismo com a abstração da forma, onde os artistas muitas vezes criavam suas obras sem representações figurativas claras.

Jackson Pollock, o autor da obra "Número 8", foi um dos principais representantes do Expressionismo Abstrato. Sua técnica característica de "drip painting" (pintura por gotejamento), na qual ele deixava respingos de tinta sobre a tela, é um exemplo clássico desse movimento, onde as emoções do artista são expressas através da ação física de pintura e do arranjo abstrato de elementos.

04. (Unichristus) O EXPRESSIONISMO BRASILEIRO SEGUNDO ANITA MALFATI

A obra foi pintada durante a estada de Anita em Nova Iorque. É considerada um dos pontos altos da pintura.

O Expressionismo também está no olhar da retratada, uma vez que a deformidade dela nos indica uma deformidade da própria humanidade.

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Anita Malfatti, que nasceu em São Paulo e aí realizou seus primeiros estudos de pintura, teve grande importância nos fatos que antecederam o Movimento Modernista de 1922.

A histórica exposição de Anita Malfatti, de 1917, que provocou fortes críticas de Monteiro Lobato, apresentou inovações na pintura evidenciando a influência da(s)

  1. arte acadêmica francesa.
  2. arte neoclássica.
  3. arte barroca mineira.
  4. arte rupestre.
  5. vanguardas europeias.

Resposta: E

Resolução: A exposição histórica de Anita Malfatti em 1917 provocou fortes críticas de Monteiro Lobato, mas também evidenciou a influência das vanguardas europeias em sua pintura. O Expressionismo é uma das vanguardas europeias que influenciou Anita Malfatti e se manifestou em sua obra, como indicado na descrição da obra pintada durante sua estada em Nova Iorque e a análise do olhar da retratada.

05. (Unichristus) Antes da explosão do Movimento Modernista de 1922, o Brasil teve com Lasar Segall (1891-1957) seu primeiro contato com a arte mais inovadora que era feita na Europa. A obra acima, de Lasar Segall, procura expressar a inquietude e os sentimentos do ser humano.

Essa informação e a observação da imagem levam a inferir que a obra de Segall mostra nítidas características do

  1. Futurismo.
  2. Cubismo.
  3. Dadaísmo.
  4. Expressionismo.
  5. Surrealismo.

Resposta: D

Resolução: O Expressionismo é um movimento artístico que busca expressar emoções intensas, sentimentos pessoais e a visão interna do artista. Muitas vezes, as obras expressionistas apresentam distorções, cores vibrantes e pinceladas expressivas para transmitir as emoções humanas de forma mais profunda e subjetiva. A descrição da obra de Lasar Segall, que procura expressar a inquietude e os sentimentos do ser humano, alinha-se claramente com as características do Expressionismo.

06. (IFSudMinas) Examine a pintura de Cândido Portinari (“Retirantes”, 1944) para responder à questão.

Fonte: Disponível em: <http://portinari.org.br/#/acervo/obra/5927>. Acesso em: 22 ago. 2016.

Considerando-se o tema apresentado na tela “Retirantes”, de Portinari, é CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. através de sua tela, o artista eterniza uma visão crítica do estado de degradação e martírio que muitas famílias brasileiras vivenciam.
  2. a realidade retratada por Portinari tem a ver com o processo migratório brasileiro que está associado à boa distribuição de renda na região Nordeste do Brasil.
  3. as personagens são retratadas por Portinari com perfeição romântica e lírica, uma vez que representam a classe burguesa brasileira.
  4. influenciado pelo onirismo e pela fantasia, Portinari idealiza o retrato da família brasileira que permanece no campo.
  5. a obra artística revela um cenário harmonioso através do qual o bucólico e o pastoril acompanham o estado de espírito das personagens.

Resposta: A

Resolução: A pintura "Retirantes" de Cândido Portinari retrata uma cena de grande sofrimento e miséria, com famílias em uma situação deplorável, indicando a luta e o estado de sofrimento pelo qual muitas famílias brasileiras estavam passando. Portinari buscou expressar a dura realidade da população nordestina que sofria com a seca, a fome e a falta de condições dignas de vida. A obra é uma crítica social e uma representação do sofrimento humano em face dessas adversidades.

07. (Unichristus) Texto para a questão.

Edward Munch (1863-1944), artista norueguês, representa a opressão e a ansiedade do trabalhador: são rostos pálidos, com olhares perdidos e, tal como fantasmas, retornam à noite para casa.

A arte de Munch, na visão de Karl Marx, representa

  1. uma crítica otimista do trabalho como produção de riqueza.
  2. uma visão clássica da classe camponesa explorada pelo senhor.
  3. um olhar denunciador do trabalho como mercadoria.
  4. uma denúncia da exploração da mão de obra infantil nas fábricas.
  5. a visão do operário do século XIX como agente produtor de riqueza.

Resposta: C

Resolução: A descrição de rostos pálidos, olhares perdidos e a ideia de trabalhadores retornando à noite para casa como fantasmas sugere uma representação do trabalho como algo que não só oprime e causa ansiedade, mas também é tratado como uma mercadoria que pode esgotar e alienar o trabalhador. Isso está em linha com as ideias de Karl Marx sobre a exploração da mão de obra e a alienação dos trabalhadores no sistema capitalista, onde o trabalho é tratado como uma mercadoria a ser comprada e vendida.

08. (Enem 2019) Utilizando chocolate derretido como matéria-prima, essa obra de Vick Muniz reproduz a célebre fotografia do processo de criação de Jackson Pollock.

A originalidade dessa releitura reside na

  1. apropriação parodística das técnicas e materiais utilizados.
  2. reflexão acerca dos sistemas de circulação da arte.
  3. simplificação dos traços da composição pictórica.
  4. contraposição de linguagens artísticas distintas.
  5. crítica ao advento do abstracionismo.

Resposta: A

Resolução: A obra de Vick Muniz utiliza chocolate derretido para recriar a célebre fotografia do processo de criação de Jackson Pollock. Essa abordagem é uma apropriação parodística, onde Muniz utiliza um material inusitado e uma técnica diferente da original para criar uma nova interpretação da obra de Pollock, de forma humorística ou satírica. Isso se encaixa na definição de paródia, que envolve uma releitura irônica ou humorística de uma obra original.

09. (Enem 2017) Na sua produção, Goeldi buscou refletir seu caminho pessoal e político, sua melancolia e paixão sobre os intensos aspectos mais latentes em sua obra, como: cidades, peixes, urubus, caveiras, abandono, solidão, drama e medo.

GOELDI, O. Sem título. Bico de pena, 29,4 x 24 cm. Coleção Ary Ferreira Macedo, circa 1940. Disponível em: https://revistacontemporartes.blogspot.com.br. Acesso em: 10 dez. 2012. .

TEXTO II

Na sua produção, Goeldi buscou refletir seu caminho pessoal e político, sua melancolia e paixão sobre os intensos aspectos mais latentes em sua obra, como: cidades, peixes, urubus, caveiras, abandono, solidão, drama e medo.

ZULIETTI, L. F. Goeldi: da melancolia ao inevitável. Revista de Arte, Mídia e Política. Acesso em: 24 abr. 2017 (adaptado).

O gravador Oswaldo Goeldi recebeu influências de um movimento artístico europeu do início do século XX, que apresenta as características reveladas nos traços da obra de

  1. Alfredo Kubin, representante do Expressionismo. Sonho e desarranjo. Alfred Kubin. Alfredo Kubin, representante do Expressionismo. Sonho e desarranjo. Alfred Kubin.
  2. Henri Matisse, representante do Fauvismo. Bailarina deitada, Henri Matisse Henri Matisse, representante do Fauvismo. Bailarina deitada, Henri Matisse
  3. Diego Rivera, representante do Muralismo. Mineiro, Diego Rivera Diego Rivera, representante do Muralismo. Mineiro, Diego Rivera.
  4. Pablo Picasso, representante do Cubismo. Retrato de Igor Stravinsky, Pablo Picasso. Pablo Picasso, representante do Cubismo. Retrato de Igor Stravinsky, Pablo Picasso.
  5. René Magritte, representante do Surrealismo. Os amantes, René Magritte. René Magritte, representante do Surrealismo. Os amantes, René Magritte.

Resposta: A

Resolução: A obra de Goeldi, com suas representações de cidades, peixes, urubus, caveiras, abandono, solidão, drama e medo, reflete o Expressionismo, um movimento artístico que buscava expressar emoções intensas e subjetivas por meio da distorção de formas, uso expressivo de cores e ênfase na representação dos aspectos internos e psicológicos dos seres humanos.

10. (Enem 2009, 3ª aplicação) Cândido Portinari, nascido em 1903, em uma fazenda de café em Brodósqui, no interior do estado de São Paulo, é um dos ícones das artes plásticas no Brasil e no mundo. Sua vasta e variada obra é um dos valiosos patrimônios da cultura brasileira. A seguir, são apresentadas pinturas desse grande artista. Cândido Portinari, nascido em 1903, em uma fazenda de café em Brodósqui, no interior do estado de São Paulo, é um dos ícones das artes plásticas no Brasil e no mundo.

Na série de pinturas apresentada, Portinari:

  1. valoriza o folclore brasileiro com a representação de tradicionais brincadeiras infantis, fenômeno da cultura popular.
  2. representa cenas de sua cidadezinha do interior e de sua infância de menino pobre, mas livre, que pertencem a um passado que se perdeu.
  3. revela seu apego à cultura rural, mediante imagens impressionistas de tipos regionais remanescentes em algumas áreas do Brasil.
  4. apresenta uma maneira própria de ver a arte, à medida que usa traços, luzes, formas, texturas, com impressões de seu estado de espírito no momento da criação.
  5. apresenta figuras humanas em estilo tradicionalmente acadêmico, com técnica de óleo sobre tela, uma influência europeia em sua arte.

Resposta: A

Resolução: As pinturas apresentadas na série de Cândido Portinari retratam cenas que celebram o folclore brasileiro e as brincadeiras infantis, que são fenômenos da cultura popular. Portinari frequentemente incorporava elementos da cultura brasileira em sua obra, e a representação das brincadeiras infantis é um exemplo disso.

11. (Unichristus) O caráter trágico presente na obra Minha mãe morrendo, de Flávio de Carvalho, evidencia a existência de um viés

  1. cubista.
  2. dadaísta.
  3. expressionista.
  4. futurista.
  5. surrealista.

Resposta: C

Resolução: O Expressionismo é um movimento artístico que busca expressar emoções intensas e subjetivas, muitas vezes através de distorções da forma, cores intensas e pinceladas marcantes. A presença de um caráter trágico na obra indica uma ênfase na expressão emocional e interna do artista, o que é uma característica distintiva do expressionismo.

12. (UEG) Leia o soneto e observe a imagem a seguir para responder à questão.

Soneto da separação

De repente do riso fez-se o pranto

Silencioso e branco como a bruma

E das bocas unidas fez-se a espuma

E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento

Que dos olhos desfez a última chama

E da paixão fez-se o pressentimento

E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente

Fez-se de triste o que se fez amante

E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante

Fez-se da vida uma aventura errante

De repente, não mais que de repente.

MORAES, Vinícius de. Soneto da separação. In: Antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.177.

Nota-se, tanto no poema quanto na pintura apresentados, o retrato de um sentimento de

  1. angústia
  2. arrependimento
  3. contentamento
  4. êxtase
  5. recato

Resposta: A

Resolução: O soneto de Vinícius de Moraes e a imagem retratam um momento de separação, perda e tristeza. A descrição de "De repente do riso fez-se o pranto" e outras expressões do poema indicam um estado emocional de angústia e tristeza causado pela separação. A imagem também evoca um sentimento de tristeza e melancolia, reforçando a sensação de angústia presente na obra.

13. (Fuvest) Esta imagem é a reprodução de

  1. uma pintura impressionista, marcada por pinceladas soltas e pela temática da emigração americana para o continente europeu.
  2. um mosaico cubista, caracterizado pelas formas geométricas que procuram salientar a esperança daqueles que se dirigem para terras estrangeiras.
  3. uma pintura expressionista, que reforça o sofrimento dos que se deslocavam em um contexto de perseguições e intolerâncias.
  4. um painel surrealista, que procurava destacar o subconsciente atormentado daqueles que deixavam seus locais de origem.
  5. uma pintura futurista, influenciada pelas referências de modernização tecnológica características da primeira metade do século XX.

Resposta: C

Resolução: O expressionismo é um movimento artístico que busca expressar emoções intensas e subjetivas, frequentemente usando cores vibrantes e pinceladas expressivas para transmitir sentimentos profundos. A imagem apresenta uma cena de sofrimento e deslocamento, o que se alinha com a abordagem do expressionismo em retratar aspectos emocionais intensos.

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